Nolito

Avançado, 39 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 63 jogos (3325 minutos), 16 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:28
Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:22
Isso não tem nada a ver com o defender ou deixar de defender. Não é por isso que tem um menor rendimento a nivel ofensivo que por exemplo um Robben. O Robben é melhor, tem um rendimento bastante superior.

Claro que tem a ver. Se um jogador defende mais, se recua no corredor, se fecha o corredor central, vai estar menos vezes no ataque para receber a bola. É óbvio que a questão da qualidade também entra por aí, mas se obrigares o Robben a fazer o tipo de trabalho que o Park faz, o seu rendimento a nível defensivo vai diminuir.

Compreendo o que estás a dizer, no entanto isso apenas acontece se o Manchester for lançado em contra-ataque. É óbvio que o Park Ji Sung estando em posição de defesa em vez de estar encostado lá em cima não consiga aparecer no ataque. Mas isso não afecta o seu rendimento quando faz parte dele e o Manchester surge em posição normal ofensiva.
O Coentrão por exemplo é um jogador que mesmo partindo da zona defensiva e recebendo a bola menos vezes no ataque, não é por isso que tem um menor rendimento a nível ofensivo. Pelo contrário, o seu rendimento a nível ofensivo na minha opinião até é maior que quando joga/va numa posição mais adiantada no terreno. Parte com mais agressividade, força e velocidade. Por consequência tem feito bons golos, desequilibrado ainda mais e feito mais assistências.

slbenfica_croft

sou como o RAP, sinto que tenho que tirar um curso superior para perceber os comentários de um beira-mar vs gil vicente

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 26 de Maio de 2011, 00:44
Andar a correr atrás de alguém é defender? Pressing pressupõe o quê para ti? Como podes dissociar um comportamento individual de um comportamento colectivo? A palavra pressing é o quê mesmo?

O primeiro princípio específico defensivo é a contenção.

Futebol moderno? Encaixa bem aí como se fosses um político a falar.

Depende para onde correr. Um jogador pode defender mais se correr 2 metros para o lado, cortando uma linha de passe, do que outro que corre até à defesa contrária para pressionar o central. E o pressing pressupõe um movimento colectivo, de vários jogadores. Uns pressionam o portador da bola, os outros cortam as linhas de passe, ou posicionam-se de forma a encaminhar a bola para uma zona requerida.

E quando se falava aqui em defender não se falava em princípios defensivos, que são desrespeitados no futebol vezes sem conta. Quantas vezes não se assiste a um jogador a fazer uma contenção sem ter uma cobertura? E até dá para ir um pouco mais longe. Quantas vezes se vê uma contenção feita como deve ser? Isto sem aprofundar e falar na concentração defensiva, por exemplo.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:47
Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:43
Sim, disse que para si era igual ser um medio-ala ou um extremo!

Então explique porque é que o Nolito é extremo?

Box-to-box é um medio de transição, correcto, mas ocupa que lugar num modelo de jogo? Se num modelo de jogo um extremo e um medio ala ocupam a mesma posiçao tal como um lateral e um defesa, um box-to-box tem que ver com as caracteristicas do jogador e não com o modelo de jogo, correcto (ou será correto, agora ando baralhado)?

Se eu estava a falar na posição de um modelo de jogo...

Porque é um jogador que joga melhor sobre uma faixa num 4-3-3. Porque é um jogador forte na penetração vertical, nomeadamente entre o central e o lateral adversário, porque é um desequilibrador. Basicamente, é isto.

É um médio centro, assim como pode ser um médio interior. Num 4-3-3, por norma, existe um médio encarregue de fazer a transição ofensiva. Dando o exemplo do Porto, que é capaz de ser o mais próximo, é o Moutinho.
Vou lhe ser sincero, gosto bastante do que escreve e nunca discordei, acredito sim, que não tivesse entendido o que eu disse no inicio! Acho tambem que não devia falar muitas vezes como fala, porque dá a entender que pensa que sabe mais que os outros e que só o sr. é que tem razao! já para não falar nas boquitas sem interesse e conteudo que vai mandando!

Fora tudo isto, acho que tem bastante qualidade no escreve, só não concordo com a sua atitude face à dos outros!

Foi um prazer debater consigo!

