Scouting

Queimaxo

Citação de: fgsilva em 03 de Outubro de 2014, 16:33
Citação de: PATRÃO em 03 de Outubro de 2014, 16:29
Fgsilva, partilho da tua opinião, avaliar um Guarda-redes é complicado e arriscado. O Adam Larsen Kwarasey vi-o jogar há uns anos atrás num amistoso, Brasil-Gana, fez uma grande exibição nesse jogo, fiquei impressionado o que me levou a sugeri-lo, passado 3 anos não evoluiu como pensava.

É uma posição que evito ao máximo analisar. Não me sinto totalmente à vontade para o fazer. Mas neste caso como a ideia era apresentar um jovem com potencial de cada liga e de cada posição acabei por avaliar.
Eu estou mais à vontade pois foi a minha posição no futsal e consigo avaliar +/- os lances. Por exemplo, há golos que para quem nunca foi redes parece frango, mas na relaidade são lances muito dificeis e que requerem muita reacção.

Infelizmente a capacidade de reacção por muito que treines não vai melhorar assim muito porque é algo que vem com a personalidade do jogador. O que se tentar fazer é mecanizar os gestos técnicos nas variadas situações para o redes estar melhor preparado para os desafios do jogo.

Blitzer

Votei no Manquillo.

Para mim:
1º - Manquillo
2º - Foulquier
3º - Sidibe

Rei

Ontem a falar com o espanhol ele dizia-me: "Porra, o Benfica deve ter muito bons scouts. Tenho notado que saiem do clube grandes jogadores, muitos mesmo". Eu simplesmente sorri, pensei para mim mesmo: "Era bom ficar com eles mais uns aninhos, logo ias ver como era."

fgsilva

Citação de: PATRÃO em 03 de Outubro de 2014, 16:36
Citação de: fgsilva em 03 de Outubro de 2014, 16:33
Citação de: PATRÃO em 03 de Outubro de 2014, 16:29
Fgsilva, partilho da tua opinião, avaliar um Guarda-redes é complicado e arriscado. O Adam Larsen Kwarasey vi-o jogar há uns anos atrás num amistoso, Brasil-Gana, fez uma grande exibição nesse jogo, fiquei impressionado o que me levou a sugeri-lo, passado 3 anos não evoluiu como pensava.

É uma posição que evito ao máximo analisar. Não me sinto totalmente à vontade para o fazer. Mas neste caso como a ideia era apresentar um jovem com potencial de cada liga e de cada posição acabei por avaliar.
Excelente o teu site. Parabéns.

O site não é meu. Neste momento escrevo para o Futebol Premier na área de Scouting e colaboro no GoalPoint de forma mais abrangente.

Queimaxo

Citação de: Rei em 03 de Outubro de 2014, 16:46
Ontem a falar com o espanhol ele dizia-me: "Porra, o Benfica deve ter muito bons scouts. Tenho notado que saiem do clube grandes jogadores, muitos mesmo". Eu simplesmente sorri, pensei para mim mesmo: "Era bom ficar com eles mais uns aninhos, logo ias ver como era."
Infelizmente não temos capacidade para tal. A lei Bosman trouxe mais coisas "más" do que boas para a competitividade do futebol. A parte boa é que os jogadores têm mais direitos de trabalho, a parte má é que acabando o limite de estrangeiros os jogadores de "topo" deixam de estar espalhados pelos clubes da Europa fora.

fgsilva

Citação de: Queimaxo em 03 de Outubro de 2014, 16:38
Citação de: fgsilva em 03 de Outubro de 2014, 16:33
Citação de: PATRÃO em 03 de Outubro de 2014, 16:29
Fgsilva, partilho da tua opinião, avaliar um Guarda-redes é complicado e arriscado. O Adam Larsen Kwarasey vi-o jogar há uns anos atrás num amistoso, Brasil-Gana, fez uma grande exibição nesse jogo, fiquei impressionado o que me levou a sugeri-lo, passado 3 anos não evoluiu como pensava.

É uma posição que evito ao máximo analisar. Não me sinto totalmente à vontade para o fazer. Mas neste caso como a ideia era apresentar um jovem com potencial de cada liga e de cada posição acabei por avaliar.
Eu estou mais à vontade pois foi a minha posição no futsal e consigo avaliar +/- os lances. Por exemplo, há golos que para quem nunca foi redes parece frango, mas na relaidade são lances muito dificeis e que requerem muita reacção.

Infelizmente a capacidade de reacção por muito que treines não vai melhorar assim muito porque é algo que vem com a personalidade do jogador. O que se tentar fazer é mecanizar os gestos técnicos nas variadas situações para o redes estar melhor preparado para os desafios do jogo.

Eu compreendo isso. Eu jogava mais como médio-defensivo ou médio-centro. Só por uma vez em juniores, numa situação de recurso, é que joguei a guarda-redes.

Claro que há guarda-redes que com 11/12/13/14 anos que é a idade que normalmente costumo observar, saltam logo à vista pela disponibilidade física, impulsão, 1x1, coragem, reposição de bola, entre outros factores.

O mais complicado é perceber como é que podem evoluir e tirar proveito do potencial que apresentam.


Queimaxo

Ainda só vi uns resumos de jogo, mas chamou-me a atenção o austríaco Alessandro Schöpf que joga no Nurnberg. Parece reunir boas qualidades para vir a ser um bom avançado que joga entre-linhas. E com apenas 20 anos. Alguém sabe mais sobre ele?

Rmartins

Citação de: Queimaxo em 07 de Outubro de 2014, 10:03
Ainda só vi uns resumos de jogo, mas chamou-me a atenção o austríaco Alessandro Schöpf que joga no Nurnberg. Parece reunir boas qualidades para vir a ser um bom avançado que joga entre-linhas. E com apenas 20 anos. Alguém sabe mais sobre ele?
Só o conheço de nome, e vi uns vídeos ainda estava no Bayern. Tinha a impressão que era dos jogadores mais interessantes na formação do Bayern ( equipa B incluída).


KBMASTER


PATRÃO

Qual é a promessa da Europa com maior potencial sugerida em 2013? (Posição: Defesa Direito)

Sam Byram (3.1%)
Adam Matthews (6.3%)
Tomáš Kalas (6.3%)
Frederik Holst (0%)
Silvan Widmer (0%)
Djibril Sidibé (6.3%)
Dimitri Foulquier (0%)
Javi Manquillo (34.4%)
Sébastien Corchia (21.9%)
Daryl Janmaat (18.8%)
Ricardo Pereira (3.1%)

Votos totais: 32

PATRÃO

Javi Manquillo vs Sébastien Corchia

fgsilva

Citação de: KBMASTER em 09 de Outubro de 2014, 16:30
Citação de: fgsilva em 09 de Outubro de 2014, 11:58
Vidar Kjartansson, o "viking" dos golos



http://goalpoint.pt/blog/httpgoalpoint-pt/scouting-vidar-kjartansson-o-viking-dos-golos_12027
É assim tão bom?

Eu acho que sim. Foge ao típico avançado nórdico. É pequeno, móvel, ágil e consegue aparecer muito bem nos espaços.