Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

André Sousa

O Romário, tecnicamente, não é mau. Também não é muito bom. Mas quando tem espaço, e tendo em conta as características físicas que tem, até consegue ser efectivo no 1x1. A partir do momento em que tem mais espaço...

A não ser que desperte nele uma veia goleadora. Traço esse que é diferente de marcar 50 golos na formação porque fisicamente é um portento, ao pé dos miúdos que aparecem ao seu lado.

Velazquez

Quando tem espaço aproveita a velocidade que tem.Mas quando joga numa equipa que tem a bola na maioria do seu tempo mais dificilmente vai ter esse espaço

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 01 de Dezembro de 2014, 23:36
O Romário, tecnicamente, não é mau. Também não é muito bom. Mas quando tem espaço, e tendo em conta as características físicas que tem, até consegue ser efectivo no 1x1. A partir do momento em que tem mais espaço...

A não ser que desperte nele uma veia goleadora. Traço esse que é diferente de marcar 50 golos na formação porque fisicamente é um portento, ao pé dos miúdos que aparecem ao seu lado.
E não poderá também passar a ser um portento fisicamente no nível sénior ?
Atenção que não conheço assim tão bem o jogador...

Por exemplo comparando com o Ivan Cavaleiro, têm algumas semelhanças ?

Do que conheço dos dois, apesar de também ser rápido, o Ivan parece ter um pouco de melhor capacidade técnica... mas também talvez o Ivan com a idade do Romário, tivesse uma igual capacidade física (ou não ? )  e vemos que atualmente não se destaca assim tanto nesse capitulo no futebol sénior... (é rápido e potente,mas não é nenhum portento nesse aspecto... )

André Sousa

Não percebi a relação.

Basta ver todas as equipas do mundo, basicamente.

A bola chega aos flancos e há sempre mais situações de 1x1, mais espaço para receber, há mais espaço para tudo.

No corredor central, por normal, tens de pensar muito mais rápido. Tens de executar mais rápido, tens menos espaço para preparar a recepção, o passe, o que for.

Cloughie

Temos é jogadores a mais e lugares a menos.

André Sousa

Citação de: Sir_Myon em 01 de Dezembro de 2014, 23:52

Do que conheço dos dois, apesar de também ser rápido, o Ivan parece ter um pouco de melhor capacidade técnica... mas também talvez o Ivan com a idade do Romário, tivesse uma igual capacidade física (ou não ? )  e vemos que atualmente não se destaca assim tanto nesse capitulo no futebol sénior... (é rápido e potente,mas não é nenhum portento nesse aspecto... )

O Romário será sempre um portento a nível físico, porque é mesmo. É um tipo muito rápido, com uma força bruta muito forte. Mas, no futebol, estas duas características, se não forem acompanhadas por outras que as ajudem a sobressair, valem pouco.

Primeiro, o Romário parece um tipo com pouca "sensibilidade" técnica. E até faz uns truques engraçados. Basta ver a forma como recebe uma bola que lhe saia mais torta. A bola não cola, não morre.

Depois, é um tipo muito, muito rápido, mas com uma agilidade muito menor. Isso fá-lo parecer uma espécie de robô.

Tecnicamente é um tipo que tem imensa dificuldade em jogar em espaços mais curtos. É alguém que tem dificuldade em receber a bola com um homem nas suas costas e continuar a jogar como se não fosse incomodado. Pior fica quando não é um, mas sim dois ou três jogadores de roda dele. Isto, no corredor central, é potenciado. Se desenvolver algum instinto goleador a coisa muda de figura. Características físicas ele tem-nas, falta-lhe o intelecto, mas isso é algo incerto. O Ronaldo e o Chicharito, por exemplo, não são mestres do jogo sem bola, mas como ratos de área, a ler o jogo, são fortíssimos. O Liédson também o era. É uma leitura de jogo à parte do resto do jogo, passe a redundância.

Parece-me que, actualmente, faz mais sentido num corredor. Tem mais espaço para receber, enquadrar e decidir o que fazer.

