Museu Benfica: Cosme Damião

Red skin

Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Novembro de 2012, 09:43
Citação de: Red skin em 07 de Novembro de 2012, 09:37
O Estádio da Luz é um estádio a prazo... em 2070 já se estão a fazer planos para a construção de outro estádio...  :P

com uma cobertura em forma de bigode farfalhudo...
Nessa altura chamar-se-á Estádio Luís Filipe Vieira!

Huguenot

Citação de: Red skin em 07 de Novembro de 2012, 11:22
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Novembro de 2012, 09:43
Citação de: Red skin em 07 de Novembro de 2012, 09:37
O Estádio da Luz é um estádio a prazo... em 2070 já se estão a fazer planos para a construção de outro estádio...  :P

com uma cobertura em forma de bigode farfalhudo...
Nessa altura chamar-se-á Estádio Luís Filipe Vieira!

Mal posso esperar...

:smitten:

Woody

#1082
Citação de: iSLBenfica em 07 de Novembro de 2012, 05:13
A envolvente deste novo estádio sempre foi muito pobrezinha, muito mal aproveitada. Ainda hoje olha-se de fora e parece que ficou tudo inacabado. O aspeto exterior do estádio, o parque de estacionamento, falta de espaços verdes, sítios para as pessoas se sentarem e relaxarem do lado de fora, entre outras coisas.
A estátua do Eusébio também devia ser mais valorizada, aquilo está ali parece que caiu de paraquedas. Devia ter mais destaque, as pessoas depois ainda se metem em cima daquilo, é inadmissível.


Relativamente ao museu, este vem trazer mais conteúdo ao espaço, mais interesse turístico, mística.. Agora vamos ver é como é que aquilo vai ficar.

Concordo contigo. Ha dois grandes problemas com o estadio: os acabamentos exteriores e a total falta de integraçao com a zona envolvente. Toda a gente que ja foi ao estadio percebe o que eu digo, a zona envolvente e uma selva caotica de betao, seja do lado do colombo, da zona do alto dos moinhos ou das bombas da repsol.

Como ja disseram aqui isso tem muito a ver com os problemas de tempo que houve na altura para a construçao do estadio. Li algures que o projecto contratado pelo benfica a uma grande empresa internacional e igualzinho ao Emirates do Arsenal, mas com grandes cortes sobrebuto nos acabamentos exteriores: o emirates custou 350 milhoes, o do benfica 155...so por ai da para ver que muita coisa ficou por fazer.

Eu nao sou louco nem acho que o benfica tenha dinheiro para fazer obras faraonicas, mas e desconhecimento puro dizer que para se poder fazer algo melhor e preciso gastar mais do que gastamos no actual estadio ou do que estamos a gastar no museu. O esttadio do Porto custou 120 milhoes e tem um aspecto exterior muito melhor que o nosso. O estadio do braga custou 83 milhoes e e uma obra prima da arquitectura.

E possivel fazer melhor do que tem sido feito e por menos dinheiro. Em relaçao ao estadio nao houve tempo, mas qual e a desculpa para o museu?

Aka

O de Braga também tem poucos luxos. Tanto exterior e interior (corredores, escadas) são só betão e nada mais do que betão (e vidro aqui e ali).

ASMor

sempre se pode mandar tudo o que está a volta do estádio a baixo e construir espaços verdes... o estádio está ali metido no meio de prédios e estradas querem o quê?

O_Glorioso

Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:23
Citação de: O_Glorioso em 06 de Novembro de 2012, 21:38
Citação de: piratas15 em 06 de Novembro de 2012, 19:49
Siza e Souto,mais dois andrades a" chular" o Benfica?

Por acaso, não sei se são andrades/porcos. O Souto Moura é benfiquista, pelo menos.

Ora bem, eu aqui discordo da malta. Este trabalho não era para nenhum arquitecto da escola do Porto. Simplesmente não ia dar certo, tendo em conta o conceito que restou do Estádio da Luz. (Se ainda fosse para construir um museu integrado no Seixal, ainda acreditava na coisa...) É a minha opinião!

É preciso assumir o que o Estádio da Luz é. Eh pá, eu sei que aquilo "precisaria" de ter outro trabalho de fundo, um outro cuidado em vários aspectos, mas não foi possível por várias questões (tempo, à cabeça; outra é o pato-bravismo limitador que corre no sangue dos "construtores). Há que assumir e ir em frente!

Agora, há coisas que poderiam ser efectivamente melhoradas dentro do conceito que ficou, que pouco mais é o técnico com uns laivos disto e daquilo que fazem lembrar o que é o nosso Benfica. Há coisas que não serão mais do que meras colagens, mas acaba por se aceitar e não se vai morrer por isso.

Não concordo com a ideia de que agora vai ter de se "enfeitar" o estádio todo. Vamos lá tapar o betão todo, com vidrinhos, pinturinhas, pedrinhas, etc.

O melhor que este estádio tem é o facto manutenção de baixo custo, e o funcionalidade está lá! Vai-se agora "estragar" o melhor que tem, para continuar a não ser nada o que deveria ou se esperaria ser, só apenas para ficar mais "bonitinho", mais perto do que é a nossa moradiazinha?

O estádio tem nove anos feitos. Está uma lástima em termos de manutenção. Por dentro e por fora! Nem com este conceito que torna a manutenção tão simples, se consegue manter o estádio dentro de um estado de conservação e manutenção aceitáveis para a idade que tem.

Já o disse aqui, e reitero. O importante era acabar o que ficou por fazer e estava estipulado em projecto e tratar da envolvente. A envolvente é que mete nojo aos cães. Isso é que deveria ser objecto de um trabalho exaustivo, para tentar minimizar os erros que foram cometidos e que são graves, tanto em termos de funcionalidade como em termos de conforto para quem os utiliza.

Em relação ao museu, estou à espera de ver coisas palpáveis. Ainda não consegui ver nada de nada. Mas acho que isto não era trabalho para se entregar a Sizas ou Soutos Mouras "só" porque são dois grande arquitectos.

Como foi dito aí, poderia se começar o processo com o lançamento de um concurso público para a concepção de um museu com "valorização consolidada" do existente e depois uma discussão pública. Mas, como disse no início, patos-bravos não trabalham assim, e, neste caso, não foi por falta de tempo. Já houve muito tempo, que isto do museu é promessa de muitos anos.



Acho que concordo com algumas coisas, nao concordo com a falta de manutenção, o Estádio está praticamente igual desde ha 9 anos.


A manutenção é fraca, na minha opinião.

Limpeza medíocre. Mais e melhor limpeza. Certos pavimentos deveriam ser (bem) lavados, pastilhas elásticas removidas, etc.

Estruturas. Há já pontos onde o betão está danificado, precisando de ser reparado, para que as armaduras não sejam afectadas.

Um exemplo de falta de rigor. As cadeiras já estão bastante danificadas, mas isso é outro assunto! A substituição que é feita das partidas é ridícula por vezes, pois nem sequer conseguem colocar a cadeira com a cor correcta. Basta ver a bancada Coca-Cola, mas não é só lá. Depois nem a numeração, por vezes, repõem.

Para veres que até nos painéis de publicidade fixos anda bandalheira, basta olhar com olhos de ver.



Megaphone

por acaso acho o museu bem "encaixado" na "paissagem" do estadio

Superga1949

Citação de: O_Glorioso em 07 de Novembro de 2012, 18:20
Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:23
Citação de: O_Glorioso em 06 de Novembro de 2012, 21:38
Citação de: piratas15 em 06 de Novembro de 2012, 19:49
Siza e Souto,mais dois andrades a" chular" o Benfica?

Por acaso, não sei se são andrades/porcos. O Souto Moura é benfiquista, pelo menos.

Ora bem, eu aqui discordo da malta. Este trabalho não era para nenhum arquitecto da escola do Porto. Simplesmente não ia dar certo, tendo em conta o conceito que restou do Estádio da Luz. (Se ainda fosse para construir um museu integrado no Seixal, ainda acreditava na coisa...) É a minha opinião!

É preciso assumir o que o Estádio da Luz é. Eh pá, eu sei que aquilo "precisaria" de ter outro trabalho de fundo, um outro cuidado em vários aspectos, mas não foi possível por várias questões (tempo, à cabeça; outra é o pato-bravismo limitador que corre no sangue dos "construtores). Há que assumir e ir em frente!

