Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

joker17

Citação de: Diogo20 em 28 de Fevereiro de 2014, 22:01
Ao que parece, a ideia da estátua foi dada por um embaixador da Hungria.
Malta dirigente do Benfica é que está quieto, eu acho que deviam fazer mais homenagens ou algo para fazer recordar as velhas glórias do clube.
Não sei se estou em erro, mas a estátua do Eusébio foi feita por alguém que nem estava em Portugal e enviou para a Luz.
Foi um emigrante

Elvis the Pelvis


Diogo20

Citação de: joker17 em 28 de Fevereiro de 2014, 22:02
Citação de: Diogo20 em 28 de Fevereiro de 2014, 22:01
Ao que parece, a ideia da estátua foi dada por um embaixador da Hungria.
Malta dirigente do Benfica é que está quieto, eu acho que deviam fazer mais homenagens ou algo para fazer recordar as velhas glórias do clube.
Não sei se estou em erro, mas a estátua do Eusébio foi feita por alguém que nem estava em Portugal e enviou para a Luz.
Foi um emigrante

Era isso, até parece que todas as esculturas que estão no Estádio da Luz partiram de ideias de outras pessoas que não a direção ou anteriores direções.
Por um lado é positivo porque demonstra o quão enorme é este clube por termos adeptos tão calorosos que se preocupam com o que é o Benfica, mas por outro demonstra que as nossas direções pouco fazem ou fizeram para preservar as glórias do clube.

KRF

Homenagem merecida e que sirva para afugentar a má sorte que nos tem acompanhado nas finais Europeias

Aka

Citação de: Ettelbreck em 28 de Fevereiro de 2014, 21:59
A estátua está fabulosa... mas tem um senão, não minha opinião... devia estar no exterior do Estádio...  ;D


E devia ter uns 10 metros de altura.


pcssousa

Bela estátua e bela surpresa, em dia de aniversário do nosso clube.

É também com agrado que comunico que a "maldição de Guttmann" acabou.
Eu que até já desvalorizei a dita maldição, pois descrevi o telegrama que o húngaro enviou à equipa para Londres em 63, desejando-lhe boa sorte para a final, sou obrigado a falar de outra coisa.
Guttmann chegou ao Benfica em 1959. Negociou um salário de 400 contos, 150 contos para a vitória no campeonato e 250 para a conquista da Taça dos Campeões Europeus. Ora, os dirigentes acharam piada e propuseram que pedisse 350 ao invés dos 250, acedeu, claro.
Caiado, que até ao fim da época anterior tinha sido capitão de equipa, tornou-se seu adjunto.
A certa altura Guttmann diz a Caiado: "Caiado, ajuda-me porque eu vou fazer do Benfica campeão europeu e tu tens os jogadores na mão, preciso de ti."
Caiado desconfiou. Falou com Gastão da Silva e contou-lhe. Este riu-se e disse que se tratava de uma ideia descabida.
1960, o Benfica sagra-se campeão, Guttmann vira-se para Caiado e volta a abordar o tema. Este responde: " Se conseguir, o clube ergue-lhe uma estátua!"
1961, recomeçam os trabalhos no Benfica. Guttmann perguntou a Caiado quando lhe começavam a erguer a estátua.

Como dá para entender, a maldição tem a ver é com a estátua. Hoje, 28 de Fevereiro 2014, terminou a maldição.


Um bem-haja a todos e Viva o Benfica!

Ettelbreck

Citação de: Aka em 28 de Fevereiro de 2014, 22:17
Citação de: Ettelbreck em 28 de Fevereiro de 2014, 21:59
A estátua está fabulosa... mas tem um senão, não minha opinião... devia estar no exterior do Estádio...  ;D


E devia ter uns 10 metros de altura.

E neons à volta das taças...

Stanic

Mas que bela surpresa, está de parabéns quem teve a ideia e a concretizou. Agora falta uma homenagem desta género aos enormes José Águas e Mário Coluna.

josantiago

Bastante merecido a estátua. Agora espero o mesmo para outras grandes figuras do Benfica nestes 110 anos

ppfinder

Citação de: Dandy em 28 de Fevereiro de 2014, 18:40
Citação de: ppfinder em 28 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Dandy em 28 de Fevereiro de 2014, 16:47





   Mais um cidadão húngaro com menção honrosa no nosso estádio.


Aqui não há nacionalidades, nem naturalidades. Aqui todos os imortais são acima de tudo "Cidadão Benfica".




   A sério?

   Eu a julgar que isto era por países...  :drunk:







tens razão, é mesmo por países. o grande Benfica é mundial !!!!   :drunk:

CaCo

Qual o local da estátua? Encobtra-se no interior ou exterior do estádio?

jase25


modalidades SLB

Citação de: CaCo em 28 de Fevereiro de 2014, 22:57
Qual o local da estátua? Encobtra-se no interior ou exterior do estádio?

Porta 18

Dandy






   Ainda está por escrever um livro sobre a vida desde homem em Lisboa.

   Que cafés frequentava...

   Como se deslocava dentro da cidade...

   Que amigos tinha...

   Que fazia nas suas folgas...




hertz

Treinador bi-campeão europeu. Merecia esta homenagem.

Btw, o que de relevante ele fez nos porcos para ser um dos poucos treinadores a terem lugar no museu deles?  :confused: