Departamento de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica

melo7

Citação de: nana23 em 25 de Agosto de 2016, 02:52
O João Gabriel não deveria ter saído, vamos ver como vai correr com este... tem bom currículo. Mas parece-me que em termos de atuação não vão ser nada semelhantes, até porque de certa forma direcionam-se para campos diferentes na área da comunicação.
O João Gabriel saiu porque quis. O Benfica não pode fazer nada se uma pessoa entrega uma carta de demissão.

nana23

Citação de: policeMAN em 25 de Agosto de 2016, 09:28
quando se troca um BENFIQUISTA por um LAGARTO a coisa nunca pode dar bom resultado.

sempre pensei que o jGabriel fosse para comentador de algum programa televisivo..

assim, não se entende!!

Penso que o Luis Bernardo é Benfiquista. Na altura que ele foi para o sporting eu até achei graça ao facto de o bolotas ir buscar um Diretor de Comunicação que gozava com o sporting no facebook. Entretanto acho que o LBernardo apagou o perfil. Não o encontro!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

jesusdread

Urgente o comunicado a anunciar o processo disciplinar interno e que Taarabt está suspenso de funcoes e proibido de entrar nas instalacoes do Benfica.
O comportamento do jogador nao é adequado com os valores do nosso clube.
Transparencia!
Nao comeca bem o Luis Bernardo.
Muitos arbitros e pouca transparencia.

YapeQdm

Citação de: 4x4x2 em 25 de Agosto de 2016, 09:21
O Joõa Gabriel tinha uma estilo de comunicação que não aprecio de todo e que não valorizava a nossa instituição. Aliás, é um estilo mt parecido ao do Sporting.

Espero que tenhamos intervenções mais inteligentes e com maior nível face aos demais.

Nao concordo de todo.

ruio1999

LUÍS BERNARDO: «ESTOU EM CASA! NO BENFICA CONCILIO A RAZÃO E O CORAÇÃO»
Entrevista ao novo diretor de comunicação das águias


O novo diretor de comunicação do Benfica entrou para o desporto pela porta de Alvalade, mas é agora na Luz que se sente "em casa". Fala do Sporting pela primeira e última vez e está entusiasmado com "um projeto sem igual".

RECORD - Esteve no Sporting e agora é director de comunicação do Benfica. Como se processou esta transferência?

LUIS BERNARDO – Há questões importantes que importa esclarecer. O Sporting firmou um contrato com a WL Partners, empresa da qual sou administrador, para realizar um trabalho de planeamento e organização do departamento de comunicação. Criei uma estrutura na qual integrei elementos que estavam ligados à empresa, mas eu não estava lá no dia-a-dia.
R – Não era diretor de comunicação?

LB – Não, o diretor era o Mário Carneiro. Desde a primeira hora ficou claro junto do presidente do Sporting que o meu envolvimento seria de consultoria e coordenação enquanto profissional de comunicação. Além disso, como também disse na altura, sou benfiquista e teria dificuldade em exercer as funções de director de comunicação as quais requeriam uma visibilidade para a qual não me sentia confortável.

R – Esse 'estatuto' foi assumido desde a primeira hora?

LB – Sim, e foi aceite. Do ponto de vista da empresa, a tarefa profissional foi feita com absoluto rigor e profissionalismo. Durante 16 meses, desenvolvemos um trabalho complexo de profunda reestruturação que tinha por objectivo recuperar a distância que existia em relação ao FC Porto, uma máquina com mais de vinte anos, e ao Benfica, equipa com mais de uma década devidamente estruturada. No final da época, foi feita uma avaliação e entendemos que o ciclo e o trabalho tinham sido concluídos.

R – A decisão foi aceite de bom grado?

LB – A avaliação foi feita em conjunto com o Sporting e deu-se por concluída a colaboração. Foi uma etapa que se fechou, que se cumpriu com profissionalismo pela WL Partners e que faz parte do passado.

R – Mas não deixou de ser uma transferência entre rivais. Em momento algum, não colocou questões éticas que pudessem comprometer a mudança imediata?

