Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

pirolito1

Citação de: Shoky em 30 de Julho de 2013, 02:43
Citação de: Strata em 30 de Julho de 2013, 00:55
Citação de: Shoky em 30 de Julho de 2013, 00:04
Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:38
Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Essa está boa. Gostava de saber no que te baseias para dizer isso. É o diz que disse, é o quê? Eu também acho infeliz essa amizade com Pinto da Costa, mas daí a misturar isso com a corrupção, como que quase se dando a entender que Fernando Martins engendrou o "sistema" com o Padrinho, é no mínimo caricato, para não dizer outra coisa. E colocar Fernando Martins no mesmo patamar que Vieira....epá....nem no plano pessoal, nem no plano desportivo. Neste aspecto, em 6 anos, Fernando Martins conquistou aquilo que Vieira nem em 20 anos de Presidência conquistará.

O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. Tenho ouvido com agrado algumas pessoas por quem tenho estima a pronunciarem-se sobre Fernando Martins de ontem para hoje, algumas delas que não dizem o que dizem só para agradar e ficar bem, e depois chego aqui e só se fala na amizade com Pinto da Costa quase que fazendo de Fernando Martins um Pedroto, um dos arquitectos do sistema. Que complexo do crl que anda para aqui. Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.

Extrapolaste imenso do que eu disse...e tiraste conclusões extremamente erradas e que eu não penso de todo.
Não sei porque o fizeste.

Fernando Martins foi banana. Foi enganado por Pinto da Costa até ao dia da sua morte.
Tinha bom coração e carácter mas por ter sido banana...lançou as bases para a desgraça do Benfica e o crescimento imundo do Porto...nomeadamente ao apoiar todas as decisões que o Pinto da Costa tomava para os cargos da FPF, disciplina, arbitragem...tudo...

Não queria cá vir outra vez mas é mais forte que eu, e é também por seres tu, Shoky, que aqui vim para não te deixar a falar sozinho, pois mereces-me consideração.

Se achas que extrapolei, peço-te desculpa, pois não foi com essa intenção ou qualquer maldade, foi a minha interpretação. Mas quando dizes que a amizade que tinha com o Padrinho é que lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos, a mim custa-me imenso ler isso, por muito que reprovasse essa amizade, porque todos sabemos que quem lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos foi o Pinto da Costa mais os seus capangas, e por muito banana que aches que era o Fernando Martins, nunca lhe pode ser imputada a responsabilidade dessa gente ser como é.

Por outro lado, compreendo perfeitamente e até sou da mesma opinião que essa amizade não caísse bem a nós, benfiquistas, mas daí a dizer-se o que se diz vai uma grande distância. E muito menos colocá-lo no mesmo patamar que Vieira, ainda que ambos tenham tido uma relação de amizade com o Padrinho, mas em circunstâncias totalmente diferentes. O Fernando Martins começou essa amizade enquanto Presidente do Benfica em que éramos nós que ganhávamos mais títulos; já o Vieira andou lá uns anos a fazer escola ao lado do Padrinho enquanto o Benfica enfardava forte e feio, e a cheirar para ver o que lhe podia calhar. Fez-se sócio dos 3 e calhou-nos a nós a fava.

Só para acabar, Fernando Martins era uma boa pessoa. Não é por pessoas como ele que o mundo está como está. As más é que se aproveitam da bondade ou ingenuidade de pessoas assim. Mas Fernando Martins não era assim tão banana quanto se quer fazer crer. Como Presidente, foi com ele que começou a querer fazer-se obra e que nos saiu bem caro. Mas conseguiu conciliar a obra com títulos em 6 anos que nunca o Vieira conseguirá em 20 anos. A obra deu-nos muito prejuízo, que outros mais tarde tiveram que arcar, mas ao mesmo tempo também nos deu imenso prestígio e orgulho. Foi um pau de dois bicos mal gerido.

Obrigado pela resposta.
Respeito naturalmente o teu ponto de vista.
Em relação aos titulos conquistados...pudera, Fernando Martins apanhou um Ferrari pelas mãos e Vieira apanhou um Renault Clio.
Não consigo valorizar em demasia os titulos de Fernando Martins porque o Benfica era um clube ganhador nessa altura...e com ele apenas conseguiu dividi-los com o recém aparecido Porto.

Tem muitos méritos o Fernando Martins, mas infelizmente a sua ingenuidade e bom carácter ajudaram a comprometer o futebol português e por isso por mim estaria em Saudade.

Vieira é um Ex-Funcionário claro e evidente. Mas não faltará gente a defender a Imortalidade do tipo daqui a uns anos. É a obra feita. Estamos condenados a levar com ele ad eternum.
Tenho quase a certeza que não tens idade para te lembrar do Fernando Martins enquanto presidente do SL Benfica. estou certo ou estou errado?

Mercurio_10

Citação de: Sequel em 30 de Julho de 2013, 02:18
Citação de: Mercurio_10 em 30 de Julho de 2013, 01:52
Citação de: brankinho_gaspar em 29 de Julho de 2013, 21:54
Citação de: Trezeguet em 29 de Julho de 2013, 21:53
no dia que o Soares e Cavaco morrerem vai ser tudo chorar
Ainda vamos ter minuto de silencio na Luz quando o Porco da Costa morrer.

Como é óbvio não vai haver, mas se houvesse adoraria lá estar. Até garrafas de champanhe se iam abrir no Estádio...

Eu não tinha tanta certeza disso do "não vai haver".

Alguma vez vão (tentar) fazer um minuto de silêncio num jogo do Benfica depois da morte do escroque?

O que iria lá passar daria azo a meses de discussão, com os hipócritas a falar do "inaceitável desrespeito dos adeptos do Benfica a alguém que morreu..."

Mas nem vão fazer isso.

Mercurio_10

Há uma frase de que gosto que se usava muito para explicar a subida dos nazis ao poder e consequente tragédia que daí adveio que dizia algo como:

"Para o mal prosperar basta que os homens de bem não actuem".

Frase perfeita para descrever o comportamento de Fernando Martins face a Pinto da Costa.

O mal no futebol português prosperou... até hoje. E amanhã vai continuar.

brankinho_gaspar

Eu juntava-me ao Mercurio nesse minuto de silencio

Spartans

Um pouco off-topic:

Sobre o silêncio dos homens e o prosperar do mal:

Adeptos do Celta queixam-se de agressões no Dragão
Por Redação
A-  A  A+

O jogo do passado domingo no Estádio do Dragão, que serviu de apresentação aos sócios do FC Porto, foi um autêntico pesadelo para os adeptos do Celta de Vigo, que garantem ter sido alvo de violência física e verbal, assim como de roubo.

«Pela manhã já nos receberam com cuspidelas», começa por revelar um dos adeptos, David Abalo, que foi ao jogo no Dragão com quatro amigos, citado pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.

«No final, depois de termos estado retidos uma hora dentro do estádio, notámos que nos perseguiam e fomos encurralados. Deram-nos socos e pontapés. Roubaram-nos as camisolas e os cachecóis. Escapámos como pudemos. Foi um grande susto», prosseguiu o referido adepto.

A mesma fonte revela que houve outros adeptos do Celta que não esperaram o final do jogo e abandonaram o estádio para evitar males maiores. «Queríamos sair dali o quanto antes», explicou Marta Saiz, outra adepta, revelando que passou no Dragão a sua pior experiência num estádio de futebol.

