A velha Catedral - Estádio da Luz


Delirium Tremens


Theroux

#962

25 de Setembro de 2001


15 de Dezembro de 2001

Última enchente no estádio, com 75.000 espectadores.

2 - 2 contra o Sporting, com golos do Simão, Zahovic e Jardel.


Elvis the Pelvis

Além da grandiosidade do estádio, era aquele complexo todo que era fantástico para a época.  :)


Blitzer


RedVC





Petrov_Carmovich

6 de Outubro de 2001...um autocarro com uns quantos vindos de Peniche chega ao terminal junto ao Centro Comercial Colombo ainda novinho, e eu com 15 anos para ver um jogo da Seleção Nacional contra a Estónia para o Mundial 2002. Eu já tinha visto o velho estádio por fora ao passar ao lado na 2ª circular para sair mais depressa de Lisboa vindo da Amadora.

Eu lembro-me da subida até ao estádio, a multidão de gente confiante numa vitória para as cores nacionais. Da volta enorme que dei só para subir ao 3º anel do lado mais baixo. Topo sul. Pensava eu que ia ter uma perspectiva normal do estádio como quando se vê na TV. Puro engano.

Sabem aquela sensação de nos sentirmos espantados, fascinados e esmagados por algo maior, mais massivo, gigantesco do que a nossa própria vida? Eu senti-me assim quando finalmente cheguei ao topo do estádio com aquela gente toda a gritar, pequenino...feliz da vida por estar ali, mas tão frágil quase com medo do que parecia um monstro quando o estádio começava todo a vibrar com a seleção. Isto "só" com 80 mil pessoas. Nem quero imaginar com mais 40 mil lá metidos dentro.

Essa sensação de monumento imponente que estava à minha frente e que parecia que nunca seria derrubado por nada e ninguém, foi o primeiro choque. O segundo foi o "tremor de terra" que os pés dos que apoiavam Portugal faziam quando batiam no cimento, milhares e milhares de pés a fazerem-me temer pela vida, e a fazerem-me acreditar que eu podia cair de vários metros de altura do 3º anel. Graças a Deus estava enganado.

O terceiro choque, foi aquela multidão a fazer aquele barulho típico de inquietação de quem sabe que um golo está próximo, e os avançados estão a circular perto da grande área, e quando esse barulho se transforma num golo, parece mesmo que rebentou uma bomba naquele local, que nos faz impressão aos tímpanos quando os gritos são pura loucura e felicidade. Foram 5.

E isto foi um jogo da Seleção, se fosse do Benfica em tempos áureos...suponho que os 3 choques teriam sido bem mais poderosos.

Eu considero-me um priveligiado. Graças ao meu pai. Belas memórias. :)

Theroux


Festivus


original