Que ódio é este contra o Benfica?!

Menino do Côro

Citação de: Royal_Flush em 25 de Maio de 2011, 01:24
É preciso ter em conta alguns factores:

1 - Portugal tem um elevado nível de ignorantes, gente que se leva pelo rebanho e come toda a merda que lhes dizem. Isto faz com que sejam muito influenciáveis por anormais tipo salvador e pinto da costa. São gente que não pensa pela cabeça própria e pensa que os "mouros" é que são a fonte de todos os males. Tenho imensos amigos portistas e apesar de terem a rivalidade usual nunca destilam ódio cego porque são malta normal e inteligente. Até no próprio estádio do dragão várias vezes ouvem-se assobios dos sócios quando se começa a catar "fdp slb".

2 - O Benfica é sem dúvida o maior clube português (mística, títulos, adeptos). Como tal, é natural que seja mais odiado que os outros. Este fenómeno é visto em muitos outros países. O Real Madrid na espanha, o Ajax na Holanda, Marselha em frança, etc. Estas equipas também sofrem muito na pele o ódio pelo país fora. No caso do Ajax então é do pior mesmo, raro é o estádio em que os adeptos possam ir sem que corram o risco de violência. A diferença é que lá os adeptos deles respondem na mesma moeda e muitas vezes pior, o que faz com que os respeitem e os temam mais do que no caso do Benfica (tenho um amigo que já foi da claque do ajax que me falou imenso disto - acreditem que lá é bem pior que cá).

3 - O factor das fortes deslocações a estádios visitantes. Este exemplo serve imenso para Guimarães e Boavista por exemplo. São adeptos que têm ódio a todos os grandes (principalmente Benfica e Porto) mas que no caso do Benfica é mais nítido devido à grande aderência dos nossos adeptos. Vêm-se deslocações enormes quando lá vai o Benfica, muitas vezes para locais não designados, o que causa ainda mais a ira dos adeptos locais. Daí se notar mais esse ódio quando é o Benfica, devido muitas vezes a termos mais adeptos isolados.

Em suma, esse "ódio" tem as suas explicações. Como reverter a situação? É impossível reverter totalmente, mas há maneiras de apaguizar a situação.

1 - Manter boas relações com vários clubes "médios".

2 - Ganhar usualmente.

3 - Nas deslocações a estádios de risco, evitar ir para secções não visitantes.

4 - Em casa responder "até certo ponto" na mesma moeda. Bem sei que muitos aqui poderão não concordar, mas essa é verdade. Muitos dizem "isso é o que eles querem", mas isso é mentira, o que eles querem é ver benfiquistas com medo. Em casa temos de demonstrar que não nos assustam. Sou contra qualquer tipo de violência gratuita a adeptos indefesos, mas precisamos de no geral, criar um ambiente bem mais pesado para os visitantes.

5 - Saber ganhar e saber perder com humildade.

PS: Obviamente que para vários pontos aqui descritos, dava jeito uma direcção competente. Até termos uma direcção que sirva o clube de forma inteligente dificilmente se mudam algumas coisas.

Bom post.

Festivus

Citação de: sazuke em 25 de Maio de 2011, 01:15
O povo português deixou de ser o povo acolhedor conhecido em todo o mundo pela sua simpatia para passar a ser uma coisa mesquinha, mal educada, mal formada, amorfa, arrogante e invejosa. Evidentemente que é uma generalização, provavelmente algo injusta para com muito boa gente, mas era aquilo que via no dia a dia enquanto vivia em Portugal.

A ignorância e a inveja atraem o ódio. E hoje em dia, parece que a malta fica contente se o vizinho estiver pior. Pode estar com merda até ao pescoço, mas se o vizinho estiver até ao nariz é motivo de fanfarronice e gozo.

Aí estão os motivos do ódio. Convenhamos que também ajuda muito pouco sermos governados por idiotas populistas que nos fazem passar vergonhas. E isso leva ao gozo e o gozo leva ao ódio. É uma bola de neve que dificilmente irá acabar tão cedo.

Isso de o povo Português ser acolhedor e simpático também sempre foi um bocado mito, basta olhar-mos para a nossa História pela maneira como tratámos povos da América do Sul, da Àsia e da Àfrica mas em vez disso o nosso programa de História diz "Portugal sempre foi um país pacífico, tínhamos escravos veradade mas isso toda a gente tinha ao menos não somos como os Espanhóis que exterminaram populações inteiras!"

O nosso povo é bastante destomatado e muito influenciável, vejam só quantos anos o Estado Novo durou, e vejam como as populações de Felgueiras e Gondomar defendem com unhas e dentes a Fátima Felgueiras e o Valentim Loureiro respectivamente.

