Museu Benfica: Cosme Damião

Gonzalex

Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 16:02
Citação de: bda9 em 21 de Setembro de 2012, 10:02
Independentemente disso, não acho que os mais de 20 mil troféus devam estar em exposição. Esse tipo de museu que mais não é do que um amontoado de taças já não se usa e nem sequer é o mais agradável à vista.

Estamos em 2012, façamos alguma coisa em condições e própria do nosso tempo. Espero para ver, mas quero acreditar que o museu será algo bem superior a umas vitrines com taças amontoadas.
Repito: museu, com o principal com devido destaque e factos detalhados acerca disso e restante numa sala contigua, chamada sala de troféus, e com comunicação com o museu. Os troféus nessa sala todos bem restaurados e cuidados. Bem melhor que estarem num quallquer local longe da vista de todos nós... afinal porque "escondê-los"? têm vergonha deles? é que se não gostam de os ver, há quem goste, e portanto quem preferir que não visitasse essa sala ou fechasse os olhos... agora, se eles têm que estar em algum lugar, que estejam à vista.
Quando quisessem fazer exposições temáticas, rotativas, tiravam-nos de lá e era só levá-los para o lado e fazer a exposição.
Simples, não?

Acho que devia ser como o SOusa diz. Ver uma sala assim mete respeito a qq um


Theroux

Citação de: Gonzalex em 21 de Setembro de 2012, 16:09
Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 16:02
Citação de: bda9 em 21 de Setembro de 2012, 10:02
Independentemente disso, não acho que os mais de 20 mil troféus devam estar em exposição. Esse tipo de museu que mais não é do que um amontoado de taças já não se usa e nem sequer é o mais agradável à vista.

Estamos em 2012, façamos alguma coisa em condições e própria do nosso tempo. Espero para ver, mas quero acreditar que o museu será algo bem superior a umas vitrines com taças amontoadas.
Repito: museu, com o principal com devido destaque e factos detalhados acerca disso e restante numa sala contigua, chamada sala de troféus, e com comunicação com o museu. Os troféus nessa sala todos bem restaurados e cuidados. Bem melhor que estarem num quallquer local longe da vista de todos nós... afinal porque "escondê-los"? têm vergonha deles? é que se não gostam de os ver, há quem goste, e portanto quem preferir que não visitasse essa sala ou fechasse os olhos... agora, se eles têm que estar em algum lugar, que estejam à vista.
Quando quisessem fazer exposições temáticas, rotativas, tiravam-nos de lá e era só levá-los para o lado e fazer a exposição.
Simples, não?

Acho que devia ser como o SOusa diz. Ver uma sala assim mete respeito a qq um



Isso é o museu de que clube?

cachecolglorioso

Essa questão de estarem em exposição os 20.000 troféus (existem até mais) é um pouco ridícula... Vamos imaginar que cada troféu ocupa em média 25 cm, todos alinhados são 5 km !!! Mesmo que agrupassem em filas, por exemplo 10 troféus por fila, ainda assim teríamos um corredor com 500 metros, 250 metros se estivessem expostos de ambos os lados.

É que depois para além dos troféus o Benfica possui centenas de equipamentos, para não falar do arquivo fotográfico, etc. etc.

Pessoalmente penso que o essencial seria o acesso de qualquer visitante a todo o espolio que tem sido digitalizado.

pcssousa

Theroux: Museu + sala com o que tivesse menos interesse para o museu... assim agradava-se a todos... e de certeza absokluta e inequivoca que se sabia que estava tudo tratado com dignidade.

pcssousa

Citação de: cachecolglorioso em 21 de Setembro de 2012, 16:15
Essa questão de estarem em exposição os 20.000 troféus (existem até mais) é um pouco ridícula... Vamos imaginar que cada troféu ocupa em média 25 cm, todos alinhados são 5 km !!! Mesmo que agrupassem em filas, por exemplo 10 troféus por fila, ainda assim teríamos um corredor com 500 metros, 250 metros se estivessem expostos de ambos os lados.

É que depois para além dos troféus o Benfica possui centenas de equipamentos, para não falar do arquivo fotográfico, etc. etc.