Velazquez

No centro poderia aproveitar a capacidade fisica que tem.Teria que melhorar o remate.Salvo as devidas distancias comparava-o nesse sentido ao Eto'o

André Sousa

Citação de: Velazquez em 02 de Dezembro de 2014, 00:00
No centro poderia aproveitar a capacidade fisica que tem.Teria que melhorar o remate.Salvo as devidas distancias comparava-o nesse sentido ao Eto'o

O Eto'o só fazia uso da capacidade física porque era um gajo muito inteligente e com uma técnica muito boa.

Mais depressa era um Sougou.

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 01 de Dezembro de 2014, 23:53
Não percebi a relação.

Basta ver todas as equipas do mundo, basicamente.

A bola chega aos flancos e há sempre mais situações de 1x1, mais espaço para receber, há mais espaço para tudo.

No corredor central, por normal, tens de pensar muito mais rápido. Tens de executar mais rápido, tens menos espaço para preparar a recepção, o passe, o que for.
A ver se me consigo explicar... O0

Sendo o Ivan também formado no Benfica (tal como o Romário) e sendo tu um observador atento de há já vários anos da nossa formação (daí conheceres o Ivan de quando tinha a mesma idade que o Romário tem agora) e podendo os dois jogadores que jogar na ala ou no meio...

A relação que queria estabelecer (ou a pergunta) era se o Ivan com a mesma idade do Romário também se destacava no aspecto fisco, tal como dizes que o Romário se tem destacado até agora ?
Ou o Romário é superior nesse aspecto ? E a nivel técnico ?

E agora... conhecendo tu os dois, e as suas características, acreditas que o Romário poderá atingir um nível semelhante ao "atual" Ivan ?

Qual dos jogadores te agrada mais e perspectivas mais futuro ?

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 01 de Dezembro de 2014, 23:59
Citação de: Sir_Myon em 01 de Dezembro de 2014, 23:52

O Romário será sempre um portento a nível físico, porque é mesmo. É um tipo muito rápido, com uma força bruta muito forte. Mas, no futebol, estas duas características, se não forem acompanhadas por outras que as ajudem a sobressair, valem pouco.

Primeiro, o Romário parece um tipo com pouca "sensibilidade" técnica. E até faz uns truques engraçados. Basta ver a forma como recebe uma bola que lhe saia mais torta. A bola não cola, não morre.

Depois, é um tipo muito, muito rápido, mas com uma agilidade muito menor. Isso fá-lo parecer uma espécie de robô.

Tecnicamente é um tipo que tem imensa dificuldade em jogar em espaços mais curtos. É alguém que tem dificuldade em receber a bola com um homem nas suas costas e continuar a jogar como se não fosse incomodado. Pior fica quando não é um, mas sim dois ou três jogadores de roda dele. Isto, no corredor central, é potenciado. Se desenvolver algum instinto goleador a coisa muda de figura. Características físicas ele tem-nas, falta-lhe o intelecto, mas isso é algo incerto. O Ronaldo e o Chicharito, por exemplo, não são mestres do jogo sem bola, mas como ratos de área, a ler o jogo, são fortíssimos. O Liédson também o era. É uma leitura de jogo à parte do resto do jogo, passe a redundância.

Parece-me que, actualmente, faz mais sentido num corredor. Tem mais espaço para receber, enquadrar e decidir o que fazer.
Já vi que a resposta que  citei anteriormente não era direccionada a mim  ;D ;D

Mas mesmo assim continuo a achar pertinente o que escrevi (dado não teres respondido a estes dados antes ) O0

André Sousa

Esse post era em resposta a outro anterior.

Pá, nas camadas jovens é complicado aferir a qualidade de cada um. Eu, quando falo da qualidade de cada jogador, é fazendo um transfer para o futebol sénior. É uma previsão.

O Romário, na época passada, mostrou apontamentos muito bons, que me surpreenderam bastante. Mostrou alguma inteligência. Mais do que aquilo que estava à espera. O problema é que quando chegou a um contexto mais complicado, como foi o europeu de sub-19, demonstrou inúmeras dificuldades técnicas. O mesmo na equipa B.

