Museu Benfica: Cosme Damião

parras_bs

Saquei agora a aplicação "Museu Cosme Damião" para o meu Iphone, está muito bom também  :clap1:

Theroux

#3796
O Benfica anunciou este sábado que o Museu Cosme Damião ultrapassou os 15 mil visitantes, pouco mais de um mês após a inauguração, que ocorreu a 29 de julho.

Nota: Para se ter um termo de comparação o Museu Nacional do Azulejo teve 42.608 visitantes nos primeiros seis meses de 2011.

força Benfica

Foi inaugurado a 29 de Julho
Museu Cosme Damião já ultrapassou os 15.000 visitantes

O Museu Benfica Cosme Damião acabou de ultrapassar, este sábado, a marca dos 15.000 visitantes desde a sua inauguração oficial, a 29 de Julho último.

A obra ímpar do Clube da Luz junta, num espaço de 4000 m2, mais de 900 peças que consagram as conquistas do Benfica ao nível do Futebol e das suas modalidades.

Não perca a oportunidade de visitar este espaço repleto de história. O Museu Cosme Damião tem as portas abertas todos os dias, das 9 horas às 21 horas.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/31454/language/pt-PT/Museu-Cosme-Damiao-ja-ultrapassou-os-15-000-visitantes.aspx

VALEBEM

Acho um número pouco significativo, sinceramente, até porque os Red Pass têm entrada gratuita. E porque foi o mês forte ao nível do turismo.

quinjeajero

Mais um titulo... para o museu.

third ring

Em média tivemos cerca de 350 visitantes por dia.

Alguém tem ideia da capacidade máxima diária?

Nuno_SLB

Sinceramente acho muito pouco, assim nem dá para pagar ao pessoal que faz a manutenção.

MoreThanRed

Citação de: Theroux em 07 de Setembro de 2013, 17:04
O Benfica anunciou este sábado que o Museu Cosme Damião ultrapassou os 15 mil visitantes, pouco mais de um mês após a inauguração, que ocorreu a 29 de julho.

Nota: Para se ter um termo de comparação o Museu Nacional do Azulejo teve 42.608 visitantes nos primeiros seis meses de 2011.

Não compreendo a comparação, sinceramente. Por um lado, não são instituições comparáveis. Por outro, porquê os "primeiros seis meses de 2011"? Fazia alguma diferença se fossem os últimos seis meses de 2011? Ou os meses sem R no nome de 2010? Não é comparável. Em 2012, o Mosteiro dos Jerónimos teve quase 700 mil visitantes. É uma média de quase 60 mil por mês. Isto quer dizer alguma coisa a favor do Mosteiro dos Jerónimos ou em desfavor do Museu do Benfica?

Por outro lado, há ainda o factor novidade que joga a favor do Museu do Benfica. Já para não falar da altura do ano em que abriu, a "queimar" Agosto, mês de alto fluxo turístico e, sobretudo, de emigrantes. E, como outros já referiram, o facto de existir um grupo de pessoas com acesso gratuito ao espaço. Importa, sim, avaliar os números num período mais alargado. E compará-los com os números de outros museus de clubes. Depois então podemos ter uma noção do sucesso do Museu.

ElPibe_SLB

Acho que já devíamos ter mais visitas, acho muito pouco significativo estes números.

MoreThanRed

Ainda a propósito:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/08/na-vespera-de-decisao-museu-do-real-bate-recorde-de-visitantes-7-mil.html

Mais de 7 mil visitantes num dia. Foi um dia especial? Foi. Tal como Agosto é um mês especial, em termos de visitas a museus e equipamentos culturais em geral.

Portanto, é com este tipo de dados que devemos comparar o Museu Cosme Damião. E, no entanto, eu nem sequer acho que fiquemos mal na fotografia. Apenas acho que é demasiado cedo para avaliar.

E se é para comparar, tem de ser com museus comparáveis.

MoreThanRed

Já agora, dei de caras com este texto, que me parece igualmente interessante no contexto do tema:

http://pt.fifa.com/worldfootball/news/newsid=1377126.html

third ring

Citação de: MoreThanRed em 07 de Setembro de 2013, 19:39
Ainda a propósito:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/08/na-vespera-de-decisao-museu-do-real-bate-recorde-de-visitantes-7-mil.html

Mais de 7 mil visitantes num dia. Foi um dia especial? Foi. Tal como Agosto é um mês especial, em termos de visitas a museus e equipamentos culturais em geral.

