Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

Sir_Myon

Citação de: LMFPC em 03 de Dezembro de 2014, 01:26
De acordo, Sir. E acrescento que o antigo corpo técnico da formação era muito superior ao actual. Comparar o Lage e o Couto com Tralhões e Paivas dá-me vontade de rir.

Quanto à equipa B, até agora, não tem cumprido os seus propósitos. Tirando o André Gomes (e este é um caso de necessidade especial, porque só havia 2 médios que não eram médios...) ninguém subiu. É mau demais para ser verdade.
Fala-se do André Gomes e do André Almeida como dois casos de sucesso da Equipa B...
Primeiro, nem um nem outro foram formados aqui...

Depois, fizeram meia dúzia de jogos pela equipa B numa altura que a equipa até estava num bom momento, e por isso falou-se mais deles...

Depois só foram aposta, porque de um momento para o outro e em cima do fecho do mercado não houve margem de manobra (financeiras e temporais) para arranjar outras soluções (havendo também aí o problema da falta de planificação) e o Jesus praticamente foi obrigado a apostar neles... ( aí não lhe retiro o mérito da sua posterior potenciação/evolução)

Além disso os jogadores que poderiam ser considerados sucessos da formação/equipa B (Bernardo,Cancelo,Teixeira,Hélder Costa,Varela) todos já sabemos o tratamento que lhes foi/é dado...

Por isso também concordo, que ainda falta esse passo ( e o mais importante  ;D) para se poder considerar que a equipa B está a ser um sucesso...até lá, claramente não está a corresponder ás expectativas  para que foi criada...

E nesse aspeto ( e tal como já tinha referido no tópico do Helder), penso que se pode afirmar que quem claramente apresentou melhores resultados até agora nessa vertente foi o 1º ano da equipa B do Sporting...

Ano em que jogadores da formação (Dier,LLori,João Mário,Mané,Bruma á cabeça) foram aposta, mostraram valor,subiram e tiveram boas prestações na equipa principal... ( depois a maioria acabou por ser vendida para o estrangeiro prematuramente e por valores aquém do que poderiam valer do futuro)

Agora, o Sporting apostou numa mudança de rumo desse aspeto... mas isso já são outros quinhentos... ;D

André Sousa

Citação de: LMFPC em 03 de Dezembro de 2014, 00:56
Vi essa lista e nem um se aproveitou (vamos ver se o Nélson ainda vai lá, mas duvido imenso). Não pode ser só um problema de transição para os séniores. É incompetência.

Incompetência de quem?

O maior problema é a transição para seniores. Não é essa que define se vais ser jogador ou não, mas é o salto mais importante na formação do jogador.

É diferente entrares numa equipa B, num contexto superior ao que enfrentavas na formação, mas com um nível de exigência menor, do que ires parar a uma equipa que provavelmente só quer é bater a bola na frente para um Sougou desta vida ver se saca alguma bola nas costas da defesa, rodeado de um contexto diferente daquele que enfrentaste durante toda a tua carreira, ou na maior parte dela, com jogadores completamente diferentes daqueles que conheceste na tua formação, jogadores esses que nem conheces, num corpo directivo também ele desconhecido... é um choque enorme.

É muito mais confortável para um jogador enfrentar a realidade de uma equipa B, do que a entrada para uma equipa qualquer. Regra geral, claro. Há excepções. Tens mais espaço para errar. Há mais paciência e menos necessidade de rendimento imediato.

Daquela lista, uns não deram porque eram manifestamente maus, outros não deram porque foram mal geridos. Não é estranho ver que o Sami sai do Benfica para o Eléctrico, após júnior. O Carvalhas vai para o Rio Ave e para o Olhanense, na condição de emprestado. Uma equipa da primeira liga e outra que era líder da segunda. O David Simão vai para o Fátima do Rui Vitória. Rui Vitória esse que foi fundamental na sua evolução e afirmação no futebol sénior. Se fosse outro treinador no Fátima, provavelmente hoje o David Simão seria tanto como o Pimenta. E mesmo jogando na primeira liga, há diferenças gritantes entre ambos.

