Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10325 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

_JonasThern_

Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 22:05
Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 21:59
Citação de: JJ SLB em 28 de Outubro de 2010, 21:11
Não consigo ver artur jorge como "imortal". Da mesma forma que Mário Wilson disse que naqueles tempos qualquer treinador arriscava-se a ser campeão no BENFICA, também podemos dizer que artur jorge tinha a vida MUITO facilitada, sem lhe tirar mérito.

Só que um "Imortal" tem de ter um percurso limpo, sempre. Não se pode separar o jogador do treinador.E provavelmente, já conhecem isto, deve estar no tal tópico do artur treinador jorge:
http://www.ionline.pt/conteudo/38380-o-benfica-fc-porto-agora-e-o-benfica-sporting-ha-30-anos

Para mim, artur jorge é simplesmente um desastre portista que eu quero esquecer que passou pelo BENFICA.

Exactamente! Quem tem que ser imortal é a pessoa. Não o treinador uma coisa e o jogador outra. Se o Vale e Azevedo tivesse sido um enorme jogador do Benfica, o melhor a seguir a Eusébio e Coluna também se dividiria em 2 após ter roubado descaradamente o Benfica? Artur Jorge foi um grande jogador mas não deu continuidade como treinador. Problema dele. Ou melhor, nosso!
O facto de ter sido um mau treinador no Benfica, como muitos foram, n apaga o brilhantismo q teve como jogador do Benfica! Vcs é q gostam de o meter como o grande culpado de 10 anos de seca qd ele só lá teve 2 anos (com um tumor pelo meio)

Claro que não apaga. Da mesma maneira que o seu brilhantismo como jogador não apaga o péssimo treinador que foi. Só por aqui parece-me suficiente para nem sequer ser imortal. Uma equipa destruida. Jogadores banalíssimos contratados. O tumor para mim não é desculpa até porque antes já tínhamos perdido imensas vezes. Duas supertaças ao ar, péssimas exibições, uma derrota contra o recém-promovido Leiria...

playerfoxinot

esperem lá...imortal??? como jogador espero.

AG

1 ano e três meses Red Skin...

A verdade é que na altura muita gente achava que o Benfica tinha feito bem em trocar o Toni por Artur Jorge...

Verdade também que o Benfica precisava de renovar o seu plantel, o problema é que veio de um ano péssimo (e devia ter saído no final de 1994/95 - boa carreira na Liga dos Campeões apesar de tudo) e os jogadores que trouxe, tirando Valdo, Ricardo Gomes, eram marretas de primeira.

Penso que é evidente, analisando com racionalidade, que o problema foi da política desportiva da Direcção presidida por Damásio, com Gaspar Ramos a Director Desportivo!

Uma curiosidade - antes de ser operado, o Benfica tinha 3 vitórias em 3 jogos para o campeonato. Mais: a meio da época conseguiu uma sequência de 7 vitórias seguidas, mas a derrota na Antas foi o início do fim - de 4 pontos de distancia ao líder acabamos a 14 ou 16... mas o futebol era péssimo, só vivia de impulsos individuais!

Red skin

Citação de: Slb-Ag em 28 de Outubro de 2010, 22:16
1 ano e três meses Red Skin...

A verdade é que na altura muita gente achava que o Benfica tinha feito bem em trocar o Toni por Artur Jorge...

Verdade também que o Benfica precisava de renovar o seu plantel, o problema é que veio de um ano péssimo (e devia ter saído no final de 1994/95 - boa carreira na Liga dos Campeões apesar de tudo) e os jogadores que trouxe, tirando Valdo, Ricardo Gomes, eram marretas de primeira.

Penso que é evidente, analisando com racionalidade, que o problema foi da política desportiva da Direcção presidida por Damásio, com Gaspar Ramos a Director Desportivo!

Uma curiosidade - antes de ser operado, o Benfica tinha 3 vitórias em 3 jogos para o campeonato. Mais: a meio da época conseguiu uma sequência de 7 vitórias seguidas, mas a derrota na Antas foi o início do fim - de 4 pontos de distancia ao líder acabamos a 14 ou 16... mas o futebol era péssimo, só vivia de impulsos individuais!
Obrigado! Haja alguem q após 20 anos consiga ter a lucidez e frieza de pensamento para fazer uma verdadeira análise histórica...

_JonasThern_

Bem, ainda vamos chegar aqui à conclusão que, afinal, o Artur Jorge até foi um bom treinador no Benfica e só não fez melhor porque não lhe deram condições para tal ou porque não esteve tempo suficiente no clube para que pudesse implementar as suas ideias.

AG

Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 22:21
Bem, ainda vamos chegar aqui à conclusão que, afinal, o Artur Jorge até foi um bom treinador no Benfica e só não fez melhor porque não lhe deram condições para tal ou porque não esteve tempo suficiente no clube para que pudesse implementar as suas ideias.
Não desvitues o que eu disse.