Levado ao extremo:

http://www.futebolmagazine.com/arkan-o-terror-dos-balcas

pcssousa

Citação de: luis.live em 30 de Julho de 2013, 00:03
cada um fica com a sua opinião, eu acho que o fernando martins foi um grande presidente e quem me dera a mim voltar a esse tempo em que vencíamos mais campeonatos e taças de Portugal que o fc porko,e sportém, de qualquer maneira  a tua referencia ao SL BENFICA -sportém de 81 e a ináco de almeida é muito ligeira, eu apenas referi isso porque escrevi e reafirmo que nessa altura principio dos anos 80 não temos que nos queixar de nada que diga respeito á arbitragem...

esse jogo que referes contra o fc porko do golo do duda , em off side(sim, é verdade) , tinha 9 anos e sim estava lá, tarde de chuva torrencial , 1-0 pelo alves de penalty, depois o lance do toni com o marco aurelio, depois o golo em off side que nasceu de um livre, mas repara nos anos 70, vencemos quantos campeonatos? arrisco dizer e mais uma vez estou a falar de memoria bem uns 6 campeonatos em 10 anos...  quem te dera a ti que o duda fizesse o mesmo nestes nossos anos e nós tivéssemos o registo da altura...

nós nesses anos, tínhamos directores experientes e inteligentes que se moviam muito bem no futebol , comparar o fernando martins com o damasio como acho que o shoky fez, a mim  faz-me sorrir, só mesmo quem não viveu esses tempos e conheceu bem as presidências tanto de um como de outro pode escrever uma alarvidade dessas. o fernando martins foi incomparavelmente melhor presidente que o damasio. A amizade com o porko mor é da esfera pessoal, não me meto nisso, assim como não me meto na vida dos muitos users que aqui tem amigos/família chegados que são portistas...

a amizade com o porko mor na altura não prejudicou os interesses do SL BENFICA, a amizade do damasio com o porko mor prejudicou... basta relembrar que fernando martins se recusou a jogar a final da taça de Portugal nas antas, com a  data a ser varias vezes adiada, e só acedeu depois de uma conversa com eriksson... o interesse do SL  BENFICA nada tinha a ver com a amizade entre ambos, o fernando martins sempre defendeu os interesses do SL BENFICA...

continuando e aproveitando o teu post para responder a algumas coisas que foram ditas por aqui, que o fecho do 3 anel foi projecto megalómano, diria que é pena o presidente joao santos já não estar entre nós pois ele podia testemunhar as enormes receitas que a sua presidência beneficiou com o fecho do 3 anel, com muitos jogos a rondarem as 100 000 pessoas e alguns as 120 000.

p.s. obviamente nada de pessoal contra ti, a estima é reciproca... O0
Posso responder a este teu post e faço-o com agrado, na certeza que se trata de uma afável troca de impressões:
- Aquando do tal jogo Benfica - sporting de Maio de 1981, teria eu 3 anitos, mesmo assim posso falar do que me foi sendo contado e do que pude mais tarde ver (o jogo foi transmitido na altura em directo na RTP, certo?): Com o resultado em 0-0 houve uma carga de Veloso passível do assinalar de grande penalidade, o árbitro de Setúbal deu, erradamente, a lei da vantagem (ou simplesmente deixou seguir o lance). Na sequência disto, a bola acaba por chegar a Bento, que depois de a ter segura a acaba por largar. Jordão marca golo que é anulado (presumo que por carga, inexistente, ao guarda-redes), de forma injustificada.
Mais para a frente no jogo, marca grande-penalidade favorável ao Benfica por carga (duvidosa) sobre Chalana (a mim, que já vi imagens, não me parece tão duvidosa assim). Nené é chamado a marcar, faz a paradinha (que era permitida na altura e depois deixou de ser, creio), Vaz sai da baliza antes de tempo e o penalty é mandado repetir, de forma justa, diga-se. Na 2ª parte, Jordão faz o empate.
De resto, ao que se diz, ocorreram uma série de trapalhadas ao longo do jogo inteiro, sendo que o dito árbitro era já conhecido internacionalmente pelas suas trapalhadas, graças a uma patética arbitragem em Madrid.

- Continuando, nos anos 70 vencemos, 6 campeonatos, a saber: 1970/71, 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76, 1976/77. Como deves saber, durante grande parte da década, o Benfica tinha, de muito longe, as melhores equipas e os melhores planteis, de tal forma que muita imprensa dizia que a 2ª melhor equipa de Portugal seriam os suplentes (ou reservistas) do Sport Lisboa e Benfica... e de forma justa e meritória, basta ver os 12 convocados Benfiquistas para o Mundialito do Brasil e a forma brilhante como por Terras de Vera Cruz se exibiram. Acerca dos ditos anos 70, é justo referir que na grande época de 1972/73, num campeonato em que vencemos 28 jogos, empatámos 2 e não perdemos um único, o primeiro ponto desperdiçado por nós ocorreu à passagem de 24ª jornada, num empate a 2 golos no antigo estádio das antas, em que o 2º golo portista, de Flávio, foi deveras escandaloso, tendo sido durante anos alvo de chacota e de trocadilhos com o dia das mentiras pois o jogo realizou-se no dia 1 de Abril. Já na 1ª volta, na recepção caseira ao mesmo porto, estivemos a perder 0-2, num jogo marcado por uma arbitragem bem tendenciosa a favor da equipa andrade, mas no último quarto de hora marcámos 3 e demos a volta.
Ainda nos anos 70, no meio de muitos outros benefícios, não podia deixar de referir o negro dia em que num porto-sporting, Gomes remata para fora, o apanha-bolas insere a bola dentro da baliza através de um buraco na rede e concedem golo ao porto.

- O facto de não ter abordado isto noutros posts deve-se a que aquando do tal Benfica - sporting o presidente era Ferreira Queimado e que os anos 70 nada têm a ver com a presidência de Fernando Martins, sendo que nenhum destes assuntos deveria ser para aqui chamado. Mas já que por cá estamos a ser jsutos, sérios e honestos, esta é a minha resposta, da forma mais honesta que posso dar, sem deturpar factos, sem omitir nada e tentando ser fiel à verdade.

- Final da Taça disputada no já então antro da corrupção, vulgo estádio das antas: mais uma vergonha à portuguesa. De facto Fernando Martins não cedeu, razão pela qual a fianl só teve lugar a 21 de Agosto de 1983. Na realidade, PdC atribuia o fraco pecúlio em vitórias em finais ante o Benfica à disputa dos ditos jogos em Lisboa (hoje em dia diz que é no Municipal de Oeiras, coerências...), esse magro pecúlio estende-se aos dias de hoje e engloba ainda a final da Taça da Liga que lhes ganhámos (supertaças à parte que isso para mim, e já expliquei porquê, é competição menor embora goste bastante de as ganhar), sendo que até aos dias de hoje, creio eu, só nos ganharam uma final de uma grande competição, já nos distantes anos 50, perdendo muitas e com goleadas severas à mistura.
Adiante, a disputa da final foi-se atrasando e ficou para o inicio da época seguinte, tendo até ficado em risco. Fernando Martins, e muito bem e como não podia deixar de ser, ainda ameaçou que mandaria a equipa de juniores, mas Eriksson, disse que estava convicto que ganharia e ganhou. Foi uma final disputada no intervalo dos jogos a contar para a Taça Ibérica ante o Bilbao, única edição oficial dessa competição, pelo que no espaço de 3 dias o Benfica venceu na altura 2 troféus oficiais.

- 3º anel: não foi quanto a mim obra catastrófica ou farónica. Foi promessa eleitoral, questão de orgulho e que acabou por orgulhar o clube. Não foi paga por Fernando Martins, mas antes por Damásio. Fernando Martins argumentou que deixou nos cofres do clube os tais 600 mil contos para pagar à Teixeira Duarte...de acordo, mas se a obra foi finalizada bem dentro do seu mandato, porque não a pagou ele?

- Não comparo Fernando Martins a Damásio, esse sim, o verdadeiro banana. Entendo, e os meus posts foram sempre nesse sentido, que o que fez e que a sua aproximação a PdC foi no sentido de, no seu entendimento, defender os interesses do Benfica. Foi um erro crasso e histórico, não por aquilo que deixou de ganhar na altura mas porque permitiu o crescimento do "monstro portista". Mesmo mais tarde, e há luz do que se conhece hoje em dia, nunca admitiu esse erro.

