Para quando uma aposta na formação?

ARREB1MBA

Citação de: Red Mind em 09 de Agosto de 2010, 23:21
Citação de: RAFL em 09 de Agosto de 2010, 23:16
Citação de: luis___alex em 09 de Agosto de 2010, 20:44
nelson oliveira, porque é melhor que o rodrigo
ruben lima, porque é muito melhor que o peixoto
david simão, porque é melhor que o meneses
miguel vitor, porque é muito melhor que o fabio faria

já agora, qualquer juvenil é melhor que o alipio....
concordo plenamente

Ruben Lima melhor que o Peixoto deve ser para rir. Vocês não o viram jogar no Setúbal? Para dizerem isso, de certeza que não viram.
O Miguel Vitor é de facto melhor que o Faria e que o Sidnei (7M€ lol).
David Simão talvez seja mesmo melhor do que o Menezes. Vai ter 1 ano inteiro no Paços para o provar. O Menezes nem devia ter vindo nem devia estar no plantel ainda, já o deviam ter emprestado para algum lado.

::ZEBODA::

Citação de: Far(away) em 10 de Agosto de 2010, 02:34
Já temos as condições "materiais" para criar os talentos. Faltam as condições "psicológicas".

O que falta é os que estão emprestados se destacarem, tenho esperanças no D.Simão este ano, qd digo se destacarem tem de ser na1ª liga. Destacar na 2ª não é suficiente para pensar num regresso.

Grande

Citação de: ::ZEBODA:: em 10 de Agosto de 2010, 02:43
Já temos as condições "materiais" para criar os talentos. Faltam as condições "psicológicas".

O que falta é os que estão emprestados se destacarem, tenho esperanças no D.Simão este ano, qd digo se destacarem tem de ser na1ª liga. Destacar na 2ª não é suficiente para pensar num regresso.

O Varela destacou se no Estrela? O Saleiro destacou-se no académica?

Se estamos a espera que o empréstimo dos jovens seja para eles se destacarem estamos bem arranjados. Nos defesas ate pode ser, mas avançados?

Far(away)

Há casos, raros, que a qualidade observa-se a olho nú e não é preciso andarem emprestados para se saber se são jogadores ou não. A questão é a "oportunidade", que raramente é dada a alguém que tenha qualidade.

Toribas

Primeiro passo: Os responsáveis pelo futebol português imporem um limite de jogadores estrangeiros por equipa.

scoop

Citação de: JotaTê em 09 de Agosto de 2010, 22:49
Citação de: scoop em 09 de Agosto de 2010, 22:37
Citação de: Red Mind em 09 de Agosto de 2010, 19:17

- Pergunto quando é que o Benfica vai começar a apostar mais na formaçao pelo menos 2 ou 3 jovens por época... temos das melhores escolas de futebol do pais mas a verdade é que raramente a aproveitamos... ao invés andamos a desbaratar dinheiro comprando jogadores jovens por verbas astronomicas de outros paises alguns deles em formaçao ainda tambem...
- Já repararam na equipa campeã do mundo - a Espanha dos 11 titulares 6 eram das escolas do barça ( puyol, piquet, busquets, iniesta, xavi e pedro) ainda lhe podemos juntar o melhor do mundo - Messi tb das escolas do Barça... so cresceram como jogadores porque tiveram a oportunidade de crescer no clube , e hj em dia jogam de 1 maneira inigualavel praticam o melhor futebol do mundo, fruto de mecanismo que se ganham depois de jogarem muitos anos juntos..
- Mas quer me parecer que negligenciar a formação e andar a formar para os outros e comprar jovens desconhecidos por 6 milhoes é melhor negocio para os comissionistas...
- Quando voltaremos a ter 1 equipa maioritariamente formada pela nossa cantera ? ou que pelo menos tivesse la 3 ou 4...

Saudaçoes Gloriosas ...

O Barcelona apostou nesses porque eles são bons jogadores, não por serem da formação.

É comparar os resultados das selecções jovens de Portugal e de Espanha nos últimos anos - ou da selecção de Xavis e Pedros a nível sénior.

Isso é verdade, mas existe outro factor: quanto é que apostar na formação rende a empresários e afins e quanto rende trazer jogadores já feitos? Anda muita gente a ganhar dinheiro à pala do Benfica...

Isso é capaz de ser verdade, mas é irrelevante para a questão.

Quando houver jogadores da formação do Benfica, que não tiveram oportunidades no Benfica, a serem convocados para a principal selecção nacional ou andarem lá perto, então a questão do tópico faz sentido. Até lá, não faz.