O Ivan, com a idade do Romário, apesar de jogar numa equipa mais fraca, não mostrava muito mais que o Romário, a nível de rendimento, mas mostrava, pelo menos, uma relação mais "confortável" com a bola. Executava muito melhor em espaços curtos e nem era particularmente forte nisso. O Romário, nos juniores, também faz isso e consegue romper com muita facilidade, mas parece-me que essa qualidade técnica está assente na capacidade física, que faz muito mais diferença, comparativamente com o Ivan, no mesmo escalão. 

André Sousa

Sobre perspetivas futuras... acho que nunca a frase clássica de os jogadores serem como os melões encaixou tão bem.

Vejo o Ivan, no futuro, a aparecer mais no corredor central. Tecnicamente não é mau, mesmo não sendo um primor, é completo fisicamente e aparece muito bem em zonas de finalização.

O Romário é uma incógnita. Se ganhar a mesma apetência que tem o Ivan, para atacar zonas de finalização, então poderá faxer coisas engraçadas, porque tem uma potência física absurda.

Tudo depende da adaptação e das oportunidades que tiver. Isto, como tenho dito, é muito volátil.

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 02 de Dezembro de 2014, 00:17
Sobre perspetivas futuras... acho que nunca a frase clássica de os jogadores serem como os melões encaixou tão bem.

Vejo o Ivan, no futuro, a aparecer mais no corredor central. Tecnicamente não é mau, mesmo não sendo um primor, é completo fisicamente e aparece muito bem em zonas de finalização.

O Romário é uma incógnita. Se ganhar a mesma apetência que tem o Ivan, para atacar zonas de finalização, então poderá faxer coisas engraçadas, porque tem uma potência física absurda.

Tudo depende da adaptação e das oportunidades que tiver. Isto, como tenho dito, é muito volátil.
O0 O0

Dá sempre gosto trocar opiniões com quem tem uma opinião formada e conhecedora do assunto que se fala :)

Assim do que percebi, se falarmos em termos de potencial futuro e comparando com o Ivan ... o Romário poderá ter horizontes maiores SE conseguir definir a sua "capacidade técnica" (recepção,instinto goleador e movimentos ofensivos), se não poderá ser mais um Yazalde desta vida (não que sejam fotocópias, mas lembrei me também desse exemplo) ...

André Sousa

Atenção que isso é um grande "se".

Estamos a falar de uma evolução intelectual e técnica enorme.

Pela experiência que "tenho" a acompanhar este tipo de casos, diria que isso é algo que toca o utópico. É o típico jogador africano, muito mais desenvolvido que os da mesma idade, onde as diferenças se vão esbatendo com o avançar da formação.

São vivências de uma carreira inteira, em ir para cima e ganhar o lance através do físico. É isto repetido até à exaustão. Dissociar este comportamento do jogador é uma tarefa árdua.

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 02 de Dezembro de 2014, 01:10
Atenção que isso é um grande "se".

Estamos a falar de uma evolução intelectual e técnica enorme.

Pela experiência que "tenho" a acompanhar este tipo de casos, diria que isso é algo que toca o utópico. É o típico jogador africano, muito mais desenvolvido que os da mesma idade, onde as diferenças se vão esbatendo com o avançar da formação.

São vivências de uma carreira inteira, em ir para cima e ganhar o lance através do físico. É isto repetido até à exaustão. Dissociar este comportamento do jogador é uma tarefa árdua.
Por isso mesmo utilizei o "se" com Caps Lock ::)

Daí também me ter lembrado do exemplo do Yazalde ou até mesmo do Sami (que apesar disso, do que me lembro era até um jogador mais completo que o Romário nesta idade, teve que subir a pulso na carreira, mas acabou por não se desenvolver mais que para um nível "médio baixo"  do futebol sénior...)

Queria ter conseguido dar um exemplo que não fosse tão recente... Mas vejo no Romário muito do que se via no Sancidino ( em termos de hype nas camadas jovens e semelhança de algumas características)... E apesar de ainda ter idade e muito tempo para evoluir, também não me parece que vá acontecer essa evolução ( falo do Dino)...

Isto tudo só para reforçar, a ideia da importância dos "se" neste contexto  O0