Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

pcssousa

A lógica dos dois tópicos do Artur Jorge prende-se com o facto de ter dois ciclos diametralmente opostos no Benfica. Um, como jogador, de imortal, outro, como treinador, de incompetente e bandalho.
Já concordei com esta separação, em especial porque foi um jogador que deixou bem vincada a sua marca, mas hoje em dia mudei de opinião.
Artur Jorge devia ter um e só um tópico e nos ex-funcionários.

pcssousa

Ainda sobre o Artur Jorge jogador, embora nunca o tenha visto actuar, todos dizem que foi um avançado tremendo. Já na Académica o foi, embora aí nunca tenha ganho a Bola de Prata, algo que o dr. Manuel António Silva conseguiu numa época em que Eusébio fez apenas 1/3 dos jogos. A irreverência dos estudantes de Coimbra fez com que lançassem o prémio"Bola de prata de bola corrida", uma vez que segundo eles Eusébio tinha sobre Artur Jorge a vantagem de marcar muitos golos de livre e penalty, mesmo assim o Pantera ganhou o prémio.
Riera tentou levá-lo para o Chile onde seria pago principescamente, mas embora portista, tinha o sonho de jogar no Benfica e impor-se entre os melhores. A certa altura, o Benfica tem como avançados Eusébio, Artur Jorge, Vitor Baptista, Jordão e Nené (embora este actuando na direita), uma verdadeira barbaridade... Só o Vitor Baptista nunca foi bola de prata.

Ficou célebre pelo seu pontapé de moinho, que lhe valeu muitos golos espectaculares e saiu pela porta pequena devido às lesões que o fustigaram. Acabou a carreira precocemente no Belenenses e foi o primeiro presidente do Sindicato dos jogadores. Era, também ele, um jogador irreverente, rebelde.

A sua passagem como treinador borrou a pintura. A bem da verdade, teve condicionantes, Damásio era um Presidente-banana, muitos adeptos não engoliram a saída de Toni, tornou-se um treinador ultrapassado, o Benfica teve que vender peças-chave da equipa, teve o grave problema de saúde e estou em crer que nunca mais recuperou inteiramente, o peso da morte da mulher uns anos antes e do qual também nunca recuperou inteiramente (para quem não sabe, foi genro do Pedroto). Mas fez muita borrada, demasiada cagada. Ainda hoje não sei se intencional, se não, umas vezes acho que sim, outras coloco algumas reservas.
A partir do momento em que despacha referências como o Isaías ou o Paneira, em que vai buscar o Paulo Pereira e diz que o Benfica tinha que começar a jogar à porto, começou a dar demasiada barraca... Tristes tempos em que até as camisolas só tinham de bonito o emblema.
A juntar a isto, começou também na imprensa uma certa campanha contra ele, a partir do momento em que disse que tirava o som aos jogos que visionava e punha música clássica em fundo, pois nada tinha a aprender com os comentários.
Como treinador do Benfica foi uma desgraça.

Darko

Para mim o seu nome equivale a tragédia moderna do tempo em que o clube era um teatro. Estar aqui até parece alucinação macabra.

Elvis the Pelvis

Bom post Sousa, concordo inteiramente.

Rodolfo Dias

Citação de: Bakero em 25 de Julho de 2015, 19:27
Com certeza que foi um excelente avançado, marcou muitos golos pelo Benfica e ajudou o Benfica a vencer troféus nos anos 70. Mas a sua contribuição para a História do Benfica é muito mais negativa que positiva. O que fez como treinador apaga completamente tudo o que de positivo possa ter feito como jogador...
Discordo e acho que as pessoas que viram o Artur Jorge jogar também são capazes de discordar - mas se estiver errado, que me corrijam.

Rodolfo Dias

Artur Jorge a apresentar os motivos do seu diferendo com Jimmy Hagan.

(click direito / "Ver imagem" para se ler o texto)

rosmani

Michel Preud´homme recordou a transferência para o Benfica em 1994 e fez saber que também o FC Porto manifestou interesse na sua contratação depois de brilhar no Mundial dos Estados Unidos.

«O meu sonho era jogar em Itália, era a Inglaterra da atualidade. Torino, Brescia e Milan mostraram interesse na minha contratação. Havia outros clubes interessados, como o FC Porto, o Nottingham Forest e o Bordéus. Mas o problema era sempre o mesmo: o número de estrangeiros. Foi então que surgiu o Benfica, com Artur Jorge como novo treinador, que disse: `Os outros treinadores preferem contratar avançados, eu, primeiro, quero ter um bom guarda-redes», contou o belga, em entrevista reproduzida pelo portal Yahoo.

Rodolfo Dias

Artur Jorge, o presidente do Sindicato de Jogadores.

Pancho Lopes 67

Citação de: Geovanni95 em 13 de Outubro de 2017, 19:15
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/agressao-de-sa-pinto-a-artur-jorge/#sthash.LxStgsR2.NWMKcemz.dpbs

Já não há "carnavais" como antigamente ahahah... Quem diria um leão a vingar o Benfica quando deu porrada no Artur Jorge. Ao ver isso só me apetece cantar "APERTA COM ELE SÁ PINTO, APERTA COM ELE SÁ PINTO!!!"...

costapequeno

Foi um grande goleadosr no clube mas dos piores treinadores.