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:48
Compreendo o que estás a dizer, no entanto isso apenas acontece se o Manchester for lançado em contra-ataque. É óbvio que o Park Ji Sung estando em posição de defesa em vez de estar encostado lá em cima não consiga aparecer no ataque. Mas isso não afecta o seu rendimento quando faz parte dele e o Manchester surge em posição normal ofensiva.
O Coentrão por exemplo é um jogador que mesmo partindo da zona defensiva e recebendo a bola menos vezes no ataque, não é por isso que tem um menor rendimento a nível ofensivo. Pelo contrário, o seu rendimento a nível ofensivo na minha opinião até é maior que quando joga/va numa posição mais adiantada no terreno. Parte com mais agressividade, força e velocidade. Por consequência tem feito bons golos, desequilibrado ainda mais e feito mais assistências.

Mas dando um exemplo prático. Uma equipa qualquer está no ataque. Está a circular a bola para outro corredor. O Park, inteligente como é, recuou para a linha do 2º médio, e consegue a recuperação de bola enquanto a equipa contrário tentava mudar de corredor. Entrega e quem está na frente? O Nani. A partir daí, é bastante difícil o Park conseguir participar tanto como o Nani no momento ofensivo. Não que isto seja mau, mas se um jogador defende mais, é praticamente certo que o seu rendimento ofensivo diminuirá. É tentar imaginar o Nani a fazer o tipo de trabalho que o Park faz. Duvido que tivesse alcançado o rendimento que alcançou esta época.

O Coentrão é um caso diferente, porque joga no sector mais recuado e é bastante requisitado para o ataque. Além disso, e como tu disseste, é um jogador que é mais forte vindo de trás, por isso é normal que o seu rendimento a nível ofensivo não destoe.

iSLBenfica

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:45
Citação de: AM_SLB em 26 de Maio de 2011, 00:33
Já estou a imaginar o Jorge Jesus mais o Vieira no café ao pé do centro de estagio ou até mesmo num restaurante no Colombo.

" Olha Viera preciso de um defesa direito, de um médio centro e de um Extremo esquerdo".

Faço ideia as vezes que o Vieira não meteu a mão naquele bigode.
Daqui nada pedir reforços é como estar no Supermercado  :2funny:

Então diz-me como se "pedem" reforços! É que eu não faço a minima ideia!

Deve-lhe mandar um fax'zinho.
"Exmo Sr. Presidente.
Solicito-lhe que faça os esforços necessários para garantir o mais breve possível a contratação de um dos jogadores da minha listagem que andei a observar ontem até às 5 da manha na televisão.
...
Sem isto não há condições de trabalho. Eu acardito portanto que seja possível realizar o meu desejo e possamos assim todos futuramente ter mais uma época de sucesso e lutar pela Xampions Ligue.
Sem mais de momento, o técnico
Jorge Jesus"

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:54
Vou lhe ser sincero, gosto bastante do que escreve e nunca discordei, acredito sim, que não tivesse entendido o que eu disse no inicio! Acho tambem que não devia falar muitas vezes como fala, porque dá a entender que pensa que sabe mais que os outros e que só o sr. é que tem razao! já para não falar nas boquitas sem interesse e conteudo que vai mandando!

Fora tudo isto, acho que tem bastante qualidade no escreve, só não concordo com a sua atitude face à dos outros!

Eu compreendo. Sei que adopto uma postura algo arrogante por aqui, mas não é por ter a mania que sei mais que os outros, porque não sei. É mesmo hábito, maneira de falar, de argumentar. Em momento algum me recusei a argumentar algo.

Mas sim, compreendo. Já agora, não me trates por senhor, sff.

:amigo:

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 01:00
Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:54

Eu compreendo. Sei que adopto uma postura algo arrogante por aqui, mas não é por ter a mania que sei mais que os outros, porque não sei. É mesmo hábito, maneira de falar, de argumentar. Em momento algum me recusei a argumentar algo.

Mas sim, compreendo. Já agora, não me trates por senhor, sff.

:amigo:
Ok, esclarecido então!
Espero continuar a ver-te por aqui, porque trazes efectivamente qualidade ao forum!
Asta :amigo:

iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:58
Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:48

Mas dando um exemplo prático. Uma equipa qualquer está no ataque. Está a circular a bola para outro corredor. O Park, inteligente como é, recuou para a linha do 2º médio, e consegue a recuperação de bola enquanto a equipa contrário tentava mudar de corredor. Entrega e quem está na frente? O Nani. A partir daí, é bastante difícil o Park conseguir participar tanto como o Nani no momento ofensivo. Não que isto seja mau, mas se um jogador defende mais, é praticamente certo que o seu rendimento ofensivo diminuirá. É tentar imaginar o Nani a fazer o tipo de trabalho que o Park faz. Duvido que tivesse alcançado o rendimento que alcançou esta época.

