Luciano Teixeira (Equipa B)

Médio, 30 anos,
Guiné-Bissau
Equipa B: 1 época, 33 jogos, 0 golos

46Rossi

bons indicadores no fim de semana? frente aqueles rapazes árabes? isso é mesmo a sério??

no dia em que um jogo frente a um adversário tão fraquinho servir de indicador para o que quer que seja estamos mal...

Juggernaut

Eu por acaso, não o conheço muito bem... Mas está o Benfica, por isso tudo de bom!

PésDeCoentrão

Aquilo que opino sobre ele exclui completamente o jogo pelos A (foram 20 minutinhos sem pressão e à patrão, mas nesses minutos registei um pormenor interessante: o Javi estava de tal modo estruturado com as nossas rotinas defensivas que era comum vê-lo sair do meio para a direita na transição ofensiva do adversário, isto porque o Maxi não estava lá e a equipa iria ser apanhada em contra-pé. Ora eu vi o Luciano fazer precisamente isto frente aos árabes, o lateral direito não estava lá e ele foi equilibrar a equipa - como o Javi fazia -, se foi instinto ou trabalho não sei. Foi um pormenor mas gostei.

@André Sousa

lembro-me de em determinada altura termos falado sobre o potencial do Sérgio Oliveira (que acho que ambos concordámos que era o maior valor daquela geração), mas a verdade é que ele tarda em afirmar-se apesar da sua enorme valia. Não poderá o Luciano ser um exemplo inverso ? Eu acredito que o JJ fará dele jogador pela simples razão de que a matéria prima está lá: estampa física, agressividade, pulmão e uma técnica de passe razoável.

Admito que tenho um carinho especial por este jogador, gosto muito da maneira como ele joga em campo, da raça e da disponibilidade e não é preciso menorizar nem o Leo nem ninguém para avaliarmos o Luciano.

Continuo a reafirmar que o Pimenta tem muito mais futebol que o DSimão (porque eram ambos da mesma equipa de juniores) mas , até agora, têm tido carreiras diferentes.

Manpaz1904

Citação de: PésDeCoentrão em 17 de Outubro de 2012, 19:56
Aquilo que opino sobre ele exclui completamente o jogo pelos A (foram 20 minutinhos sem pressão e à patrão, mas nesses minutos registei um pormenor interessante: o Javi estava de tal modo estruturado com as nossas rotinas defensivas que era comum vê-lo sair do meio para a direita na transição ofensiva do adversário, isto porque o Maxi não estava lá e a equipa iria ser apanhada em contra-pé. Ora eu vi o Luciano fazer precisamente isto frente aos árabes, o lateral direito não estava lá e ele foi equilibrar a equipa - como o Javi fazia -, se foi instinto ou trabalho não sei. Foi um pormenor mas gostei.


Na B também faz isso, por causa do Cancelo...

Android1974

Citação de: Manpaz1904 em 17 de Outubro de 2012, 20:04
Citação de: PésDeCoentrão em 17 de Outubro de 2012, 19:56
Aquilo que opino sobre ele exclui completamente o jogo pelos A (foram 20 minutinhos sem pressão e à patrão, mas nesses minutos registei um pormenor interessante: o Javi estava de tal modo estruturado com as nossas rotinas defensivas que era comum vê-lo sair do meio para a direita na transição ofensiva do adversário, isto porque o Maxi não estava lá e a equipa iria ser apanhada em contra-pé. Ora eu vi o Luciano fazer precisamente isto frente aos árabes, o lateral direito não estava lá e ele foi equilibrar a equipa - como o Javi fazia -, se foi instinto ou trabalho não sei. Foi um pormenor mas gostei.


Na B também faz isso, por causa do Cancelo...
Mas atenção que não é o mesmo gesto fazê-lo sozinho no meio-campo defensivo ou com outro ao lado (neste caso, L.Pimenta à sua esquerda), como acontece habitualmente na B.