SanchoPanca

Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2015, 13:04
O mal que este Sr fez ao Benfica foi o maior serviço alguma vez prestado ao Pinto da Costa, nem os campeonatos que o Porto ganhou devido a "Fruta" se comparam ao excelente trabalho que o Artur Jorge fez na Luz a pedido do Pintinho. O que o Artur Jorge fez no Benfica foi mais do que dar um título aos tripeiros, foi deixar a porta totalmente aberta ao FC Porto para dominar o futebol português a seu belo prazer. Depois disto o Benfica não foi mais o Benfica durante 15 anos, até quando fomos campeões em 2005 aquilo não era um verdadeiro Benfica Campeão, apesar de todos apreciamos a alegria que o Trapattoni nos deu. E é nisso que eu defendo Jorge Jesus, ele não só trouxe estabilidade e bom futebol ao Benfica, o Benfica com JJ voltou a ser o Benfica, porque ele devolveu-nos a nossa verdadeira identidade.

Quando recordo o período de 1992 a 1995 no Benfica, um sentimento de pena apodera-se de mim porque sinto que perdemos uma grande oportunidade de triunfar na Europa. De 1992-93 até início de 1995-96 o plantel foi sempre a regredir, primeiro fruto da crise financeira, a equipa de 1992-93 era superior a equipa de 1993-94, pois era praticamente a mesma equipa mais Pacheco, Paulo Futre e Paulo Sousa. Depois de 1993-94 para 1994-95 fizemos algumas contratações interessantes como Caniggia, Edílson, Paulo Bento, Preud'Homme e Stanic mas o que foi feito de bom, o "Monstro Adamastor" tratou de destruir ao fazer de mau a quadriplicar no início e no fim da temporada, dispensado Abel Xavier, Isaías, Kulkov, Vítor Paneira e Yuran, recusando as contratações de Klinsmann e Weah (e quem sabe um jovem Ronaldo fenómeno porque ele foi falado para o Benfica) e contratando nódoas como Akwá, Clovis (o homem que se gabava de em 10 oportunidades marcar 3) King, Paulão... torna-se deprimente continuar a falar desta lista. Mas os grandes jogadores que passaram pelo Benfica entre 1992-93 e 1994-95 eram de uma qualidade tremenda e de qualidade consistente para fazer um plantel que poderia rivalizar com a equipa de 1982-83 e as do tempo do Eusébio... Nessa altura por cá passaram Abel Xavier, Aílton, António Veloso, Caniggia, César Brito, Edílson, Hélder, Isaías, João Pinto, Kulkov, Mostovoi, Mozer, Pacheco, Paulo Bento, Paulo Futre, Paulo Sousa, Preud'Homme, Rui Costa, Stanic, Stefan Schwarz, Vítor Paneira, Yuran, e imaginem se ainda tem vindo um dos três falados, como Klinsmann, Ronaldo ou Weah... Isto era um Benfica para ser Campeão Europeu, isto era um Benfica para rivalizar com as equipas do Eusébio em termos de memórias míticas, bastava fazer uma boa selecção dos nomes ali em cima, pessoalmente até acho que as equipas de 1992-93 e 1993-94 poderiam ter triunfando na Europa se tivessemos Preud'Homme na baliza em vez de Neno, uma pena mesmo ele não ter vindo 1 ou 2 anos mais cedo...

Em relação ao Artur Jorge ser portista não tenho nada contra, já muitos portistas e sportinguistas fizeram pelo bem do Benfica, o que me deixa irritado é que tamos a falar de alguém que foi no Benfica onde atingiu o topo da sua carreira de jogador, e alguém que era um bom treinador quando chegou ao Benfica, tinha ganho tudo dentro de Portugal ao serviço do Porto e sido Campeão Europeu, tinha vencido dentro de França ao serviço do Super PSG de Ginola, Lama, Raí, Ricardo Gomes, Valdo e Weah, o que torna ainda mais óbvio que aquilo que ele fez no Benfica foi de propósito, porque fazer pior era impossível, eu duvido que a minha avó fizesse pior do que Artur Jorge fez no Benfica. E Manuel Damásio carrega um peso de responsabilidade igual ao de Artur Jorge, como pode um Presidente assistir as estas coisas sem fazer nada??? Bastava ele dizer que esses jogadores não eram dispensados e eles teriam ficado no Benfica ou então sido vendidos a preços interessantes para ir buscar outros jogadores de qualidade. Se alguma vez fizemos um Hall of Shame do Benfica, Artur Jorge (Treinador), Manuel Damásio deverão estar lá ao pé de gente como Fernando Mendes, João Vale Azevedo e mais escumalha...

Post para emoldurar. Parabéns!