Isto é mais claro no caso do Sami, mas os jogadores que foram para clubes mais pequenos, tiveram mais oportunidade para crescer, para jogar, para evoluir. Foram para uma zona de maior conforto, onde ainda continuavam a ser jogadores a ter em conta. Isso permitiu que subissem a pique.

O Saná, que tinha qualidade, por exemplo, algum dia merecia a confiança de um tipo qualquer? Um tipo com menos de 1,70m? O mesmo para o Carvalhas? E na equipa B? Será que não teriam tido paciência para ele, como tiveram com o Bernardo, que cedo demonstrou o craque que era? Será que o João Mário, noutro lado, também não tinha sentado para jogarem os matulões que ganhavam todos os duelos aéreos? E o Ilori? Será que não tinha abancado porque era um central com baixos índices de concentração, um central que privilegiava o desarme em função do corte?

O André Soares, por exemplo, tinha beneficiado imenso com a existência de uma equipa B. Um jogador que tecnicamente era fortíssimo, mas que foi queimado estupidamente pelo João Alves, como outros, era suposto singrar onde? Numa equipa do futebol sénior depois de dois anos fora de órbita?

Mas isto é chover no molhado. Chega a uma altura onde sinto que isto é inglório e que estou, constantemente, a repetir o mesmo.

Sobre o André, não é uma questão de evolução ou algo parecido. É uma questão de opinião. Como é alguém com quem sempre discuti de forma saudável e inteligente, interessa-me perceber o porquê da sua mudança de opinião/ideia. Aliás, o post que ele considerou como ataque pessoal, foi apenas isso. Uma ideia que tenho, e que me parece basicamente o que o Sir Myon referiu, mas por palavras diferentes.

Posto isto, interessa-me discutir a validade dessa mudança, porque parece mais assente no cliché "se for bom acaba por singrar" do que outra coisa.

Eu leio as opiniões sobre Carvalhas, Saná, David Simão, Yartey, Nélson Oliveira, e não mudo muito do que ali está. Porque concordo que eram jogadores com potencial, mas que não vingaram ao mais alto nível porque não foram acompanhados. Não tiveram "sorte". Isto, para mim, é necessário. Não é uma questão de "se for bom, vinga".

Sir_Myon

Citação de: André Sousa em 03 de Dezembro de 2014, 02:16
Citação de: LMFPC em 03 de Dezembro de 2014, 00:56
Vi essa lista e nem um se aproveitou (vamos ver se o Nélson ainda vai lá, mas duvido imenso). Não pode ser só um problema de transição para os séniores. É incompetência.

Incompetência de quem?

O maior problema é a transição para seniores. Não é essa que define se vais ser jogador ou não, mas é o salto mais importante na formação do jogador.

É diferente entrares numa equipa B, num contexto superior ao que enfrentavas na formação, mas com um nível de exigência menor, do que ires parar a uma equipa que provavelmente só quer é bater a bola na frente para um Sougou desta vida ver se saca alguma bola nas costas da defesa, rodeado de um contexto diferente daquele que enfrentaste durante toda a tua carreira, ou na maior parte dela, com jogadores completamente diferentes daqueles que conheceste na tua formação, jogadores esses que nem conheces, num corpo directivo também ele desconhecido... é um choque enorme.

É muito mais confortável para um jogador enfrentar a realidade de uma equipa B, do que a entrada para uma equipa qualquer. Regra geral, claro. Há excepções. Tens mais espaço para errar. Há mais paciência e menos necessidade de rendimento imediato.

Daquela lista, uns não deram porque eram manifestamente maus, outros não deram porque foram mal geridos. Não é estranho ver que o Sami sai do Benfica para o Eléctrico, após júnior. O Carvalhas vai para o Rio Ave e para o Olhanense, na condição de emprestado. Uma equipa da primeira liga e outra que era líder da segunda. O David Simão vai para o Fátima do Rui Vitória. Rui Vitória esse que foi fundamental na sua evolução e afirmação no futebol sénior. Se fosse outro treinador no Fátima, provavelmente hoje o David Simão seria tanto como o Pimenta. E mesmo jogando na primeira liga, há diferenças gritantes entre ambos.

Isto é mais claro no caso do Sami, mas os jogadores que foram para clubes mais pequenos, tiveram mais oportunidade para crescer, para jogar, para evoluir. Foram para uma zona de maior conforto, onde ainda continuavam a ser jogadores a ter em conta. Isso permitiu que subissem a pique.

O Saná, que tinha qualidade, por exemplo, algum dia merecia a confiança de um tipo qualquer? Um tipo com menos de 1,70m? O mesmo para o Carvalhas? E na equipa B? Será que não teriam tido paciência para ele, como tiveram com o Bernardo, que cedo demonstrou o craque que era? Será que o João Mário, noutro lado, também não tinha sentado para jogarem os matulões que ganhavam todos os duelos aéreos? E o Ilori? Será que não tinha abancado porque era um central com baixos índices de concentração, um central que privilegiava o desarme em função do corte?

O André Soares, por exemplo, tinha beneficiado imenso com a existência de uma equipa B. Um jogador que tecnicamente era fortíssimo, mas que foi queimado estupidamente pelo João Alves, como outros, era suposto singrar onde? Numa equipa do futebol sénior depois de dois anos fora de órbita?

Mas isto é chover no molhado. Chega a uma altura onde sinto que isto é inglório e que estou, constantemente, a repetir o mesmo.

Sobre o André, não é uma questão de evolução ou algo parecido. É uma questão de opinião. Como é alguém com quem sempre discuti de forma saudável e inteligente, interessa-me perceber o porquê da sua mudança de opinião/ideia. Aliás, o post que ele considerou como ataque pessoal, foi apenas isso. Uma ideia que tenho, e que me parece basicamente o que o Sir Myon referiu, mas por palavras diferentes.

Posto isto, interessa-me discutir a validade dessa mudança, porque parece mais assente no cliché "se for bom acaba por singrar" do que outra coisa.

Eu leio as opiniões sobre Carvalhas, Saná, David Simão, Yartey, Nélson Oliveira, e não mudo muito do que ali está. Porque concordo que eram jogadores com potencial, mas que não vingaram ao mais alto nível porque não foram acompanhados. Não tiveram "sorte". Isto, para mim, é necessário. Não é uma questão de "se for bom, vinga".
:clap1: :clap1: :clap1:

Sim senhor !! Valeu a pena a espera para ler este desenvolvimento da tua opnião :)

Concordo inteiramente, e revejo-me bastante nos pontos de vista que defendeste! O0

Não consigo é dissociar o João Alves da importância que teve para muitos desses fracassos... tal foi o tamanho da patetice e absurdez que foi a sua escolha para pegar em gerações que tanto prometiam ( muitos desses jogadores passaram pelas suas mãos)...

Considero-o o principal responsável, porque era ele que orientava os juniores e daí era ele que fazia as opções de jogo da equipa e geria o plantel, mas como disse antes, o problema era muito mais profundo que isso, e talvez quem realmente "arruinou" o trabalho que vinha a ser feito, não esteja a ser conhecido e a levar os créditos por isso... ( o Rui Águas, e até mesmo o Vieira e o Rui Costa, parece-me que também tiveram a sua quota parte de culpa)

Tocas-te aí em pontos que já se tinha falado um pouco... mas explanaste o teu pensamento de uma maneira que realmente dá gosto de ler !

Relativamente ao André, assim percebo melhor o que querias dizer com o que tinhas escrito antes... e se ele se mostrasse disponível para isso e se sentir á vontade para fazê-lo, também gostaria de ler o que tem a dizer sobre essa "mudança"  :)

(As coisas quando bem faladas, podem-se tornar temas de discussão saudável bem interessante :))

Sir_Myon

Citação de: Sir_Myon em 03 de Dezembro de 2014, 01:10
Citação de: andre_04_SLB em 03 de Dezembro de 2014, 00:43
Não dei feedback porque ao ler fiquei com a sensação que era eu que estava a escrever muitas coisas.