SLGP

Citação de: Menino do Côro em 25 de Maio de 2011, 01:27
Citação de: Royal_Flush em 25 de Maio de 2011, 01:24
É preciso ter em conta alguns factores:

1 - Portugal tem um elevado nível de ignorantes, gente que se leva pelo rebanho e come toda a merda que lhes dizem. Isto faz com que sejam muito influenciáveis por anormais tipo salvador e pinto da costa. São gente que não pensa pela cabeça própria e pensa que os "mouros" é que são a fonte de todos os males. Tenho imensos amigos portistas e apesar de terem a rivalidade usual nunca destilam ódio cego porque são malta normal e inteligente. Até no próprio estádio do dragão várias vezes ouvem-se assobios dos sócios quando se começa a catar "fdp slb".

2 - O Benfica é sem dúvida o maior clube português (mística, títulos, adeptos). Como tal, é natural que seja mais odiado que os outros. Este fenómeno é visto em muitos outros países. O Real Madrid na espanha, o Ajax na Holanda, Marselha em frança, etc. Estas equipas também sofrem muito na pele o ódio pelo país fora. No caso do Ajax então é do pior mesmo, raro é o estádio em que os adeptos possam ir sem que corram o risco de violência. A diferença é que lá os adeptos deles respondem na mesma moeda e muitas vezes pior, o que faz com que os respeitem e os temam mais do que no caso do Benfica (tenho um amigo que já foi da claque do ajax que me falou imenso disto - acreditem que lá é bem pior que cá).

3 - O factor das fortes deslocações a estádios visitantes. Este exemplo serve imenso para Guimarães e Boavista por exemplo. São adeptos que têm ódio a todos os grandes (principalmente Benfica e Porto) mas que no caso do Benfica é mais nítido devido à grande aderência dos nossos adeptos. Vêm-se deslocações enormes quando lá vai o Benfica, muitas vezes para locais não designados, o que causa ainda mais a ira dos adeptos locais. Daí se notar mais esse ódio quando é o Benfica, devido muitas vezes a termos mais adeptos isolados.

Em suma, esse "ódio" tem as suas explicações. Como reverter a situação? É impossível reverter totalmente, mas há maneiras de apaguizar a situação.

1 - Manter boas relações com vários clubes "médios".

2 - Ganhar usualmente.

3 - Nas deslocações a estádios de risco, evitar ir para secções não visitantes.

4 - Em casa responder "até certo ponto" na mesma moeda. Bem sei que muitos aqui poderão não concordar, mas essa é verdade. Muitos dizem "isso é o que eles querem", mas isso é mentira, o que eles querem é ver benfiquistas com medo. Em casa temos de demonstrar que não nos assustam. Sou contra qualquer tipo de violência gratuita a adeptos indefesos, mas precisamos de no geral, criar um ambiente bem mais pesado para os visitantes.

5 - Saber ganhar e saber perder com humildade.

PS: Obviamente que para vários pontos aqui descritos, dava jeito uma direcção competente. Até termos uma direcção que sirva o clube de forma inteligente dificilmente se mudam algumas coisas.

Bom post.

Mt bom post, e onde acabamos por ver que embora não exista uma solução milagrosa, há a possibilidade das coisas serem diferentes.

Mas isso implica uma direcção com outro estofo. Com esta não vamos lá. Há demasiados interesses pessoais em jogo e os prejudicados são o Benfica enquanto Instituição e os seus adeptos, que se arriscam a levar forte e feio.

Uma nota: o Benfica já não é o clube com mais títulos...

_Benfiquista_

Como referi o mal disto tudo passa por uma liderança fraca...que não se dá ao respeito...até no tempo do Vale e Azevedo o Benfica se dava mais ao respeito.

Depois isto tudo para mim também começou com a presidência de Fernando Martins...em que estendeu a passadeira vermelha ao corrupto do norte e que ainda hoje o faz...

SLGP

Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:33
Como referi o mal disto tudo passa por uma liderança fraca...que não se dá ao respeito...até no tempo do Vale e Azevedo o Benfica se dava mais ao respeito.

Depois isto tudo para mim também começou com a presidência de Fernando Martins...em que estendeu a passadeira vermelha ao corrupto do norte e que ainda hoje o faz...

ALELUIA!

Finalmente alguém com a mesma ideia que eu do Fernando Martins!

Sempre que o critico sou insultado. Ele é que fomentou a perda do nosso poderio a nível nacional...

JG10

Convivo na Polonia diariamente com malta de Braga e são todos uns FDP de portistas e braguinhas!!! Detestam o Benfica!

_Benfiquista_

Como em todo o lado...se formos na rua e demonstrarmos medo ao sermos roubados ainda irá ser pior,da próxima vez que lá passarmos...Temos de mostrar Dignidade e tentar sermos fortes!

Concordo contigo Royal_Flush.

flip69

Não tenham duvidas que o triunfalismo dos vencedores também gera ódios nos vencidos. Aquela coisa do Reservado, ano passado, gerou pânico nos nossos rivais, que se roeram de invejam e ficaram mortinhos por nos fder.
O problema é que na época seguinte, fomos miseráveis e abrimos caminhos para que eles se vingassem. Se continuasse-mos a ganhar eles calavam-se, que remédio, agora depois de nos vangloriamos valentemente, na época seguinte fazemos estas tristes figuras, com derrotas humilhantes, permitimos que todos se cheguem a frente, para cascar. Só há uma solução para este problema, que é, voltar a ganhar outra vez.