Agora, há coisas que poderiam ser efectivamente melhoradas dentro do conceito que ficou, que pouco mais é o técnico com uns laivos disto e daquilo que fazem lembrar o que é o nosso Benfica. Há coisas que não serão mais do que meras colagens, mas acaba por se aceitar e não se vai morrer por isso.

Não concordo com a ideia de que agora vai ter de se "enfeitar" o estádio todo. Vamos lá tapar o betão todo, com vidrinhos, pinturinhas, pedrinhas, etc.

O melhor que este estádio tem é o facto manutenção de baixo custo, e o funcionalidade está lá! Vai-se agora "estragar" o melhor que tem, para continuar a não ser nada o que deveria ou se esperaria ser, só apenas para ficar mais "bonitinho", mais perto do que é a nossa moradiazinha?

O estádio tem nove anos feitos. Está uma lástima em termos de manutenção. Por dentro e por fora! Nem com este conceito que torna a manutenção tão simples, se consegue manter o estádio dentro de um estado de conservação e manutenção aceitáveis para a idade que tem.

Já o disse aqui, e reitero. O importante era acabar o que ficou por fazer e estava estipulado em projecto e tratar da envolvente. A envolvente é que mete nojo aos cães. Isso é que deveria ser objecto de um trabalho exaustivo, para tentar minimizar os erros que foram cometidos e que são graves, tanto em termos de funcionalidade como em termos de conforto para quem os utiliza.

Em relação ao museu, estou à espera de ver coisas palpáveis. Ainda não consegui ver nada de nada. Mas acho que isto não era trabalho para se entregar a Sizas ou Soutos Mouras "só" porque são dois grande arquitectos.

Como foi dito aí, poderia se começar o processo com o lançamento de um concurso público para a concepção de um museu com "valorização consolidada" do existente e depois uma discussão pública. Mas, como disse no início, patos-bravos não trabalham assim, e, neste caso, não foi por falta de tempo. Já houve muito tempo, que isto do museu é promessa de muitos anos.



Acho que concordo com algumas coisas, nao concordo com a falta de manutenção, o Estádio está praticamente igual desde ha 9 anos.


A manutenção é fraca, na minha opinião.

Limpeza medíocre. Mais e melhor limpeza. Certos pavimentos deveriam ser (bem) lavados, pastilhas elásticas removidas, etc.

Estruturas. Há já pontos onde o betão está danificado, precisando de ser reparado, para que as armaduras não sejam afectadas.

Um exemplo de falta de rigor. As cadeiras já estão bastante danificadas, mas isso é outro assunto! A substituição que é feita das partidas é ridícula por vezes, pois nem sequer conseguem colocar a cadeira com a cor correcta. Basta ver a bancada Coca-Cola, mas não é só lá. Depois nem a numeração, por vezes, repõem.

Para veres que até nos painéis de publicidade fixos anda bandalheira, basta olhar com olhos de ver.



Nao vejo estruturas nem betão danificado . Mas eu tb nao sou do Lnec... e acredito que se façam vistorias....

de resto é tudo uma questão de rigor.

fyure

Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:15
Citação de: pica_foices em 06 de Novembro de 2012, 22:06
Citação de: piratas15 em 06 de Novembro de 2012, 19:49
Siza e Souto,mais dois andrades a" chular" o Benfica?


nao sei se era ironia...
mas sao os dois benfiquistas

isto é lindo
Absolutamente !

Asroma,

Li algumas coisas que escreveste aqui e concordo com a grande parte delas. Mas não entendo quando dizes para se deixar a arquitectura de lado no museu... Pelo menos foi o que me pareceu com esta frase:

Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:12

Agora por favor deixei a Arquitetura de lado , e não digam barbaridades como por exemplo Escolher X- Pelos melhores Arquitetos Tugas.

Ou seja, como o estádio tem erros e desleixos arquitectónicos, chamemos-lhes assim, devemos deixar a arquitectura de lado para a concepção do museu ? ou apenas para a discussão ? É que a discussão é toda devido à arquitectura do museu...