- Fernando Martins, um presidente de "obra", além do fecho do 3º anel, procedeu à aquisição da sede na Rua Jardim do Regedor (creio não estar enganado). Merece um grande elogio por isso.

- Nas modalidades, que me são tão queridas, revolucionou o nosso Basquetebol, contratando o Prof. Curado e dando-lhe tempo e meios para consolidar o projecto, primeiro à roda de Henrique Vieira e depois também do enorme Carlos Lisboa, que quando foi contratado já era o melhor jogador português.

Falei de forma aberta e sincera, muito mais haveria a acrescentar, mas o post vai já bem longo, as minhas desculpas pelo facto.

Abraço, Luis.

Festivus

magoslb

Indiscutivelmente um dos grandes presidentes que tivemos, só lhe aponto a "abertura de portas" à amizade com o mafioso do curral que, serviu e muito, o propósito de começar a minar o Benfica. De resto Fernando Martins, Fez obra no estádio e acrescentou muito ao nosso CV  do futebol e modalidades.

PS. de notar que no funeral do bufas, nunca um presidente do Benfica conseguiria estar presente e aqui foi "permitida" a presença de um criminoso entre as nossas hostes.

pcssousa

Para enriquecer o 1ª post se quiserem:

- Outros cargos desempenhados:
   - Membro do Conselho fiscal do Sport Lisboa e Benfica (1965)
   - Presidente da Comissão de Obras do Novo Parque de Jogos (1967 e 1968)

- Distinções:
    - Águia de Ouro
    - Águia de Prata
    - Sócio de Mérito

Mais alguma informação:
- Actos eleitorais:

12/04/1969: Borges Coutinho - 26.154  votos (58%), Fernando Martins - 11.149 votos (31%), Romão Martins - 7.449 votos (17%)

26/05/1977: Ferreira Queimado - 22.257 votos (52%), Fernando Martins - 20.158 votos (48%)

29/05/1981: Fernando Martins - 32.738 votos (51%), Ferreira Queimado - 31.269 votos (49%)

29/03/1983: Fernando Martins - 59.808 votos (66,7%), Jorge de Brito - 29.831 votos (33,3%)

29/03/1985: Fernando Martins (Lista única) - 18.030 votos

27/03/1987: João Santos - 60.810 votos (51%), Fernando Martins - 53.053 votos (45%), Cavaleiro Madeira - 4.320 votos (4%)

Festivus

Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:18
Para enriquecer o 1ª post se quiserem:

- Outros cargos desempenhados:
   - Membro do Conselho fiscal do Sport Lisboa e Benfica (1965)
   - Presidente da Comissão de Obras do Novo Parque de Jogos (1967 e 1968)

- Distinções:
    - Águia de Ouro
    - Águia de Prata
    - Sócio de Mérito

Mais alguma informação:
- Actos eleitorais:

12/04/1969: Borges Coutinho - 26.154  votos (58%), Fernando Martins - 11.149 votos (31%), Romão Martins - 7.449 votos (17%)

26/05/1977: Ferreira Queimado - 22.257 votos (52%), Fernando Martins - 20.158 votos (48%)

29/05/1981: Fernando Martins - 32.738 votos (51%), Ferreira Queimado - 31.269 votos (49%)

29/03/1983: Fernando Martins - 59.808 votos (66,7%), Jorge de Brito - 29.831 votos (33,3%)

29/03/1985: Fernando Martins (Lista única) - 18.030 votos

27/03/1987: João Santos - 60.810 votos (51%), Fernando Martins - 53.053 votos (45%), Cavaleiro Madeira - 4.320 votos (4%)
Tempos em que o clube era verdadeiramente democrático.

pcssousa

Eram tempo diferentes, em que se assistia a um equilibrio eleitoral mesmo quando presidentes "campeões" se recandidatavam.
Tempos em que quem queria ser Presidente do Benfica, independentemente de cometer erros (que é algo que todos cometemos), se candidatavam para servir o clube e o defender e pensando apenas e só nos interesses do mesmo.

Festivus

Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:29
Eram tempo diferentes, em que se assistia a um equilibrio eleitoral mesmo quando presidentes "campeões" se recandidatavam.
Tempos em que quem queria ser Presidente do Benfica, independentemente de cometer erros (que é algo que todos cometemos), se candidatavam para servir o clube e o defender e pensando apenas e só nos interesses do mesmo.
A partir do Damásio(inclusive), só tivémos vendedores de banha de cobra à nossa frente. Como as coisas mudam. Até parece que deixaram de haver homens honestos neste país.

Tiago1982

Não quero entrar em controvérsias porque, como já disse noutros "posts", ser "Saudade" ou "Imortal" é meramente indicativo. Cada um tem a sua opinião e, desde que bem justificada, é tão válida como qualquer outra.

Mas não deixo de sentir alguma tristeza quando vejo adeptos do Benfica a aclamarem um qualquer Davi como Imortal e querer "empurrar" um dos grandes como o Fernando Martins para a Saudade.

Maneiras de ver diferentes, eu sei, mas tenho pena que assim seja.

Para mim será sempre um Imortal por tudo o que fez pelo Benfica. Errou, tal como Jorge de Brito, mas sempre teve o Benfica acima de tudo, tanto um como outro.

Os dois ultimos Presidentes com P grande, com o João Santos também perto desse nível.

Muito obrigado por tudo e paz à sua alma!

PS: Quanto ao famoso "caso" do 3º Anel, já alguém disse e muito bem: era uma promessa eleitoral e quando alguém ganha eleições com determinadas promessas e os sócios as elegem, convém cumpri-las. Hoje em dia as promessas de um Luis Filipe Vieira são cumpridas? Nem por sombras... Outros tempos, não é mal exclusivo do Desporto ou do Benfica... é da sociedade em geral.

Festivus

Citação de: Tiago1982 em 30 de Julho de 2013, 17:34
Não quero entrar em controvérsias porque, como já disse noutros "posts", ser "Saudade" ou "Imortal" é meramente indicativo. Cada um tem a sua opinião e, desde que bem justificada, é tão válida como qualquer outra.

Mas não deixo de sentir alguma tristeza quando vejo adeptos do Benfica a aclamarem um qualquer Davi como Imortal e querer "empurrar" um dos grandes como o Fernando Martins para a Saudade.

Para mim será sempre um Imortal por tudo o que fez pelo Benfica. Errou, tal como Jorge de Brito, mas sempre teve o Benfica acima de tudo, tanto um como outro.

Os dois ultimos Presidentes com P grande, com o João Santos também perto desse nível.

PS: Quanto ao famoso "caso" do 3º Anel, já alguém disse e muito bem: era uma promessa eleitoral e quando alguém ganha eleições com determinadas promessas e os sócios as elegem, convém cumpri-las. Hoje em dia as promessas de um Luis Filipe Vieira são cumpridas? Nem por sombras... Outros tempos, não é mal exclusivo do Desporto ou do Benfica... é da sociedade em geral.

O David Luiz já não está na secção imortais. E a maior parte dos utilizadores deste fórum nunca concordaram com a inclusão dele nesta secção.

Tiago1982

Citação de: Festivus em 30 de Julho de 2013, 17:35
Citação de: Tiago1982 em 30 de Julho de 2013, 17:34

O David Luiz já não está na secção imortais. E a maior parte dos utilizadores deste fórum nunca concordaram com a inclusão dele nesta secção.

Em lado nenhum falei em "David Luiz" e em lado nenhum falei na "maior parte dos utilizadores" :(

Custa assim tanto ler tudo com atenção antes de disparar?