Qual foi o último jogador do Benfica, emprestado, a fazer uma época como a do Castro pela Olhanense o ano passado?

rkc

O Rui costa, de que tanto se fala para exemplos, fez uma época bem merdosa no Fafe. E ficou porque o louro quis ver toda a gente.

rkc

Citação de: Toribas em 10 de Agosto de 2010, 03:07
Primeiro passo: Os responsáveis pelo futebol português imporem um limite de jogadores estrangeiros por equipa.

Não funciona em Portugal. Porque a brasileirada tem estatuto, pelo acordo de Porto Seguro, a não contar como estrangeiro não-Schengen.

ivodaniello

Citação de: rkc em 10 de Agosto de 2010, 08:25

Não funciona em Portugal. Porque a brasileirada tem estatuto, pelo acordo de Porto Seguro, a não contar como estrangeiro não-Schengen.

Não sei. A UE também quer considerar essa regra como anti-constitucional devido ao próprio acordo Schengen, mas as coisas lá vão avançado, e em breve na Premier League começarão a haver obrigações sobre jogadores formados no país. Acho muito bem diga-se de passagem.

rkc

Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2010, 08:29

Não sei. A UE também quer considerar essa regra como anti-constitucional devido ao próprio acordo Schengen, mas as coisas lá vão avançado, e em breve na Premier League começarão a haver obrigações sobre jogadores formados no país. Acho muito bem diga-se de passagem.

Jogadores formados não implica nacionalidades.

MxPxFx

Para mim é JÁ um dado adquirido que temos a melhor formação dos últimos 4 a 5 anos... a seguir vem a do porco, ora observemos...

Se o Sporting pode dar-se ao luxo de dizer que tem a melhor formação porque lançou QUARESMA, RONALDO, MOUTINHO e NANI

ainda que nós não tenhamos lançado 4 jogadores com esse valor, lançamos o MANUEL FERNANDES que é superior ao MOUTINHO a meu ver, apesar de uns poderem dizer que não se podem comparar. Temos também o MIGUEL VÍTOR. E de resto... temos lançado MUITOS mais jogadores com um nível mínimo aceitável para qualquer liga de primeira do que os rivais.

Temos vindo ao longo dos últimos a lançar muito mais jogadores que são falados desde miúdos e que apesar da maior parte caír no esquecimento, uma boa parte (e esta bem superior à dos rivais) aparece mais tarde a mostrar alguma qualidade.

Por um lado temos os miúdos que já vão dando cartas nas ligas secundárias:

MIGUEL ROSA, DAVID SIMÃO, JOÃO PEREIRA (o central), PEDRO CORREIA, ROMEU RIBEIRO e por aí fora, que por mais que nunca cheguem ao BENFICA, com um pouco de sorte hão-de acabar por ficar na primeira divisão, num clube de 2a ou 3a linha.

Temos por outro lado jogadores que aparecem mais tarde, depois de dispensados e esquecidos... a mostrar qualidade:

JOÃO VILELA (há quem diga que é um crime ninguém da 1a divisão o ter contratado), JOÃO PEREIRA (o novo lagarto), MIGUEL LOPES, SÍLVIO, TIAGO GOMES (o que era do Estrela), RUBEN LIMA...

A seguir temos os porcos com jogadores tipo VIEIRINHA, PAULO MACHADO, UKRA.... CASTRO é um caso aparte que acho que ainda vai dar que falar mas isto tudo por mim pode se resumir a isto:

De 0 a 10:

o BENFICA tem lançado vários jogadores de nível 6 e 7, que podem render algum dinheiro como o porco fez com o VIEIRINHA por exemplo, para tal basta que a estratégia mude.

O Sporting tem lançado de 5 em 5 anos alguns de nível 8/9...

o porco se calhar lançou nos últimos anos... alguns jogadores de nível 6 e 7 também.

Isto é a MINHA análise... e serve para dizer que custa-me saber que um JOÃO VILELA foi esquecido por completo em épocas que andamos a testar vários jogadores para posições que ele pode ocupar, um SÍLVIO foi dispensado sem sequer ter a oportunidade de andar emprestado quando andamos nos últimos tempos a gastar dinheiro em laterais direitos e esquerdos que não funcionaram... o mesmo para o MIGUEL LOPES, que não sendo um jogador bom, é razoável e dava muito mais jeito tê-lo no plantel a contar como formado, do que o LUÍS FILIPE por exemplo.

Vejo a coisa MUITO mal parada depois de um investimento brutal que foi feito no centro de formação... serve também isto para dizer que não concordo quando dizem que se a formação fosse boa os miúdos apareciam e jogavam mais... eles até aparecem... mas estranhamente, ou não, principalmente depois de desvinculados. O que é que não bate certo aqui? Enquanto uns conseguem garantir titularidades para VENTURAs, TENGARRINHAs (que por acaso também foi nosso), NUNO COELHO... entre outros, porque não consegue o BENFICA o mesmo ao invés de andar a pagar a ZORO um salário que podia cobrir a totalidade dos salários de putos emprestados e se calhar ainda sobrava...

desculpem o testamento.

ivodaniello

Citação de: rkc em 10 de Agosto de 2010, 08:35
Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2010, 08:29

Jogadores formados não implica nacionalidades.

