A velha Catedral - Estádio da Luz

pcssousa

Citação de: 4ever Red Devil em 21 de Dezembro de 2011, 21:34
Sim, crédito aos tais senhores do facebook do Benfica!

Vídeos é muito difícil. Deve haver quem tenha, nem que seja dos últimos anos, mas a probabilidade de vermos alguma coisa de jeito é baixa.
Reza para que eu consiga recuperar a informação de um disco externo que não arranca... é que tenho lá um video de mais ou menos 8 min em que é feita uma visita guiada ao estádio, penso que em 88 ou 89.

Citação de: Eddie_ em 11 de Janeiro de 2012, 16:27
Mais umas belas fotos, pcsousa  :bow2:

Essa primeira foto que postaste aí é BRUTAL. Estádio cheio à antiga... Do melhor que há. O flavio_slb já tinha postado antes (ver página 8, até pq tem lá outras fotos que se calhar não viste e também são espectaculares)

A dos guarda-chuvas que meteste, há uma ainda mais impressionante (que podes ver também na página 8) com as torres de iluminação e o 3º anel coberto de guarda-chuvas. Para mim é a melhor foto que já vi da antiga Luz... Nunca mais vão tirar uma foto assim!!!

Ver estas fotos dá-me cá uma tristeza por saber que aquele estádio, construído pelos benfiquistas, já não existe...
Já estive a ver, nem sei como me tinha passado, pois vi todas as outras páginas menos essa, por uma qualquer razão absurda.


dfernandes

Que tópico lindo.

Estive a reler as últimas páginas e já me puseram de lágrimas nos olhos, e ainda tenho que ir trabalhar.

Obrigado por tudo, malta...

_Benfiquista_

#182
pcssousa, não maças em nada!Bem pelo contrário!

Tinha ideia que essa foto era dos anos 60 ou 70...em 83-84, penso que na zona envolvente já haveriam prédios...e a cor da foto é dos anos 60, 70...

O Estádio da Luz antigo, era uma das paixões da vida de todos nós, que lá passamos grandes momentos...

pcssousa

Citação de: _Benfiquista_ em 11 de Janeiro de 2012, 16:36
pcssousa, não maças em nada!Bem pelo contrário!

Tinha ideia que essa foto era dos anos 60 ou 70...em 83-84, penso que na zona envolvente já haveriam prédios...e a cor da foto é dos anos 60, 70...

O Estádio da Luz antigo, era uma das paixões da vida de todos nós, que lá passamos grandes momentos...
Tens razão... é de 73-74 e não de 83-84...
Esta foto anda na net, mas tenho uma revista, que era do meu pai onde está esta. Penso não estar enganado em relação a isto...

_Benfiquista_

Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2012, 16:38
Citação de: _Benfiquista_ em 11 de Janeiro de 2012, 16:36
pcssousa, não maças em nada!Bem pelo contrário!

Tinha ideia que essa foto era dos anos 60 ou 70...em 83-84, penso que na zona envolvente já haveriam prédios...e a cor da foto é dos anos 60, 70...
Tens razão... é de 73-74 e não de 83-84...
Esta foto anda na net, mas tenho uma revista, que era do meu pai onde está esta.
Obrigado.

É uma foto lindíssima, sem dúvida.

fyure

Citação de: Elvis the Pelvis em 10 de Janeiro de 2012, 20:10
Sim fyure, são os Diabos Vermelhos. Eu quando ia à Luz ia sempre para a zona acima dos Diabos.  :)


Citação de: _Benfiquista_ em 10 de Janeiro de 2012, 20:45


Fyure:

Como diz o Elis The Pelvis, essas bandeiras pertencem aos Diabos Vermelhos, quando ficavam na Central no Antigo Estádio :)

Míticos também eram aqueles bonés, tipo boina, que o pessoal usava, como se pode constatar nessa foto por exemplo.Mas não consigo encontrar fotos dos mesmos...