Isso são desculpas como a do Vale e Azevedo, 10 anos depois de ter sido - bem - corrido.

Red skin

Citação de: _JonasThern_ em 28 de Outubro de 2010, 22:21
Jonas... nunca disse isso... mas acho simplista dizerem q é o culpado do Benfica ter perdido a hegemonia do futebol português, porque:

1- Já n a tinha
2- Grave crise financeira q nos fez vender jogadores
3- Os russos causaram instabilidade no balneário
4- O Artur Jorge teve lá 1 ano e 3 meses tendo pelo meio um tumor cerebral q o deixou KO por vários meses
5- Ele saiu e os planteis ainda foram ficando piores
6- Quem toma as decisões, contratação e dispensa de jogadores, é em ultimo caso o departamento de futebol, os mesmos que contrataram o Artur Jorge e quiseram branquear a sua incompetência colocando o ónus no elo mais fraco!

Red skin

Vou-me...

Por acaso estou ansioso por ler o q os mais velhos, o Bola, dizem sobre o jogador Artur Jorge...

_JonasThern_

Atenção que eu não disse que alguém disse isso nem estou a tentar desvirtuar o que quer que seja. Estou a dizer que ainda vou ouvir alguém a dizer isso tal a forma branda como se está aqui a falar do Artur Jorge. Apenas isso.

"Quero um Benfica à Porto" dizia ele...

Quanto à hegemonia, não a tínhamos. Ninguém a tinha nessa altura. A crise financeira era notória, ninguém diz o contrário, mas não foi isso que impediu que se gastasse dinheiro nos marretas que o Artur Jorge quis trazer. Os russos causaram instabilidade no balneário, mas volto a dizer, não se dá assim jogadores daqueles. Em relação ao tumor, já expressei a minha opinião. Os planteis... É um facto que continuaram a ser fracos. O Damásio (juntamente com o Artur Jorge, o principal culpado pela decadência do Benfica) não percebia da poda, mas isso não retira as culpas ao Artur Jorge enquanto lá esteve. Em relação ao departamento de futebol, na altura deu-se uma autonomia bastante grande ao Artur Jorge para fazer a "limpeza de balneário" que ele tanto queria. Critico o departamento de futebol por isso. A limpeza em si, quem a levou a cabo, foi o Artur Jorge. Quem escolheu os jogadores a dispensar e a contratar foi ele. A dispensa do Isaías na sua 2ª época foi hilariante (o Isaías tinha sido, somente, o melhor jogador do Benfica na época de estreia do Artur Jorge). A dispensa do Capitão Vítor Paneira foi outra que tal. Não percebo...

Shoky

O William é que disse tudo...o Benfica tem é de jogar à Benfica.
Ponto Final.

Nunca mais jogou pois claro.
Foi com o Trojan Horse que começou o complexo de inferioridade dos nossos dirigentes e profissionais em relação ao Porto.

Ouvir Filipovic, seu adjunto depois dum Benfica 1-1 Porto que tinha sido bom, porque o Porto tinha a melhor defesa do Mundo...dá vontade de chorar e berrar a perguntar o que fizemos para merecer tamanha cruz.

_JonasThern_

Citação de: Shoky em 28 de Outubro de 2010, 22:54
O William é que disse tudo...o Benfica tem é de jogar à Benfica.
Ponto Final.

Nunca mais jogou pois claro.
Foi com o Trojan Horse que começou o complexo de inferioridade dos nossos dirigentes e profissionais em relação ao Porto.

Ouvir Filipovic, seu adjunto depois dum Benfica 1-1 Porto que tinha sido bom, porque o Porto tinha a melhor defesa do Mundo...dá vontade de chorar e berrar a perguntar o que fizemos para merecer tamanha cruz.

Epah, lembro-me dessa. E não disse melhor defesa. Disse "o Futebol Clube do Porto tem a melhor equipa do mundo talvez..." Após um jogo na Luz, poucos meses depois de termos sido Campeões.

Dixi

Manuel Damásio é o responsável pela sua contratação. Artur Jorge gozava de um enorme prestígio e contratá-lo era um sonho do Sr. Damásio, que rapidamente mandou embora o campeão Toni.

AG

Citação de: Dixi em 28 de Outubro de 2010, 22:58
Manuel Damásio é o responsável pela sua contratação. Artur Jorge gozava de um enorme prestígio e contratá-lo era um sonho do Sr. Damásio, que rapidamente mandou embora o campeão Toni.
Era um sonho antigo do Benfica que já remontava a 1988.

JNF

Não concordo com a existência de dois tópicos. Toni foi jogado e treinador e só tem um.

Artur Jorge jogador é imortal, o treinador é ex-funcionário, mas somando tudo o que fez e deu ao Benfica... é ex-funcionário, não tenham medo em assumi-lo.

VanBasten

Grande avançado. Dos melhores que o futebol português conheceu. "Inventor" do pontapé em moínho.