Béla Guttmann

Treinador, (1900-01-27 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

Moikano

Vi uma foto de um cachecol do Benfica em sua homenagem na campa onde este repousa..Já nao me lembro aonde..

Eagle Fly Free

Citação de: Moikano em 10 de Outubro de 2009, 22:14
Vi uma foto de um cachecol do Benfica em sua homenagem na campa onde este repousa..Já nao me lembro aonde..

Está numas páginas atrás...  ^-^

Bola7

Citação de: rkc em 10 de Outubro de 2009, 05:41
Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:15
EFF, eu não quero ser massacrante, mas conheces o percurso do Bela Gutmann?

Eu vou ser-te sincero, eu conheço porque o meu pai me conta coisas que acho que mais nenhum treinador vai conseguir na vida.

Além de treinador do Honved nos 40's e 50's, foi campeão olímpico em 52, vice campeão do Mundo em 54 e campeão da Holanda entre estas épocas com o Twente.
Chega a Itália em 54 e é campeão com o Milão saindo no final desse campeonato. (54/55)
Vai para o Uruguai, torna-se campeão em 56 e sai para o Brasil.
Em 1957 faz do São Paulo campeão.
Vem até Portugal e é campeão com o Porto na 1ª época, segue para o Benfica e faz o que faz....

Foi tudo herdado pelos treinadores anteriores... parece que estamos a falar do Domingos Paciência.

Era sorte. Como o Scolari.
::)

VitorPaneira7

Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:15
EFF, eu não quero ser massacrante, mas conheces o percurso do Bela Gutmann?

Eu vou ser-te sincero, eu conheço porque o meu pai me conta coisas que acho que mais nenhum treinador vai conseguir na vida.

Além de treinador do Honved nos 40's e 50's, foi campeão olímpico em 52, vice campeão do Mundo em 54 e campeão da Holanda entre estas épocas com o Twente.
Chega a Itália em 54 e é campeão com o Milão saindo no final desse campeonato. (54/55)
Vai para o Uruguai, torna-se campeão em 56 e sai para o Brasil.
Em 1957 faz do São Paulo campeão.
Vem até Portugal e é campeão com o Porto na 1ª época, segue para o Benfica e faz o que faz....

Foi tudo herdado pelos treinadores anteriores... parece que estamos a falar do Domingos Paciência.
Bella guttman foi um grande treiandor mas quem sabe de futebol sabe que o honved e a selecção hungara de 54 era treinada por gustav Sebes.Mesmo assim fui confirmar e ele treinou o honved em 47-48 onde foi despachado por Puskas sem ganhar qualquer troféu.Mas foi campeão hungaro...no rival ujpest e por duas vezes.Infelizmente  a unica fonte é o wikipedia, essa fonte cheia de veracidade, mas ainda assim é suficiente para notar contradições, o Twente só foi campeão uma única vez e em 1926, Bela Guttman nessa altura era jogar de futebol nos EUA e só treinou o Twente em 33-34. Quanto a Itália chega um pouco antes, em 49 onde dirige algumas equipas medianas como Padova e Triestina antes de chegar em 53 ao Milan.O livro os Maiores Clubes do mundo, na pág 134, fala que foi despachado por maus resultados e substituido por Enrico Puricelli e relata que foi com este que a equipa recuperou o primeiro lugar e foi campeão já o Wiki diz que ele foi despedido ainda no primeiro lugar.Qual deles a melhor fonte?Fui ao site do Ac milan ,que considera os dois treinadores campeões
http://www.acmilan.com/InfoPage.aspx?id=39890
Mas uma coisa é certa não saiu no final da campeonato e não foi para o Uruguai.Ainda fica em Itália no vicenza , regressa ao honved e depois vai para o brasil ser campeão estadual no São Paulo em 1958. A ida apra o Uruguai só acontece em 1962 onde é campeão.

E não , não conheces bem o percurso do Guttman ,eu admito que só conheço o que fez em Portugal mas o que levou a ver os erros que fizeste e conhecer melhor Guttman foi dizeres que a Hungria de 54 e o  Super Honved foi treinada por ele quando ambas foram treinadas por Sebes.Podes dizer que vi isso no wiki...por acaso não tenho um livro da Bola,Os Maiores Clubes do Mundo, que vou relendo e com um capitulo dedicado ao Kispest Honved, 289-296,  e em nenhuma página há referencia a guttman.

lcferreira

Conheces um livro chamado "Jewish Sports Legends"?
E outro chamado "The Bela Guttman Story"?

Pois foi dai que aprendi sobre o Bela Guttmann... se fores da minha zona (Lisboa), emprestar-te-ei com todo o prazer para poderes tirar as tuas ilações... Não andei à procura de datas para as escrever, disse de cabeça e admito ter cometido alguns erros temporais, os livros até estão em inglês porque foi em Inglaterra que os comprei, mas como já disse, não vivi os momentos dele ao vivo e o que sei é por livros e por muitos relatos de quem viveu esses tempos bem próximo do futebol do Benfica... eu fiz questão de o dizer... sobre o Bela Guttmann na selecção da Hungria admito ter cometido um erro, má tradução porque fui rever o 1º livro de que falei... sobre o Honved, sei que no livro fala de ser treinador do Honved com jogadores de nome: Sandor Kocsis, Ferenc Puskas, Jazsef Bozsik, Zoltan Czibor, Laszlo Budai (e estes lembro mais uma vez, saem de cabeça)... e foi numa viagem com este honved que ele acabou por ficar no Brasil... vim ver no livro e o que diz sobre esses jogadores é que quase todos acabaram por sair ao que chamaram (Revolução Hungara).

lcferreira

Só uma coisa... não uso wikipedias porque qualquer um lá pode dizer o que quer.

