Águia Vitória

rppc

Citação de: Slbttotosalvio em 28 de Outubro de 2017, 01:25
É me completamente indiferente se temos uma águia a voar no estádio em dias de jogo, a única coisa que sei é que se a águia fosse solta ia ter bastantes dificuldades em sobreviver, visto que vive em cativeiro desde sempre.

Isso é irrelevante. Há santuários para este tipo de animais que dificilmente sobreviveriam na natureza por falta de aptidão. A questão é que nunca devia ter sido domesticada e nunca devia ter vivido em cativeiro.

rppc

Citação de: Vitor Abreu em 28 de Outubro de 2017, 01:17
Votei sim. Percebo o ponto de vista de quem é contra, principalmente na medida em que é retirada natureza do animal. É suposto as águias voarem livremente pelo ar à caça de alimento e etc.

Contudo votei sim, uma vez que a águia Vitória é uma gota de água num oceano de águias e outros animais domesticados e que não vivem no seu habitat natural. Acabar com o voo da águia no nosso estádio não ia resolver nada, provavelmente ia voltar para o jardim zoológico que foi de onde ela veio (se não me engano).

Concluindo, creio que não faz sentido a pergunta ser se concordo com o voo da águia Vitória, mas sim se concordo com a domesticação de animais selvagens para espetáculos e outros eventos.

O comentário parece-me incoerente, confesso que não percebi. Se, aparentemente, não concordas com a domesticação de animais selvagens, porque é que votaste "Sim"?

Pode ser uma gota num oceano, mas seria um exemplo dado pelo maior clube de Portugal de que não apoia esse tipo de exploração. E acabar com esta tradição agora impediria a domesticação de outras águias que viessem assumir o lugar da atual quando esta deixasse de voar.

tjbc

Claramente o problema mais premente do clube actualmente...

rppc

Citação de: vlad em 28 de Outubro de 2017, 01:29
Citação de: serebotna em 28 de Outubro de 2017, 01:17
Citação de: dtfstoko em 28 de Outubro de 2017, 00:16
Qualquer dia também se acabavam com os zoos e era proibido gravar-se os animais de estimação. A única coisa a águia tem de fazer é voar durante cerca de um minuto em busca de alimento logo não vejo o problema dado que até é algo que as águias fazem para sobreviver no seu habitat, outra diferente é aquilo que se faz no circo onde os animais são tratados como palhaços, obrigados a fazer coisas que não estão na sua natureza e muitas vezes ainda sofrem maus tratos.
A Águia não é um animal doméstico como um cão e o gato, mas sim um animal selvagem. Um animal selvagem deve viver livre no seu habitat natural e não em cativeiro. Retirar a liberdade a um animal selvagem para servir de mascote de um clube é absolutamente errado e cruel. Um preso inocente numa qualquer prisão de um país civilizado também tem comida, cuidados médicos e tudo mais a disposição, o que não significa que esteja feliz ali e que deva lá estar.

pela tua lógica,os zoos tinham que acabar!visto que muitos animais que estão nos zoos não estão no seu habitat natural

Também não concordo com zoos. O argumento da conservação das espécies é simplesmente usado como desculpa para lucrarem com a exposição dos animais. As únicas verdadeiras contribuições para a conservação são os parques e reservas naturais.

rppc

Citação de: Nuno_SLB em 28 de Outubro de 2017, 01:33
Citação de: Slbttotosalvio em 28 de Outubro de 2017, 01:25
É me completamente indiferente se temos uma águia a voar no estádio em dias de jogo, a única coisa que sei é que se a águia fosse solta ia ter bastantes dificuldades em sobreviver, visto que vive em cativeiro desde sempre.

Além que o habitat normal daquela espécie não é do continente europeu, não ia durar muito tempo viva.

Que tolice de comentário. Alguém disse que se ia pegar na águia e largá-la na Costa da Caparica?!

dfernandes

Metam o Augusto a fazer esse papel e assim resolvemos 2 problemas.

rppc

Citação de: BBpT em 28 de Outubro de 2017, 01:37
Citação de: rppc em 27 de Outubro de 2017, 14:07
Compreendo que este assunto pode ser sensível. Deduzo que muitas pessoas nem sequer vejam a razão de ser desta questão, mas eu acho que faz todo o sentido colocá-la e gostava de saber quão bem representada está a minha opinião dentro do universo benfiquista.

