As melhores fotografias da história do Benfica

Dandy

Citação de: Manel dos Anzois em 14 de Fevereiro de 2014, 03:55


Verão de 1981. O Benfica fez uma digressão aos USA jogando contra uma selecção da LASA (Luso-American Soccer Association) onde jogavam Mesquita Botelho de Melo e Fernando Botelho de Melo, sendo um dos treinadores Manuel Inácio Botelho de Melo, pai destes atletas.

Antes do jogo uma foto entre os moçambicanos para a posteridade  (Néné apesar de ter nascido em Portugal, cedo foi para Moçambique, antes de ingressar no Benfica).

Em cima: Eusébio, Fernando B. Melo, Shéu Han e  Manuel Botelho Melo.
Em baixo: Néné", Mesquita B. Melo e José Luís.




   Destaco a versão Afro do Zé Luís.




pirolito1

Citação de: pcssousa em 13 de Fevereiro de 2014, 14:46
Talvez a mais caricata eliminatória europeia da história do Benfica, ou então não...




Na verdade, o Benfica já foi sujeito a todo o tipo de desempates, penalties, jogo de desempate ou moeda ao ar. Só por uma vez ganhou... Estão recordados?



Estás equivocado, eliminámos o Torpedo de Moscovo nos penaltis naTaça dos Campeões. Se não me engano, o Bento marcou um e defendeu uns dois.


pcssousa

6 de Março de 1988, Estádio da Luz, 24a jornada do Campeonato Nacional da I divisão de 87/88. Benfica 4 - Sporting 1:



Chiquinho Carlos quase a marcar perante o olhar de Duílio.

pcssousa

#919
Um dos melhores dias da minha vida:






A atmosfera e a recepção à equipa foram de tal maneira que, antes do apito inicial o jogo já estava ganho.
O dia em que o gigante Zé Águas chorou de felicidade.

O Benfica já foi isto... Parece que foi noutra vida...

Çula

Citação de: pcssousa em 14 de Fevereiro de 2014, 21:31
Um dos melhores dias da minha vida:






A atmosfera e a recepção à equipa foram de tal maneira que, antes do apito inicial o jogo já estava ganho.
O dia em que o gigante Zé Águas chorou de felicidade.

O Benfica já foi isto... Parece que foi noutra vida...

A minha memória viva mais antiga de um jogo do Benfica.
Lembro-me de estar no café da minha rua. O meu pai e os amigos jogavam à moeda ou lá o que era, e eu sozinho umas duas ou três mais à frente, colado à TV a ver o resumo no canal 2.

pcssousa

Se a atmosfera dois anos depois com o Marselha esteve escaldante, em especial após a volta de Eusébio ao Estádio de braço envolto na célebre toalha branca em riste, o ambiente deste jogo foi mágico.
Como já disse noutras ocasiões, todos estavam confiantes, aquando da entrada da equipa em campo apagaram-se as luzes e acenderam-se dezenas de milhares de isqueiros, enquanto pelos altifalantes se ouvia um a um os nomes dos nossos... Uma estrondosa ovação para cada um deles. Silvino, Veloso, Mozer, Dito, Álvaro, Elzo, Chiquinho, Diamantino, Pacheco, Rui Águas, Magnuson.
Isto impulsionou os nossos. Águas, mesmo jogando enfaixado e muito limitado, resolveu. O filho do Capitão dos Campeões recolocou o Benfica na final 20 anos depois, num estádio a rebentar pelas costuras. No banco, Toni, alguém que encarnava na perfeição o espírito e garra Benfiquistas.
Cenário mais idílico? Impossível. Impossível ainda alguém imaginar uma melhor estreia em jogos na Luz.
Empolgante, mágico, sublime.
No dia seguinte, entrar na escola primária cheio de sono mas com sorriso de orelha a orelha e com a certeza de que tinha encontrado o amor de uma vida e para toda a vida. Por cada recanto da Figueira da Foz só se ouvia duas palavras, Rui e Águas. O povo estava feliz e eu estrei as minhas primeiras adidas. 
Ainda hoje sonho com essa noite, o Estádio gigantesco, o mar de gente, os holofotes, os cheiros intensos, as garridas camisolas vibrantes, de um vermelho intenso e com a cabeça do Águas, com a felicidade de tanta gente.

Dandy






   De referir que, nas duas vitórias alcançadas, a final da competição foi obtida, no decorrer das meias-finais, no território adversário.

   Marcador que, não sendo específico (em 67-68 o mesmo aconteceu), não deixa de ser sensível (todas as finais confirmadas em casa, 4, culminaram em derrota).




