Assembleia Geral, Quinta-Feira 14 Junho às 20h30

trainmaniac

Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 11:41
Citação de: cachecolglorioso em 04 de Junho de 2012, 11:39
Tanta gente com dúvidas sobre as Assembleias Gerais do Clube... Estejam presentes e vejam com os vossos próprios olhos, pode ser que aprendam alguma coisa.

Continuo com a ideia de que se o orçamento não fosse aprovado, alguma coisa aconteceria... Mas acho pouco provável, pelo historial de Assembleias anteriores realizadas em piores circunstâncias, que não seja aprovado.
Mas o Orçamento em si é mau?

O orçamento ser aprovado ou não tem um impacto muito limitado para a vida do Benfica, e provavelmente seria sempre aprovado à 2ª... daí que considero importante, como medida de sinalização do descontentamento, rejeitar o orçamento, seja ele bom ou mau.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2012, 11:52
Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 11:14
Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2012, 11:12
Desculpem lá insistir com os esclarecimentos, pois nunca pensei que o desconhecimento fosse tão grande, e ocorrido há pouco no tópico do Presidente.

A AG que vai haver dia 14 é só do clube, e para aprovar o orçamento para o ano de 2012/2013, e que vai cobrir as actividades só do clube (Agrega os orçamentos de despesas e receitas das modalidades do clube). Só podem votar as diversas categorias de sócios do Clube, conforme previsto nos estatutos.

Nas Assembleias gerais da BSAD votam os sócios da SAD, na qual o principal accionista, mais de 60% é o próprio clube, e as AG anuais só existem para aprovar as contas do exercício nos termos dos estatutos da SAD. Aqui não há assembleias para aprovação de orçamentos por parte dos accionistas. Os orçamentos ainda que existam, são elaborados e executados pelos orgãos eleitos dentro das competências estatutárias.

Neste momento o Presidente da SAD é o próprio Presidente do Clube, conforme foi decidido, mas podia não ser. São orgãos autónomos dos do Clube.

Portanto, o local onde os sócios do Benfica devem pedir «explicações» relativamente ao futebol profissional é a Assembleia do Clube, pois o Clube é o detentor da maioria da SAD do Futebol.
A não ser pequenas generalidades, nunca será na AG do clube que os orgãos sociais prestam contas da actividade da SAD, até porque começa logo por não haver enquadramento legal na OT da assembleia. As assembleias do Clube para discutirem e aprovarem acções de outro tipo, têm de ser AGExtraordinárias convocadas para o efeito e para as matérias previstas nos Estatutos do Clube.
Não podem prestar porquê? A SAD não é uma empresa participada pelo Clube? A Direcção não representa o Clube da Assembleia da SAD? Nesse Assembleia da SAD , a Direcção não actua em nome do Clube?

E a Direcção do Clube não tem prestar contas aos associados do Clube?

lonstrup

Citação de: trainmaniac em 04 de Junho de 2012, 11:54
Tanta gente com dúvidas sobre as Assembleias Gerais do Clube... Estejam presentes e vejam com os vossos próprios olhos, pode ser que aprendam alguma coisa.

Continuo com a ideia de que se o orçamento não fosse aprovado, alguma coisa aconteceria... Mas acho pouco provável, pelo historial de Assembleias anteriores realizadas em piores circunstâncias, que não seja aprovado.

O orçamento ser aprovado ou não tem um impacto muito limitado para a vida do Benfica, e provavelmente seria sempre aprovado à 2ª... daí que considero importante, como medida de sinalização do descontentamento, rejeitar o orçamento, seja ele bom ou mau.
Eu nisso não alinho.

Isso é política. Tomar decisões com base em política. E Política no Sport Lisboa e Benfica, para mim não faz sentido.

Para mim as coisas são votadas e decididas de acordo com a qualidade das mesmas, e não de acordo com a utilidade política das mesmas.

Para mim é um erro de estratégia incorrer nesse caminho. Porque incorrendo nesse caminho perdem de goleada.

lonstrup

mas por isso eu perguntava antes:

não é possível introduzir outros temas da ordem de trabalhos? nem enviando uma carta registada para o presidente da mesa da assembleia geral?

é que esta impossibilidade parece-me muito estranha mesmo.

trainmaniac

Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 11:57Eu nisso não alinho.

Isso é política. Tomar decisões com base em política. E Política no Sport Lisboa e Benfica, para mim não faz sentido.

Para mim as coisas são votadas e decididas de acordo com a qualidade das mesmas, e não de acordo com a utilidade política das mesmas.

Para mim é um erro de estratégia incorrer nesse caminho. Porque incorrendo nesse caminho perdem de goleada.

Estás no teu direito, eu acho que esta desagregação de momentos e documentos, em detrimento de visões mais globais, têm arrastado o Benfica para este marasmo em que todos nós somos mansos.

Eu vou claramente pela política nesta questão. Não vamos lá cingindo os olhos ao que nos apresentam para votar.

Gonzalex

Citação de: trainmaniac em 04 de Junho de 2012, 11:54

X2

Se não for aqui não existe nenhum outro local para mostrar que algo está mal. Até porque as AG da SAD são para accionistas com mais de 100 acções só.

lonstrup

Citação de: trainmaniac em 04 de Junho de 2012, 12:00
Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 11:57Eu nisso não alinho.

Estás no teu direito, eu acho que esta desagregação de momentos e documentos, em detrimento de visões mais globais, têm arrastado o Benfica para este marasmo em que todos nós somos mansos.

Eu vou claramente pela política nesta questão. Não vamos lá cingindo os olhos ao que nos apresentam para votar.
O que acho estranho é não haver um mecanismo que permita introduzir outros temas na ordem de trabalhos.

Em todas as organizações onde estive inserido, havia sempre essa possibilidade nas Assembleias Gerais, mediante mecanismo criado para o efeito.

Não era necessário convocar AG extraordinárias.

trainmaniac

Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 12:02O que acho estranho é não haver um mecanismo que permita introduzir outros temas na ordem de trabalhos.

Em todas as organizações onde estive inserido, havia sempre essa possibilidade nas Assembleias Gerais, mediante mecanismo criado para o efeito.

Não era necessário convocar AG extraordinárias.

Podes sempre pedir à mesa que insira novo ponto na ordem de trabalhos... provavelmente eles votarão a proposta para se discutir algo mais. Mas de facto, formalmente, nada está previsto. Aliás, nestes estatutos praticamente nada está feito para os sócios serem voz activa no que quer que seja.

lonstrup

exacto, eu já fiz parte de mesas de assembleia, e havia essa possibilidade de pedir para colocar outros temas na agenda de trabalhos, seja atempadamente por envio de carta registada para a sede da organização, seja in loco no momento elegivel para tal.

e a norma era o tema ser introduzido sem sequer ser preciso votar a sua discussão.

MALU15

Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 11:59
mas por isso eu perguntava antes:

não é possível introduzir outros temas da ordem de trabalhos? nem enviando uma carta registada para o presidente da mesa da assembleia geral?

é que esta impossibilidade parece-me muito estranha mesmo.
Os estatutos do clube, tal como nos outros, prevêem as situações ( podes ver nos Atº 50, 54,55 e 56 (nº4). No geral as regras de funcionamento das Assembleias são regidas pelo Cód Civil e CSC, no caso de empresas.

cachecolglorioso

SECÇÃO II – Direitos e Deveres dos Sócios
1. São direitos dos sócios:
c) Participar nas assembleias gerais, apresentar propostas, intervir na
discussão e votar;

Leiam os estatutos, está lá tudo.

http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Estatutos/ESTATUTOS.pdf

MALU15

Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 12:10
exacto, eu já fiz parte de mesas de assembleia, e havia essa possibilidade de pedir para colocar outros temas na agenda de trabalhos, seja atempadamente por envio de carta registada para a sede da organização, seja in loco no momento elegivel para tal.

e a norma era o tema ser introduzido sem sequer ser preciso votar a sua discussão.
O presidente da mesa tem muitos desses poderes, embora esteja sempre dependente de algum poder discricionário que podem exercer.

Cosmic

lonstrup

Citação de: MALU15 em 04 de Junho de 2012, 12:16
Citação de: lonstrup em 04 de Junho de 2012, 12:10

O presidente da mesa tem muitos desses poderes, embora esteja sempre dependente de algum poder discricionário que podem exercer.

Pois, no fundo está na mão do presidente da Assembleia.

Pelo que percebo, podemos interpelar o presidente da assembleia atempadamente antes da Assembleia, relevando um assunto, e se ele entender , pois tem poder para isso, pode colocar o assunto na ordem de trabalhos.

Assim como pode colocar o assunto nas participações que pode abrir após a conclusão da ordem de trabalhos. Com a salvaguarda que essas participações nada deverão ter que ver com a ordem de trabalhos anteriormente discutida.

O mais digno e urbano de se fazer é mesmo enviar uma carta à mesa da Assembleia uns dias antes, dando conta da nossa vontade de participar e o tema em questão, e no proprio dia reforçar isso entregando um pedido para ter a palavra após a conclusão da ordem de trabalhos estabelecida.

Diogo Brito

vou estar presente. será a minha primeira AG para ver como funcionam as coisas