Nemanja Matić

Médio, 36 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (2011-2014), 99 jogos (7521 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Bola7

Javi dá uma abada ao matic...dá-lhe de avanço 3 ao intervalo e ainda goleia... :smokin:

Far(away)

Citação de: Slb23 em 03 de Outubro de 2011, 14:47
Citação de: Far(away) em 03 de Outubro de 2011, 14:43
Citação de: Slb23 em 03 de Outubro de 2011, 14:41
Dêm tempo ao Matic que ele está a crescer de jogo para jogo. É diferente do Javi e do Airton mas isso é o que o torna especial para o JJ. Sábado tivemos um Benfica que cronstruí-a mais de trás...

Essa do dar tempo... o tempo é dado por aquilo que o jogador faz a cada vez que joga.
E achas que esteve mal Far? Na 1ª parte esteve impecável, na 2ª já nem tanto. JJ está a mudar a forma do Matic jogar e essa mudança e adaptação a uma nova posição leva o seu tempo. Se juntarmos a isso o facto de estar num país estranho para ele e sem conhecer a lingua ainda dificulta mais mas noto nele uma vontade de aprender e um esforço que acho que merecem ser recompensados com um boadinho mais de paciencia da parte dos adeptos.

Mal? Não, já disse várias vezes que fez um jogo positivo.

Slb23

Citação de: Far(away) em 03 de Outubro de 2011, 14:50
Citação de: Slb23 em 03 de Outubro de 2011, 14:47
Citação de: Far(away) em 03 de Outubro de 2011, 14:43
Citação de: Slb23 em 03 de Outubro de 2011, 14:41
Dêm tempo ao Matic que ele está a crescer de jogo para jogo. É diferente do Javi e do Airton mas isso é o que o torna especial para o JJ. Sábado tivemos um Benfica que cronstruí-a mais de trás...

Essa do dar tempo... o tempo é dado por aquilo que o jogador faz a cada vez que joga.
E achas que esteve mal Far? Na 1ª parte esteve impecável, na 2ª já nem tanto. JJ está a mudar a forma do Matic jogar e essa mudança e adaptação a uma nova posição leva o seu tempo. Se juntarmos a isso o facto de estar num país estranho para ele e sem conhecer a lingua ainda dificulta mais mas noto nele uma vontade de aprender e um esforço que acho que merecem ser recompensados com um boadinho mais de paciencia da parte dos adeptos.

Mal? Não, já disse várias vezes que fez um jogo positivo.
E vai melhorar ainda mais, acredita que vai.

Phant

Citação de: trainmaniac em 03 de Outubro de 2011, 14:38
Citação de: Far(away) em 03 de Outubro de 2011, 14:37
Citação de: Phant em 03 de Outubro de 2011, 14:36
Citação de: trainmaniac em 03 de Outubro de 2011, 14:31
Para mim o Matic é muito igual ao Peixoto, e isso como sabem nem é propriamente uma crítica ao Matique.
Ainda não vi nada que o destaque... até a guardarem a bola são muito iguais.

O Matic é mais agressivo sem bola e mais dominador nos duelos aéreos. São duas características importantes para se ser trinco neste modelo. Acho que tem potencial para se afirmar na posição, mas precisa de tempo.

Não concordo. Mas espero que tenhas razão.

Também não concordo na questão dos lances aéreos (porra, alguém com a estatura dele tem de varrer... ele não se impõe) nem na agressividade.. parece uma barata tonta porque raramente está onde deve, e no corpo a corpo raramente tira uma bola a alguém... quantas e quantas vezes os adversários rodam sobre ele e vão às suas vidas..

Eu estava, naturalmente, a comparar com o Peixoto. O que o César tinha, e era por isso que era usado no meio-campo, era uma grande sabedoria a ocupar espaços e grande ratice a esconder a bola e a jogar simples para os companheiros. E era, sem dúvida, útil.

Contra a Académica o Matic teve 7 cortes pelo ar (só o Garay teve mais - 8) e 8 desarmes (máximo na equipa) e alguns deles, se bem me recordo, foram conseguidos usando o cabedal. E bem sei que foi batido algumas vezes e que teve 2 perdas de risco na primeira parte, pelo que tem muito por corrigir. Em posse, por exemplo, tem de soltar mais rápido e jogar mais simples.

Reparem, que estou a avaliar aquilo que o jogador conseguiu em termos práticos e não a sensação que passou para quem está a ver por fora que pelo estilo meio molenga pode não ser boa. Depende do gosto de cada um. O que me faz falar em potencial para a posição é a quantidade incrível de intervenções defensivas que consegue e também as suas característícas físicas.

