As melhores fotografias da história do Benfica

4ever Red Devil

FANTÁSTICO :) Continuem. Já guardei estas fotos todas.

Manel dos Anzois

Citação de: pcssousa em 06 de Abril de 2013, 22:08
28 de Abril de 1912, o Benfica visita a cidade do Porto e pela primeira vez defronta o FC Porto. Disputam-se jogos em 2ªs e 1ªs categorias no Campo da Rainha. O de 2ªs de manhã, reguistando-se uma vitória do Sport Lisboa e Benfica por 1-2 e à tarde, 15h, defrontam-se as primeiras categorias, o jogo grande. O Benfica ganha 2-8 e alinha com Augusto Paiva Simões, Henrique Costa, Francisco Bellas, Carlos Homem de Figueiredo, Cosme Damião, Arthur José Pereira, Germano de Vasconcellos, Francisco Viegas, Luiz Vieira e José Fernandes e António Marques 


Na foto pode-se ver Cosme Damião com a bola:





Na "História do Futebol Clube do Porto", livro oficial do clube publicado na década de 50, escreveu-se acerca deste jogo e do Benfica, transcrevendo a imprensa da época (1912):
"Deixaram excelente impressão nesta cidade, tanto mais que é um grupo exclusivamente português. É na verdade um grande team e que muito honra o futebol nacional".

Aqui fica também a noticia do Jornal Diário de Notícias do dia seguinte:




Esta foi a primeira visita de uma equipa da Capital à Cidade Invicta e logo o Benfica, campeão de Lisboa. Esta sua retumbante vitória cativou de tal maneira os adeptos do Salgueiros que assistiram ao jogo, que estes deixaram de trajar de branco para o passarem a fazer de vermelho e branco.


Se houver interesse, poderei até postar foto do onze inicial do Benfica.


Venha ela!

Manel dos Anzois

#452
E agora para embalar uma noite bem descansada, já que amanhã o jogo de Olhão promete consumir-nos também a nós adeptos muitas energias, que tal ouvir antes de nos deitarmos o nosso hino actual, o 2º da história do clube, "Ser Benfiquista" na voz do seu interprete original?

Minhas Senhoras e Meus Senhores...o GRANDE...



LUIS PIÇARRA!



Já agora...Quem adivinha quem é a Senhora que acompanha o mítico Luís Piçarra equipado à Benfica  ?



L0W

Alguém tem fotos da época de 29/30 (nosso 1º campeonato de Portugal) e 30/31? É que ainda só encontrei uma foto com o plantel dessa 2ª época onde está o meu bisavô (no meio da 2ª fila).

RedVC

Citação de: pcssousa em 06 de Abril de 2013, 23:55
RedVC vai à página 26 deste tópico, e verás que lá está essa foto e mais umas quantas desse dia:

link directo para o post:
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=50533.msg1075285696#msg1075285696

para quem gosta destas coisas, como é o meu caso, um conselho: não se limitem a ver a última página, dêm uma vista de olhos para trás, por exemplo esse post é da passada quinta-feira. Aproveitem, disfrutem, guardam o que tiverem que guardar pois há por cá coisas muito boas às quais não é dado o devido valor, o se é dado não o demonstram.

Abraço.

Obrigado mais uma vez pcsousa. Este fórum é muito rico, e realmente explora-lo traz muitas e boas supresas.

LOW, tenho procurado juntar fotos das equipas dos diversos anos. Tanto 1929-1930 como 1925-1926 são escassas. Embora não tenha a certeza que de facto seja o Benfica mas tenho esta foto catalogada como sendo de 1929-1939. Já não sei onde a encontrei. A equipa trajava um equipamento alternativo branco. Talvez possas reconhecer o teu bisavô e assim validar a fotografia.




Vitor84

Eh lá nos últimos dias este tópico tem tido mais dinâmica. Eu como grande adepto de futebol antigo agradeço bastante esta partilha e só peço a quem tem material que partilhe ainda mais.
:bow2: :bow2:

redevil88


Vitor84

Em relação ao capitão Águas, a sua filha Lena d'Água tem um album na net com grandes fotos dele, que o user NunoDuarte partilhou há uns tempos no tópico dele.

https://plus.google.com/photos/114047291597410727635/albums/5621768056788578977?banner=pwa

Para quem ainda não viu é obrigatório ver  ::)

GTtdi_SLB


L0W

Citação de: RedVC em 07 de Abril de 2013, 09:26
Citação de: pcssousa em 06 de Abril de 2013, 23:55
RedVC vai à página 26 deste tópico, e verás que lá está essa foto e mais umas quantas desse dia:

link directo para o post:
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=50533.msg1075285696#msg1075285696

para quem gosta destas coisas, como é o meu caso, um conselho: não se limitem a ver a última página, dêm uma vista de olhos para trás, por exemplo esse post é da passada quinta-feira. Aproveitem, disfrutem, guardam o que tiverem que guardar pois há por cá coisas muito boas às quais não é dado o devido valor, o se é dado não o demonstram.

