Ivan Cavaleiro

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 20 jogos (823 minutos), 1 golo

Equipa B: 2 épocas, 56 jogos, 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Çula

Citação de: Tiago1982 em 29 de Outubro de 2013, 13:23
Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:19
Citação de: Tiago1982 em 29 de Outubro de 2013, 13:13
Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:09
Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.

A minha memória já não é o que era, mas tenho ideia que na 2ª época do Jesus ainda voltámos a jogar com 10.

Posso estar enganado, mas tenho ideia do 11 base ser algo do genero... Roberto, Maxi, Luisão, David Luiz (e depois Sidnei e Jardel) e Coentrão na defesa... depois no miolo era Javi a trinco, Sálvio a extremo-direito, Gaitán na esquerda e Aimar (ou Martins) a 10, com Saviola e Cardozo na frente.

Acabámos foi a época a ter de jogar com Menezes à direita, Peixoto à esquerda e afins.

Mas tenho ideia que só com a chegada do Witsel é que deixámos de ter um 10 puro, só pontualmente.

É verdade, no entanto nessa equação houve uma troca que mudou quase tudo, Sálvio por Ramires.
A partir daí (e apesar de no papel as peças serem as mesmas) o Aimar deixou de ter as costas e quentes e a ter que se comportar muito mais como um 8. Continuava a ter um papel de organização mas com movimentos bem mais restritos, uma vez que já não tinha o respaldo que o queniano lhe dava.

É um pouco com ver os jogos do Valdo entre 1988 e 1991 onde jogou quase sempre num miolo a 2 e depois vê-lo entre 1995 e 1997, altura em que jogou declaradamente a 10 num esquema de 4-3-3.

Completamente de acordo.

Mas nesse defeso o Benfica mexeu-se muito mal. Já todos sabiam que o Ramires ia sair e a sua sucessão foi muito mal gerida.

Acaba por se trazer o Sálvio que, sendo um excelente jogador, não era um Ramires e iria sempre necessitar de alterações tácticas.

Se bem te lembras, o Sálvio chegou por empréstimo no final do mercado de transferências depois de falhar aquele jogador que tinha jogado no Barcelona que agora não me lembro o nome e também o Elias.

Não me lembro desse jogador que falas, lembro-me sim do Wesley, que depois acabou por ir para a Alemanha.
Eu não diria que nos mexemos mal nesse defeso, era impossivel encontrarmos alguém que nos desse o que o Ramires dava, no máximo iamos buscar alguém com algumas semelhanças. Acabámos por ir buscar o Sálvio e acho que fizemos bem, errámos foi quando achámos que não era preciso mudar a forma de jogar. E aí das duas uma, ou apostávamos num 4-3-3 declarado ou continuávamos num 4-4-2 mas sem Aimar no miolo.

Acabámos por não fazer nem uma coisa nem outra e depois caímos na patetice de moldar a equipa a um 4-3-3 durante toda a pré época e depois no primeiro jogo da época voltarmos ao 4-4-2. Deu merda.

* Ah, o Hleb?

Slb23

Era o Hleb...

Falou-se nessa época no Traoré que acabou na Juventus (lateral esquerdo que podia jogar a médio esquerdo), no Wesley e em Janeiro no Elias.

m0nam3

O Cavaleiro como um dos melhores do mundo? - by Norton o Bebado!

mikibritt

Citação de: m0nam3 em 29 de Outubro de 2013, 13:51
?????

Manpaz1904

Para a próxima, lê ou ouve, melhor.

Luisao4

Referia-se ao Cancelo. E certamente deve ter dito dos melhores do mundo na sua idade, ou que tem potencial para tal.

abar85

Citação de: Slb23 em 29 de Outubro de 2013, 12:28
Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 12:25
O Di Maria tem uma capacidade fisica que o Marko nunca terá. Era impressionante a capacidade que ele tinha de defender e atacar. E o Ramires ainda mais.
Por isso é que resultou.

Quanto a mim, o Marko está muito longe de ter as características do Di Maria.
Eu disse que eram iguais, eu disse que o Markovic podia funcionar come fez o Di Maria que tinha liberdade total.

Como podemos ter jogadores diferentes a fazer o mesmo e o resultado ser o mesmo?

Se Marko é muito diferente de Di Maria, não pode fazer o mesmo que ele ou ser utilizado como ele.

Shoky

O Ivan tenho a impressão que com muito trabalhinho e cabeça pode chegar ao nivel de um Silvestre Varela...nada mais que isso.

abar85

Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 12:30
Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 12:24
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 12:11
Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 12:07
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 12:04
O Markovic é muito rápido e penso que ganhará sempre se puder partir da ala para o meio.

Para isso acontecer, tem que estar mais liberto de tarefas defensivas, ter mais acção livre para promover o seu talento.

Não me parece mal que jogue a extremo mas tudo depende da táctica e filosofia de jogo, das suas tarefas e funções em campo.

Considero-o um extremo. Não daqueles de fazer o corredor e ir à linha para cruzar e dar profundidade.

Quando o conjunto não joga bem, as individualidades não brilham com tanta regularidade.

Concordo inteiramente! O problema é que no modelo de JJ, os alas não jogam dessa forma.
Verdade. Mas uma coisa o Markovic pode garantir que é velocidade, com e sem bola. No entanto, o seu futebol passa por promover desequilíbrios e foca-se na baliza, na procura do golo. Por isto, procurará mais vezes as diagonais.

O Jesus gosta que os seus extremos dêem profundidade e largura, que sejam rápidos e possam desequilibrar, quer flectindo para dentro, quer indo à linha.

Mas ao mesmo tempo como jogamos só com 2 médios e laterais preferencialmente ofensivos, têm muito menos liberdade que poderiam ter.

E jogadores como o Gaitan ou o Markovic com liberdade total para criar... só na minha imaginação.
Ambos pensamos num 4-3-3, o "problema" é esse. Também gostava de ver dessa forma mas, por outro lado, sabemos que existem mais formas de sucesso. Todos nós já vimos todo o tipo de tácticas de sucesso ou a falharem. Portanto, é a filosofia de jogo do treinador aliado à sua metodologia de treino e às características dos jogadores, que fazem a diferença.
Eu penso que o Markovic, com o talento que tem, pode perfeitamente corresponder num 4-4-2. É necessário esconder as suas fragilidades e expor mais as suas virtudes. E isto é o papel do treinador, retirando então o melhor de cada um, o que, infelizmente para nós, não tem vindo a suceder.

Mas JJ está visto que muda muito pouco, e como tal, para mim, com JJ, Markovic só renderá no lugar de 2º avançado.

abar85

Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 12:35
Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 12:25
Citação de: Slb23 em 29 de Outubro de 2013, 12:15
O Markovic no Benfica pode funcionar como funcionou o Di Maria no ano do titulo.

O Di jogava na ala mas vinha muitas vezes para dentro e tinha total liberdade de movimentos, no entanto a peça que fazia girar toda a equipa era o Saviola. Se o Djuricic conseguir subir os seus patamares exibicionais para mais próximo do seu real valor poderemos ver bom futebol.

O Di Maria tem uma capacidade fisica que o Marko nunca terá. Era impressionante a capacidade que ele tinha de defender e atacar. E o Ramires ainda mais.
Por isso é que resultou.

Quanto a mim, o Marko está muito longe de ter as características do Di Maria.
Mas não era assim, o Di Maria tornou-se assim. E aqui houve mérito do Jesus, é preciso também reconhecê-lo. Se recuarmos aos tempos do Quique, eu próprio não me teria importado que se vendesse o Di Maria para ter ficado com o Reyes.

Apesar do valor do espanhol, teria sido um crime não termos visto o melhor Di Maria, aquele que depois surgiu. Esse que fazia o corredor e que passou a usar o seu génio em prol da equipa, outrora apenas procurava o um para um e se focava na baliza. Mudou como jogador, entendeu melhor o futebol que lhe pediam e o seu talento floriu as suas funções em campo, obrigando-nos a tantos pulos no 3ro anel: Saudades.

verdade, o mérito de JJ existiu sem dúvida, mas porque as características do jogador e o seu trabalho permitiram que tal acontecesse.

Não vejo o Markovic com capacidade de fazer o que Di passou a fazer, é um jogador muito mais linear e menos criativo, que se vale mais da velocidade do que da técnica.

Slb23

Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 15:03
Como podemos ter jogadores diferentes a fazer o mesmo e o resultado ser o mesmo?

Se Marko é muito diferente de Di Maria, não pode fazer o mesmo que ele ou ser utilizado como ele.
Não há jogadores iguais mas podes com jogadores diferentes produzir um produto semelhante.

O Ronaldinho e o Deco nada têm a ver com o Messi e o Iniesta no entanto a equipa comporta-se de forma similar.

Slb23

Citação de: Shoky em 29 de Outubro de 2013, 15:03
O Ivan tenho a impressão que com muito trabalhinho e cabeça pode chegar ao nivel de um Silvestre Varela...nada mais que isso.
O Ivan é um jogador que pode encaixar bem neste modelo neste momento porque precisamos de alguém que dê a verticalidade que o Salvio dava.

Shoky

Por mim era Ivan, Marko e Nico.

H2M

O Norton disse que o Ivan tem um potencial igual ou superior ao do Ola...? É que ter um potencial igual ao do Ola não é necessariamente um elogio nos dias que correm...

abar85

Citação de: Slb23 em 29 de Outubro de 2013, 15:08
Citação de: abar85 em 29 de Outubro de 2013, 15:03

Não há jogadores iguais mas podes com jogadores diferentes produzir um produto semelhante.

O Ronaldinho e o Deco nada têm a ver com o Messi e o Iniesta no entanto a equipa comporta-se de forma similar.

Os jogadores dessas duas parelhas parecem-me mais próximos do que algum dia será o Markovic do Di Maria.