Far(away)

A minha opinião sobre o Matic é conhecida. Não acredito que triunfe como trinco, gostaria de vê-lo como médio centro, mas gostaria ainda mais de ver o David Simão.

Phant: em relação às bolas aéreas... eu por acaso acho que ele utiliza mal a sua estatura nesse tipo de lances e que é um dos pontos onde pode evoluir mais.

trainmaniac

Estatística vale o que vale... já disse muitas vezes no fórum porque é que desvalorizo indicadores absolutos. De pouco vale fazer 10 recuperações se face ao que foi o jogo e ao número de bolas na sua zona se lhe exigissem por ex 30..

Phant

Citação de: Far(away) em 03 de Outubro de 2011, 14:53
A minha opinião sobre o Matic é conhecida. Não acredito que triunfe como trinco, gostaria de vê-lo como médio centro, mas gostaria ainda mais de ver o David Simão.

Phant: em relação às bolas aéreas... eu por acaso acho que ele utiliza mal a sua estatura nesse tipo de lances e que é um dos pontos onde pode evoluir mais.

Não duvido, Far. Acho que isso também vem com a cultura de posição que ele (ainda) não tem. Tem muito por onde crescer e evoluir.

Phant

Citação de: trainmaniac em 03 de Outubro de 2011, 14:56
Estatística vale o que vale... já disse muitas vezes no fórum porque é que desvalorizo indicadores absolutos. De pouco vale fazer 10 recuperações se face ao que foi o jogo e ao número de bolas na sua zona se lhe exigissem por ex 30..

Aceito isso, mas prefiro ter um apoio factual e objectivo (a estatística) do que confiar apenas na minha percepção do jogo que também é limitada. Pelo meu conhecimento do mesmo, pelos meus gostos e por aí fora.

soulsearcher

Citação de: trainmaniac em 03 de Outubro de 2011, 14:56
Isso significa apenas uma forma de desvalorizar os jogadores apenas porque nao se gosta. Se entram em analise indicadores relativos e outras variáveis, entao fica ao gosto de cada um definir os critérios, o que acaba por ser incorreto.

Sobre a tua comparação com o Peixoto, além de jogarem em posições diferentes, o Peixoto tem 31 anos e o Matic tem 23 anos. Talvez esteja aí uma diferença, um está na fase descendente e sempre teve problemas fisicos, o outro pode ser rentabilizado porque é jovem.

Sobre a aparenten impossibilidade de adaptar jogadores neste clube, aparentemente a teoria é a de que nunca funciona. Sempre que lá vem uma adaptção logo se levantam as criticas ao treinador que só sabe inventar. No entanto eu vejo Barcelona, Real ou Man Utd sempre com adatações, entao o Sir Alex é fantástico. No meio campo entao é quase raro ver um médio centro que nao tenha sido uma adaptação.

lonstrup

Matic para mim não será «só» trinco, como o Javi.

Matic , tal como Witsel, será um médio centro europeu, que terá cultura táctica , capacidade física e capacidade técnica, para jogar em todo o meio em posições defensivas, ofensivas e de transição.

O Javi será sempre «só» trinco.

fred_cardozo7

Gostei do Matic! E vão dois 4-1 com ele a titular! Penso que no Benfica não passará de substituto do Javi!

Fenómeno

Citação de: lonstrup em 03 de Outubro de 2011, 15:59

Matic , tal como Witsel, será um médio centro europeu, que terá cultura táctica , capacidade física e capacidade técnica, para jogar em todo o meio em posições defensivas, ofensivas e de transição.

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

Bola7

Citação de: Fenómeno em 03 de Outubro de 2011, 17:28

prefiro um tipo especializado em apenas uma coisa mas que faz bem o seu papel que um faz tudo que apenas tapa buracos... :-X

abar85

Citação de: Bola7 em 03 de Outubro de 2011, 17:38
Citação de: Fenómeno em 03 de Outubro de 2011, 17:28

prefiro um tipo especializado em apenas uma coisa mas que faz bem o seu papel que um faz tudo que apenas tapa buracos... :-X

Esse não era o Amorim? Olha ao que o levou.

BlankFile

O Matic tem qualidade e características muito interessantes para um jogador da posição dele. É normal que esteja com algumas dificuldades na posição de pivot defensivo, porque não é ali que rende mais.