Elvis: eu também procuro ir sempre para perto deles embora agora já não seja a mesma coisa... mas sábado vou estar lá perto. :p O meu primo mais velho que é da década de 70 andou por lá nos anos 90 e principio de 2000 e adorava os diabos :) à pala dele tenhos casacos, cd's e claro um mitico cachecol que é o que eu levo sempre para os jogos  :bow2:

Caro _benfiquista_, penso que tive uma dessas boinas de que fala... não sei por onde anda ela  :tomates:

obrigado aos dois pelo esclarecimento e já agora, QUE GRANDES FOTOS ANDAM POR AQUI  :bow2: :bow2: :bow2:

_Benfiquista_

Essas boinas eram míticas e davam um ar de quem vai á roulote comer uns coiratos antes de ir ver a bola :smokin:

Elvis the Pelvis

Fyure, para ser mais correcto, na antiga Luz eu ia para aquela zona acima dos Diabos mas mais perto da zona da bandeirola de canto... basicamente entre os Diabos e o topo sul onde ficavam os NN.

Este tópico tem muitas fotografias fantásticas, mas a mais impressionante para mim é aquela do terceiro anel com os guarda-chuvas abertos. Para mim demonstra bem a grandeza que tinha e o quão intimidante conseguia ser para os adversários.

fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 12 de Janeiro de 2012, 00:16
Essas boinas eram míticas e davam um ar de quem vai á roulote comer uns coiratos antes de ir ver a bola :smokin:

ahah, exacto  :buck2: assim que for a casa tenho que procurá-la... é que tem história e tudo. Um primo do meu pai ofereceu-ma no primeiro jogo que vi do Benfica  :slb2:

Citação de: Elvis the Pelvis em 12 de Janeiro de 2012, 00:35
Fyure, para ser mais correcto, na antiga Luz eu ia para aquela zona acima dos Diabos mas mais perto da zona da bandeirola de canto... basicamente entre os Diabos e o topo sul onde ficavam os NN.

Este tópico tem muitas fotografias fantásticas, mas a mais impressionante para mim é aquela do terceiro anel com os guarda-chuvas abertos. Para mim demonstra bem a grandeza que tinha e o quão intimidante conseguia ser para os adversários.

Já vi imensas fotos deles no antigo estádio... grandes coreografias  :bow2: :bow2: :bow2: antigamnete dava para ver essas imagens no site deles mas entretanto esse site e a sua enorme galeria desapareceram  :disgust:

Miguel Gouveia

Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2012, 16:31
Reza para que eu consiga recuperar a informação de um disco externo que não arranca... é que tenho lá um video de mais ou menos 8 min em que é feita uma visita guiada ao estádio, penso que em 88 ou 89.

Tratar disso, Sousa!!! Essa relíquia tem de vir cá parar. :)

_Benfiquista_

Também cheguei a fazer uma viagem ao Estádio da Luz nesses idos de 1988-1989.Jogava futebol nas escolas do clube da minha Terra e num dia visitamos o Estádio da Luz, alvalade, restelo e do Jamor.

Lembro-me de ir á Luz e ir ao Camarote Presidencial, de ao sair do autocarro que nos transportava a todos, ir tudo a correr e pedir autógrafos aos jogadores(acho que ao Magnusson, entornei um iogurte todo em cima de mim lol), de haver treino e de nos sentarmos num muro dentro do Estádio com uma funcionário do Benfica a meter-nos na ordem eheh

Em alvalade ficamos sentados na central(debaixo da pala)a ouvir a explicação de um simpático senhor sobre aquilo e visitamos onde o sporting tinha algumas modalidades.Demos a volta á pista e diziam-nos para não pisar o relvado, mas pisamos na mesma ahah

No restelo estavam a treinar, a equipa do Belenenses e ficamos no topo que dá para o Tejo.Lembro-me de nos acenarem os jogadores deles...

