Mantorras

Avançado, 43 anos,
Angola
Equipa Principal: 8 épocas (2001-2002, 2004-2010), 129 jogos (5080 minutos), 31 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Petrov_Carmovich

Nota pessoal: no CM 01/02 era o Mantorras, o Tó Madeira, o Sokota e mais tarde o Nuno Gomes a fazerem a contabilidade dos golos do meu Benfica...era lindo ganhar títulos atrás de títulos com este quarteto :)

Juvelacio

Citação de: dfernandes em 17 de Abril de 2013, 02:02
Que frustração não encontrar a VHS do Benfica-Fiorentina, um dos primeiros jogos do Mantorras com a camisola do Benfica e onde o Nuno Gomes foi adversário, pela primeira e única vez. Eu sei que a tenho, está na minha lista, mas não sei é onde. >:(

Tenho o jogo também gravado (golo de Argel de cabeça com 80 mil a ver na Luz) mas por problemas técnicos graves (ignorância) não posso fazer nada.

Zlatan

Pedro Manuel Torres. Huambo, Angola. 18 de Março de 1982. Avançado.
Épocas no Benfica: 9 (2001/2010). Jogos: 129. Golos: 31.
Outros clubes: Alverca. Internacionalizações: Angola.

De olhar doce, interrogativo. Sorriso largo, inocente. Gestos muitos. Mantorras assomou à Luz, à velha Luz. Queria ver o Benfica, conhecer os adeptos, o ambiente. Ao fazer a via-sacra, o coração sportinguista, como por encanto, mudou de cor. Muitos foram os galanteios, até de Eusébio, o herói das pelejas, o fautor primeiro da crença vermelha. O jovem avançado saiu da Catedral, era ainda do Alverca, mas já com o peso de uma fixação. Jogador do Benfica haveria de ser.

A troco de um milhão de notas gordas, Mantorras materializou a quimera. Fazia-se o desenho do Benfica hodierno. No limiar do Centenário. Eusébio? Jordão? Imperturbável, não embuçou nem... embeiçou. Tinha sofreguidão. Apetecia-lhe correr, driblar. Apetecia-lhe o golo, muitos golos.

Naquela época de 2001/2002, fez-se alavanca o sustento da ilusão. Esculpia o edifício ofensivo. Com labaredas de magia. Os adversários exasperavam. Martirizavam-lhe o corpo, a alma. "Deixem jogar o Mantorras", pedia-se na Luz, pedia Eusébio, assim como quem por justiça clama.

Sempre num vaivém constante. Era Lisboa-Luanda. Era Luanda-Lisboa. Eram os imperativos da selecção angolana. Sem baixar a líbido. A líbido dos adoros, dos enfeites, dos golos. Jorrando prazer, deleitando a plateia. Velho e relho é o ditado, o de antes quebrar por torcer.

Quebrou Mantorras. Melhor, quebrou-se. Melhor ainda, quebraram-no. Consequência da histeria competitiva. De acompanhamento clínica talvez inadequado. Com tanta, tanta pressão (...) Por amor à causa, à bandeira.

Sacrifício maior a longa paragem. O calvário. A tentativa desesperada pela retoma. Com o mesmo olhar doce. Com o mesmo sorriso inocente.

Pedro Mantorras é o Benfica do segundo século. Só pode ser. Mantorras é fogo. É terra. Mas é também sofrimento. Mantorras é vida. É esperança. Ambição e sonho.

João Malheiro em Memorial Benfica, 100 Glórias

Zlatan

Não encontrei o texto referente ao Mantorras no tópico criado pelo Ednilson. Provavelmente porque saiu outra versão do livro mais tarde.

Este texto que coloco data de 2004, daí eu ter retirado algumas informações e actualizado outras, de modo a não alterar o excerto original.

Ramiro Lopes

Beira Mar 3 x 3 Benfica - Campeonato Português 2001/2002
http://www.youtube.com/watch?v=7IJm-cmWbSM

Um bom golo e duas grandes assistências! Era incrível!

Shoky

Fary...grande avançado.

|OnE|

Tsoukalos

Kyoto

o que este rapaz poderia ter sido... adorava ve-lo jogar, aquele jeito africano, sempre alegre... era um prazer ver jogar o Mantorras. tive pena que o Jesus n lhe tivesse dado uns  minutos em 2010

Roy Kent

Citação de: Ramiro Lopes em 22 de Abril de 2013, 01:04
Beira Mar 3 x 3 Benfica - Campeonato Português 2001/2002
http://www.youtube.com/watch?v=7IJm-cmWbSM

Um bom golo e duas grandes assistências! Era incrível!

A ganharem 2-0 ainda conseguiram sofrer 3 golos, patético.

Shoky

Beira-Mar 3-3 Benfica | Campeonato 2001/02

Shoky

V.Setúbal 1-1 Benfica | Campeonato 2007/08

Trezeguet

o shoky traz isto só para falar no combate luisao vs katso

Shoky

Citação de: Trezeguet em 11 de Julho de 2013, 15:07
o shoky traz isto só para falar no combate luisao vs katso

;D

Shoky

Benfica 2-1 U.Leiria | Taça de Portugal 2006/07 - 5ªEliminatória