Abraço.

Obrigado mais uma vez pcsousa. Este fórum é muito rico, e realmente explora-lo traz muitas e boas supresas.

LOW, tenho procurado juntar fotos das equipas dos diversos anos. Tanto 1929-1930 como 1925-1926 são escassas. Embora não tenha a certeza que de facto seja o Benfica mas tenho esta foto catalogada como sendo de 1929-1939. Já não sei onde a encontrei. A equipa trajava um equipamento alternativo branco. Talvez possas reconhecer o teu bisavô e assim validar a fotografia.


Obrigado Red. Pedi ajuda à minha mãe porque eu nunca o cheguei a ver mas ela sim e ela diz que não o consegue reconhecer nessa foto apesar do facto dela ser pequena não ajudar muito. Mas por comparação o guarda redes, por exemplo, é bastante parecido em relação à foto que meti e essa foto também é usada neste blog http://gloria-vermelha.blogspot.pt/2005/06/poca-192829-desempenhocampeonato-de.html
ps:Ele afinal esteve no Benfica entre 1928 e 1932.

RedVC

#462
Sim LOW, quase de certeza foi do Gloria Vermelha que eu consegui essa foto. Ficam os créditos devidos.
Na foto para além de 12 jogadores de campo estão também dois guarda redes. Os guarda redes dessa época eram António Jacinto (que jogou mais vezes) e Jaime de Carvalho. Não faço ideia qual deles é qual. Esperemos que apareçam mais fotos.
Essa década é uma década difícil pois os encargos gerados com a construção do Campo das Amoreiras levaram o Benfica a estar grandemente arredado dos títulos. Nessa equipa pontificavam entre outros Vitor Silva que segundo dizem as crónicas e as estatísticas, era um excelente goleador que teve de terminar mais cedo a carreira devido a um joelho de água (uma acumulação de líquido sinovial nas articulações do joelho e que lhe deve ter causado dores, inchaço e inflamação). Hoje seria facilmente recuperável. Outros tempos. Naquele tempo não bastava ser bom jogador era preciso ser (ainda mais) resistente e ter sorte.

pcssousa

Citação de: Manel dos Anzois em 07 de Abril de 2013, 04:00
Citação de: pcssousa em 06 de Abril de 2013, 22:08
28 de Abril de 1912, o Benfica visita a cidade do Porto e pela primeira vez defronta o FC Porto. Disputam-se jogos em 2ªs e 1ªs categorias no Campo da Rainha. O de 2ªs de manhã, reguistando-se uma vitória do Sport Lisboa e Benfica por 1-2 e à tarde, 15h, defrontam-se as primeiras categorias, o jogo grande. O Benfica ganha 2-8 e alinha com Augusto Paiva Simões, Henrique Costa, Francisco Bellas, Carlos Homem de Figueiredo, Cosme Damião, Arthur José Pereira, Germano de Vasconcellos, Francisco Viegas, Luiz Vieira e José Fernandes e António Marques 


Na foto pode-se ver Cosme Damião com a bola:





Na "História do Futebol Clube do Porto", livro oficial do clube publicado na década de 50, escreveu-se acerca deste jogo e do Benfica, transcrevendo a imprensa da época (1912):
"Deixaram excelente impressão nesta cidade, tanto mais que é um grupo exclusivamente português. É na verdade um grande team e que muito honra o futebol nacional".

Aqui fica também a noticia do Jornal Diário de Notícias do dia seguinte:




Esta foi a primeira visita de uma equipa da Capital à Cidade Invicta e logo o Benfica, campeão de Lisboa. Esta sua retumbante vitória cativou de tal maneira os adeptos do Salgueiros que assistiram ao jogo, que estes deixaram de trajar de branco para o passarem a fazer de vermelho e branco.


Se houver interesse, poderei até postar foto do onze inicial do Benfica.


Venha ela!

Bem, a teu pedido e do Red cá vai o nosso onze naquele jogo:



pcssousa

No ano seguinte, 1913, o Benfica é convidado para voltar á invicta e disputar o torneio denominado "Torneio das 3 Cidades". Assim, dias depois de defrontar o Real Madrid pela 1ª vez (vencemos por 7-0), o Benfica ruma à Cidade do Porto. No 1º jogo goleia o Oporto Cricket Club por 82, a 31 de Janeiro de 1913, no segundo vence o FC Porto por 3-1, a 1 de Fevereiro e a 2 de Fevereiro vence o Vigo por 1-0. Conquista assim o Torneio e leva a Taça para Lisboa.

Este é o onze que derrotou o FC Porto no novo Campo da Constituição a 1 de Fevereiro de 1913:





Estas 2 últimas fotos são só para desenrascar, posso posteriormente postar fotos com melhor qualidade.

Cumprimentos a todos.