No Jamor jogamos umas partidas por lá, nuns "ervados" anexos :)


fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 12 de Janeiro de 2012, 14:03
Também cheguei a fazer uma viagem ao Estádio da Luz nesses idos de 1988-1989.Jogava futebol nas escolas do clube da minha Terra e num dia visitamos o Estádio da Luz, alvalade, restelo e do Jamor.

Lembro-me de ir á Luz e ir ao Camarote Presidencial, de ao sair do autocarro que nos transportava a todos, ir tudo a correr e pedir autógrafos aos jogadores(acho que ao Magnusson, entornei um iogurte todo em cima de mim lol), de haver treino e de nos sentarmos num muro dentro do Estádio com uma funcionário do Benfica a meter-nos na ordem eheh

Em alvalade ficamos sentados na central(debaixo da pala)a ouvir a explicação de um simpático senhor sobre aquilo e visitamos onde o sporting tinha algumas modalidades.Demos a volta á pista e diziam-nos para não pisar o relvado, mas pisamos na mesma ahah

No restelo estavam a treinar, a equipa do Belenenses e ficamos no topo que dá para o Tejo.Lembro-me de nos acenarem os jogadores deles...

No Jamor jogamos umas partidas por lá, nuns "ervados" anexos :)


infelizmente só tive a oportunidade de visitar o antigo estádio do zbording... mas fui à campeão, de cachecol do Benfica  ;D e no museu enquanto a guia tentava lá dizer que tinham não sei quantas taças de não sei quantas modalidades eu interrompi-a e perguntei porque estava lá um enorme troféu em forma de águia. Ela estava com um pó de mim e não queria responder mas o pessoal interessou-se mais pela águia e ela lá deu o braço a torcer... curioso é que já nem me lembro de que competição era o tal troféu lol. foi só para a picar ahahah. Depois fomos à pista e claro, pisamos também o relvado embora ele já nem dissessem nada porque o estádio poucos meses depois foi abaixo... e diga-se, estava todo podre. O nosso era bem melhor e ainda tinha melhores condições quanto a mim  O0

O_Glorioso

Fantásticas fotos, Sousa. Continua, não maças nada, muito pelo contrário. E obrigado.

_Benfiquista_

Citação de: fyure em 12 de Janeiro de 2012, 18:28
Citação de: _Benfiquista_ em 12 de Janeiro de 2012, 14:03
Também cheguei a fazer uma viagem ao Estádio da Luz nesses idos de 1988-1989.Jogava futebol nas escolas do clube da minha Terra e num dia visitamos o Estádio da Luz, alvalade, restelo e do Jamor.

Lembro-me de ir á Luz e ir ao Camarote Presidencial, de ao sair do autocarro que nos transportava a todos, ir tudo a correr e pedir autógrafos aos jogadores(acho que ao Magnusson, entornei um iogurte todo em cima de mim lol), de haver treino e de nos sentarmos num muro dentro do Estádio com uma funcionário do Benfica a meter-nos na ordem eheh

Em alvalade ficamos sentados na central(debaixo da pala)a ouvir a explicação de um simpático senhor sobre aquilo e visitamos onde o sporting tinha algumas modalidades.Demos a volta á pista e diziam-nos para não pisar o relvado, mas pisamos na mesma ahah

No restelo estavam a treinar, a equipa do Belenenses e ficamos no topo que dá para o Tejo.Lembro-me de nos acenarem os jogadores deles...

No Jamor jogamos umas partidas por lá, nuns "ervados" anexos :)


infelizmente só tive a oportunidade de visitar o antigo estádio do zbording... mas fui à campeão, de cachecol do Benfica  ;D e no museu enquanto a guia tentava lá dizer que tinham não sei quantas taças de não sei quantas modalidades eu interrompi-a e perguntei porque estava lá um enorme troféu em forma de águia. Ela estava com um pó de mim e não queria responder mas o pessoal interessou-se mais pela águia e ela lá deu o braço a torcer... curioso é que já nem me lembro de que competição era o tal troféu lol. foi só para a picar ahahah. Depois fomos à pista e claro, pisamos também o relvado embora ele já nem dissessem nada porque o estádio poucos meses depois foi abaixo... e diga-se, estava todo podre. O nosso era bem melhor e ainda tinha melhores condições quanto a mim  O0
Sim o nosso Estádio era muito mais imponente.Recordo apesar de tudo que o funcionário do sporting foi mais simpático, que a senhora, funcionário do Benfica, que nos mandou calar no nosso antigo Estádio  ;D

fyure

Citação de: _Benfiquista_ em 12 de Janeiro de 2012, 20:19
Citação de: fyure em 12 de Janeiro de 2012, 18:28
Citação de: _Benfiquista_ em 12 de Janeiro de 2012, 14:03
Também cheguei a fazer uma viagem ao Estádio da Luz nesses idos de 1988-1989.Jogava futebol nas escolas do clube da minha Terra e num dia visitamos o Estádio da Luz, alvalade, restelo e do Jamor.

Lembro-me de ir á Luz e ir ao Camarote Presidencial, de ao sair do autocarro que nos transportava a todos, ir tudo a correr e pedir autógrafos aos jogadores(acho que ao Magnusson, entornei um iogurte todo em cima de mim lol), de haver treino e de nos sentarmos num muro dentro do Estádio com uma funcionário do Benfica a meter-nos na ordem eheh

Em alvalade ficamos sentados na central(debaixo da pala)a ouvir a explicação de um simpático senhor sobre aquilo e visitamos onde o sporting tinha algumas modalidades.Demos a volta á pista e diziam-nos para não pisar o relvado, mas pisamos na mesma ahah

No restelo estavam a treinar, a equipa do Belenenses e ficamos no topo que dá para o Tejo.Lembro-me de nos acenarem os jogadores deles...

No Jamor jogamos umas partidas por lá, nuns "ervados" anexos :)


infelizmente só tive a oportunidade de visitar o antigo estádio do zbording... mas fui à campeão, de cachecol do Benfica  ;D e no museu enquanto a guia tentava lá dizer que tinham não sei quantas taças de não sei quantas modalidades eu interrompi-a e perguntei porque estava lá um enorme troféu em forma de águia. Ela estava com um pó de mim e não queria responder mas o pessoal interessou-se mais pela águia e ela lá deu o braço a torcer... curioso é que já nem me lembro de que competição era o tal troféu lol. foi só para a picar ahahah. Depois fomos à pista e claro, pisamos também o relvado embora ele já nem dissessem nada porque o estádio poucos meses depois foi abaixo... e diga-se, estava todo podre. O nosso era bem melhor e ainda tinha melhores condições quanto a mim  O0
Sim o nosso Estádio era muito mais imponente.Recordo apesar de tudo que o funcionário do sporting foi mais simpático, que a senhora, funcionário do Benfica, que nos mandou calar no nosso antigo Estádio  ;D
e estava mais bem preservado quanto a mim... o antigo alvalade estava num estado lastimável... eles bem que quiserem logo correr com aquilo quando surgiu a oportunidade do euro 2004... na nave do sporting (ou lá como aquilo se chamava) havia montes de humidade nas colunas e vigas envolventes... lá dentro também me parecia tudo muito antiquado e com pouco preservação, ao contrário do que vi da nossa antiga catedral (embora não tenha sido muito infelizmente).

Vi um benfica salgueiros já nos anos 2000 e faziam-se obras de requalificação nas bancadas da Luz, prova desse brio e estima pelo que era nosso... não estando 100 % em condições, quando se começou a sua demolição, era de todos o que se encontrava em melhor estado. Já para não falar da imponência (nunca senti vertigens noutros estádio) e do ambiente em seu redor  :flagglorioso: