Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Mestre

FS tem caracter e respeita o nosso clube, não fosse ele um benfiquista assumido.

Red-Blood

O Fernando Santos só não ganhou o campeonato de 2007 por pequenos detalhes:.

-Tivesse a direcção feito uma preparação de época decente e não tivesse vendido o ricardo rocha em janeiro;

-Se o Luisão e o Simão não se tivessem lesionado.

De resto o fernando santos fez o que lhe competia...

Aquela vitória na amadora com golo no último minuto do petit deu-me tantas esperanças  :cry2:

AG

Citação de: Red-Blood em 20 de Setembro de 2008, 22:28

-Tivesse a direcção feito uma preparação de época decente e não tivesse vendido o ricardo rocha em janeiro;

Aquela vitória na amadora com golo no último minuto do petit deu-me tantas esperanças  :cry2:
Lutou pelo título com as armas que tinha... e podia ter sido campeão!

the.lowlight

Citação de: Slb-Ag em 21 de Setembro de 2008, 01:03

Dizes isso como se as 'armas' não fossem boas. Eu gostei muito do futebol daquela altura..mas também ter o Simão, Miccoli, Karagounis, Ricardo Rocha, Leo, Petit, David Luiz em forma.. De qualquer forma, podemos apontar-lhe inumeros defeitos, apesar de ser dos poucos que cá esteve nos últimos anos em que se via algo na equipa. Tinhamos táctica, tinhamos sistema, tinhamos uma forma de jogar...

AG

Citação de: the.lowlight em 21 de Setembro de 2008, 01:07
Citação de: Slb-Ag em 21 de Setembro de 2008, 01:03

Dizes isso como se as 'armas' não fossem boas. Eu gostei muito do futebol daquela altura..mas também ter o Simão, Miccoli, Karagounis, Ricardo Rocha, Leo, Petit, David Luiz em forma.. De qualquer forma, podemos apontar-lhe inumeros defeitos, apesar de ser dos poucos que cá esteve nos últimos anos em que se via algo na equipa. Tinhamos táctica, tinhamos sistema, tinhamos uma forma de jogar...
O problema de Fernando Santos, foi acima de tudo, a comunicação. E isso é cada vez mais importante.
Em segundo lugar, podia ter dado mais minutos a alguns jogadores, como Paulo Jorge, que tinha feito um inicio de época espectacular...
Mas a verdade é que tinha um onze inicial do melhor que o Benfica teve nos últimos 15 anos... enfim, fico contente pelas pessoas reconhecem que afinal o homem não fez um trabalho tão mau.

Jakub

O Braga tb pode agora vir a publico dizer que só se quer manter...

Ter Chiotis, Bruno Alves, Paulo Assunção, Katsouranis, Soares, Lyberopoulos, Konstantinidis, Petkov e Ivic' e Júlio César só pa citar alguns...

No Campeonato grego...dificil...

Se não fosse o «Loser» que é, e ganhasse jogos fora, podia almejar sempre títulos, agora um artista que consegue perder o Campeonato com Porto, com as estrelas todos, na altura da fruta com força, não sei que credibilidade tem...

Perde um Campeonato pó Sporting não conseguindo ganhar nenhum jogo, dos ultimos 7 fora...inclusivé levando 2-1 do Gil na ultima...é obra!
- - - - - - - - -

Por cá não deixa saudade nenhuma. A equipa que tinha, os internacionais e Campeões Europeus e Mundiais que tinha e não consegue ganhar um jogo dificil em casa e fora era o que se via...Nem é preciso dizer mais nada.

4ever Red Devil

Shoky

Não fez um trabalho mau...fez um trabalho péssimo!
Perdeu tudo...levamos goleadas e humilhações inumeras!

E tinhamos Miccoli, Karagounis, Rui Costa, Petit ou Simão!
Um luxo!

Jakub

Citação de: Shoky em 21 de Setembro de 2008, 01:54
Não fez um trabalho mau...fez um trabalho péssimo!
Perdeu tudo...levamos goleadas e humilhações inumeras!

E tinhamos Miccoli, Karagounis, Rui Costa, Petit ou Simão!
Um luxo!

Um onze com Campeões Europeus (3) e só Internacionais com mais de 40 pa cima, e ainda falam isto e aquilo...

Não tirou um em casa dificil...fora era aos 3 de cada vez...enfim. Bater mais no ceguinho pa quê?

Com o plantel que tinhamos, só mm um loser era eliminado por um qq Varzim da Taça...

Shoky

E nem precisava ter vencido um jogo dificil para ser campeão...
Empatamos com o Porto e atirou a toalha ao chão!
Preferiu concentrar-se na UEFA!

Empatamos em Aveiro...2-2...contra um dos piores Beira-Mar que já vi, de forma anedótica...com penaltyzinho do Simão logo a seguir a golo de Delibasic...aos 94´.
Empatamos a 0 com o Braga em casa, num jogo onde só Karagounis lhe apeteceu jogar!

E a seguir a uma vitória suada na Madeira (Génio Miccoli com 2 golões)...empatamos em casa com os sapos...num jogo fraquissimo (Miccoli again)!

Acabamos a 1 ponto do Sporting e 2 do Porto!
É só fazer as contas...

Futebol muito lindo, my ass!

PS: Ah e a Taça Uefa em que nos concentramos...durou um jogo!

the.lowlight

Eu não tenho essa imagem tão pobre do trabalho do Santos. Ele irritava-me bastante, não fazia rotação dos jogadores (nunca fez por onde passou...) o que fez com que os jogadores andassem todos rebentados, não apostava nos jovens, não sabia comunicar nem para dentro nem para fora.
Mas a verdade é que perdemos um campeonato que podia ter ido para qualquer um. 2 pontos..
Começou mal, é certo, mas tem o mérito de ter dito, 'a equipa vai jogar como eu quero'. E a verdade é que após N anos a jogar em 4-2-3-1, quando a equipa se entrosou no losango, tornámo-nos unanimemente uma equipa forte. Muitos lagartos que conheço confessavam isso. Mais, os jogos que vencíamos notava-se que não era obra do acaso. Convencíamos e tinhamos um sistema de jogo bastante adequado aos nossos jogadores.

Se formos ás estatisticas...O Benfica perdeu 3-0 com o Boavista, 1-0 fora com o Manchester, 3-2 fora com o Porto, 3-1 fora com o Braga (naquele que foi considerado o jogo da mudança, quase o losango foi assimilado) e posteriormente com Manchester 3-1 fora, 2-1 Varzim para a Taça e Espanyol 3-2 fora. Foram estas todas as derrotas da época.
No campeonato vencemos 20 de 30 jogos, perdendo apenas 3 vezes e não fomos batidos em casa.
Como disse, após a derrota em Braga (10ª jornada), a equipa assimilou o losango e daí para a frente não perdemos mais para o campeonato. Empatámos 5 vezes, sendo que 1 foi com o Porto, outra com o Sporting, outra com o Braga, a famosa com o Boavista e Beira Mar.
Na Taça UEFA fomos manifestamente infelizes..não podemos culpar o Santos...talvez tivesse sido melhor opção colocar o Miccoli a titular em Barcelona, mas não foi por causa disso. Quanto à Champions, acho que não foi uma má prestação se tivermos em conta o desenrolar do grupo.
A época ficou marcada por aquele inicio em que os jogadores, naturalmente, andavam tontos com o losango após tantos anos a jogar com alas. Mas quando perceberam...começámos a ser uma equipa consistente e não vencemos nada por nos ter faltado um pouco de sorte.
Aliás, dos últimos treinadores, o ano em que nos podemos queixar da sorte foi esse. E a verdade é essa, o Santos não tem sorte nenhuma. Mas podemos culpá-lo disso?

Jakub

Esse jogo em Aveiro meteu-me especial nojo, porque depois de 4 horas no trânsito, e de só poder ter entrado faltavam 30m para acabar tal era a oucura de Benfiquistas por todo o lado e...

...com 25 mil Benfiquistas lá dentro a torcer, empata-me!!

Porra, e alguns ainda têm coragem pa dizer isto e aquilo...

Shoky

Faltam aí derrotas de 3-0 com o Celtic...e 2-1 com PSG!
Foi 1-0 em casa com Manchester e mais uma de 3-1 fora com os mesmos!

E ainda faltam empates vergonhosos...em Copenhaga 0-0, Aveiro 2-2...Braga 0-0 em casa..Viena 1-1...

the.lowlight

É verdade, sorry.

Quanto ao jogo de Aveiro..não foi aquele que aos 5 mins já nos tinham tirado 2 golos em fora de jogos mal tirados?
Eu não gosto da figurinha do homem, limito-me a ver que a diferença entre ser idolatrado por um campeonato e uma final da UEFA (o próprio Eduardo Costa, na altura no Espanyol, disse que o Benfica foi claramente a equipa mais dificil que encontraram e que tinham tido muita sorte) e ser odiado como é aqui por muitos é muito ténue.

Eu coloquei os empates..só não falei do 0-0 de Copenhaga (1ª jornada ainda com a equipa mal organizada, sendo que até acabámos por ser os únicos a não perder lá), e o tal de Viena, primeiro jogo da época, que na prática teve pouco significado pois apurámo-nos.

Shoky

O Losango resultou...porque tinha que ser!

Com Petit, Katsouranis, Rui Costa, Karagounis e Simão...mau era se não se visse algum futebol...

O mal é que jogos importantes, decisivos...fossem contra equipas grandes ou pequenas...só ganhamos 1....numa época inteira....1
Foi o 2-0 em Alvalade!

Mau demais...
depois tinhamos as patetices fora...os empates manhosos...os golos no ultimo minuto (Porto fora)...enfim...uma série de Nandinhices!