RedVC

#923
Citação de: pcssousa em 15 de Fevereiro de 2014, 16:19
Se a atmosfera dois anos depois com o Marselha esteve escaldante, em especial após a volta de Eusébio ao Estádio de braço envolto na célebre toalha branca em riste, o ambiente deste jogo foi mágico.
Como já disse noutras ocasiões, todos estavam confiantes, aquando da entrada da equipa em campo apagaram-se as luzes e acenderam-se dezenas de milhares de isqueiros, enquanto pelos altifalantes se ouvia um a um os nomes dos nossos... Uma estrondosa ovação para cada um deles. Silvino, Veloso, Mozer, Dito, Álvaro, Elzo, Chiquinho, Diamantino, Pacheco, Rui Águas, Magnuson.
Isto impulsionou os nossos. Águas, mesmo jogando enfaixado e muito limitado, resolveu. O filho do Capitão dos Campeões recolocou o Benfica na final 20 anos depois, num estádio a rebentar pelas costuras. No banco, Toni, alguém que encarnava na perfeição o espírito e garra Benfiquistas.
Cenário mais idílico? Impossível. Impossível ainda alguém imaginar uma melhor estreia em jogos na Luz.
Empolgante, mágico, sublime.
No dia seguinte, entrar na escola primária cheio de sono mas com sorriso de orelha a orelha e com a certeza de que tinha encontrado o amor de uma vida e para toda a vida. Por cada recanto da Figueira da Foz só se ouvia duas palavras, Rui e Águas. O povo estava feliz e eu estrei as minhas primeiras adidas. 
Ainda hoje sonho com essa noite, o Estádio gigantesco, o mar de gente, os holofotes, os cheiros intensos, as garridas camisolas vibrantes, de um vermelho intenso e com a cabeça do Águas, com a felicidade de tanta gente.

Nesse dia e com o Marselha fui verdadeiramente feliz. Riso, lágrimas e o coração cheio. Sonho agora com o dia em que chorarei de felicidade de novo. De novo criança mas desta vez para além de uma final. Desta vez com o Benfica campeão Europeu.

Mestre30

Citação de: RedVC em 15 de Fevereiro de 2014, 17:27
Citação de: pcssousa em 15 de Fevereiro de 2014, 16:19
Se a atmosfera dois anos depois com o Marselha esteve escaldante, em especial após a volta de Eusébio ao Estádio de braço envolto na célebre toalha branca em riste, o ambiente deste jogo foi mágico.
Como já disse noutras ocasiões, todos estavam confiantes, aquando da entrada da equipa em campo apagaram-se as luzes e acenderam-se dezenas de milhares de isqueiros, enquanto pelos altifalantes se ouvia um a um os nomes dos nossos... Uma estrondosa ovação para cada um deles. Silvino, Veloso, Mozer, Dito, Álvaro, Elzo, Chiquinho, Diamantino, Pacheco, Rui Águas, Magnuson.
Isto impulsionou os nossos. Águas, mesmo jogando enfaixado e muito limitado, resolveu. O filho do Capitão dos Campeões recolocou o Benfica na final 20 anos depois, num estádio a rebentar pelas costuras. No banco, Toni, alguém que encarnava na perfeição o espírito e garra Benfiquistas.
Cenário mais idílico? Impossível. Impossível ainda alguém imaginar uma melhor estreia em jogos na Luz.
Empolgante, mágico, sublime.
No dia seguinte, entrar na escola primária cheio de sono mas com sorriso de orelha a orelha e com a certeza de que tinha encontrado o amor de uma vida e para toda a vida. Por cada recanto da Figueira da Foz só se ouvia duas palavras, Rui e Águas. O povo estava feliz e eu estrei as minhas primeiras adidas. 
Ainda hoje sonho com essa noite, o Estádio gigantesco, o mar de gente, os holofotes, os cheiros intensos, as garridas camisolas vibrantes, de um vermelho intenso e com a cabeça do Águas, com a felicidade de tanta gente.

Assino por baixo.
Sonho com o dia em que chorarei de felicidade de novo. De novo criança mas desta vez para além de uma final. Desta vez com o Benfica campeão Europeu.
Isso é o sonho dos sonhos!  :drool:


Mas o dia que  o Benfica volte a vencer uma competição europeia (esteve tão perto ano passado)........este País vai parar de Norte a Sul!! Nenhuma dúvida acerca disso....

pcssousa

#925
Vários campeões mundiais de sub-19 em Riade.



O Benfica foi o clube mais representado na convocatória para esse Mundial, embora uns quantos jogadores já estivessem emprestados a outros clubes.

Se não estou em erro, jogadores vinculados ao Benfica e que foram a este Mundial terão sido: Bizarro, Brassard, Resende, Xavier Clara, Abel Silva, Paulo Madeira, Valido e Paulo Sousa.
João Vieira Pinto e Amaral também passariam pelo Benfica.

Tamagnini Nené era o treinador, se não estou em erro.