Realmente o início de todo o trabalho realizado no CFC foi feito pelo António Carraça. Gostem ou não foi ele que fez o trabalho mais difícil que foi a transição para o Seixal e a profissionalização dos departamentos. Fez-se acompanhar por pessoas extremamente competentes que infelizmente já não estão no clube.

O Benfica nessa altura lutava com armas desiguais em relação aos rivais e fez um trabalho enorme na recuperação de terreno. Para se ter uma ideia o trabalho dos observadores era manual e não havia qualquer base de dados informática em relação a jogadores. Inacreditável.

Várias pessoas foram marcantes nessa altura. António Luis, Carraça, Manuel Ribeiro, Bruno Maruta...

As coisas agora estão muito diferentes e o Benfica é claramente líder, mas é também pelo investimento que faz que os outros não podem acompanhar. Depois há outras coisas que não funcionam bem porque não há uma visão estratégica nem uma linha orientadora, mas isso é bater no ceguinho.

O Couto fez o Nelson Oliveira crescer muito. Naquele ano a equipa tinha um modelo virado para ele. Na fase final ele jogava descaído na esquerda sem grandes missões defensivas e onde o feedback era situações de 1x1 - baliza. Tipo Cristiano Ronaldo, no que faz agora em termos posicionais e de obrigações em campo.

O Couto esteve na Arábia Saudita mas ele é professor e o futebol só compensa para ele se for a tempo inteiro e a receber bom dinheiro com projectos tentadores. O Bruno Lage foi no Dubai.

Em relação ao Bakary tinha 13 ou 14 anos nessa altura. E fazia golos de todas as formas, sendo relativamente mais baixo que a maioria. Era um bicho fisicamente, mas tinha pormenores. Um José Gomes dos dias de hoje. O Keita tinha uma passada que era uma coisa impressionante. Podia facilmente estar hoje numa 1ª Liga sobretudo pela aptidão física.

O Toni Sá na altura não era fácil não perspectivar algo para ele mas lá consegui acertar mais ou menos...

Muita pena do André Soares que era uma bomba nos Juvenis. E do Saná que era um luxo.

As opiniões quando têm um fio condutor e que podem acrescentar informações novas à conversa ( e quando se tem conhecimento do que se fala)... nunca são demais !! :metal: :metal:

Das pessoas que falaste... esse António Luís saiu para abraçar um projeto em Angola, correcto ?

Bruno Maruta lembro-me que fez grande trabalho no Benfica, foi para o Sporting (uma pequenina "traição" ) acabando depois por voltar ao Benfica alegadamente para Manager da Equipa B no inicio do sei projeto... depois disso nunca mais ouvi falar dele (nem sei se continua no Benfica  ;D )

Ainda me lembro de um "Professor" (não me recordo do nome) que também estava a fazer um trabalho muito bom na coordenação/estruturação dos sectores mais jovens da formação do Benfica, lembro-me que na altura denotavas um grande respeito/admiração pela pessoa e pelo seu trabalho...

Destes nomes que agora abordei, que é feito deles atualmente,sabes ?

Do caso do João Couto, acho muito estranho essa sua opção... Pois (secalhar até estou enganado) parece-me que um treinador da formação a tempo inteiro num grande (Juvenis/Juniores) não andará muito longe (ou até mesmo superior ? ) do ordenado de um professor de Educação Física... :huh:

Até mesmo pelo estado em que o ensino em que Portugal está hoje em dia, e pela visibilidade e capacidade de abrir outro tipo de portas para o futuro (ainda mais com as credencias que já tem) que o futebol pode proporcionar...

