Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

J Pinto

Para mim, o Benfica deveria jogar como fazem a maioria das grandes equipas europeias: 4x3x3 (4x2x3x1). E não me venham falar que é defensivo. O Bayer é defensivo???

EM 2009/2010, o Benfica jogava numa espécie de 4x4x2:

Quim
           Maxi  Luisão  David Luiz Fábio Coentrão

Ramires  Javi  Aimar  Di Maria

Saviola

Cardozo

Em ataque, Maxi era quase extremo, Fábio também

Ficava mais ou menos isto:

Luisão  Javi David Luiz

Ramires

Maxi  Aimar  Fábio

Saviola Cardozo

Uma equipa ofensiva e equilibrada a defender.

Nos últimos anos, jogamos mais um 4x4x2 puro (com dois alas e Matic um pouco mais recuado que Enzo) e demo-nos mal.

Para mim deveríamos jogar em 4x2x3x1:
A defender

Almeida (Cancelo) Luisão Garay (Lisandro/S. Vitória)  Coentrão (Carole/ Byran)

Enzo Pérez (Manuel Fernandes)   Matic (André Gomes)

Sujemani (John)  Djuricic (Gaitán)  Markovic (John/Gaitán)

Cardozo (Lima, Bony ou Zapata)

A atacar:

Luisão Garay

Almeida  Matic   Enzo Coentrão

Sujemani  Djuricic   Markovic

Cardozo

Claro que, nalguns jogos, poderíamos jogar em 4x4x2 puro e, neste caso, eu jogaria com Enzo à direita (a fazer de Ramires) e Djuricic ou Lima a fazer de Saviola, com Gomes ou Djuricic ao lado de Matic ou outro

andre_04_SLB

Android, sinceramente, e não leves a mal, eu nem leio para não me baralhar. É facto, e toda a gente aprende o mesmo: o futebol tem 3 sectores. Se quiseres assimilar isto para ti, óptimo, já aprendes algo hoje. Se quiseres continuar a achar que não, é contigo.

André Sousa

3 sectores e 3 corredores.

É dividir o campo em três, vertical e horizontalmente.

Isto aprende-se antes de chegar aos iniciados.

Marco Morais

Essa evolução de que falas, é o que te dão a entender os interpretes. Mas, no fundo, e tirando o Benfica de 2009/10, tem vindo a ser, basicamente, o mesmo.

Consideras o Benfica do ano passado em 4x1x3x2? Normal. E o deste ano é 4x4x2? Normal. Sabes porquê? Porque vai dar tudo ao mesmo.

Já dei a minha versão da coisa. Nem uma nem outra leitura estão mal. São apenas modos de ver diferentes. Mau era se visses num 4x1x3x2, um 4x3x3.

J Pinto

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2013, 02:34

É assim mesmo. O 4x2x3x1 é, de facto, uma variante do 4x3x3 porque, na prática, é um 4x3x3.

andre_04_SLB

É por coisas como a que estou a dizer que gosto do Jesus. Quando foi à FMH e lhe perguntaram como planeava os mesociclos da equipa e ele disse: "Mesociclos? Não utilizo disso". Ficou tudo parvo a olhar.  :rir:

Android1974

E se os não-iniciados jogarem entre sectores e entre corredores e vos ganharem, eles é que estão errados. Percebi. O0

André Sousa

Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 02:36
E se os não-iniciados jogarem entre sectores e entre corredores e vos ganharem, eles é que estão errados. Percebi. O0

Exacto.

andre_04_SLB

Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 02:36

Entre corredores só se for o para o balneário e o corredor da lavandaria. Mítico.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Junho de 2013, 02:38
Entre corredores só se for o para o balneário e o corredor da lavandaria. Mítico.

Agora que estou a pensar...

Que raio.

Android1974

Citação de: J Pinto em 12 de Junho de 2013, 02:36

É assim mesmo. O 4x2x3x1 é, de facto, uma variante do 4x3x3 porque, na prática, é um 4x3x3.
Mas como é que, na prática, enfiam o Rodrigo contra o Chelsea, recuadíssimo no meio-campo, a jogar em linha com ou até atrás dos alas, pelo menos, com funções de distribuição de jogo, nessa divisão em sectores?

J Pinto

Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 02:41

Mas como é que, na prática, enfiam o Rodrigo contra o Chelsea, recuadíssimo no meio-campo, a jogar em linha com ou até atrás dos alas, pelo menos, com funções de distribuição de jogo, nessa divisão em sectores?

4x4x2 que, tal como sucedia nos tempos de saviola, é mais um 4x4x1x1. Simples

J Pinto

Mas o Rodrigo, para mim, no Benfica não tem lugar. E, se jogasse, apenas seria num esquema com um ponta-de-lança mas, nesse caso, falta-lhe capacidade para segurar a bola e, sobretudo, passar bem a bola. Entrega-a quase sempre mal.

Android1974

Citação de: J Pinto em 12 de Junho de 2013, 02:42
Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 02:41

4x4x2 que, tal como sucedia nos tempos de saviola, é mais um 4x4x1x1. Simples
Com Saviola era, primeiro, 4-4-2 losango e, depois, 4-1-3-2. Afinal o J.García não jogava sozinho no meio-campo defensivo? A táctica suicida era tudo uma invenção? :buck2: