João Vale e Azevedo (Presidente)

Presidente, 68 anos,
Portugal

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Pancho Lopes 67 em 25 de Fevereiro de 2015, 02:52
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 24 de Fevereiro de 2015, 17:54
Isso do José Mourinho é mito...teve duas vitórias saborosas seguidas (em casa com o sporting e em Guimarães, com um score de 7-0) e saiu logo a seguir...para trás ficaram duas derrotas no Bessa e na Madeira (esta por 3-0), dois empates (Paços de Ferreira e Braga)...e três vitórias com equipas menores...isto só para o campeonato nacional. Olhando à performance naquele período, existia, sobretudo, uma expectativa...a crença de ser campeão existe sempre seja com Mourinho ou com qualquer outro que tenha um bom momento.

Não não é mito nenhum, os resultados ainda não estavam ser consistentes mas era uma questão de tempo...2-2 com o Braga dizes bem, se tiveres boa memória deves lembrar-t que o Benfica jogou de forma soberba nesse dia, permitindo o empate nos descontos, e no final do jogo a equipa deu uma volta ao campo e foi aplaudida pelo estádio inteiro, diz-me, é normal o Benfica empatar em casa com uma equipa que não seja candidata ao título e receber uma ovação de pé no fim do jogo??? Não!!! Sabes porque recebeu? Porque todos sentiam que estava a haver uma mudança e o Mourinho estava a plantar a sua cultura aos poucos, diz-me, também é mito terem parado a 2ªcircular no dia que anunciaram a sua saída???

O facto de terem-no feito não significa que o trabalho global do Mourinho nos três meses de Benfica tenha sido o que hoje dizem que foi. Lembro-me bem desse tempo. Aliás, estive no primeiro treino da carreira de José Mourinho como treinador principal...o que acontece é que qualquer coisa nessa altura de diferente, qualquer melhor exibição ou sequência mínima de resultados positivos que fosse proporcionava euforias desproporcionadas. O Amaral também teve a operação do "Fica Amaral"...quantos jogadores foram objecto de tal demonstração de carinho? Isso significa que o Amaral foi um dos maiores craques da nossa história. Souness chegou com Vale e Azevedo e fez dois terços de campeonato soberbos, com vitórias em Alvalade por 4-1 e na Luz ao rival do Norte por 3-0...havia uma euforia no ar...quem não se lembra das pré-épocas cheias de ilusões e de profecias que o Benfica estava a mudar...houve sempre momentos em que tal aconteceu...o arranque de Jupp Heynckes em 99-00, com uma série de vitórias excelente...vivi todos esses momentos e, naquele tempo e agora, reafirmo que ficou uma aura no Mourinho que apenas se manteve porque Mourinho alcançou o que alcançou a seguir e não pelo que efectivamente fez no Benfica. Ganhar em Guimarães e em casa ao sporting é relativamente normal para o Benfica...por fim, dizer que o próprio Mourinho admite e afirma que se fosse Vilarinho também tinha despedido o treinador, perante o que ele, Mourinho, fez ao Presidente do Clube.

_JonasThern_

O Benfica estava a jogar muito bem com o Mourinho. A verdade é essa. O que aconteceria se continuasse nunca ninguém irá saber. Essa época foi toda um mistério, mesmo com o Toni. Nunca nos anos que tivemos de seca, estivemos tão perto de ser Campeões como nessa época e, ironia das ironias, acabámos por ter a pior classificação da nossa história.

Festivus

Citação de: _JonasThern_ em 25 de Fevereiro de 2015, 22:34
O Benfica estava a jogar muito bem com o Mourinho. A verdade é essa. O que aconteceria se continuasse nunca ninguém irá saber. Essa época foi toda um mistério, mesmo com o Toni. Nunca nos anos que tivemos de seca, estivemos tão perto de ser Campeões como nessa época e, ironia das ironias, acabámos por ter a pior classificação da nossa história.
Hã? Quando o Mourinho saiu não estávamos em 1º. Já com o Heynckes na temproada anterior tivemos praí as primeiras 10 jornadas no 1º lugar. A derrocada começaria com a derrota em Vigo. Mas mesmo assim mantivemo-nos na luta até quase ao fim, pelo menos é a ideia que tenho olhar para a classificação final dessa época. Era demaisado novo para me lembrar dos últimos jogos: http://www.zerozero.pt/edicao.php?op=&id_edicao=114

Quanto ao Mourinho já estar a conqusitar os benfiquistas na altura ou não, isso não sei. Era puto e não fazia ideia do que o pessoal adulto e os sócios diziam na altura. Mas lembro-me de ver na TV toda a gente satisfeita com o regresso do Toni por ter sido o último treinador campeão pelo Benfica.

Pancho Lopes 67

Citação de: Festivus em 26 de Fevereiro de 2015, 11:02Quanto ao Mourinho já estar a conqusitar os benfiquistas na altura ou não, isso não sei. Era puto e não fazia ideia do que o pessoal adulto e os sócios diziam na altura.

Pararam a 2ªcircular, isso da-te uma ideia se o Mourinho tava conquistar os benfiquistas

Tiago1982

Festivus, se eras miúdo é natural que não te lembres.

Mas o Benfica quando recebe o Boavista na Luz se ganhasse (já com o Toni) passaria para 1º lugar. A equipa vinha em crescendo e a ideia que estava na altura era que se o Benfica derrotasse o Boavista embalava para o título.

O estádio estava praticamente cheio. Eu lembro-me e estava lá. Foi um ambiente brutal.

Acabou 0-0, o Boavista continuou em 1º e a partir daí o Benfica desceu a pique e acabou como acabou.

Não é mito, é verdade que nos anos maus essa foi a época em que o Benfica chegou a uma fase decisiva com verdadeiras hipóteses de discutir o título. Mas esse empate fez com que se fosse abaixo.

Pancho Lopes 67

Citação de: Festivus em 26 de Fevereiro de 2015, 11:02
Hã? Quando o Mourinho saiu não estávamos em 1º. Já com o Heynckes na temproada anterior tivemos praí as primeiras 10 jornadas no 1º lugar. A derrocada começaria com a derrota em Vigo. Mas mesmo assim mantivemo-nos na luta até quase ao fim, pelo menos é a ideia que tenho olhar para a classificação final dessa época. Era demaisado novo para me lembrar dos últimos jogos: http://www.zerozero.pt/edicao.php?op=&id_edicao=114

Com o Heynckes começamos bem em 1999-00, tal como com o Souness em 1998-99 mas com o tempo percebeu-se que ia ser mais do mesmo, o Benfica não tinha futebol para ser campeão....O Mourinho pegou na equipa em péssimo estado, e estava em 6ºlugar quando foi embora, mas tavamos a começar a jogar bom futebol, recordo o 2-2 em casa com o Braga em que fomos aplaudidos de pé no final do jogo em plena luz TENDO EMPATADO!!!! Tavamos a jogar bem, só faltava faze-lo de forma consistente, tivemos um e outro tropeção, mas era claro que o Benfica tava em ascendente, o João Tómas tava jogar super bem e já era o substituto do João Pinto como o menino querido dos benfiquistas, algo que poucos já se lembram. Eu acredito que seriamos campeões em 2000-01, tinhas gajos que nínguém dava nada por eles a jogarem bem, algo tipicamente Mourinho.

Pancho Lopes 67

Citação de: Tiago1982 em 26 de Fevereiro de 2015, 13:56

Mas o Benfica quando recebe o Boavista na Luz se ganhasse (já com o Toni) passaria para 1º lugar. A equipa vinha em crescendo e a ideia que estava na altura era que se o Benfica derrotasse o Boavista embalava para o título.

O estádio estava praticamente cheio. Eu lembro-me e estava lá. Foi um ambiente brutal.

Acabou 0-0, o Boavista continuou em 1º e a partir daí o Benfica desceu a pique e acabou como acabou.

Não é mito, é verdade que nos anos maus essa foi a época em que o Benfica chegou a uma fase decisiva com verdadeiras hipóteses de discutir o título. Mas esse empate fez com que se fosse abaixo.

A queda começou na semana a seguir em Braga com uma derrota por 3-1, tendo o Zé Roberto do Braga marcada um dos golos, esse gajo nessa altura de livre fartava-se de facturar. Precisamente no mesmo dia que a ponte de Castelo de Paiva caiu, lembro-me como se fosse ontem...

Festivus

Pois eu tinha 10 anos na altura, daí não me lembrar bem e muito menso estar a par do que se estava a passar. Apenas sei que o Vilarinho passou para a frente após prometer o Jardel e o Eusébio passar para o lado dele. Quanto ao Mourinho, não tinha opinião dele. Lembro-me vagamente de as pessoas acharem-no uma personagem curiosa... talvez fosse o carisma dele.

Pancho Lopes 67

Uma pergunta em relação ao Vale Azevedo... isto não é algo que eu quisesse porque não me identifico com esse tipo de cultura suja, mas acham que se ele decidisse meter os seus interesses ao serviço do Benfica, e tentasse tornar-se uma espécie de Pinto da Costa da Luz, acreditam que ele poderia ter monopolizado o desporto português e que o Benfica andasse muitos anos a vencer estilo "Porto"?

Eu não sei, mas acredito que ele poderia ter sido um grande inimigo para o Pinto da Costa porque não me parecia temer ninguém, e acho que até o próprio Pinto escreveu no livro que Vale Azevedo podia ter sido um grande rival seu...

faneca_slb4ever

Citação de: Pancho Lopes 67 em 27 de Fevereiro de 2015, 07:38
Uma pergunta em relação ao Vale Azevedo... isto não é algo que eu quisesse porque não me identifico com esse tipo de cultura suja, mas acham que se ele decidisse meter os seus interesses ao serviço do Benfica, e tentasse tornar-se uma espécie de Pinto da Costa da Luz, acreditam que ele poderia ter monopolizado o desporto português e que o Benfica andasse muitos anos a vencer estilo "Porto"?

Eu não sei, mas acredito que ele poderia ter sido um grande inimigo para o Pinto da Costa porque não me parecia temer ninguém, e acho que até o próprio Pinto escreveu no livro que Vale Azevedo podia ter sido um grande rival seu...

Não.

Festivus

Citação de: Pancho Lopes 67 em 26 de Fevereiro de 2015, 14:00
Citação de: Tiago1982 em 26 de Fevereiro de 2015, 13:56

A queda começou na semana a seguir em Braga com uma derrota por 3-1, tendo o Zé Roberto do Braga marcada um dos golos, esse gajo nessa altura de livre fartava-se de facturar. Precisamente no mesmo dia que a ponte de Castelo de Paiva caiu, lembro-me como se fosse ontem...
Xii a queda da ponte! Do que te foste lembrar. Isso abriu telejornais durante praí uma semana.

Pancho Lopes 67

Citação de: Festivus em 14 de Março de 2015, 00:05Xii a queda da ponte! Do que te foste lembrar. Isso abriu telejornais durante praí uma semana.

1 semana? looool essa tua memória não é tão boa como a minha, eu diria mais durante 1 mês a abrir telejornal e a veres de manha na RTP, SIC e TVI as buscas pelo autocarro e os 3 carros que caíram ao Rio.

Festivus

Citação de: Pancho Lopes 67 em 14 de Março de 2015, 01:57
Citação de: Festivus em 14 de Março de 2015, 00:05Xii a queda da ponte! Do que te foste lembrar. Isso abriu telejornais durante praí uma semana.

1 semana? looool essa tua memória não é tão boa como a minha, eu diria mais durante 1 mês a abrir telejornal e a veres de manha na RTP, SIC e TVI as buscas pelo autocarro e os 3 carros que caíram ao Rio.
Ou isso. Eu tinha quê, 10 anos na altura?

Não se falava de outra coisa. Claramente uma ponte com falta de manutenção. Era preciso responsabilizar alguém.

Uns anos depois veio o Prestige.

Pancho Lopes 67

Citação de: Festivus em 14 de Março de 2015, 02:20

Não se falava de outra coisa. Claramente uma ponte com falta de manutenção. Era preciso responsabilizar alguém.

Pois mas antes do Prestige ainda houve muito mais "Carnaval" jornalístico no ano de 2001, alias isso foi um ano "espetacular" para os canais de TV em termos de abrir telejornais para ter a única coisa que os preocupa, audiências. Depois da queda da Ponte de Castelo de Paiva, tiveste no Verão o horrível assassinato dos 6 portugueses mortos no Brasil pelo monstro do Luís Miguel Militão, e o 11 Setembro quando os 2 aviões embateram nas Torres Gémeas do World Trade Center. Estas três tragédias foram todas a abrir jornais durante 1 mês, por isso em 2001, três meses de aberturas de jornais são Entre-os-rios, Luís Miguel Milião e o World Trade Center. E a abrir o ano a preparar-nos para o que aí vinha, tivemos no dia 4 Janeiro o Manuel Subtil a barricar-se dentro da RTP a dizer que tinha uma bomba e ia explodir com aquilo tudo. Ao escrever isto até me arrepia o quanto macabro e negro foi o ano de 2001, PAZ a todos os familiares dessas vítimas.

Festivus

Citação de: Pancho Lopes 67 em 14 de Março de 2015, 02:51
Citação de: Festivus em 14 de Março de 2015, 02:20

Pois mas antes do Prestige ainda houve muito mais "Carnaval" jornalístico no ano de 2001, alias isso foi um ano "espetacular" para os canais de TV em termos de abrir telejornais para ter a única coisas que os preocupa, audiências. Depois da queda da Ponte de Castelo de Paiva, tiveste no Verão o horrível assassinato dos 6 portugueses mortos no Brasil pelo monstro do Luís Miguel Militão, e o 11 Setembro quando os 2 aviões embateram nas Torres Gémeas do World Trade Center. Estas três tragédias foram todas a abrir jornais durante 1 mês, por isso em 2001, três meses de aberturas de jornais são Entre-os-rios, Luís Miguel Milião e o World Trade Center. E também neste mesmo ano foi quando o Manuel Subtil se barricou dentro da RTP a dizer que tinha uma bomba e ia explodir com aquilo tudo. Ao escrever isto até me arrepia o quanto macabro e negro foi o ano de 2001, PAZ a todos os familiares dessas vítimas.
Do que se barricou lembro-me. E também me lembro de um gajo qualquer se barricar após a derrota do Benfica na Luz com o Beira-Mar em 03/04. Agora desse tal Milião não me lembro. Lembro-me é no final dos anos 90 quase todas as semanas aparecer nas notícias que um português tinha sido assassinado na África do Sul. Isso e as constantes notícias sobre Timor e a propaganda "não compre pordutos feitos na Indonésia".

O Prestige já nem me lembro em que ano foi. Diria em 2001 ou 2002.