Pessoalmente penso que o essencial seria o acesso de qualquer visitante a todo o espolio que tem sido digitalizado.
Já estiveram mais de 10 mil expostos na sede do jardim do Regedor. O Benfica deve "esmagar" pela sua grandeza.
Se não estiverem expostos, têm que estar em algum lado... eles não desparecem. Assim teriamos a certeza que não se encontravam amontoados.

Theroux

Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 16:17
Theroux: Museu + sala com o que tivesse menos interesse para o museu... assim agradava-se a todos... e de certeza absokluta e inequivoca que se sabia que estava tudo tratado com dignidade.

Tu próprio fazes a distinção: Uma coisa é um museu, outra é uma sala.

O que eu digo é que esse modelo já está ultrapassado. Isto não quer dizer que eu aprove automaticamente um museu que ainda não existe.

Tanto pode ser espectacular como deprimente e embaraçoso. Não sei. Quanto à preservação tenho confiança no departamento que existe. Não, não passei por lá, mas toda a informação de que disponho aponta no sentido de estar a ser feito um bom trabalho.

Pode-se fazer sempre mais. O museu é um incentivo a outras iniciativas e não um fim em si próprio. Mas nestas coisas cada um tem a sua perspectiva.

pcssousa

#876
Claro que faço uma distinção. gostava de ver um museu mais uma sala. se há espaço para albergar em condições o que não pode estar no museu, e espero que esse espaço seja condigno, porque não dotá-lo de características para que possa ser visitado por quem pretenda?
tudo o que escrevo é partindo de pressupostos que podem ou não estar certos. Parece-me que a sugestão que fiz poderia ser interessante e quem sabe, no futuro se pudesse ponderar isso.
Não considero de todo o modelo ultrapassado pois museu + sala seria o melhor de dois modelos, sem nada a criticar, sem nada a apontar. Quem quisesse visitava só o museu.

Aguardarei para ver. Não quero criticar só por criticar, as criticas devem ser constructivas e nada me deixaria mais feliz do que saber que este espaço seria de topo, "à Benfica" e como o Benfica merece.
assim  que vir com os meus próprios olhos pronunciar-me-ei com maior propriedade, mas aviso já que sou exigente.

Mathayus

Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 17:00
Claro que faço uma distinção. gostava de ver um museu mais uma sala. se há espaço para albergar em condições o que não pode estar no museu, e espero que esse espaço seja condigno, porque não dotá-lo de características para que possa ser visitado por quem pretenda?
tudo o que escrevo é partindo de pressupostos que podem ou não estar certos. Parece-me que a sugestão que fiz poderia ser interessante e quem sabe, no futuro se pudesse ponderar isso.
Não considero de todo o modelo ultrapassado pois museu + sala seria o melhor de dois modelos, sem nada a criticar, sem nada a apontar. Quem quisesse visitava só o museu.

Aguardarei para ver. Não quero criticar só por criticar, as criticas devem ser constructivas e nada me deixaria mais feliz do que saber que este espaço seria de topo, "à Benfica" e como o Benfica merece.
assim  que vir com os meus próprios olhos pronunciar-me-ei com maior propriedade, mas aviso já que sou exigente.


Concordo 100%. Gosto, também do conceito de « esmagar » visualmente quem nos visita, antes exposto.

TacuaraCardoso

isso era uma foto do nosso antigo museu certo??  :D

Tenho ideia desse troféu onde aparece uma pessoa em cima de uma animal ter sido o primeiro troféu do clube. 

iSLBenfica

Gostava de ver um museu bastante inovador, com muita interação, tecnologia, lazer e sobretudo um espaço/ambiente digno de ter todas as nossas grandes conquistas.

Flipclicatos

Pena que a abertura do Museu provavelmente implicar a extinção das visitas guiadas como as conhecemos... para a passagem de um sistema de torniquetes e sem guias à imagem do que fazem noutros clubes... Barcelona por ex...

Gandaia

Em Barcelona existem as 2 modalidades. Com guia e sem guia. É opção. Com guia têm horários estipulados, sem guia é a qualquer hora.

Toronto_SLB

Devia ter uma sala assim para os principais trofeus:

Vejam o "Esso Great Hall" neste link abaixo:

http://www.hhof.com/htmlFacRental/facRent_gallery.shtml


Luís_1904

Quanto vai custar? É mesmo necessário?

Luís_1904

É a CGD que paga? Ou o BES? Por quantos campeonatos vale?