Acho estranho, ainda mais para alguém que já demonstrou muita competência e qualidade, e a regra seria os clubes tentarem garantir pessoas que apresentem resultados... (e a qualidade normalmente é bem paga )

A não ser que nessa opção estejam também questões pessoais envolvidas... ( o desgaste que este tipo de trabalhos proporciona é enorme)
Pelo que o Faneca disse aqui, o Maruta parece que continua  :)
Mas não sei até que ponto vai o seu nível de influencia na direcção da equipa...
http://serbenfiquista.com/forum/equipa-b/bruno-maruta-team-manager-da-equipa-b/

http://geracaobenfica.blogspot.pt/2010/10/o-regresso-do-mito-da-formacao-do.html
Uma entrevista que fala um pouco do "Boomerang" que foi a sua ida para o Sporting (na perspetiva de alguém que estava dentro da estrutura)

Sir_Myon

EDIT

darkwolf

esta equipa precisa de um defesa lateral, de um central (pelo menos)e um avançado centro.

faneca_slb4ever

Citação de: darkwolf em 09 de Dezembro de 2014, 13:11
esta equipa precisa de um defesa lateral, de um central (pelo menos)e um avançado centro.

João Lima é o central.

iSLBenfica

Gostava bastante de ver isto já a partir de Janeiro.

A. Ferreira
Nelson     J. Nunes    Lima      Rebocho
                  P. Rodrigues
             Guzzo         Renato
N. Santos                           G. Guedes
                  Oliver Sarkic

Guzzo de volta. (Teixeira sobe à A)

darkwolf

até há algumas semanas tínhamos uma equipa estável, organizada e a jogar bem,depois o Hélder lembrou-se de inventar e deu nisto. 3 centrais +Lindelof é uma confusão em que ninguém se entende, Menga não é DE por mais que o treinador queira, vê-se agora que as "dispensas" de Rafael Ramos,Estrela e Friesenbichler foram catastróficas para a equipa.

nqsbenfica

O Friesenbichler é que não quis jogar na B

paulomaia1972

Reestruturar o plantel a partir de janeiro

Varela  - I Liga - empréstimo)
Amorim - dispensar
R. pinto - dispensar
J. teixeira - I Liga empréstimo
H. Costa - I Liga empréstimo
Rui Fonte - I Liga empréstimo
Dolly Menga - dispensar

Chamar miúdos sub-19 e sub-18 para compor a equipa.

Manpaz1904

«Têm sido feitas algumas abordagens na Federação Portuguesa de Futebol no sentido de potenciar ou possibilitar o aparecimento de mais equipas B, não só das equipas da primeira Liga que disputam as competições profissionais mas também da segunda Liga. Os resultados obtidos nos últimos três anos com a introdução das equipas B na segunda Liga permitiram que um conjunto de jovens tivesse um espaço competitivo muito mais aprofundado e que bons resultados deram nas seleções de sub-21 e sub19», salientou Fernando Gomes.

«Não pode ser um campeonato só de equipas B, porque faltaria a componente competitiva que reputamos de fundamental para o crescimento dos jovens. Mas, eventualmente, criar essa possibilidade no Campeonato Nacional de Seniores», indicou.

paalexg

Citação de: nqsbenfica em 15 de Dezembro de 2014, 19:58
O Friesenbichler é que não quis jogar na B
Normal. Provavelmente prometeram-lhe outra coisa...

Jeremy

Gk: Varela, T.Graça, Miguel Santos
DD: Nelson Semedo, ?
DE: Rebocho, Yuri Ribeiro
DC: Joao Nunes, Alfaiate, R.Carvalho, M.Valente
MDC: Gilson Costa, Pawel
MC: Ruben Pinto, Renato Sanches
AD: Nuno Santos, Diogo Gonçalves
AE: Guedes, Victor Andrade
MOC/AV: Rochinha, Joao Carvalho
PL: Romario, Hidelberto

Lindelof (Emprestimo ou Equipa A)
Fabio Cardoso (Emprestimo)
Joao Teixeira (Emprestimo ou Equipa A)
Helder Costa (Emprestimo ou Equipa A)
Rui Fonte (Emprestimo)
Joao Amorim (Vender)
Dolly Menga (Vender)
Jim Varela (Vender)

carvalho0407

o varela devia ser emprestado, o valente dispensado, ruben emprestado, o resto ate percebo.