Ps: não consigo visualizar a imagem, se acontecer o mesmo convosco, o link directo é
http://bp0.blogger.com/_aDEE1gX4_BY/RldB0fNyV9I/AAAAAAAAACQ/ACneHmJlPuk/s1600-h/13347.jpg

Outra foto da equipa:


pcssousa

Citação de: Dandy em 15 de Fevereiro de 2014, 17:18





   De referir que, nas duas vitórias alcançadas, a final da competição foi obtida, no decorrer das meias-finais, no território adversário.

   Marcador que, não sendo específico (em 67-68 o mesmo aconteceu), não deixa de ser sensível (todas as finais confirmadas em casa, 4, culminaram em derrota).
Não te preocupes que este ano garantiremos no Dragão o apuramento para Turim.

Mestre30

Citação de: pcssousa em 15 de Fevereiro de 2014, 23:37
Citação de: Dandy em 15 de Fevereiro de 2014, 17:18





   De referir que, nas duas vitórias alcançadas, a final da competição foi obtida, no decorrer das meias-finais, no território adversário.

   Marcador que, não sendo específico (em 67-68 o mesmo aconteceu), não deixa de ser sensível (todas as finais confirmadas em casa, 4, culminaram em derrota).
Não te preocupes que este ano garantiremos no Dragão o apuramento para Turim.
Tu este ano estas super confiante! :D

Mas esquece lá isso do apuramento para final em Turim ser ganho no Dragão. Não porque não acredite que o Benfica chegue lá. O Porto chegar às meias finais é que me parece utópico.....

acemessiae

Citação de: pcssousa em 15 de Fevereiro de 2014, 16:19
Se a atmosfera dois anos depois com o Marselha esteve escaldante, em especial após a volta de Eusébio ao Estádio de braço envolto na célebre toalha branca em riste, o ambiente deste jogo foi mágico.
Como já disse noutras ocasiões, todos estavam confiantes, aquando da entrada da equipa em campo apagaram-se as luzes e acenderam-se dezenas de milhares de isqueiros, enquanto pelos altifalantes se ouvia um a um os nomes dos nossos... Uma estrondosa ovação para cada um deles. Silvino, Veloso, Mozer, Dito, Álvaro, Elzo, Chiquinho, Diamantino, Pacheco, Rui Águas, Magnuson.
Isto impulsionou os nossos. Águas, mesmo jogando enfaixado e muito limitado, resolveu. O filho do Capitão dos Campeões recolocou o Benfica na final 20 anos depois, num estádio a rebentar pelas costuras. No banco, Toni, alguém que encarnava na perfeição o espírito e garra Benfiquistas.
Cenário mais idílico? Impossível. Impossível ainda alguém imaginar uma melhor estreia em jogos na Luz.
Empolgante, mágico, sublime.
No dia seguinte, entrar na escola primária cheio de sono mas com sorriso de orelha a orelha e com a certeza de que tinha encontrado o amor de uma vida e para toda a vida. Por cada recanto da Figueira da Foz só se ouvia duas palavras, Rui e Águas. O povo estava feliz e eu estrei as minhas primeiras adidas. 
Ainda hoje sonho com essa noite, o Estádio gigantesco, o mar de gente, os holofotes, os cheiros intensos, as garridas camisolas vibrantes, de um vermelho intenso e com a cabeça do Águas, com a felicidade de tanta gente.

Que inveja por não ter vivido um momento assim descrito  :ashamed:

pcssousa

Citação de: Mestre30 em 15 de Fevereiro de 2014, 23:41
Citação de: pcssousa em 15 de Fevereiro de 2014, 23:37
Citação de: Dandy em 15 de Fevereiro de 2014, 17:18





   De referir que, nas duas vitórias alcançadas, a final da competição foi obtida, no decorrer das meias-finais, no território adversário.

   Marcador que, não sendo específico (em 67-68 o mesmo aconteceu), não deixa de ser sensível (todas as finais confirmadas em casa, 4, culminaram em derrota).
Não te preocupes que este ano garantiremos no Dragão o apuramento para Turim.
Tu este ano estas super confiante! :D

Mas esquece lá isso do apuramento para final em Turim ser ganho no Dragão. Não porque não acredite que o Benfica chegue lá. O Porto chegar às meias finais é que me parece utópico.....
É uma brincadeira apenas. Ganhar uma prova europeia, ainda que a Liga Europa, é um sonho de uma vida, mas em relação a isso, este ano nem estou confiante nem deixo de estar. Estou expectante. Só isso.
Se, porventura passarmos as próximas duas rondas começo a sonhar com isso.
Sei que Eusébio tinha grandes expectativas aquando da final com o Chelsea. Que melhor forma de o homenagear que ir a uma final europeia com a sua cara no braço e, melhor ainda, erguer o troféu?
Campeonatos ganhou o Eusébio 11, provas eutopeias uma. Campeonatos tem o Benfica 32, provas Europeias 2. Não entendo como há quem diga que prefere ganhar a Taça de Portugal à Liga Europa, mas tudo bem, por mim ganhávamos tudo e até já tinhamos ganho a Taça de Honra, que estupidamente desrespeitámos.