LB – Não. As coisas foram feitas de forma muito clara. Tínhamos um contrato válido por um ano no qual estava estipulado que no seu termo havia a perspectiva de continuidade se as partes estivessem de acordo. Como da nossa parte entendemos que o processo estava concluído, a relação terminou com estava contratualizado. A partir daí, não senti qualquer constrangimento nem qualquer limitação para olhar para outros convites que surgiram.

R – Não acha que haverá receio de que pode transportar para o Benfica alguns segredos do Sporting?

LB – Essa ideia não tem sentido como também não existirá qualquer limitação na abordagem que eu e a minha empresa, no âmbito das novas funções, possa ter em relação a qualquer clube. Houve um trabalho feito com profissionalismo com o Sporting, acabou, ponto final. Além disso, nunca ninguém me pediu para contar segredos do Sporting. O convite que me foi dirigido teve em conta o meu percurso e experiência profissional. Eu estou focado no Benfica e o foco do Benfica é no clube.

R - Durante um ano conviveu com o presidente do Sporting, que teve sempre muita presença no espaço mediático. Foi um cliente complicado de gerir?

LB – Repito: foi uma etapa que terminou e a avaliação feita pela empresa junto com os órgãos próprios do Sporting deu conta, a quem interessava, dos resultados. Aquilo que tinha que dizer disse-o na altura própria. E a relação desde o inicio até ao fim, pautou-se sempre, por uma enorme correção de parte a parte.

R – O convite do Benfica foi inesperado?

LB – Em parte, sim. Desenvolvi um trabalho ao longo de vinte anos na área da comunicação nos sectores da política e economia e, neste último ano, no desportivo. Fiquei sensibilizado com outros convites da área do futebol [ndr. Record sabe que um deles foi da Liga]. Quando o Benfica me convidou, é óbvio que fiquei satisfeito. Não escondo: sou benfiquista.

R – Chegou à sua cadeira de sonho?

LB – Não coloco as coisas nesses termos, mas aqui sinto-me em casa. Aqui concilio a razão e o coração. Do ponto de vista do projeto de comunicação, é um desafio que não tem igual em Portugal. Como já disse, o grau de envolvimento direto que tenho com o Benfica é diferente do que tinha no processo anterior. Sou director de comunicação e sinto-me à vontade pois sou benfiquista.

R – Está entusiasmado?

LB – Pelo projeto, pela liderança e pela equipa que o envolve, o Benfica representa o projeto mais aliciante a nível de todas as instituições do país. É uma marca com um potencial de afirmação em Portugal e internacionalmente muito relevante. O Benfica tem um papel único da afirmação da identidade portuguesa. Ao longo dos últimos treze anos, construiu-se um projeto de credibilidade e de confiança que gerou resultados. Para um profissional de comunicação, é um projeto irrecusável e extremamente aliciante. Além disso, tenho a sorte de contar com uma estrutura profissional altamente qualificada. É um desafio de futuro e estou supermotivado para ele.

R - Luís Filipe Vieira é 'maleável' do ponto de vista da comunicação? Aceita de bom grado os conselhos de um profissional da área ou é ele quem define a estratégia?

LB – Luis Filipe Vieira tem um trabalho que fala por si. É líder de uma equipa e o que acontece no Benfica é um trabalho conjunto. Saber tirar partido das qualidades de todos, é a forma mais eficaz e natural de liderar.

R – É um bom ouvinte?

LB – Sim, sim. Com a experiência, vivência, conhecimento e sucesso que tem tido no Benfica, tem a humildade de ouvir a opinião dos outros e depois tira as suas conclusões.

Quem é LUÍS BERNARDO

O novo diretor de comunicação do Benfica, Luís Bernardo, atual administrador da WLPartners, é consultor de Comunicação e Marketing e presta serviços a instituições e empresas de vários países. Foi assessor de dois primeiros-ministros de Portugal, Eng. José Sócrates (2004-2011) e eng. António Guterres, atual candidato à presidência das Nações Unidas (1994-2002), assumiu nos últimos 20 anos a coordenação de dezenas de campanhas de comunicação, marketing e publicidade para as mais diversas entidades nacionais e internacionais.

Nos últimos anos coordenou um vasto conjunto de iniciativas de que se destaca a Coordenação Global da Comunicação das duas presidências Portuguesas da União Europeia em 2000 e 2007, Cimeira da Nato, Cimeira UE-África, Cimeira UE-USA, Cimeira UE-Brasil, Cimeira Ibero-Americana, coordenou eventos na área da Cultura durante a Expo 98 de Lisboa e coordenou o Tratado de Lisboa de 2007 onde ganhou o prémio internacional mais prestigiado e reconhecido na área do protocolo Institucional de Estados. Liderou também a coordenação comunicacional de mais de uma centena de cimeiras de estado e atualmente de organizações como a União de Exportadores da CPLP, iniciativas da Câmara de Comércio Portugal- China e da Fundação AIP, entre outras.

Foi também diretor do Departamento de Comunicação de várias empresas e grupos internacionais como a Group SAG, Unidas Group e instituições como UMP, IS e Yusi.

Ex- jornalista e fundador do canal de televisão privado português, a TVI.

ruio1999

LUÍS BERNARDO: «JOÃO GABRIEL? ESTILOS DIFERENTES, A MESMA VISÃO»
Faz a comparação com o anterior diretor de comunicação


RECORD - Sucede a João Gabriel, que esteve sempre na linha da frente em todas as 'guerras'. Foi um 'adversário' difícil?

LUÍS BERNARDO - Nunca senti isso como um desafio pessoal, pois em rigor nunca estive na mesma linha da frente. Estavam lá outros. João Gabriel é um bom profissional, fez um trabalho muito meritório e, por opção pessoal, partiu para outra etapa do seu percurso, onde, estou certo, irá ter sucesso. Gabriel fará sempre parte deste projeto. Será sempre bem-vindo e espero que ele contribua muitas vezes para o êxito do clube.

R - Revê-se no estilo que ele adotou?

LB – Não entro por aí. Gostaria de deixar muito claro que somos duas pessoas diferentes, pelo que é natural que no desenvolvimento deste cargo haja também diferenças. No entanto, no essencial, que é a defesa do Benfica, haverá uma linha de continuidade. Pelo meu passado profissional, não tenho sombras de ninguém. Temos estilos diferentes, mas partilhamos no essencial a mesma visão.

ruio1999

LUÍS BERNARDO: «TEMOS DE DAR O EXEMPLO»
Diretor de comunicação quer contribuir para um clima saudável



RECORD - Foi discreto no Sporting, vai expor-se mais agora?

LUÍS BERNARDO - Somos uma vasta equipa e o diretor de comunicação exerce a sua função. Dentro do que foi combinado com o presidente, sempre que for necessário assumirei a palavra na defesa dos interesses do Benfica. Que não haja dúvidas em relação a isso. Darei a cara, doa a quem doer. O nosso foco é na afirmação do Benfica em Portugal e a nível internacional, que será, aliás, uma das grandes apostas. Está a ser montada uma estratégia no sentido de dar um salto qualitativo permanente na área da inovação e da modernidade da comunicação do Benfica. Definimos as plataformas e os instrumentos por onde vai passar essa aposta, em grande parte pelas redes digitais.

R - A maioria das vezes quando falamos da comunicação referimo-nos ao confronto com os rivais. O ano passado a resposta foi muitas vezes o silêncio...

LB – A responsabilidade da comunicação institucional do Benfica requer grande cuidado. Num momento em que queremos credibilizar, afirmar e projetar o futebol português como indústria, aproveitando até o título europeu, é fundamental que quem tem responsabilidades a nível dos clubes dê um bom exemplo. E dá-lo é contribuir para um clima saudável. Queremos projetar o que de bom é feito a nível do clube, dos jogadores, dos técnicos. Se falarmos do futebol, é altura de promover uma mudança clara. As principais figuras a promover devem ser os jogadores e os técnicos, e realçar-se o trabalho de formação. Aliás, pela experiência que tenho, constato que o profissionalismo com que se trabalha nos clubes é muito superior à média de outros sectores de atividade portuguesa.

R - Haverá outras questões que são levadas para a praça pública...

LB - Temos de separar os planos. Em relação à dinâmica permanente de disputa do contraditório, deve ser para outros atores, ou seja comentadores e jornalistas. Um trabalho que entendo e respeito. O ano passado fui criticado por alguns comentadores e nunca vim defender-me, pois há que distinguir os patamares de intervenção. Qual a nossa estratégia? Valorizar o que de positivo é feito. Isso é que é essencial. Quando for necessário algo mais, lá estarei.

R - Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, manifesta-se ativo nas redes. Vai reagir?

LB – Só o vejo a falar do Benfica. Nada tenho a comentar.

R - Como se gere comunicação num mundo de tantas paixões?

LB – É fundamental ter um projeto, uma liderança e um rumo claro. A comunicação faz parte do processo de decisão. É um elemento importante, mas não tanto como às vezes se quer fazer crer. Numa casa onde há um património com esta riqueza, um trabalho notável de recuperação e crescimento, um presente ganhador e afirmativo e uma perspetiva de futuro com uma clara definição do projeto Benfica, é evidente que a comunicação tem a sua tarefa facilitada. Fica-se mais livre da pequena discussão, da pequena intriga, do pequeno ataque do dia-a-dia.

R - Recorrerá ao... 'jogo sujo'?

LB – O Benfica, pela sua grandeza, está num patamar institucional único. Não precisa de colocar-se em bicos de pés, nem de viver de ilusões de expectativas de futuro muito difíceis de concretizar, ou só falar de passados gloriosos. O Benfica, pelo que representa no país, tem de dar o exemplo.

R - Bruno de Carvalho disse recentemente que um título é determinado percentualmente em partes iguais por jogadores, treinador, arbitragem e disciplina e comunicação social. Tem essa perceção?

LB – Discordo completamente, mas não comento.

R - Tem um passado muito ligado à política. Já com um ano de experiência no futebol, qual a área mais exigente e desgastante?

LB – O meu partido agora é o... Benfica [risos]. São áreas muito diferentes mas têm pontos em comum, a nível de modelo organizativo de planificação, de mediatismo, da preocupação em falar para diferentes públicos-alvos. No futebol junta-se muito a emoção, às vezes um fanatismo exacerbado, o que pode levar a que as reações não sejam as mais racionais. O que felizmente não acontece num clube que está bem com ele próprio, como o Benfica, em que a sua projeção não passa por obsessões doentias em relação aos rivais, nem se tem complexos de inferioridade. É um trabalho muito construtivo. Agora a exigência e o desgaste são muito equivalentes.

ruio1999

LUÍS BERNARDO: «COMENTADORES FAZEM TRABALHO DE CASA»
Comentadores-adeptos analisados pelo diretor de comunicação das águias



RECORD - Concorda que os comentadores dos clubes fiquem sob a alçada disciplinar da Liga?

LUÍS BERNARDO – Tenho dúvidas se do ponto de vista constitucional é possível limitar a liberdade de expressão. Sou contra qualquer limitação deste tipo. Compreendo que se queira prestigiar as competições, medida que nós próprios defendemos, mas considero que está no âmbito do bom senso de cada um gerir estas situações.

R - O clube passa informação aos comentadores-adeptos?

LB – Estamos a falar de pessoas que supostamente são muito informadas. Elas próprias fazem o trabalho de casa, têm informação privilegiada pela sua rede de contactos e experiência. São convidadas pelo nível de qualidade de intervenção que têm.

R - Rui Vitória não é um treinador que dê grandes sound-bytes. Irá aconselhá-lo a ser mais enérgico ou agressivo?

LB – Os resultados falam por si. Se o aconselhar, será para manter a sua naturalidade e a sua forma de ser. Isso é essencial. Um dos conceitos importantes na comunicação é este: ser o que se é. Quando uma pessoa revela sensibilidade, simplicidade, humildade e ambição, não há muito a alterar.

R - Defende que ele não deve responder a 'provocações'?

LB – Eu sei que ele sabe exatamente o que deve fazer.

R - Rui Vitória e Jorge Jesus são personalidades completamente diferentes...

LB – Cada um tem o seu estilo, como todos nós.

R - E deu-se bem o com estilo de Jesus?

LB – Não tenho nada a dizer do ponto de vista pessoal em relação às pessoas com quem trabalhei no passado.

R - A reação à arbitragem do jogo com o V. Setúbal pode servir de padrão àquilo que vai ser o posicionamento do Benfica?

LB – Não vamos confundir as coisas. O que se passou foi uma situação específica, de um árbitro já com um historial e que teve uma atuação extremamente negativa de acordo com todos os observadores isentos. Foi isso que foi referido e realçado, sem nunca servir de desculpa em relação ao resultado. Chamou-se a atenção. Mas isso não muda a mensagem que o Benfica tem transmitido: a de confiança no trabalho dos árbitros. Não teorizamos sobre percentagens de influência dos árbitros para se ser campeão. Isso sim, é condicionar e interferir.

Preacher

Entregamos a alma ao diabo há muito, mas o Vieira tem sempre mais uma surpresa no bolso.

Vamos contratar um tipo que era o director de comunicação social do Sporting na época passada, ou seja, o cérebro que andou a mandar lama para cima do SLB durante toda a época. Quem é que se lembrou dos vouchers? Quem é que alimentou essa polémica? Quem é que perseguiu um puto de 18 anos durante meses a fio? Quem é que andou a levantar as questões da arbitragem semana após semana de modo a condicionar as nossas arbitragens? Foi este senhor. E pior do que tudo isto, foi este senhor que delineou uma estratégia de comunicação que uniu o nosso clube no pior momento da época. Ou seja, além de mandar lama para cima do SLB é incompetente. Nós acabamos de contratar um incompetente.

poliban

Citação de: Preacher em 25 de Agosto de 2016, 16:59
Entregamos a alma ao diabo há muito, mas o Vieira tem sempre mais uma surpresa no bolso.

Vamos contratar um tipo que era o director de comunicação social do Sporting na época passada, ou seja, o cérebro que andou a mandar lama para cima do SLB durante toda a época. Quem é que se lembrou dos vouchers? Quem é que alimentou essa polémica? Quem é que perseguiu um puto de 18 anos durante meses a fio? Quem é que andou a levantar as questões da arbitragem semana após semana de modo a condicionar as nossas arbitragens? Foi este senhor. E pior do que tudo isto, foi este senhor que delineou uma estratégia de comunicação que uniu o nosso clube no pior momento da época. Ou seja, além de mandar lama para cima do SLB é incompetente. Nós acabamos de contratar um incompetente.

Não era diretor de comunicação do sporting, está aí a entrevista do homem acima de ti.

ruio1999

Citação de: Preacher em 25 de Agosto de 2016, 16:59
Entregamos a alma ao diabo há muito, mas o Vieira tem sempre mais uma surpresa no bolso.

Vamos contratar um tipo que era o director de comunicação social do Sporting na época passada, ou seja, o cérebro que andou a mandar lama para cima do SLB durante toda a época. Quem é que se lembrou dos vouchers? Quem é que alimentou essa polémica? Quem é que perseguiu um puto de 18 anos durante meses a fio? Quem é que andou a levantar as questões da arbitragem semana após semana de modo a condicionar as nossas arbitragens? Foi este senhor. E pior do que tudo isto, foi este senhor que delineou uma estratégia de comunicação que uniu o nosso clube no pior momento da época. Ou seja, além de mandar lama para cima do SLB é incompetente. Nós acabamos de contratar um incompetente.
R – Não era diretor de comunicação?

LB – Não, o diretor era o Mário Carneiro. Desde a primeira hora ficou claro junto do presidente do Sporting que o meu envolvimento seria de consultoria e coordenação enquanto profissional de comunicação. Além disso, como também disse na altura, sou benfiquista e teria dificuldade em exercer as funções de director de comunicação as quais requeriam uma visibilidade para a qual não me sentia confortável.

Ler não custa.  :whistle2:

Preacher

Citação de: ruio1999 em 25 de Agosto de 2016, 18:32
Citação de: Preacher em 25 de Agosto de 2016, 16:59
Entregamos a alma ao diabo há muito, mas o Vieira tem sempre mais uma surpresa no bolso.