Acho que os nomes Siza e Souto de Moura foram dois belos exemplos para justificar o porquê de se pedir que este projecto tivesse por detrás um bom atelier. Não quer dizer que se peça um projecto a um ou a outro mas claro que há inúmeros bons arquitectos em Portugal, capazes de transformar não só o museu como a envolvente do estádio em algo digno. E um concurso não era má ideia, sempre era algo racional de se fazer... assim o que nos calhou em sorte foi isto:



Com algum critério e uma análise do lugar, milhares de arquitectos neste país, até estudantes, fariam melhor... Por isso acho que um concurso, ainda para mais se fosse além do museu (envolvente, praças etc...) seria uma boa opção  O0

Superga1949

Citação de: fyure em 08 de Novembro de 2012, 01:41
Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:15
Citação de: pica_foices em 06 de Novembro de 2012, 22:06
Citação de: piratas15 em 06 de Novembro de 2012, 19:49
Siza e Souto,mais dois andrades a" chular" o Benfica?


nao sei se era ironia...
mas sao os dois benfiquistas

isto é lindo
Absolutamente !

Asroma,

Li algumas coisas que escreveste aqui e concordo com a grande parte delas. Mas não entendo quando dizes para se deixar a arquitectura de lado no museu... Pelo menos foi o que me pareceu com esta frase:

Citação de: ASroma em 07 de Novembro de 2012, 02:12

Agora por favor deixei a Arquitetura de lado , e não digam barbaridades como por exemplo Escolher X- Pelos melhores Arquitetos Tugas.

Ou seja, como o estádio tem erros e desleixos arquitectónicos, chamemos-lhes assim, devemos deixar a arquitectura de lado para a concepção do museu ? ou apenas para a discussão ? É que a discussão é toda devido à arquitectura do museu...

Acho que os nomes Siza e Souto de Moura foram dois belos exemplos para justificar o porquê de se pedir que este projecto tivesse por detrás um bom atelier. Não quer dizer que se peça um projecto a um ou a outro mas claro que há inúmeros bons arquitectos em Portugal, capazes de transformar não só o museu como a envolvente do estádio em algo digno. E um concurso não era má ideia, sempre era algo racional de se fazer... assim o que nos calhou em sorte foi isto:



Com algum critério e uma análise do lugar, milhares de arquitectos neste país, até estudantes, fariam melhor... Por isso acho que um concurso, ainda para mais se fosse além do museu (envolvente, praças etc...) seria uma boa opção  O0

Essa frase foi dita no sentido, Que ha users que preferiam ver Renzos Pianos ( lol?) que um arquitecto tuga a fazer um museu do Benfica. com  O meu pasmar, até escrevi mal.

Mas no caso do museu, obviamente que preferia que fosse feito um concurso APENAS NACIONAL ( para que houvesse apenas tugas a trabalhar , tal é a escassez de trabalhos que existem por cá..)

Mas por exemplo, se fossemos para esse tipo de concurso, se calhar pagariam Honorários a Arquitectos, materiais luxuosos , o que faria com que o museu fosse mais caro do que aquilo que está a ser no momento.
Pior que isso seria ainda escolher um projecto que nao tivesse nada a ver com o clube , e quem é que teria esse previlégio ? uma comissão de honra ? O presidente ? O Pedro Guerra ? até tenho medo só de pensar.

Se calhar nao foi assim tão má ideia deixar os concursos de lado nesta fase. Para mim faz mais falta o resto que o museu. Como dizes e bem falta requalificar o espaço dentro do estádio que sinceramente é POBRE.

Aliás Esse granda chulo siza vieira, fez uma coleção de peças de café acho eu para o clube. Não é que muitos dos que o criticam se lembrem.

Só tenho pena de nao ter a carta do siza da casa do Benfica do Porto.

PS : não entendi a foto , era para exemplificar a bola ou a pessoa ? Abraços

fyure

Era mesmo a bola ;D

Ok, compreendi então. No entanto, em relação ao concurso, assim como o podes tornar nacional, também lhe podes meter condicionantes no que toca a materiais e mesmo a honorários etc. Sendo assim, participava quem quisesse e certamente ainda seriam muitos. Por fim, e atendendo a que este clube tem muitos sócios e que nós servimos também para estas coisas, cabia-nos a nós escolher o projecto que melhor se adequasse ao Benfica, isto tendo como ponto de partida que o um juri que escolhesse 3 ou 4 propostas fosse constituído por arquitectos também.