Como todos sabemos, o voo da águia Vitória antes dos jogos do Benfica no Estádio da Luz é uma tradição dos anos recentes. Tempos houve em que gostava de ver esse espetáculo, em que achava que isso representava simbolicamente a mística benfiquista. Confesso que, quando vi pela primeira vez no estádio, não foi, nem de perto nem de longe, tão espetacular como estava à espera.

Ao longo dos anos fui ganhando cada vez mais consciência acerca dos direitos dos animais e já há alguns anos que entendo que é errado, seja qual for o contexto, utilizar animais para efeitos de entretenimento. O que acontece no início de todos os jogos do Benfica no Estádio da Luz é nada mais do que um espetáculo circense que entendo ser desnecessário. Os adeptos não vão ao estádio para ver a águia Vitória, vão ao estádio para ver a nossa equipa, os nossos jogadores. O voo da águia Vitória não contribui para a mística ou para o ambiente da nossa Luz. O que contribui para isso é o hino cantado em uníssono, são os nossos adeptos, é a nossa equipa.

Nenhuma águia merece viver uma vida voando em círculos num estádio de futebol. Nenhuma águia nasceu para servir de mascote a um clube. A única águia de que nós precisamos é aquela que, em representação dos valores do nosso clube, se eleva altivamente no nosso símbolo.

O Benfica tem-se envolvido em projetos que considero terem impacto muito positivo na sociedade e no país, nomeadamente os que são levados a cabo pela Fundação Benfica. O Benfica tem vindo a perceber a enorme responsabilidade social que tem, atendendo ao facto de ser o clube com a maior massa adepta de Portugal, de longe.

Assim, sou da opinião que é hora do Benfica acabar com o voo da águia Vitória e usar os fundos que gasta com esse espetáculo em medidas positivas para o país, tais como o financiamento de programas de proteção de espécies de águia nativas de Portugal.

por exemplo, uma pessoa que tenha um animal de estimação, não é para seu entretenimento?

Se é, é errado. Não há mal nenhum em partilhar uma casa com um animal doméstico. Mas um animal de estimação deve ser uma companhia, nada mais do que isso.

rppc

Há muita gente a insistir no mesmo, e convém esclarecer.

Gente, é uma tolice dizer que esta águia seria largada na natureza sem mais nem menos. Nem eu nem nenhuma das pessoas que defende a minha opinião sugeriu isso.

Há, efetivamente, santuários onde animais selvagens que foram domesticados e que, por isso, dificilmente sobreviveriam se fossem retornados ao habitat natural podem viver o resto da sua vida.

rppc

Citação de: vlad em 28 de Outubro de 2017, 01:36
Citação de: serebotna em 28 de Outubro de 2017, 01:33
Citação de: vlad em 28 de Outubro de 2017, 01:29
Citação de: serebotna em 28 de Outubro de 2017, 01:17
Citação de: dtfstoko em 28 de Outubro de 2017, 00:16
Qualquer dia também se acabavam com os zoos e era proibido gravar-se os animais de estimação. A única coisa a águia tem de fazer é voar durante cerca de um minuto em busca de alimento logo não vejo o problema dado que até é algo que as águias fazem para sobreviver no seu habitat, outra diferente é aquilo que se faz no circo onde os animais são tratados como palhaços, obrigados a fazer coisas que não estão na sua natureza e muitas vezes ainda sofrem maus tratos.
A Águia não é um animal doméstico como um cão e o gato, mas sim um animal selvagem. Um animal selvagem deve viver livre no seu habitat natural e não em cativeiro. Retirar a liberdade a um animal selvagem para servir de mascote de um clube é absolutamente errado e cruel. Um preso inocente numa qualquer prisão de um país civilizado também tem comida, cuidados médicos e tudo mais a disposição, o que não significa que esteja feliz ali e que deva lá estar.

pela tua lógica,os zoos tinham que acabar!visto que muitos animais que estão nos zoos não estão no seu habitat natural
Não concordo igualmente com zoos.

porque comes carne?estás a comer "animais" ... não te sentes mal por isso? é que,se te sentes mal por a águia voar,devias sentir-te mal por te alimentares de animais.. defendem direitos dos animais,mas comem-nos.. hipocrisia..

Não posso falar por ele nem sei se ele te respondeu mais à frente porque ainda estou a navegar pelas páginas do tópico. Eu não como carne.

Peace out.

rppc

Já que apagaram o outro tópico (hei de lá eu perceber porquê, porque aquilo era uma votação e neste não dá para fazer isso), cito aqui a minha mensagem original nesse tópico, defendendo o fim do voo da águia Vitória antes dos jogos no Estádio da Luz.

Edit: Já percebi que fizeram merge com este. Obrigado.

CitaçãoCompreendo que este assunto pode ser sensível. Deduzo que muitas pessoas nem sequer vejam a razão de ser desta questão, mas eu acho que faz todo o sentido colocá-la e gostava de saber quão bem representada está a minha opinião dentro do universo benfiquista.

Como todos sabemos, o voo da águia Vitória antes dos jogos do Benfica no Estádio da Luz é uma tradição dos anos recentes. Tempos houve em que gostava de ver esse espetáculo, em que achava que isso representava simbolicamente a mística benfiquista. Confesso que, quando vi pela primeira vez no estádio, não foi, nem de perto nem de longe, tão espetacular como estava à espera.

Ao longo dos anos fui ganhando cada vez mais consciência acerca dos direitos dos animais e já há alguns anos que entendo que é errado, seja qual for o contexto, utilizar animais para efeitos de entretenimento. O que acontece no início de todos os jogos do Benfica no Estádio da Luz é nada mais do que um espetáculo circense que entendo ser desnecessário. Os adeptos não vão ao estádio para ver a águia Vitória, vão ao estádio para ver a nossa equipa, os nossos jogadores. O voo da águia Vitória não contribui para a mística ou para o ambiente da nossa Luz. O que contribui para isso é o hino cantado em uníssono, são os nossos adeptos, é a nossa equipa.

Nenhuma águia merece viver uma vida voando em círculos num estádio de futebol. Nenhuma águia nasceu para servir de mascote a um clube. A única águia de que nós precisamos é aquela que, em representação dos valores do nosso clube, se eleva altivamente no nosso símbolo.

O Benfica tem-se envolvido em projetos que considero terem impacto muito positivo na sociedade e no país, nomeadamente os que são levados a cabo pela Fundação Benfica. O Benfica tem vindo a perceber a enorme responsabilidade social que tem, atendendo ao facto de ser o clube com a maior massa adepta de Portugal, de longe.

Assim, sou da opinião que é hora do Benfica acabar com o voo da águia Vitória e usar os fundos que gasta com esse espetáculo em medidas positivas para o país, tais como o financiamento de programas de proteção de espécies de águia nativas de Portugal.

rppc

Citação de: tjbc em 28 de Outubro de 2017, 12:30

Por muito benfiquista que seja, acho a questão dos direitos dos animais muito mais importante do que futebol. Cada um tem as suas prioridades.

tjbc

Citação de: rppc em 28 de Outubro de 2017, 12:48

Por muito benfiquista que seja, acho a questão dos direitos dos animais muito mais importante do que futebol. Cada um tem as suas prioridades.
Entao faz um favor a toda a gente e vai discutir isto no forum da Sociedade Protectora dos Animais.

dfernandes

Eu adoro animais e acho esta discussão uma perca de tempo.

rppc

Citação de: tjbc em 28 de Outubro de 2017, 12:50
Citação de: rppc em 28 de Outubro de 2017, 12:48

Entao faz um favor a toda a gente e vai discutir isto no forum da Sociedade Protectora dos Animais.

É possível que não te tenhas apercebido, então eu explico.

Este assunto envolve diretamente o Sport Lisboa e Benfica. Como sócio, tenho o direito a contestar uma prática do clube que considero errada.

Ficou claro agora?

rppc

Citação de: benficaslb1 em 28 de Outubro de 2017, 02:02
Pa o corpo humano precisa da vitamina da carne, tal como precisa da do peixe, e dos legumes etc etc etc, o problema não esta em comer animais, o problema esta na quantidade de carne que o ser humano come, que obriga os animais a terem que ser procriados duma forma criminosa, se a população mundial passa-se a consumir só metade da carne que come actualmente, dava para acabar com essa forma de tortura aos bichos.

Já agora o pessoal associa sempre estas conversas a carne, mas deixem lá que também já vídeos de lulas a serem abertas vivas e a irem para o prato ainda a mexerem-se e disso poucos falam, ou dos caracóis e das sapateiras. xD

Isto é absolutamente errado de um ponto de vista nutricional. Apesar de biologicamente omnívoro, o ser humano consegue obter todos os nutrientes de que necessita exclusivamente a partir de fontes não animais. Este é o consenso científico geral e é explicitamente defendido pela American Academy of Nutrition and Dietetics, pela Dietitians of Canada, pela British Dietetic Association, pelo NHS no Reino Unido e pela DGS em Portugal.

É off-topic, mas não quis deixar passar esta.