Pancho Lopes 67

Citação de: SanchoPanca em 01 de Fevereiro de 2019, 21:39
Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Março de 2015, 13:04
O mal que este Sr fez ao Benfica foi o maior serviço alguma vez prestado ao Pinto da Costa, nem os campeonatos que o Porto ganhou devido a "Fruta" se comparam ao excelente trabalho que o Artur Jorge fez na Luz a pedido do Pintinho. O que o Artur Jorge fez no Benfica foi mais do que dar um título aos tripeiros, foi deixar a porta totalmente aberta ao FC Porto para dominar o futebol português a seu belo prazer. Depois disto o Benfica não foi mais o Benfica durante 15 anos, até quando fomos campeões em 2005 aquilo não era um verdadeiro Benfica Campeão, apesar de todos apreciamos a alegria que o Trapattoni nos deu. E é nisso que eu defendo Jorge Jesus, ele não só trouxe estabilidade e bom futebol ao Benfica, o Benfica com JJ voltou a ser o Benfica, porque ele devolveu-nos a nossa verdadeira identidade.

Quando recordo o período de 1992 a 1995 no Benfica, um sentimento de pena apodera-se de mim porque sinto que perdemos uma grande oportunidade de triunfar na Europa. De 1992-93 até início de 1995-96 o plantel foi sempre a regredir, primeiro fruto da crise financeira, a equipa de 1992-93 era superior a equipa de 1993-94, pois era praticamente a mesma equipa mais Pacheco, Paulo Futre e Paulo Sousa. Depois de 1993-94 para 1994-95 fizemos algumas contratações interessantes como Caniggia, Edílson, Paulo Bento, Preud'Homme e Stanic mas o que foi feito de bom, o "Monstro Adamastor" tratou de destruir ao fazer de mau a quadriplicar no início e no fim da temporada, dispensado Abel Xavier, Isaías, Kulkov, Vítor Paneira e Yuran, recusando as contratações de Klinsmann e Weah (e quem sabe um jovem Ronaldo fenómeno porque ele foi falado para o Benfica) e contratando nódoas como Akwá, Clovis (o homem que se gabava de em 10 oportunidades marcar 3) King, Paulão... torna-se deprimente continuar a falar desta lista. Mas os grandes jogadores que passaram pelo Benfica entre 1992-93 e 1994-95 eram de uma qualidade tremenda e de qualidade consistente para fazer um plantel que poderia rivalizar com a equipa de 1982-83 e as do tempo do Eusébio... Nessa altura por cá passaram Abel Xavier, Aílton, António Veloso, Caniggia, César Brito, Edílson, Hélder, Isaías, João Pinto, Kulkov, Mostovoi, Mozer, Pacheco, Paulo Bento, Paulo Futre, Paulo Sousa, Preud'Homme, Rui Costa, Stanic, Stefan Schwarz, Vítor Paneira, Yuran, e imaginem se ainda tem vindo um dos três falados, como Klinsmann, Ronaldo ou Weah... Isto era um Benfica para ser Campeão Europeu, isto era um Benfica para rivalizar com as equipas do Eusébio em termos de memórias míticas, bastava fazer uma boa selecção dos nomes ali em cima, pessoalmente até acho que as equipas de 1992-93 e 1993-94 poderiam ter triunfando na Europa se tivessemos Preud'Homme na baliza em vez de Neno, uma pena mesmo ele não ter vindo 1 ou 2 anos mais cedo...

Em relação ao Artur Jorge ser portista não tenho nada contra, já muitos portistas e sportinguistas fizeram pelo bem do Benfica, o que me deixa irritado é que tamos a falar de alguém que foi no Benfica onde atingiu o topo da sua carreira de jogador, e alguém que era um bom treinador quando chegou ao Benfica, tinha ganho tudo dentro de Portugal ao serviço do Porto e sido Campeão Europeu, tinha vencido dentro de França ao serviço do Super PSG de Ginola, Lama, Raí, Ricardo Gomes, Valdo e Weah, o que torna ainda mais óbvio que aquilo que ele fez no Benfica foi de propósito, porque fazer pior era impossível, eu duvido que a minha avó fizesse pior do que Artur Jorge fez no Benfica. E Manuel Damásio carrega um peso de responsabilidade igual ao de Artur Jorge, como pode um Presidente assistir as estas coisas sem fazer nada??? Bastava ele dizer que esses jogadores não eram dispensados e eles teriam ficado no Benfica ou então sido vendidos a preços interessantes para ir buscar outros jogadores de qualidade. Se alguma vez fizemos um Hall of Shame do Benfica, Artur Jorge (Treinador), Manuel Damásio deverão estar lá ao pé de gente como Fernando Mendes, João Vale Azevedo e mais escumalha...

Post para emoldurar. Parabéns!

Obrigado!

Pancho Lopes 67

A única coisa que faz-me acreditar de secalhar não ter destruído o Benfica de propósito, foi de nunca ter estado perto de ter sido o mesmo treinador assim que teve o tumor, secalhar isso afectou mto o seu raciocínio...

Pancho Lopes 67

O que ele fez ao Benfica como treinador devia fazer com que não houvesse distinção, este homem meteu-nos num buraco de 15 anos perdidos a naufragar no Oceano...