Em relação aos nossos pritzker, Souto de Moura é benfiquista e assumiu-o na tv quando ganhou o prémio (Como o Benfica é grande, o homem é entrevistado por causa da sua obra e reconhecimento e vem à conversa... o Benfica). Em relação ao Siza, creio que ele desenhou uma gravata ou lá o que foi... Mas não tenho certezas, no entanto já me tinham dito que também ele é Benfiquista. Certamente, e tendo a obra que tem, não precisando desesperadamente de dinheiro, não diria não a um projecto destes !

Seria interessante de ver um bom arquitecto, nem digo estes nem uns Aires Mateus, ARX, nem Alcino Soutinho, nem Paulo David... epah, simplesmente um bom arquitecto português como tantos existem, pegar no espaço que rodeia o estádio da Luz e finalmente fazer algo por ele. Criar praças (e não é aquela coisa pato-bravista da praça dos heróis), percurso... enfim, tornar a zona do estádio digna e agradável !

4ever Red Devil

A zona do banco dos visitantes estava com péssimo aspecto. Estrutura muito suja.

cachecolglorioso

Citação de: Nathan Drake em 07 de Novembro de 2012, 20:35
Citação de: bolas10 em 07 de Novembro de 2012, 06:09
Adorava que o estádio da Luz no exterior fosse dentro deste estilo:

http://www.google.com.br/imgres?q=emirates+stadium&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=822&tbm=isch&tbnid=LPaRr_OxyoqFYM:&imgrefurl=http://www.premiershipticketsonline.com/2012/09/28/arsenal-fc-tickets-emirates-stadium-tickets/&docid=JDpjZG8-QHhpGM&imgurl=http://www.premiershipticketsonline.com/wp-content/uploads/2012/09/Emirates-Stadium-2.bmp&w=640&h=339&ei=n_qZUObOLs-DhQfw94HIDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=156&vpy=352&dur=375&hovh=163&hovw=309&tx=181&ty=69&sig=103302552518343551706&page=1&tbnh=98&tbnw=185&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:5,s:0,i:114


http://www.google.com.br/imgres?q=emirates+stadium&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=822&tbm=isch&tbnid=KcO5QLScL-8K8M:&imgrefurl=http://dodidoi.blogspot.com/2010/02/great-team.html&docid=-z4rS3J_NyWULM&imgurl=http://www.e-architect.co.uk/london/jpgs/emirates_stadium_nw280609_1.jpg&w=900&h=599&ei=n_qZUObOLs-DhQfw94HIDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=178&vpy=87&dur=94&hovh=183&hovw=275&tx=176&ty=145&sig=103302552518343551706&page=3&tbnh=143&tbnw=194&start=45&ndsp=25&ved=1t:429,r:20,s:45,i:312

Concordo a 100%!

Têm de pensar em mudar o exterior no futuro.

Concordo plenamente !!

Aliás deviamos já vender uns quantos jogadores para fazer obras no Estádio, ou em alternativa subir o passivo para a casa dos 1000 milhões... Há que ter tomates !! Afinal de contas, somos ou não somos o Benfica ?!?!?!

cachecolglorioso

Em Bilbao, quando em 1997 foi inaugurado o Guggenheim, deu-se literalmente uma revolução na cidade, que passou a ser um destino obrigatório. A cidade cresceu não só à custa do Museu, mas acima de tudo pela revitalização da toda aquela zona.

Hoje em dia apesar de continuar a ter um papel vital na economia local, são cada vez mais aqueles que se arrependem de o terem construido, ou pelo menos de o terem feito daquela forma, especialmente pessoas ligados aos meios artísticos.

A razão é simples, a maior parte dos visitantes, desloca-se a Bilbau para ver o edifício e não os conteúdos...

Genericamente um museu é um espaço construido destinado a albergar um determinado conteúdo, passível de ser exposto, devendo a sua morfologia ser o mais neutra possível.