Estou a perceber, mas pensei que tinha um limite directamente ligado ao numero de estrangeiros, mesmo na formação.

Sparrow

Isto é delicado.

Quando falamos em aposta na formação, devemos primeiro perceber se falamos em apostar em investir em instalações para criar condições (de luxo) à nossa formação, de forma a eles terem tudo para virem a dar jogadores. Isso já foi feito. Em relação às pessoas que colaboram com a formação acredito que sejam competentes, embora não conheça bem.

Ou então se falamos em ter um treinador que em vez de ir buscar alguns brasileiros de qualidade duvidosa, apostasse em jogadores da formação. Isso nunca foi feito.

Depois há outro problema. Qual foi o último grande jogador a sair da formação em Portugal? Pois, também a selecção irá ressentir-se (já se ressente) muito mais daqui a uns 4 anos. Porque isso acontece?
Olhamos para as camadas jovens dos grandes clubes em Portugal e há imensos estrangeiros. Um ou outro eu compreendo. Basta lembrar-nos de messi ou fabregas, jogadores da formação, mas estrangeiros. Deveria haver um limite por escalão, sei lá, uns 3.

Parece-me que no Benfica não tem aparecido muitos jogadores com qualidade para integrar o plantel. Miguel Vitor sempre cumpriu quando foi chamado, é certo. Mas não espero dali o futuro central da seleção nacional.
Roderick parece-me ter futuro, mas vamos esperar para ver.
Depois há imensos jogadores que assinam contratos e são emprestados, ficando sempre em clubes de II liga depois de acaberem os contratos. Não evoluem...e não vamos querer dizer que a culpa é do Benfica...ou um clube como Rio Ave, Beira Mar, Carregado ou Fátima não é muito bom para um jovem de 19 que começa a sua carreira profissional?

Deixei para último o Nélson Oliveira.
A evolução do Nélson deveria ser uma preocupação do Benfica e até da própria selecção nacional (federação). É urgente um ponta de lança com aquelas caracteristicas na nossa selecção, então todos têm de trabalhar em conjunto para a evolução dele (não me perguntem de que forma).
Mas nunca deveria ser emprestado a um clube como o Rio Ave que tem João Tomás ou até o Yazalde com mais rodagem de primeira liga. Depois há o outro lado...quem é realmente bom...consegue se impor.

Vamos ver.

MxPxFx

SPARROW - em parte, até concordo contigo... mas essa do ser ou não realmente bom, não é bem por aí. Há várias condicionantes para certos casos. Os jogadores, principalmente ainda miúdos precisam de sentir apoio. Qual é a diferença dos nossos miúdos para os miúdos que o porco empresta? Como se explica que jogadores emprestados pelos porcos... apesar de terem menos qualidade... rendem mais que os nossos?

Trata-se de uma estratégia.... implementada ao longo dos anos. Qual o último jogador saído da formação directamente para o plantel do BENFICA? Quantos dos que foram emprestados regressaram?

O porco... empresta e manda voltar, e quando têm valor: aposta neles. Os jovens do porco que vão emprestados sabem que se renderem, voltam para serem aposta. O que o porco fez agora na pré-época com o CASTRO é uma prova disso. Meteram-no a capitão num jogo... pode ser que não faça nada dali para a frente mas a mensagem passa para os mais jovens.

E o BENFICA o que faz com os jovens? Empresta-os e caga neles... basicamente é isso. A culpa é nossa, 70 % da culpa é do BENFICA e da atitude para com os miúdos. O NÉLSON OLIVEIRA deve estar a passar uma crise de confiança e de falta de esperança quando vê que um MANTORRAS é apresentado e nem joga... quando vê que um ÉDER LUÍS é contratado em Janeiro e basicamente tem características que ele também tem: mobilidade e velocidade.

isto tem de partir de cima... do Presidente, para o Director Desportivo e por aí abaixo.

Quando virem o MIGUEL ROSA no Braga, sporting ou porco a dar cartas... não se assustem. O mesmo vale para DAVID SIMÃO, NÉLSON OLIVEIRA e muitos outros.

Agora por exemplo: FÁBIO FARIA ou RODERICK? 2,1 M € vs formação... o que fazer? qual a aposta definitiva? O que rende mais ao clube?

Red skin

Ia para escrever alguma coisa... mas vi o post do Marco e acho q já se disse tudo...