Nemanja Matić

Médio, 36 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (2011-2014), 99 jogos (7521 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

VALEBEM

Disse-o aqui na época passada: a meu ver, jogou bem melhor do que o Javi, sobretudo na segunda metade da temporada.
Tacticamente estava mais integrado no que tinha que fazer, e tecnicamente é bem superior ao espanhol. Em Stamford Bridge, na final da Taça da Liga, em vários jogos em casa, etc..., teve sempre enormes prestações! Acredito muito no sérvio, mas podiamos ter ficado por exemplo com o Nuno Coelho.

GTtdi_SLB

Matic é bom jogador mas um pouco duro demais. Nesta pré-época ele já andava a ameaçar rasgar os adversários de alto a baixo, fruto das indicações que deve ter recebido para cumprir os desígnios da posição que ocupa. Ele que tenha calma senão no Benfica fica logo marcado.

jborges

A vantagem que leva relativamente ao Javi é que sai melhor a jogar, tem mais qualidade no passe e é melhor com a bola nos pés.
Por sua vez o Javi yinha aquela caracteristica que para mim é fundamental num trinco: agressividade sobre o portador da bola, pressão, além de que é melhor no desarme e recuperação de bolas,e mais rápido.

Pilar

Citação de: VALEBEM em 02 de Setembro de 2012, 10:36
Disse-o aqui na época passada: a meu ver, jogou bem melhor do que o Javi, sobretudo na segunda metade da temporada.
Tacticamente estava mais integrado no que tinha que fazer, e tecnicamente é bem superior ao espanhol. Em Stamford Bridge, na final da Taça da Liga, em vários jogos em casa, etc..., teve sempre enormes prestações! Acredito muito no sérvio, mas podiamos ter ficado por exemplo com o Nuno Coelho.

Eu tenho uma ideia muito aproximada da tua sobre o Matic, só não teria tido a tua audácia de a concretizar porque duvido sempre muito do que vejo e como vejo no que respeita futebol, porque não tenho a capacidade de observar e entender como a maioria de vocês me parece ter. Quer dizer, também esgoto a minha audácia na defesa do Gaitan.  ^-^

bgardo

no final da epoca passada ele jogou alguns jogos no lugar do javi. safou se muitissimo bem. agora, ja sabemos que nao é o jogador de cobrir tantos metros quadrado como o javi fazia, mas isso resolve se bem recuando uns metros o witsel. fazendo isso pode se sempre jogar com apenas um medio e lançar aimar ou martins no 11 e ficamos com um meio campo mais solido ate, dado que ficavamos com 3 no meio campo onde 2 serviam de recuperadores e ao mesmo tempo 2 podiam servir de municiadores de ataque. no fundo temos forma de colmatar a saida do javi, pelo menos em termos de jogo jogado.

rotepa

Depois de um ano de aprendizagem, esta no ponto.

Normalmente é assim que as coisas devem ser feitas. Depois é a qualidade do jogador que faz a diferença ou não.

Eu confio no valor do sérvio. Mostrou ja na época passada que com ele em campo a equipa não se resentia da falta do Javi. Por isso tudo, estou tranquilo quanto a sua utilidade!

bgardo

a questao de matic ser superior ao javi e no fundo relativa. pq sao jogadores que ocupam o mesmo espaço mas de forma muito diferente. o javi é um destruidor/recuperador e o matic um medio de contencao/recuperador. no fundo pode vir a render tanto como o javi, fica para se ver, mas o benfica tera que mudar um pouco a forma de actuar pq ele nao consegue varrer tanto o meio campo como o javi.

isaiasempre

este é bom, é preciso é deixá-lo jogar

InsurgentDrums

Duvido seriamente que o jota pense nele para titular. A ideia do jota sempre foi jogar com apenas um jogador de caracteristicas defensivas, como em 2010/11. O plantel, aos olhos do jota, é assim:

Trinco:
Witsel
Matic

Médio-centro:
Aimar
Martins

Médios-ala:
Salvio
Enzo
Zanaki
Nolito
Gaitan
Ola

Avançados:
Cardozo
Rodrigo
Lima
Kardec


Pelo menos inicialmente, será assim do meio-campo para a frente. Depois veremos se Lima ganha o lugar (mt provável, resta saber se a Cardozo ou Rodrigo), e se Enzo se aguenta no onze.


coristaslb

Muitos elogiam Javi Garcia como se de um fenómeno futubolistico se tratasse. Para mim é jogador curto para uma equipa que necessita de ganhar sempre. Óptimo como destruidor de jogo adversário mas muito curto na construção ofensiva da nossa equipa.
Sinceramente em jogos do nosso campeonato podemos jogar com Witsel mais recuado e ser o primeiro na zona de construção. Em jogos de grau mais elevado ai podemos jogar com Matic e Witsel.
Acho que muitos ditos Benfiquistas parecem mais velhos do restelo. Que ao fim de umas vitórias ficarão eufóricos e ao fim de um empate ficarão revoltados e deprimidos.

Céptico

Espero que jogue, acho que tem qualidade para assumir o lugar, se bem que de forma diferente do Javi.

Espero que o Meste não invente, mas uma vez, e não jogue o Witsel a 6, o que infelizmente não me surpreenderia muito.

fffernas

Citação de: coristaslb em 02 de Setembro de 2012, 10:48
Muitos elogiam Javi Garcia como se de um fenómeno futubolistico se tratasse. Para mim é jogador curto para uma equipa que necessita de ganhar sempre. Óptimo como destruidor de jogo adversário mas muito curto na construção ofensiva da nossa equipa.
Sinceramente em jogos do nosso campeonato podemos jogar com Witsel mais recuado e ser o primeiro na zona de construção. Em jogos de grau mais elevado ai podemos jogar com Matic e Witsel.
Acho que muitos ditos Benfiquistas parecem mais velhos do restelo. Que ao fim de umas vitórias ficarão eufóricos e ao fim de um empate ficarão revoltados e deprimidos.

Excelente post.

jborges

Citação de: isaiasempre em 02 de Setembro de 2012, 10:45
este é bom, é preciso é deixá-lo jogar

Agora não lhe vão faltar oportunidades

m20

A verdade é que, ultimamente, o Javi não tem jogado por aí além.
Estava meio lento e não fazia grandes passes para a construção do ataque.Mesmo assim era alguém que dava a confiança necessária para a barreira entre o ataque e a defesa, tratando-se de um jogador bastante seguro.
Em certas coisas até o acho parecido ao Maxi: não são jogadores excepcionais com a bola mas são lutadores, persistentes e com carisma.

É claro que foi uma grande perda, sobretudo por ter sido no último dia do mercado , tendo nós contando toda a pré época com ele sem ter experimentado outra alternativa.
Agora o problema será a rápida integração do jogador que o irá substituir. Deveria ser o Matic, mas conhecendo o Mestre acho que ele vai continuar a apostar no buraco centro-campista e vai meter para lá outro jogador com tendências, principalmente, ofensivas.


Edu

No discurso mais optimista que consigo ter, no primeiro ano do Jesus também não tínhamos nem DE e só tínhamos um trinco, se a memória não me atraiçoa. Shaffer tardava em convencer, pelo menos ao Jesus e só em Janeiro veio o Airton.

Vamos então esperar, torcer, fazer figas que o Matic seja suficiente e nos faça esquecer o espanhol. Pelo menos, na forma como sai a jogar, ficaremos a ganhar. Em agressividade, posicionamento, táctica, já sabemos que não é tão forte. Mas o futebol vale pelo todo e Witsel e os outros estão lá para auxiliar.

Que façamos um excelente colectivo e nos surpreendam.