Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

che10

Citação de: VirtualKing em 06 de Outubro de 2009, 23:53
Citação de: No20__ em 28 de Outubro de 2008, 07:31
Ainda se vai a tempo de fazer a estátua. Este gajo não me deixa saudade nenhuma. Estamos amaldiçoados!!

A parte menos racional de mim acredita mesmo nessa maldição, tantas foram as finais europeias perdidas e algumas delas por questões de sorte/azar como "moeda ao ar" e penalties...

Nem digas nada... não acredito nessas tretas, mas que elas acontecem, acontecem

Bola7

Citação de: Elvis the Pelvis em 04 de Outubro de 2009, 11:55
Citação de: Savimar em 03 de Outubro de 2009, 18:52
Citação de: Paris91 em 04 de Junho de 2009, 15:46

:pray: :pray: :pray:

Este senhor construiu o Benfica Europeu

Como o Eagle Fly Free disse e bem, isso é uma meia verdade. Quem construiu essa grande equipa do Benfica foi o Otto Glória, o Bella Gutmann "limitou-se" a retirar os dividendos do trabalho dos seus antecessores.
limitou-se limitou-se...pena os outros tb não se terem....limitado....

Elvis the Pelvis

Citação de: Bola7 em 07 de Outubro de 2009, 14:42

Como o Eagle Fly Free disse e bem, isso é uma meia verdade. Quem construiu essa grande equipa do Benfica foi o Otto Glória, o Bella Gutmann "limitou-se" a retirar os dividendos do trabalho dos seus antecessores.

Está entre aspas, portanto percebe-se o que quero dizer. Teve muito mérito no que ajudou a conquistar, mas quem construiu essa equipa não foi ele.

lcferreira

Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Outubro de 2009, 18:12

Está entre aspas, portanto percebe-se o que quero dizer. Teve muito mérito no que ajudou a conquistar, mas quem construiu essa equipa não foi ele.

Sem Cruz, Germano, José Augusto, Simões na 1ª e ainda sem Eusébio na 2ª o Benfica tinha sido campeão mas era de matraquilhos.

Honra feita ao Homem que foi um mago e alterou a forma de jogar do Benfica.

Bola, afinfa-lhe aí porque és mais cota e lembras melhor a questão táctica do Benfica dessa época.

Elvis the Pelvis

Citação de: lcferreira em 07 de Outubro de 2009, 21:46
Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Outubro de 2009, 18:12

Sem Cruz, Germano, José Augusto, Simões na 1ª e ainda sem Eusébio na 2ª o Benfica tinha sido campeão mas era de matraquilhos.

Honra feita ao Homem que foi um mago e alterou a forma de jogar do Benfica.

Bola, afinfa-lhe aí porque és mais cota e lembras melhor a questão táctica do Benfica dessa época.

Exacto exacto, mas quem mudou o paradigma do futebol do Benfica e do País foi o Otto Glória, não o Bella Gutmann. O Bella Gutmann teve óbvio mérito em ter dado o passo seguinte, os títulos europeus, mas não foi ele que formou a base da equipa.

PS: Não é preciso o Bola7 vir explicar, basta ler a história do Benfica.

lcferreira

Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Outubro de 2009, 21:53

Exacto exacto, mas quem mudou o paradigma do futebol do Benfica e do País foi o Otto Glória, não o Bella Gutmann. O Bella Gutmann teve óbvio mérito em ter dado o passo seguinte, os títulos europeus, mas não foi ele que formou a base da equipa.

PS: Não é preciso o Bola7 vir explicar, basta ler a história do Benfica.

Caro benfiquista dos 7 costados como eu, qual História do Benfica?
Escrita por quem?

Se tenho em casa quem viu o benfica comandado pelo Ted Smith, Otto Glória, Valdivieso, Caiado, Bela Gutmann, Czeiler, Riera entre outros, para quê ir ler a opinião de alguêm que nem conheço?

Mas já que fala na história do Benfica, vá lá ver a diferença "gritante" do modelo táctico e da esquematização de movimentos do Benfica de Otto Glória e o de Bela Gutmann por favor... depois disso trocarei mais umas palavrinhas com todo o prazer.

