Paulo Lopes

Guarda-redes, 46 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1997-1999, 2001-2001, 2012-2017), 11 jogos (811 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça da Liga (1)

ruibenfica80

As coisas às vezes não são lineares com as crianças.

O meu pai era do Porto. E chegamos a ter enormes discussões quando eu cresci um pouco.

Mas eu quando comecei a ver futebol gostei mais de ver o Benfica. O meu pai não me proibia de ver televisão e suponho que davam mais jogos do Benfica na televisão. Nem sei bem. Sei que ninguém me influenciou e eu gritava pelo Magnuson!

Às vezes acontece isto também. Às vezes atingimos ali uma idade chave num período muito bom de um clube e pronto.

Eu apanhei o Benfica do Erikson. E foi natural.

Suponho que escapei ao Porto por muito pouco. Por alguma razão ainda não liguei nenhuma ao titulo europeu do Porto. E de certeza que o meu pai ouvia os relatos e via os jogos que apanhasse na TV. Mas eu comecei a ver futebol logo depois disso em 88. E de repente há ali o Benfica na final da Champions em 90. Tinha 9 anos e feito! Benfica!!!

O mais engraçado é que gosto mais de azul que de vermelho :D
Toda a minha infancia o meu quarto foi azul com o teto branco. Mas era um azul mais Napoles vá :)

SousaLB

Citação de: af10 em 25 de Outubro de 2024, 23:17
Citação de: ajnogueira em 25 de Outubro de 2024, 23:04
Citação de: SousaLB em 25 de Outubro de 2024, 22:05
Citação de: Petrov_Carmovich em 25 de Outubro de 2024, 21:34Devo ser uma pessoa sortuda. Não ensinei nada ao meu miúdo mais velho agora com 13 anos acerca do Benfica e ele quis seguir-me no apoio ao clube. Deve ter escolhido pelo exemplo de casa aos 7 anos mais do que o pessoal da escola dizia ou fazia...
Quero muito ir com o meu à Luz quando ele tiver idade para isso. Mas neste momento, dado o estado calamitoso do Benfica, nem paciência tenho para pensar em grande coisa.

Lá chegaremos. Ainda nem caminha.

Já tens um filho, Sousa?
Então o pinarás foi uma realidade no teu caso.

Parece que foi ontem que líamos os dramas amorosos do Sousa no Relações. E já é pai  :o
Sou bastante mais discreto agora, como dá para perceber.

af10

Citação de: SousaLB em 25 de Outubro de 2024, 23:19
Citação de: Petrov_Carmovich em 25 de Outubro de 2024, 21:34Devo ser uma pessoa sortuda. Não ensinei nada ao meu miúdo mais velho agora com 13 anos acerca do Benfica e ele quis seguir-me no apoio ao clube. Deve ter escolhido pelo exemplo de casa aos 7 anos mais do que o pessoal da escola dizia ou fazia...
Quero muito ir com o meu à Luz quando ele tiver idade para isso. Mas neste momento, dado o estado calamitoso do Benfica, nem paciência tenho para pensar em grande coisa.

Já tens um filho, Sousa?

Parece que foi ontem que líamos os dramas amorosos do Sousa no Relações. E já é pai  :o

Faz parte do amadurecimento.
Eu, por exemplo, era solteiro na altura. E hoje sou solteiro. Mas um pouco mais maduro ;D
Não tarda muito, apodreço

SousaLB

Citação de: af10 em 25 de Outubro de 2024, 23:20

Já tens um filho, Sousa?

Eu, por exemplo, era solteiro na altura. E hoje sou solteiro. Mas um pouco mais maduro ;D
Hoje em dia um gajo é jovem até tarde.

Epá, sim, agora olho para trás e sinto algum embaraço, mas faz parte do crescimento, como disseste.

Apesar de tudo, um gajo divertia-se.

af10

Citação de: SousaLB em 25 de Outubro de 2024, 23:24
Citação de: af10 em 25 de Outubro de 2024, 23:20

Já tens um filho, Sousa?

Hoje em dia um gajo é jovem até tarde.

Epá, sim, agora olho para trás e sinto algum embaraço, mas faz parte do crescimento, como disseste.

Apesar de tudo, um gajo divertia-se.

Não tem de haver embaraço nenhum. É mesmo isso, um gajo divertia-se.
Aquele tópico era excelente... até o estragarem

Faroleiro

Citação de: Chairman em 25 de Outubro de 2024, 10:27
Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 09:44
Citação de: Ginkgo em 25 de Outubro de 2024, 09:33
Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

É quase impossível conhecer um filho de um Andrade que não seja Andrade.