PésDeCoentrão

Citação de: Manpaz1904 em 17 de Outubro de 2012, 20:04
Citação de: PésDeCoentrão em 17 de Outubro de 2012, 19:56
Aquilo que opino sobre ele exclui completamente o jogo pelos A (foram 20 minutinhos sem pressão e à patrão, mas nesses minutos registei um pormenor interessante: o Javi estava de tal modo estruturado com as nossas rotinas defensivas que era comum vê-lo sair do meio para a direita na transição ofensiva do adversário, isto porque o Maxi não estava lá e a equipa iria ser apanhada em contra-pé. Ora eu vi o Luciano fazer precisamente isto frente aos árabes, o lateral direito não estava lá e ele foi equilibrar a equipa - como o Javi fazia -, se foi instinto ou trabalho não sei. Foi um pormenor mas gostei.


Na B também faz isso, por causa do Cancelo...

Então é mesmo trabalho do clube, óptimo!

iSLBenfica

Citação de: 46Rossi em 17 de Outubro de 2012, 17:45
bons indicadores no fim de semana? frente aqueles rapazes árabes? isso é mesmo a sério??

no dia em que um jogo frente a um adversário tão fraquinho servir de indicador para o que quer que seja estamos mal...

Se jogasse bem é porque os outros eram fraquinhos, se jogasse mal é porque o Luciano era uma desagraça. Haja paciência.
Às vezes tenho a sensação que há aqui gente que deseja que o Luciano não evolua e fracasse só para mostrarem que tinham razão. Tristeza.

Luisao4

Citação de: iSLBenfica em 17 de Outubro de 2012, 21:42
Às vezes tenho a sensação que há aqui gente que deseja que o Luciano não evolua e fracasse só para mostrarem que tinham razão. Tristeza.

bem dito... e quem diz Luciano diz outros...

46Rossi

Citação de: iSLBenfica em 17 de Outubro de 2012, 21:42
Citação de: 46Rossi em 17 de Outubro de 2012, 17:45
bons indicadores no fim de semana? frente aqueles rapazes árabes? isso é mesmo a sério??

no dia em que um jogo frente a um adversário tão fraquinho servir de indicador para o que quer que seja estamos mal...

Se jogasse bem é porque os outros eram fraquinhos, se jogasse mal é porque o Luciano era uma desagraça. Haja paciência.
Às vezes tenho a sensação que há aqui gente que deseja que o Luciano não evolua e fracasse só para mostrarem que tinham razão. Tristeza.

eh pá foram 20 minutos num amigável frente a uma equipa fraquinha fraquinha... 20 minutos!!!!!

parece a história do incrível Jean e a sua roleta num amigável frente ao Santa Clara... durante uns tempos não se falava de outra coisa por aqui, um verdadeiro fenómeno...

onde é que ele anda mesmo?

Mathayus

Citação de: Luisao4 em 17 de Outubro de 2012, 21:44
Citação de: iSLBenfica em 17 de Outubro de 2012, 21:42
Às vezes tenho a sensação que há aqui gente que deseja que o Luciano não evolua e fracasse só para mostrarem que tinham razão. Tristeza.

bem dito... e quem diz Luciano diz outros...

Não queria... mas sou obrigado a concordar.

46Rossi

Citação de: Luisao4 em 17 de Outubro de 2012, 21:44
Citação de: iSLBenfica em 17 de Outubro de 2012, 21:42
Às vezes tenho a sensação que há aqui gente que deseja que o Luciano não evolua e fracasse só para mostrarem que tinham razão. Tristeza.

bem dito... e quem diz Luciano diz outros...

mas acham mesmo que alguém quer isso??

eh pá se um gajo fala menos bem de um ou outro jogador é porque é o que acha, se não vejo ali nada de especial não vou dizer que o gajo é muito bom ou pode vir a ser muito bom só porque isso seria bom para o Benfica...

se rapaz se vier a revelar bom jogador, olha bom para ele, para o Benfica e bom para mim que só quero o melhor para o meu clube...

iSLBenfica

Sinceramente é o que parece. Que andam mortinhos para que o rapaz faça cocó para virem aqui denunciar e mostrarem que sempre tinham razão. O rapaz tem um corte providencial, ou uma ação bastante oportuna e são incapazes de vir aqui dar a mão à palmatória e fazer um elogio. Passado 5/10 minutos faz uma merda qualquer e aparecem logo em peso a criticar e enxovalhar, mostrando que tinham razão e que ele não presta. Isso é o quê? O que é que ganham em vir aqui sucessivamente dizer que é um cepo e que não presta quando ele tem mostrado uma excelente evolução e tem feito bons jogos? E são benfiquistas, nem quero imaginar se fossem andrades ou lagartos.

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 17 de Outubro de 2012, 00:11
Ninguém disse que ele é um belíssimo jogador, que está a evoluir, sim disse, é verdade. Tem características que fazem dele um jogador, que se evoluir taticamente, pode ser um monstro na sua posição. Basta corrigir algumas coisas que podem ser facilmente corrigíveis com o devido acompanhamento.
O Matic taticamente também evoluiu nas horas. Ainda não está completamente adaptado à sua nova posição, mas mostra uma evolução soberba no que diz respeito à sua postura tática. Falta-lhe alguma agressividade mas isso já é outra história.

Disseram que ele era um belíssimo jogador, sim. Está uma ou duas páginas atrás do teu post. Eu não acho que baste evoluir a nível táctico. Tem de ser inteligente. E isso é uma coisa que é de cada jogador. Mais que saber onde se deve posicionar, ele deve compreender o jogo. Não há posicionamentos específicos para cada jogada, dependerá sempre de todo o contexto envolvente.

O Matic evolui... Porque é o Matic. O Melgarejo também evolui porque é o Melgarejo. O Balboa não evolui porque é o Balboa. And so on. Não é por X conseguir que Y também vai conseguir.

Citação de: R.G.M em 17 de Outubro de 2012, 00:11
Isso é subjetivo, nunca pensei que o Melgarejo fosse inteligente o suficiente para evoluir o que ja evoluiu em tão pouco tempo...

Estão comentários meus no tópico do próprio a falar disso. Desde os primeiros jogos que ele demonstrou inteligência. Fossem em comportamentos pequenos, como uma simples cobertura, fossem em situações de 1x1 defensivo.

Citação de: Luisao4 em 17 de Outubro de 2012, 07:21
Pois. A não ser que ele conheça pessoalmente o Luciano acho que fica um pouco mal dizer isso.

Não é preciso conhecer um jogador pessoalmente para dizer se é inteligente ou não. Não conheço o Carlos Martins e de inteligente não tem nada. E não estou a falar das notas que tinha na escola.

Citação de: poliban em 17 de Outubro de 2012, 01:15
Ui ao dizeres isso quer dizer que consideras o JJ um treinador com valor e que fez do Matic e Javi melhores jogadores.
Sabes que para muita gente isso é mito eheh.

Por acaso até estranhei ninguém ter pegado por aí.

André Sousa

Citação de: PésDeCoentrão em 17 de Outubro de 2012, 19:56
Aquilo que opino sobre ele exclui completamente o jogo pelos A (foram 20 minutinhos sem pressão e à patrão, mas nesses minutos registei um pormenor interessante: o Javi estava de tal modo estruturado com as nossas rotinas defensivas que era comum vê-lo sair do meio para a direita na transição ofensiva do adversário, isto porque o Maxi não estava lá e a equipa iria ser apanhada em contra-pé. Ora eu vi o Luciano fazer precisamente isto frente aos árabes, o lateral direito não estava lá e ele foi equilibrar a equipa - como o Javi fazia -, se foi instinto ou trabalho não sei. Foi um pormenor mas gostei.

@André Sousa

lembro-me de em determinada altura termos falado sobre o potencial do Sérgio Oliveira (que acho que ambos concordámos que era o maior valor daquela geração), mas a verdade é que ele tarda em afirmar-se apesar da sua enorme valia. Não poderá o Luciano ser um exemplo inverso ? Eu acredito que o JJ fará dele jogador pela simples razão de que a matéria prima está lá: estampa física, agressividade, pulmão e uma técnica de passe razoável.

Admito que tenho um carinho especial por este jogador, gosto muito da maneira como ele joga em campo, da raça e da disponibilidade e não é preciso menorizar nem o Leo nem ninguém para avaliarmos o Luciano.

Continuo a reafirmar que o Pimenta tem muito mais futebol que o DSimão (porque eram ambos da mesma equipa de juniores) mas , até agora, têm tido carreiras diferentes.

O Sérgio Oliveira, infelizmente, já não vai muito a tempo de confirmar o seu potencial. Digo infelizmente porque sempre foi um jogador que gostei de ver jogar, mas que por questões relacionadas com a sua personalidade e com uma má gestão da sua carreira, na escolha da posição para jogar, no empréstimo ao Beira-Mar, com idade júnior, e com indicações para jogar como médio ofensivo, não deverá confirmar todo o seu potencial.

A verdade é que tem tido um rendimento superior ao que teve nos juniores, onde era um autêntico calhau com dois olhos. A questão é que agora joga numa equipa que não tem um domínio tão acentuado do jogo, como acontecia nos juniores, e onde os adversários privilegiam mais o físico e o jogo aéreo, características onde ele é fortíssimo. O JJ pode fazer dele o que quiser, mas se o Luciano não tiver a inteligência para compreender minimamente o jogo, será um buraco. Tem um raio de acção interessante e destrói muito jogo, mas também abre muito buraco à frente da defesa, e no sistema do Benfica, o médio defensivo é, literalmente, um médio de cobertura. Saindo da cobertura, fica uma avenida autêntica para a nossa baliza.

Sobre a situação que falaste... Há uma coisa para perceber. Nem sempre esse é o comportamento mais correcto. Já falei sobre isso várias vezes em relação ao Cancelo, que é culpado por apostar imensas vezes no 1x1, mas a verdade é que não existe ninguém que lhe dê cobertura. E isso podia muito bem ser acautelado pelo Norton, colocando o Luciano perto do Cancelo, quando este tenta romper pelo corredor central, preferencialmente, para dar uma linha de passe ao português e para estar lá alguém para não deixar o adversário retirar a bola daquele espaço com tanta facilidade, como acontece várias vezes. Neste caso, o que se pedia, era compactar os sectores e reajustar os três elementos do sector da defesa. O Carole a fechar mais dentro, o Ascues mais sobre o lado direito e o Sidnei entre ambos, como se fosse uma defesa a três. Formar uma linha de quatro, quando o Cancelo sobe, oferece um maior número de jogadores ano sector defensivo, mas também retira poder para recuperar a bola e/ou retardar o ataque do adversário, que não permite a reorganização defensiva. E duvido que isto seja pedido pelo Norton, muito sinceramente. Parece-me mais instinto do jogador do que outra coisa.

iSLBenfica

Não considero que o Luciano seja um jogador burro, falta-lhe sim cultura tática. Para mim é isto, juntando claro, ao facto de ter 19 anos acabados de fazer, portanto alguma imaturidade em abordar diversos lances.
E quando me referi à evolução do Matic foi na questão tática, que foi, ou está a ser trabalhada na adaptação a esta posição. Com o Luciano pode acontecer a mesma coisa.
O caso do Balboa é completamente diferente, ele simplesmente não tinha potencial, não tinha ponta por onde se lhe pegasse e tinha feito a sua formação em Espanha, no Real Madrid.