Vamos contratar um tipo que era o director de comunicação social do Sporting na época passada, ou seja, o cérebro que andou a mandar lama para cima do SLB durante toda a época. Quem é que se lembrou dos vouchers? Quem é que alimentou essa polémica? Quem é que perseguiu um puto de 18 anos durante meses a fio? Quem é que andou a levantar as questões da arbitragem semana após semana de modo a condicionar as nossas arbitragens? Foi este senhor. E pior do que tudo isto, foi este senhor que delineou uma estratégia de comunicação que uniu o nosso clube no pior momento da época. Ou seja, além de mandar lama para cima do SLB é incompetente. Nós acabamos de contratar um incompetente.
R – Não era diretor de comunicação?

LB – Não, o diretor era o Mário Carneiro. Desde a primeira hora ficou claro junto do presidente do Sporting que o meu envolvimento seria de consultoria e coordenação enquanto profissional de comunicação. Além disso, como também disse na altura, sou benfiquista e teria dificuldade em exercer as funções de director de comunicação as quais requeriam uma visibilidade para a qual não me sentia confortável.

Ler não custa.  :whistle2:

Ok, não era director, mas fazia consultoria e coordenação.

Consultoria:con·sul·to·ri·a
(consultor + -ia)
substantivo feminino
1. Acto ou efeito de dar consulta ou conselho.
2. Actividade ou cargo de consultor ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.
3. Local onde trabalha o consultor.

Coordenação: co·or·de·na·ção
(latim coordinatio, -onis)
substantivo feminino
1. Acto ou efeito de coordenar.
2. Qualidade daquilo que está coordenado.
3. Disposição metódica que estabelece relação recíproca ou sucessiva entre coisas ou pessoas.
4. Organização ou gestão de uma actividade ou de um projecto ou do funcionamento de alguma coisa.
5. Capacidade de conjugar o movimento de músculos e articulações com as ordens do cérebro nos movimentos complexos (ex.: coordenação de movimentos; coordenação motora, coordenação muscular).
6. [Gramática]  Construção que liga palavras, sintagmas ou frases, geralmente com a mesma categoria ou função sintáctica, através de conjunções coordenativas ou de vírgulas (ex.: coordenação assindética, coordenação sindética).

Acho que não tenho de dizer mais nada.

jdrodrigues

Gostei da entrevista. Avaliemos o trabalho no fim.

ForçadoBloqueio

Citação de: poliban em 25 de Agosto de 2016, 17:18
Citação de: Preacher em 25 de Agosto de 2016, 16:59
Entregamos a alma ao diabo há muito, mas o Vieira tem sempre mais uma surpresa no bolso.

Vamos contratar um tipo que era o director de comunicação social do Sporting na época passada, ou seja, o cérebro que andou a mandar lama para cima do SLB durante toda a época. Quem é que se lembrou dos vouchers? Quem é que alimentou essa polémica? Quem é que perseguiu um puto de 18 anos durante meses a fio? Quem é que andou a levantar as questões da arbitragem semana após semana de modo a condicionar as nossas arbitragens? Foi este senhor. E pior do que tudo isto, foi este senhor que delineou uma estratégia de comunicação que uniu o nosso clube no pior momento da época. Ou seja, além de mandar lama para cima do SLB é incompetente. Nós acabamos de contratar um incompetente.

Não era diretor de comunicação do sporting, está aí a entrevista do homem acima de ti.

Amigo, eu acho que isso ainda piora consideravelmente as coisas. Não era director porque não se sentia confortável publicamente. Ou seja, foi o cobarde que fez o trabalho sujo na sombra. Contra uma alvo bem identificado que éramos nós...

BENFIKA

"para realizar um trabalho de planeamento e organização do departamento de comunicação. Criei uma estrutura na qual integrei elementos que estavam ligados à empresa, mas eu não estava lá no dia-a-dia."

Parece-me que aquilo que fez foi ser consultor para a criação e organização de um departamento de comunicação do sporting.
As pessoas que ele e a direção do sporting colocaram á frente do departamento é que trataram da politica de comunicação e das guerrinhas que provocaram.