VitorPaneira7

Citação de: lcferreira em 13 de Outubro de 2009, 18:45
Conheces um livro chamado "Jewish Sports Legends"?
E outro chamado "The Bela Guttman Story"?

Pois foi dai que aprendi sobre o Bela Guttmann... se fores da minha zona (Lisboa), emprestar-te-ei com todo o prazer para poderes tirar as tuas ilações... Não andei à procura de datas para as escrever, disse de cabeça e admito ter cometido alguns erros temporais, os livros até estão em inglês porque foi em Inglaterra que os comprei, mas como já disse, não vivi os momentos dele ao vivo e o que sei é por livros e por muitos relatos de quem viveu esses tempos bem próximo do futebol do Benfica... eu fiz questão de o dizer... sobre o Bela Guttmann na selecção da Hungria admito ter cometido um erro, má tradução porque fui rever o 1º livro de que falei... sobre o Honved, sei que no livro fala de ser treinador do Honved com jogadores de nome: Sandor Kocsis, Ferenc Puskas, Jazsef Bozsik, Zoltan Czibor, Laszlo Budai (e estes lembro mais uma vez, saem de cabeça)... e foi numa viagem com este honved que ele acabou por ficar no Brasil.
lê bem o meu post e verás que falei nele como treinador do Honved:
Mesmo assim fui confirmar e ele treinou o honved em 47-48 onde foi despachado por Puskas sem ganhar qualquer troféu.

Mas uma coisa é certa não saiu no final da campeonato e não foi para o Uruguai.Ainda fica em Itália no vicenza , regressa ao honved e depois vai para o brasil ser campeão estadual no São Paulo em 1958.

Quanto ao wikipedia, na maior parte das vezes é uma treta pegada , cheguei a ter que apagar textos que punham o Benfica como clube de Salazar postos por um andrade ressabiado,mas pode servir de trampolim para a procura de informação mais credivel como fiz ao ir ao livro da Bola ver referencias acerca de Guttman no honved e ao site oficial do milan.
Como disse não conhecia nada da carreira do Guttman fora de portugal mas sabia o suficiente sobre a hungria de 54 para saber que Guttman nada teve a haver com a equipa e como tinha duvidas de ele treinar  o Honved e por isso fui investigar.Treinou o honved ? sim e em duas ocasiões  mas não teve a importância nem a carreira que lhe tavas a dar  , pelo menos a investigação foi boa pois saber que Bella Guttman foi campeão na hungria,uruguai, brasil,portugal e itália demosntra a grandeza do feiticeiro.

lcferreira

sim, é verdade isso porque vi na biografia dele...
o livro dos judeus tambem tem muitos erros, a biografia diz mais e melhor mas é preciso ler tudo e neste momento n tenho possibilidade.

Não disse nunca que foi ele quem "fez" o Honved equipa maravilha... disse que os treinou... e falei daquela forma por épocas que era mais ou menos o que tinha percebido, já li o livro há mais de 8 anos porque o comprei em Londres em 98 ou 99... mas adiante... sim, so foi para o Penarol depois do Benfica campeão europeu... e tens razão em muitas das coisas que dizes... o que eu escrevi não foi tanto pelas datas, foi pelos feitos.

lcferreira

Fui ver ao livro dos judeus e o que diz é isto:

(se tiver erros são meus que é a despachar)

"At 1935 moved to (Twente) Enschede, in Holland. Initially, he signed a temporary three-month contract, and when the club decided to extend it, Guttman insisted on an astronomical championship bonus. Since Enschede was fighting against relegation at the time, the chairman agreed without undue argument. The team recovered and won the Northern Holland championship. When they contended for the national title, the chairman found himself rooting for Twente's opponents. He knew wining the championship would ruin the club financially. Guttman was always a tough bargainer."

A minha tradução:

Em 1935 foi para Enschede, na Holanda. No início, assinou um contrato temporário de três meses e, quando o clube decidiu prolongar, Guttman insistiu num astronómico bónus pelo campeonato. O Enshede lutava para não descer, o presidente concordou sem impôr argumentos. A equipa recuperou e ganhou o campeonato nortenho da Holanda. Quando lutavam para o título nacional, o presidente torcia pelos adversários. Ele sabia que ganhando o campeonato iria arruinar o clube financeiramente. Guttman foi sempre um negociador duro."

Ficaram em 3º porque o presidente sabutou... prometeu "coisas" aos jogadores e eles cederam... e não diz mais nada.

MasterPT

Bela Guttmann...

"Metamos três golos e já veremos" :bow2: :flagglorioso:

SeN$hi

Joga Bonito

Faria ontem 105 anos. Como não foi homem de Pedrotices, não houve especiais de informação sobre ele, nem homenagens, nem nada que se pareça.

Pois..., foi só bi-campeão europeu! Obrigado, feiticeiro!

ismo

Citação de: Joga Bonito em 27 de Janeiro de 2010, 12:20
Faria ontem 105 anos. Como não foi homem de Pedrotices, não houve especiais de informação sobre ele, nem homenagens, nem nada que se pareça.

Pois..., foi só bi-campeão europeu! Obrigado, feiticeiro!

:clap1:

ismo

Ah e se faz favor retira lá a maldição.. Obrigado :)