Portanto, é com este tipo de dados que devemos comparar o Museu Cosme Damião. E, no entanto, eu nem sequer acho que fiquemos mal na fotografia. Apenas acho que é demasiado cedo para avaliar.

E se é para comparar, tem de ser com museus comparáveis.

Isto!

Devemos exigir logo no primeiro mês os mesmos números do record obtido pelo clube mais titulado do mundo...

VALEBEM

Eu acho mesmo um registo fraquíssimo. O factor novidade, os emigrantes que estão por cá, os turistas, malta do Red Pass que não paga... E eu, por exemplo, fui lá duas vezes.

MoreThanRed

Citação de: third ring em 07 de Setembro de 2013, 19:42
Citação de: MoreThanRed em 07 de Setembro de 2013, 19:39
Ainda a propósito:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/08/na-vespera-de-decisao-museu-do-real-bate-recorde-de-visitantes-7-mil.html

Mais de 7 mil visitantes num dia. Foi um dia especial? Foi. Tal como Agosto é um mês especial, em termos de visitas a museus e equipamentos culturais em geral.

Portanto, é com este tipo de dados que devemos comparar o Museu Cosme Damião. E, no entanto, eu nem sequer acho que fiquemos mal na fotografia. Apenas acho que é demasiado cedo para avaliar.

E se é para comparar, tem de ser com museus comparáveis.

Isto!

Devemos exigir logo no primeiro mês os mesmos números do record obtido pelo clube mais titulado do mundo...

Se leres com atenção o que disse, verás que não foi isso que afirmei. Repito, é com este tipo de dados que devemos comparar. Infelizmente, não encontrei ainda dados globais de museus de clubes. Mas, de qualquer forma, eu nunca disse que devemos ter os mesmos resultados, apenas disse que devemos comparar o comparável. Obviamente que um clube como o Real Madrid terá sempre mais visitantes, mas não faz sentido comparar os dados do Museu Cosme Damião com o Museu Nacional do Azulejo. Pensei que isso tinha ficado claro, mas pelos vistos não.

Theroux

#3809
Citação de: MoreThanRed em 07 de Setembro de 2013, 18:38
Citação de: Theroux em 07 de Setembro de 2013, 17:04
O Benfica anunciou este sábado que o Museu Cosme Damião ultrapassou os 15 mil visitantes, pouco mais de um mês após a inauguração, que ocorreu a 29 de julho.

Nota: Para se ter um termo de comparação o Museu Nacional do Azulejo teve 42.608 visitantes nos primeiros seis meses de 2011.

Não compreendo a comparação, sinceramente. Por um lado, não são instituições comparáveis. Por outro, porquê os "primeiros seis meses de 2011"? Fazia alguma diferença se fossem os últimos seis meses de 2011? Ou os meses sem R no nome de 2010? Não é comparável. Em 2012, o Mosteiro dos Jerónimos teve quase 700 mil visitantes. É uma média de quase 60 mil por mês. Isto quer dizer alguma coisa a favor do Mosteiro dos Jerónimos ou em desfavor do Museu do Benfica?

Por outro lado, há ainda o factor novidade que joga a favor do Museu do Benfica. Já para não falar da altura do ano em que abriu, a "queimar" Agosto, mês de alto fluxo turístico e, sobretudo, de emigrantes. E, como outros já referiram, o facto de existir um grupo de pessoas com acesso gratuito ao espaço. Importa, sim, avaliar os números num período mais alargado. E compará-los com os números de outros museus de clubes. Depois então podemos ter uma noção do sucesso do Museu.

Estou a comparar um Museu com outro Museu, em Lisboa, e não com monumentos.

Faz mais sentido comparar com outros museus de clubes, mas esses dados não são fáceis de obter...

O Museu do Arsenal tem à volta de 120 mil visitantes por ano.

Com esta média mensal, o Cosme Damião teria à volta de 180 mil, portanto para mim não faz sentido dizer que a adesão tem sido fraca.