Riera

Imortal Feiticeiro! A minha profunda reverência, Mestre!

Eagle Fly Free

Bom,  se é inegável a importância de Guttmann no Benfica, sem Otto Glória não teria sido possível estes feitos europeus.

Otto Glória revolucionou a mentalidade do futebol português porque matou completamente o semi-amadorismo ainda presente na altura.

Guttmann só chegou a Portugal em 1958, Otto Glória em 1954, são dois períodos diferentes.

Nesses cinco anos, os métodos de treino foram alterados, os hábitos de convivência social foram drasticamente renovados, e no Benfica, é óbvio que construiu as bases de um plantel com futuro.

Digamos que o Benfica teve apenas os dois melhores treinadores da sua História (pelo menos até então) de forma consecutiva.

Não é preciso diminuir o trabalho de um para enaltecer o trabalho do outro.

lcferreira

EFF, eu não quero ser massacrante, mas conheces o percurso do Bela Gutmann?

Eu vou ser-te sincero, eu conheço porque o meu pai me conta coisas que acho que mais nenhum treinador vai conseguir na vida.

Além de treinador do Honved nos 40's e 50's, foi campeão olímpico em 52, vice campeão do Mundo em 54 e campeão da Holanda entre estas épocas com o Twente.
Chega a Itália em 54 e é campeão com o Milão saindo no final desse campeonato. (54/55)
Vai para o Uruguai, torna-se campeão em 56 e sai para o Brasil.
Em 1957 faz do São Paulo campeão.
Vem até Portugal e é campeão com o Porto na 1ª época, segue para o Benfica e faz o que faz....

Foi tudo herdado pelos treinadores anteriores... parece que estamos a falar do Domingos Paciência.

Eagle Fly Free

Não, não, eu não disse que herdou tudo dos treinadores anteriores. Eu falei do percurso do Otto Glória em Portugal, que revolucionou o futebol português, inegavelmente. E que, para além disso, o seu tabalho desbravou caminho para o sucesso do Benfica.

Gutmann, por outro lado, potenciou o plantel do Benfica ao máximo. Inquestionável. Foi o treinador certo para levar o Benfica ao topo. Sem dúvida.

Eu com isto não quero menorizar o trabalho de Gutmann, só quero dizer que todo o primeiro trabalho profissional do Benfica, e do futebol português, foi obra de Otto Glória.

Gutmann conseguiu potenciar essa qualidade, que já existia, e elevou-a a outro patamar.

lcferreira

Citação de: Eagle Fly Free em 08 de Outubro de 2009, 21:30
Eu falei do percurso do Otto Glória em Portugal, que revolucionou o futebol português, inegavelmente.

Profissionalizou o futebol do Benfica, foi essa a grande virtude de Otto Glória.

A nível táctico e quem viveu esse tempo saberá explicar melhor que eu, não foi nenhum supra-sumo como foi Bela Gutmann.

Depois disso, na selecção de 66, pode mesmo agradecer a Eusébio o ter chegado onde chegou, porque cometeu demasiados erros, sabendo o que sei hoje posso dizer que quando se fala em Otto Glória em 66 me lembra logo do Scolari pela teimosia, como é que é possível com um Germano, por a jogar um Alexandre Batista que foi o enterra da selecção contra a Coreia e depois contra a Inglaterra... queria meter só defesas do Sporting?

Até hoje só houve 3 treinadores que revolucionaram o futebol (jogado) do Benfica, Gutmann, Eriksson e Jorge Jesus.

AG

Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:54
Até hoje só houve 3 treinadores que revolucionaram o futebol (jogado) do Benfica, Gutmann, Eriksson e Jorge Jesus.
:o

TJSF

Citação de: Slb-Ag em 09 de Outubro de 2009, 00:55
Tira de lá o Jesus, não abuses.

Bela Guttmann

A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...

lcferreira

Citação de: TJSF em 09 de Outubro de 2009, 10:32
Citação de: Slb-Ag em 09 de Outubro de 2009, 00:55
Tira de lá o Jesus, não abuses.

Há mais de 15 anos que vejo o futebol no Benfica ser jogado aos repelões, só por isso é que escrevi o nome do Jesus.