A velha Catedral - Estádio da Luz

Anti-Corruptos

Citação de: Elvis the Pelvis em 08 de Julho de 2013, 04:12
Citação de: luis.live em 08 de Julho de 2013, 00:21
Expandir...
Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Julho de 2013, 23:20
Citação de: luis.live em 07 de Julho de 2013, 16:16
a velha luz era um estádio magnifico, mas depois as transmissões televisivas a pouco e pouco foram retirando publico da luz. 

o que mais me emociona na antiga luz era os milhares e milhares de pessoas que em dias de frio e chuva enchiam o estádio , a sentar o rabinho na pedra fria...

o pessoal da nova geração , com todo o respeito e ainda bem que é assim, hoje em dia tem condições que nós os antigos nunca tivemos quando íamos ver o SL BENFICA á luz...

Felizmente ainda apanhei os últimos anos dele. Lembro-me do meu primeiro jogo ao vivo na Luz. Pré-temporada 92-93, jogo da Pepsi Cup, em que jogámos contra o Real Madrid. Vencemos 2-0 e o estádio estava cheio. Jogo de pré-temporada, atenção.

Depois desse fui a muitos, e apesar de envelhecido, tinha uma grandeza e mística que o actual nunca terá. Nesses tempos, qualquer clube grande da europa que viesse à Luz, tinha muito respeito. Não só pela nossa equipa, mas também pelo ambiente ímpar que tinha. O actual não tem o mesmo efeito sobre os adversários, não tem a mesma imponência e mística.

sim, foi o jogo de apresentação aos sócios , com ivic no banco...

na antiga luz, nos jogos á tarde aquilo era uma romaria incrível, então nos anos em que cheirava a titulo, era frequente estarem 80 ou 90 mil pessoas em jogos contra Penafiel e outras equipas de menor nomeada... lembro-me de um jogo contra o varzim no inicio dos anos 80 , em que o bobo que depois foi para o Boavista, disse a seguir ao jogo, que quando entraram para o aquecimento já estavam a perder 3-0  ;D.  contra os grandes era sempre casa cheia com aquele jogo em 87 contra o fc porko nos 3 golos do rui aguas em que estiveram bem mais do que 120 000 mil pessoas...

Exactamente. E demos um banho no Real, que tinha uma excelente equipa também.

O actual é muito bonito(por dentro), tem bom ambiente quando está cheio, mas o antigo era outra coisa. Não tem comparação.

Acho que estão enganados. Esse jogo Pepsi Cup foi contra o Barcelona do Romário e Compª Lda. Ganhamos 2-1

Elvis the Pelvis

Não não. Este que falei foi na pré-temporada de 92/93, contra o Real Madrid. Contra o Barcelona, foi na pré-temporada de 93/94. Nesse ganhámos 2-1.

Anti-Corruptos

Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Julho de 2013, 15:54
Não não. Este que falei foi na pré-temporada de 92/93, contra o Real Madrid. Contra o Barcelona, foi na pré-temporada de 93/94. Nesse ganhámos 2-1.
:confused: O0

Elvis the Pelvis

Muito bem Nick. Saudades desse colosso.  :smitten:

Nick Valensi

Não era maior que o actual.

Aliás, em termos de altura, o novo estádio até é maior

fyure

Mas era mais avantajado, vá ! O que lhe dava mais ar de colosso que este alguma vez poderá dar.

Elvis the Pelvis

Não têm comparação.

A Antiga Luz era um Bentley, este é um Audi.

fyure

Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Julho de 2013, 20:29
Não têm comparação.

A Antiga Luz era um Bentley, este é um Audi.
Mesmo assim, vá lá, vá lá. Podia-nos ter saído a carrinha da family frost.

Nick Valensi

Citação de: fyure em 09 de Julho de 2013, 20:02
Mas era mais avantajado, vá ! O que lhe dava mais ar de colosso que este alguma vez poderá dar.

A questão é que não era... O nosso estádio actual é ligeiramente maior.

fyure

Citação de: Nick Valensi em 09 de Julho de 2013, 21:49
Citação de: fyure em 09 de Julho de 2013, 20:02

A questão é que não era... O nosso estádio actual é ligeiramente maior.
Mas era "mais largo" digamos assim. Fiz-me entender mal O0 A área de ocupação era maior que a deste estádio. O facto é que em altura era capaz de ser inferior, mas como eu era pequeno tudo me parecia gigante aos olhos.

Uma coisa que comprova essa questão da largura era o facto de estarmos bem mais longe do relvado que neste estádio.

pcssousa

Sei lá se era maior ou deixava de ser... era mais imponente. 
Lembro-me como hoje da minha estreia em jogos na Luz... 20 de Abril de 1988. O estádio repleto... os jogadores saem do túnel e as luzes apagam-se, milhares e milhares de isqueiros se acenderam e vislumbrou-se uma imagem memorável e electrizante, mais tarde soube que lágrimas rolaram nas faces de alguns jogadores. Os adversários abriram as bocas de espanto e os nossos entraram em campo já com o jogo meio ganho. Rui Águas materializou-o com dois belos golos de cabeça numa noite em que selámos a nossa volta às finais da máxima competição de clubes, 20 anos após a última.

Caramba, passaram-se já 25 anos, 25, uma vida... parece que foi ontem que um menino chorou de alegria e êxtase toda a noite e agora esse menino é um homem que jamais o esquecerá e que guarda a mágoa dos seus filhos jamais poderem ver a alma do Benfica, a obra construida pelas mãos dos próprios Benfiquistas.

Fdx, como amava aquele estádio, como amo este clube... crl.

fyure

Citação de: pcssousa em 09 de Julho de 2013, 22:28
Sei lá se era maior ou deixava de ser... era mais imponente. 
Lembro-me como hoje da minha estreia em jogos na Luz... 20 de Abril de 1988. O estádio repleto... os jogadores saem do túnel e as luzes apagam-se, milhares e milhares de isqueiros se acenderam e vislumbrou-se uma imagem memorável e electrizante, mais tarde soube que lágrimas rolaram nas faces de alguns jogadores. Os adversários abriram as bocas de espanto e os nossos entraram em campo já com o jogo meio ganho. Rui Águas materializou-o com dois belos golos de cabeça numa noite em que selámos a nossa volta às finais da máxima competição de clubes, 20 anos após a última.

Caramba, passaram-se já 25 anos, 25, uma vida... parece que foi ontem que um menino chorou de alegria e êxtase toda a noite e agora esse menino é um homem que jamais o esquecerá e que guarda a mágoa dos seus filhos jamais poderem ver a alma do Benfica, a obra construida pelas mãos dos próprios Benfiquistas.

Fdx, como amava aquele estádio, como amo este clube... crl.
Não te minto se te disser que até as lágrimas me vieram aos olhos. Quem me dera, quem me dera ser nascido para ver o Benfica dos benfiquistas, para ter assistido como tu a essa meia final contra o Steaua ou como o meu pai à meia final contra o Marselha. Tenho uma pena enorme de apenas ter estado nesse palco mítico para assistir um jogo por uma vez... Muita pena mesmo... E não creio que um dia venha a conhecer essa sensação que sentiste, porque o futebol moderno já não proporciona momentos desses.

pcssousa

Estive também nesse jogo contra o Marselha em plenas férias da Páscoa.
O Estádio a rebentar pelas costuras, Eusébio com o seu amuleto da sorte, a toalha enrolada à volta do braço e com um blusão lilás (era o que os treinadores usaram naqueles primeiros meses da hummel), entra em campo antes dos jogadores, dá uma volta completa ao relvado de braço erguido, como que a puxar pelos adeptos e pelo próprio gigante de betão. Os adeptos saltaram, gritaram, sentiam-se as fundações do estádio a vibrar, tudo tremia... mais tarde Mozer confessou que os seus companheiros do Marselha quando iam a entrar no relvado estavam aterrados, teriam vonytade de voltar para trás.

São duas noites para a história. Apesar de termos perdido essas finais, acabaram por ser um marco, não é todos os dias que se é vice-campeão da Europa e não é todos os dias que se vive uma festa daquelas num Estádio daqueles.