O Coentrão é um caso diferente, porque joga no sector mais recuado e é bastante requisitado para o ataque. Além disso, e como tu disseste, é um jogador que é mais forte vindo de trás, por isso é normal que o seu rendimento a nível ofensivo não destoe.

Logicamente. Mas no caso do Park Ji Sung ele defende, só que no momento a seguir já está na área adversária. Pegando nesse exemplo prático que deste, ele recupera a bola, mete num colega de equipa e no momento a seguir está logo a desmarcar-se e a abrir uma linha de passe ou a aparecer dentro da área para finalizar. Basicamente o jogo dele é este. No entanto ele é muito forte no drible, tem velocidade, por vezes pega na bola tira dois adversários do caminho e põe a jogar. É um jogador muito pratico.

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 01:15
Logicamente. Mas no caso do Park Ji Sung ele defende, só que no momento a seguir já está na área adversária. Pegando nesse exemplo prático que deste, ele recupera a bola, mete num colega de equipa e no momento a seguir está logo a desmarcar-se e a abrir uma linha de passe ou a aparecer dentro da área para finalizar. Basicamente o jogo dele é este. No entanto ele é muito forte no drible, tem velocidade, por vezes pega na bola tira dois adversários do caminho e põe a jogar. É um jogador muito pratico.

Isso é exagero. E não acho o Park um jogador forte no drible. Nos tempos em que jogava na Holanda até o era, e era um jogador que se caracterizava por isso. Hoje, é um jogador inteligente, muito evoluído a nível táctico mas que já não tem as arrancadas e os desequilíbrios que teve anteriormente. Ainda tem momentos desses, mas não comparado com antes.

E caso ele tivesse as mesmas instruções que tem o Nani, renderia mais ofensivamente. O pior é que o colectivo era capaz de sair prejudicado por isso.

iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 01:30
Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 01:15

Isso é exagero. E não acho o Park um jogador forte no drible. Nos tempos em que jogava na Holanda até o era, e era um jogador que se caracterizava por isso. Hoje, é um jogador inteligente, muito evoluído a nível táctico mas que já não tem as arrancadas e os desequilíbrios que teve anteriormente. Ainda tem momentos desses, mas não comparado com antes.

E caso ele tivesse as mesmas instruções que tem o Nani, renderia mais ofensivamente. O pior é que o colectivo era capaz de sair prejudicado por isso.

Desde que eu me lembre, ele era uma maquina autentica. Tirava 2/3 jogadores do caminho com relativa facilidade. Ultimamente não o acompanho frequentemente, nem a Liga Inglesa, portanto não sei ao certo como é que ele está agora com 30 anos. Mas tem ou pelo menos tinha uma grande capacidade de drible, de se desenvencilhar-se da marcação e tirar vários jogadores do caminho, sempre foi essa a opinião que eu tive dele.
http://www.youtube.com/watch?v=K-3I0YjcKPQ
Tens aqui este vídeo que evidencia sobretudo o seu drible.

André Sousa

Ele era um jogador muito forte no drible, ou que se caracterizava por isso, nos tempos do PSV. Agora está um jogador diferente, até porque as condições não são as mesmas. Tem 30 anos e o Fergie pede-lhe que seja um jogador mais cerebral, que trabalhe em prol do colectivo. É um jogador útil, basicamente.

Rolha_L_Rum

Citação de: iSLBenfica em 25 de Maio de 2011, 23:41
Citação de: Rolha_L_Rum em 25 de Maio de 2011, 23:20
não me vou aprofundar tanto como vocês... a minha opinião é simples, o Jesus vai usar o Nolito como usou o Di Maria... na mesma posição e tudo... agora podem cair-me em cima e tal, mas depois logo veremos...  ;D

Se assim for a dinâmica da equipa vai ser completamente diferente aquando aquela com o Di Maria. O Nolito é um jogador diferente, mais objectivo, que entra constantemente com a bola na área a visar a baliza. O Di Maria era um jogador que fazia da sua velocidade e técnica um trunfo para furar as defesas e assistir os avançados.
O Nolito não é jogador para esta táctica, espero que o Jesus perceba isso.

que eles não têm nada haver sei eu... aliás, disse logo que não me ia aprofundar em fazer distinções de A e B... ou que o Nolito gosta de fazer isto e aquilo... ou o que é um extremo ou deve ser um extremo...  O Nolito vai fazer a mesma posição que o Di Maria fez e o Gaitan tb acabou por fazer este ano... vou esperar pelos primeiros jogos para confirmar.  ^-^

iSLBenfica

Bola7