A velha Catedral - Estádio da Luz

Ruud

Abertura solene dos trabalhos de construção do Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

Hoje, 14 de junho de 1953, foi um dia inesquecível para o SL Benfica, que há muito ansiava pela construção do seu Estádio. Neste dia foram dadas as primeiras enxadadas simbólicas, desferidas pelos membros da Direção, entre os quais o presidente Joaquim Ferreira Bogalho. A exaltação benfiquista assumiu as mais variadas formas: risos, lágrimas, cânticos...expressão da alegria que se sentia ao presenciar aquele momento. Foram muitos os sócios, adeptos e simpatizantes que quiseram assistir a este momento, formando uma torrente contínua de pessoas que se manteve ativa durante todo o dia.

RedVC

Ferreira Bogalho e Ribeiro dos Reis. Dois enormes imortais.

O simbolismo dessas duas fotografias é brutal. Sente-se. Um clube que andava escorraçado de um lado para o outro ia finalmente ter uma casa sua por 5 décadas que haveriam de vir. Os dois conheceram essa realidade e sabiam agora o que estavam a fazer. O que não imaginavam mas poderiam quem sabe sonhar seria a glória que estaria para vir naquele estádio tão querido, tão belo, tão ansiado, tão labutado, tão medida do cumprimento do lema do nosso clube. De todos, um.

Ferreira Bogalho foi talvez o maior presidente da história do Benfica. Não sei o estilo pois não fez obra em tempos que nos recordemos. Mas que obra! Isso e o que ele proporcionou. Tremendo. Um duro, implacável quando necessário mas que se desfez na emoção mais nobre e sincera quando inaugurou a nossa querida Catedral. Gratidão eterna para este homem.

ruibenfica80

Citação de: dfernandes em 06 de Maio de 2014, 20:42
Citação de: Pedrinho84 em 06 de Maio de 2014, 14:03
Muitos jogos vi na velhinha Catedral. Gostava de ter uma memória mais melhor boa.
A minha memória é uma merda. No ano do trigésimo, vi o Benfica-sporting, 2-1 para nós!

Golos do Figo para eles, e Yuran e Isaías, para nós. Há mais de 20 anos. Como o tempo passa...

O meu primeiro jogo na Luz.....o tempo passa!!!!
Curiosamente, este ano levei um míudo quase com a idade que eu tinha 20 anos atrás. Também fomos ver um Benfica-Sporting e disse a ele várias vezes: Vamos marcar 2 golos e vamos ser campeões!!! A história vai repetir! Dito e feito.....só foi pena a falsa partida e o stress da cobertura na 1a tentativa.

Mas, recordando a velha luz. 20 anos atrás.....lembro-me muito bem de sentir tudo a tremer por dentro quando ao vir de Sete Rios a pé se começava a ouvir o som do Estádio. Sei que ficámos lá para cima, que a minha bandeira do Benfica voou sei lá para onde no 2-1....que incrivelmente regressou uns minutos depois, sabe-se lá como :) Lembro-me de estarmos já no regresso em Sete Rios, sem voz, meio mortos, o pessoal passava por nós e até perguntava se estávamos doentes. Doentes não, mas foi uma gritaria tão grande nos 90 minutos que já não sobrava nada. Então a segunda parte......Lembro-me mais dos sons de tambor, de saltar, gritar, que do jogo em si. Ainda hoje vejo o golo do Isaias e não me lembro absolutamente de ver no estádio....só de saltar :) Acho que cheguei a casa sem saber sequer quem tinha feito os golos.....mas sabia muito bem o resultado!!!

Já agora, falaram aí no 8-0 da mesma época ao Famalicão. Esse jogo vi com o meu melhor amigo e os meus pais na Guarda. Numa pensão que se chamava "O Guardense". O dono parecia ser benfiquista e conforme choviam os golos, vinha mais comida e bebida para a mesa. Comemos que nem uns alarves que eramos putos e estávamos a crescer :) Foi uma bela noite essa!!!!

faneca_slb4ever

Fake Blood

(arrastar para um separador para ver imagem no tamanho real)

Nick Valensi

Linda fotografia!

Tens mais dessas?

Nowakowski

Que estádio monstruoso. Isso era a versão mais imponente do Coliseu de Roma!

Fake Blood

(arrastar para um separador para ver imagem no tamanho real)

RedVC

Que maravilha Fake! Obrigado pela partilha!