Museu Benfica: Cosme Damião

pcssousa

Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 17:25
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 17:11
Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 16:49
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 16:31
Citação de: Superga1949 em 08 de Janeiro de 2015, 16:18
ganhámos a LC da natação ?! epico
1990. Taça dos Clubes Campeões da CEE.

Esta notícia faz-me de novo lembrar esta questão desta taça. Alguém tem algum tipo de informação sobre este troféu? É que de facto não se encontra nada em lado nenhum. Refere-se que o Benfica ganhou, mas nenhuma informação adicional aparece. Era uma prova oficial? Disputou-se em que anos ou ainda se disputa? Quem organizou? Se alguém tiver algum tipo de informação, desde já fica o meu agradecimento.

Por acaso seria interessante saber a história da prova e saber quantos e quais clubes participaram, por exemplo (no site deles não encontrei nada).

Seria, mas o que é facto é que não aparece nada. Para mim, dúvido que esta competição alguma vez tenha existido. Se vocês virem a aplicação que existe do Museu nada diz e depois diz outra coisa interessante. Quando se fala da conquista do campeonato nacional de natação nos anos 90, diz-se que o campeonato em alguns anos se designou por campeonato de clubes CEE. Até tem lá fotografias de taças em que se vê essa inscrição. Para mim, a confusão vem daí. O Benfica venceu o campeonato nacional, que naquele(s) ano (s), a federação resolveu chamar de campeonato de clubes CEE.

Nunca o campeonato nacional se chamou assim. O Benfica venceu-o, em seniores masculinos em 87, 89, 90, 93 e 94. As tais taças a que te referes são referentes a que anos? Se tens as fotos onde estão visíveis as inscrições de certeza que podes ver isso.

Há clubes estrangeiros que têm esse troféu no palmarés, conforme o IPA já demonstrou, e não me parece que tenham disputado o campeonato nacional português.

pcssousa

Ainda acerca da TCC da CEE em natação, cá fica:

Citação de: IPASLB em 02 de Fevereiro de 2013, 15:57
Já encontrei mais informações sobre o Campeonato Europeu de clubes CEE de Natação Pura que o SLB ganhou em 1990, foi em Itália, na cidade de Turim, podem ver aqui no site oficial da sociedade desportiva da Guardia di finanza, (  Polícia especial da Itália subordinada diretamente ao ministro de Economia e das Finanças.) o Gruppi Sportivi Fiamme Gialle, este clube ganhou a 3ª edição em Hamburgo, Alemanha, em 1989.

Eles também a consideram como um campeonato europeu de clubes CEE.

Site com link directo para a competição-http://www.fiammegialle.org/fiammegialle/index.php?option=com_content&view=article&id=5627:coppa-cee-campionato-europeo-per-club&catid=26&Itemid=143


Escusam de me agradecer, agradeçam ao IPA e podem dar o braço a torcer, já agora.

Twister

Citação de: M1904 em 08 de Janeiro de 2015, 18:27
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:40
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

UEFA, a FIFA existe desde 1904.

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.

Mas então não foi a UEFA que declarou que não é uma competição oficial?

pcssousa

Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 20:25
Citação de: M1904 em 08 de Janeiro de 2015, 18:27
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:40
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

UEFA, a FIFA existe desde 1904.

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.

Mas então não foi a UEFA que declarou que não é uma competição oficial?

Não.

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 19:09
Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 17:25
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 17:11
Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 16:49
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 16:31
Citação de: Superga1949 em 08 de Janeiro de 2015, 16:18
ganhámos a LC da natação ?! epico
1990. Taça dos Clubes Campeões da CEE.

Esta notícia faz-me de novo lembrar esta questão desta taça. Alguém tem algum tipo de informação sobre este troféu? É que de facto não se encontra nada em lado nenhum. Refere-se que o Benfica ganhou, mas nenhuma informação adicional aparece. Era uma prova oficial? Disputou-se em que anos ou ainda se disputa? Quem organizou? Se alguém tiver algum tipo de informação, desde já fica o meu agradecimento.

Por acaso seria interessante saber a história da prova e saber quantos e quais clubes participaram, por exemplo (no site deles não encontrei nada).

Seria, mas o que é facto é que não aparece nada. Para mim, dúvido que esta competição alguma vez tenha existido. Se vocês virem a aplicação que existe do Museu nada diz e depois diz outra coisa interessante. Quando se fala da conquista do campeonato nacional de natação nos anos 90, diz-se que o campeonato em alguns anos se designou por campeonato de clubes CEE. Até tem lá fotografias de taças em que se vê essa inscrição. Para mim, a confusão vem daí. O Benfica venceu o campeonato nacional, que naquele(s) ano (s), a federação resolveu chamar de campeonato de clubes CEE.

Nunca o campeonato nacional se chamou assim. O Benfica venceu-o, em seniores masculinos em 87, 89, 90, 93 e 94. As tais taças a que te referes são referentes a que anos? Se tens as fotos onde estão visíveis as inscrições de certeza que podes ver isso.

Há clubes estrangeiros que têm esse troféu no palmarés, conforme o IPA já demonstrou, e não me parece que tenham disputado o campeonato nacional português.

Estou interessado em manter uma conversa que possa ser esclarecedora. O meu objetivo é tentar obter o máximo de informação possível sobre esta competição, que aliás já procuro à algum tempo, mas se for para ter este tipo de agressividade por mim a conversa pode ficar por aqui.

No entanto eu coloco aqui as fotos que me fazem colocar a hipótese que referi. Preciso apenas de uma ajuda. Como se colocam fotos aqui? Carreguei onde diz inserir imagem, mas não consigo. Alguém pode ajudar?


pcssousa

#4535
Depende se a foto já está hospedada online ou não. Se não estiver tens que a hospedar e depois colocar cá o link.

De todas as formas, o assunto já está esclarecido com o meu post anterior, houve mesmo a competição e foi disputada em Turim, Italia.  O0


Fico à espera das fotos dos vários troféus com a tal inscrição para ficar tudo registado. Cumprimentos.

SERNADA_SLB

Desculpa mas nunca fiz mesmo isto. O que significa hospedar online? Como se faz?

Theroux

Citação de: jmovalente em 08 de Janeiro de 2015, 21:08
Desculpa mas nunca fiz mesmo isto. O que significa hospedar online? Como se faz?

http://imgur.com/ Podes colocar aqui a foto.

Depois basta meteres aqui o link.

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 21:05
Depende se a foto já está hospedada online ou não. Se não estiver tens que a hospedar e depois colocar cá o link.

De todas as formas, o assunto já está esclarecido com o meu post anterior, houve mesmo a competição e foi disputada em Turim, Italia.  O0


Fico à espera das fotos dos vários troféus com a tal inscrição para ficar tudo registado. Cumprimentos.

http://i.imgur.com/AKhDeE7.png
http://i.imgur.com/JPAP8uW.png


pcssousa

Dou o braço a torcer. Não encontro explicação para isso.

Mas de facto vencemos a competição internacional realizada em Turim com o mesmo nome.

SERNADA_SLB

Era isto que falava. Estas fotos foram retiradas da aplicação Museu Cosme Damião, que está disponível na apple store.
Obrigado.

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 21:19
Dou o braço a torcer. Não encontro explicação para isso.

Mas de facto vencemos a competição internacional realizada em Turim com o mesmo nome.

Não precisas. Eu só quero obter informação e numa das minhas pesquisas sobre o assunto deparei-me com isto.

Twister

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 20:26
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 20:25
Citação de: M1904 em 08 de Janeiro de 2015, 18:27
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:40
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

UEFA, a FIFA existe desde 1904.

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.

Mas então não foi a UEFA que declarou que não é uma competição oficial?

Não.

Então foi quem? A FIFA?

Theroux

#4544
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 21:19
Dou o braço a torcer. Não encontro explicação para isso.

Mas de facto vencemos a competição internacional realizada em Turim com o mesmo nome.

Esta é a versão correcta:

Tal como indicam as fotos da taça e a descrição do Museu essa competição era nacional MAS, e aqui está a origem da confusão, aberta a nadadores da C.E.E. (para comemorar a integração de Portugal), daí a designação.

Foi então essa competição, a que corresponde essa taça, que o Benfica venceu, e não uma competição com os campeões europeus da natação.