E andam o tempo TODO a chatear os filhos dos outros.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Tal e qual. Na zona do Porto é isto sem tirar nem pôr.

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Chega a ser incomodativo, até para os próprios miúdos.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Até porque as pessoas de Bragança ou Vila Real ou o que seja devem muito ao grande Porto. :rir:
Os "regionalistas" só querem centralizar o "Nourte" no Puorto.

helmar

Citação de: Vieri em 25 de Outubro de 2024, 16:24
Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2024, 19:59
Citação de: Nuno_SLB em 24 de Outubro de 2024, 17:29
Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Basta a mãe ser andrade e ter vencido a batalha.  :-X

Ás vezes nem é uma questão de batalha.

Há pais que fazem os filhos sócios assim que nascem.
Há outros que fazem de tudo para que o filhos virem adeptos do seu clube.
E há outros que deixam andar e a criança que escolha o clube que bem entender.

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Há coisas bem mais importantes na vida.

Como dizes, todas são aceitáveis e respeitáveis, mas tenho dificuldade em conceber que um benfiquista "doente", opte pelo "deixa andar" e que a criança "escolha o que quiser".

E o motivo é exatamente o que dás para defenderes a opção contrária à minha: Há coisas mais importantes na vida!

Precisamente por não ser assim tão importante é que devemos mesmo tentar que seja do clube pelo qual também sofremos.

Em princípio, o nosso filho vai ter um clube, que não será melhor nem pior do que os outros, sendo que ser deste ou daquele nada mudará de importante na sua vida.

Então, porque não tentar que seja do nosso clube?
Que sofra ao lado do pai, com o conforto solidário do pai e não contra o pai;
que festeje abraçado/a ao pai e não à custa da tristeza do pai, contendo-se, ou, pior, não se contendo.

Alguns dos melhores momentos que tive como benfiquista foram de festejos abraçado ao meu filho.
Quase sempre, valeram mais esses abraços do que a vitória em si.

Posso viver 100 anos que nunca vou esquecer a primeira vez que o levei à Luz, teria ele uns 6 aninhos, em que, quando nos aproximamos do estádio, ele levantou os olhos e viu aquele monstro de betão e vermelho à frente, olhou para mim com os olhos a brilhar e um sorriso no rosto e atirou-me: - isto é mesmo verdade, ou é um sonho?!

Um benfiquista a sério - perdoem-me, tem de tentar.
Por eles, por nós, por estes momentos inesquecíveis de comunhão pai/filho, e, por que não, pelo próprio Benfica.
Eu compreendo o que dizes, mas penso que podemos ver sempre as coisas por outro lado.

Eu tenho um filho com 22 meses e uma filha com 1. Nunca comprei nada do Benfica para eles, apesar que uns primos da minha mulher, deram um pijama ao miúdo no natal.

Não vou obrigar a que seja do Benfica e só entrarei nessa guerra, se perceber que alguém está a tentar fazer com que ele seja de outro clube.

A minha mulher, apesar de portista, não liga nada a futebol e para ela está tudo bem, que seja do Benfica.

Adorava ir ao estádio, ver jogos em casa e festejar títulos com ele, mas também não é mentira, que por outro lado, não quero que eles passem por tudo o que passei, por causa da bola e por esse lado, preferia que ambos, não ligassem nada a futebol.

Isto tira-nos anos de vida e apesar de amar o Benfica, sinto que não é este o Benfica que amo, não aquele que aprendi Amar. Se eu neste momento, não sinto essa ligação, vou conseguir que ele sinta? Não sei, mas só espero que o Vieirismo caia, para conseguir olhar para tudo isto, de uma forma mais saudável e com mais vontade de "obrigar" os meus filhos, a serem do Benfica.

Mattamouros

Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Permite-me que discorde dando o meu exemplo pessoal.

Há coisas mais importantes, mas como disse certo sábio um dia, 'o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes da vida'

O meu pai é sportinguista (não e lagarto, é sportinguista mesmo e nao o digo por ser meu pai). Foi sócio com cativo no antigo alvalade durante muitos anos. Foi fora. Foi ao estrangeiro. E teve exactamente a mesma postura que tu. 'Não o quero influenciar, ele é que há de escolher e há de escolher bem'.

O meu avô materno viu a brecha e nao deu hipótese. Agarrou em mim, levou-me a ver o antigo estadio, a estatua, o museu, e eu cheguei a casa e 'pai sou do Benfica'

'É novo nao pensa'

Nisto dá-se o episódio da queda do varandim e o meu pai no estádio. Dá-se o very light e o meu pai a uma dezena de metros do sitio. Com um filho pequeno em casa, a familia toda em panico para saber se tava bem, os confrontos no futebol, os preços cada vez mais altos, chateia-se, deixa de pagar quotas e de ir ao futebol. Se voltou a ir uma dezena de vezes desde então foi muito.

Puxando a k7 à frente sou o sócio 35*** com redpass há mais de 10 anos e centenas de jogos em cima, casa, fora, estrangeiro.

Se há coisas mais importantes? Sem dúvida nenhuma. Mas nao tenho ligação ao meu pai através do futebol, através de uma das coisas que mais mexe comigo. Vemos os jogos da seleção quando calha (que eu n ligo, só vejo euros e mundiais). Depois olho para o lado e vejo amigos meus, pais e filhos, abraçados, a sofrer, a festejar, a irem aos jogos juntos, etc.

E como eu gostava de ter essa ligação com o meu, e acredito que ele também. Se se arrepende? Não acredito, na altura fez o que achou ser o correcto, mas se calhar se soubesse o que aí vinha, teria feito diferente.

Zarathustra

Citação de: rdr10 em 25 de Outubro de 2024, 15:54
Citação de: Benfiquista de Baguim em 25 de Outubro de 2024, 15:27
Citação de: rdr10 em 25 de Outubro de 2024, 14:51Impensável ter um filho que não seja Benfiquista, e obviamente não vai ter hipóteses de não o ser com um pai doente como eu.

Depende, o meu filho mais velho tem agora 7 anos, a maioria dos amigos são do porto e o mais importante é que agora que se começa a interessar por futebol tem o sporting em grande, o porto em baixo mas com muitos colegas portistas e o principal que é o Benfica estar na merda graças ao nosso grande presidente.

Os momentos de vitória dos clubes influenciam muito na escolha de clube dos miúdos.

Nem pensar.

Eu cresci na altura do Vietnam com o meu pai a levar-me ao estádio de 2 em 2 semanas, não tive qualquer hipótese, e com o meu filho seria igual.. é literalmente um não assunto.

E nada contra a opinião do Çula, quem respeito muito, mas se tu não te estás a esforçar para o teu filho ser de clube "x" alguém está, ou o avo, ou a mãe, ou o colega da escola, ou o pai de um amigo, etc etc etc
Viver na ilusão que "eu sou muito bacano e o puto pode ser o que quiser" é isso mesmo, ilusão, alguém vai fazer o teu trabalho por fora, isso é mais que certo.
É um facto, se não orientarmos e dermos algum tipo de influência, alguém o fará por nós, principapmente nesta época das redes sociais, ou haverá factores externos como os resultados no momento ou os colegas de escola, que irão normalmente ter algum impacto.

O meu pai é verdusco e cresci durante o Vietname, não sei como ou porquê, mas a cor do clube sempre me puxou e atraíu, e havia qualquer coisa que não sabia explicar, que hoje lhe chamaria a Mística, que me seduzia e me mantinha a responder quando mal sabia falar, quando me perguntavam o clube, que era do Benfica.

Às vezes basta isso, mas nunca fiando, é preciso dar a conhecer a história e os valores dos clubes. Os porcos são mentirosos, aldrabões, andaram a roubar durante décadas, comprovadamente, e até falsificaram a data de fundação, logo por aí se vê o carácter que os define. Os verdosos são altivos e prepotentes, são um clube que se acha acima dos demais, como uma realeza anacrónica e bafienta, longe do povo que define a nação, por isso uma pessoa com ideias e mentalidade que se preze, para sempre abominará essa pseudo-elite esclerosada. Para mim é tão simples quanto isto e é isto que vou passar ao meu filho.

Zetuga

Tudo o que vos aproxime dos vossos filhos é uma benção. Tudo o que vos afaste e' um martírio. Ensinar o benfiquismo aos vossos filhos e' apenas mais uma forma de partilhar momentos com eles. Abdicar disso é, na minha opinião, um erro. Torna-los fanáticos, também.

Chairman

Citação de: rdr10 em 25 de Outubro de 2024, 16:01E já agora, cada vez ouço mais relatos de anti-benfiquismo nas escolas por esse país fora, casos de bullying e tudo a crianças do Benfica.

Ainda bem.

MrFire

Citação de: helmar em 26 de Outubro de 2024, 02:35
Citação de: Vieri em 25 de Outubro de 2024, 16:24

Todas são aceitáveis.