_Benfiquista_

Citação de: SLGP em 25 de Maio de 2011, 01:34
Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:33

ALELUIA!

Finalmente alguém com a mesma ideia que eu do Fernando Martins!

Sempre que o critico sou insultado. Ele é que fomentou a perda do nosso poderio a nível nacional...

Nem tenhas dúvidas...ainda hoje recebe a comitiva azul no seu hotel no centro de Lisboa...uma vergonha...uma vergonha ir aos convívios da casa do fcp em Lisboa...enfim...

Se teve coisas boas?Teve também,mas a meu ver foi com ele que o corrupto-mor conseguir uma porta escancarada para o que acontece hoje...tudo tem uma explicação...para ele o Benfica até já estava farto de ganhar e havia de dar lugar a outros...aos amigos da Cidade do Porto...

_JonasThern_

Citação de: pec em 25 de Maio de 2011, 01:27
Citação de: _JonasThern_ em 25 de Maio de 2011, 01:24
Um off-topiczito de resposta rápida. Já se sabe como é que vai ser a nova camisola do Benfica?

Acho que já passou por lá na thread da nova camisola.. aquele pólo castanho e preto como alternativo, já deves ter visto.

O principal acho que é parecido com o desta época mas com as duas estrelas no emblema..

Epah, não sei. Tenho que ver. O símbolo ainda não voltou ao normal? Que porcaria... E aquilo azul da TMN continua?

pec

Citação de: _JonasThern_ em 25 de Maio de 2011, 01:37
Um off-topiczito de resposta rápida. Já se sabe como é que vai ser a nova camisola do Benfica?

Acho que já passou por lá na thread da nova camisola.. aquele pólo castanho e preto como alternativo, já deves ter visto.

O principal acho que é parecido com o desta época mas com as duas estrelas no emblema..

Epah, não sei. Tenho que ver. O símbolo ainda não voltou ao normal? Que porcaria... E aquilo azul da TMN continua?

Isso já não sei, o novo alternativo é supostamente este:

http://chamagloriosa.blogspot.com/2011/02/equipamento-alternativo-benfica-2011.html

Ramiro Lopes

Royal_Flush, concordo com o que dizes menos no 4º ponto. Embora perceba a perspectiva.

A essas medidas acrescento 3:
1 - A mais teórica: fomentar vivamente o desportivismo. E isto também passa pela comunicação social. Apelar ao bom senso dos adeptos de todos os clubes e que isso não seja apenas conversa fiada.

2 - Horários. Acho que por exemplo um Benfica - Porto às 11h seria bem mais calmo do que o Benfica às 21h. Principalmente porque são menos horas para uma pessoa se encher de alcool e as pessoas estão mais calmas. Digo eu. E seria um ciclo vicioso. Se as coisas acalmassem, mais famílias poderiam ir ver estes jogos e menos perigos haveriam.

3 - O mais importante: multas e penalizações pesadíssimas para quem causar distúrbios. Uma bola de golfe atirada para o campo ou um isqueiro atirado à cara de um treinador deveria dar uma multa acima de 5 mil euros a quem o fizer e a proibição da entrada em qualquer recinto desportivo tendo o agressor de se apresentar na esquadra mais próxima aquando os jogos do seu clube.

O problema é que ninguém está interessado em acabar com este clima de ódio e terror que se vive.

sanfinense

Citação de: flip69 em 25 de Maio de 2011, 01:36
Não tenham duvidas que o triunfalismo dos vencedores também gera ódios nos vencidos. Aquela coisa do Reservado, ano passado, gerou pânico nos nossos rivais, que se roeram de invejam e ficaram mortinhos por nos fder.
O problema é que na época seguinte, fomos miseráveis e abrimos caminhos para que eles se vingassem. Se continuasse-mos a ganhar eles calavam-se, que remédio, agora depois de nos vangloriamos valentemente, na época seguinte fazemos estas tristes figuras, com derrotas humilhantes, permitimos que todos se cheguem a frente, para cascar. Só há uma solução para este problema, que é, voltar a ganhar outra vez.

algum dia nos ganhavamos este campeonato?

com a mafia que anda por ai ,so da curruptos.

_JonasThern_

Citação de: pec em 25 de Maio de 2011, 01:42
Citação de: _JonasThern_ em 25 de Maio de 2011, 01:37

Isso já não sei, o novo alternativo é supostamente este:

http://chamagloriosa.blogspot.com/2011/02/equipamento-alternativo-benfica-2011.html

Epah, que feio! Parece um casaco de fato de treino reles.

Shoky

O mais amado é o mais odiado...é sempre assim.