Como dizes, todas são aceitáveis e respeitáveis, mas tenho dificuldade em conceber que um benfiquista "doente", opte pelo "deixa andar" e que a criança "escolha o que quiser".

E o motivo é exatamente o que dás para defenderes a opção contrária à minha: Há coisas mais importantes na vida!

Precisamente por não ser assim tão importante é que devemos mesmo tentar que seja do clube pelo qual também sofremos.

Em princípio, o nosso filho vai ter um clube, que não será melhor nem pior do que os outros, sendo que ser deste ou daquele nada mudará de importante na sua vida.

Então, porque não tentar que seja do nosso clube?
Que sofra ao lado do pai, com o conforto solidário do pai e não contra o pai;
que festeje abraçado/a ao pai e não à custa da tristeza do pai, contendo-se, ou, pior, não se contendo.

Alguns dos melhores momentos que tive como benfiquista foram de festejos abraçado ao meu filho.
Quase sempre, valeram mais esses abraços do que a vitória em si.

Posso viver 100 anos que nunca vou esquecer a primeira vez que o levei à Luz, teria ele uns 6 aninhos, em que, quando nos aproximamos do estádio, ele levantou os olhos e viu aquele monstro de betão e vermelho à frente, olhou para mim com os olhos a brilhar e um sorriso no rosto e atirou-me: - isto é mesmo verdade, ou é um sonho?!

Um benfiquista a sério - perdoem-me, tem de tentar.
Por eles, por nós, por estes momentos inesquecíveis de comunhão pai/filho, e, por que não, pelo próprio Benfica.
Eu compreendo o que dizes, mas penso que podemos ver sempre as coisas por outro lado.

Eu tenho um filho com 22 meses e uma filha com 1. Nunca comprei nada do Benfica para eles, apesar que uns primos da minha mulher, deram um pijama ao miúdo no natal.

Não vou obrigar a que seja do Benfica e só entrarei nessa guerra, se perceber que alguém está a tentar fazer com que ele seja de outro clube.

A minha mulher, apesar de portista, não liga nada a futebol e para ela está tudo bem, que seja do Benfica.

Adorava ir ao estádio, ver jogos em casa e festejar títulos com ele, mas também não é mentira, que por outro lado, não quero que eles passem por tudo o que passei, por causa da bola e por esse lado, preferia que ambos, não ligassem nada a futebol.

Isto tira-nos anos de vida e apesar de amar o Benfica, sinto que não é este o Benfica que amo, não aquele que aprendi Amar. Se eu neste momento, não sinto essa ligação, vou conseguir que ele sinta? Não sei, mas só espero que o Vieirismo caia, para conseguir olhar para tudo isto, de uma forma mais saudável e com mais vontade de "obrigar" os meus filhos, a serem do Benfica.

Faz o "esforço"!! Não custa nada.

Todos os clubes já passaram por períodos negros ( eu cresci com o Benfica no Vietname) , mas o verdadeiro Benfica vai voltar!

DVP_SLB

Talvez tornou se Benfiquista quando o pai veio para o Benfica (porque ainda era pequeno) e agora que foi para o Porto lembrou se que um dia alguém lhe ofereceu um equipamento dos porcos 🙏🙏. Eu ainda não sabia ler nem escrever e ofereceram me um casaco que dizia Sporting e usava por causa do frio 😁😁😂😂

paulogorjao

Citação de: Red skin em 25 de Outubro de 2024, 16:02Tenho 2 miúdos e nem dou hipótese, apesar do meu pai tentar passá-los para o lado verde.

Não quero ter as discussões de meia-noite com os meus miúdos como tive com o meu pai, mas sobretudo quero ter o prazer de ir com os 2 ao estádio... vestir as camisolas do glorioso, comer umas bifanas e abraçá-los qd o Benfica marca golo!

É mesmo este o meu caso e pensamento. Tal e qual.

Os meus pequenos com 4 e 6 anos, a mais velha já sabe o hino de Portugal e o hino do Benfica; o pequeno grande parte dos dois.

A promessa de os levar à Luz está feita. É pena não haver os jogos de Sábado ou Domingo à tarde, para podermos proporcionar estes momentos em família

rkc

Esta conversa para mim é simples:

Os meus 2 andam em colégios particulares, comem bem, teem uma boa casa. E são do Benfica.

Ou começam eles a pagar.

:knuppel2:  :knuppel2:  :knuppel2:  :2funny:  :2funny:  :2funny:  :2funny: