Lima

Avançado, 41 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

EPluribusUnum

Mas como estamos a falar na indústria do futebol, claro que isto não é levado à letra.

franciscoafonso

Epá, nunca vou perceber essa posição. Também sou contra as nacionalizações Liedson e Fernando (e Lima) style, mas tudo o resto... é assim tão difícil entender o conceito de dupla nacionalidade?

Então nas colónias, ainda mais notório é esse exemplo. Um puto cujos pais sejam cabo verdianos mas já nasceu cá (sendo português, portanto), mas cuja raiz cabo verdiana em casa seja muito forte, não pode festejar com essa bandeira? Seria mais aceitável se festejasse com uma tshirt com a cara da mãe? Para mim é a mesma coisa.

E estamos a falar de países com uma forte cultura portuguesa, sejam ou não sejam colónias não se pode ignorar isso. É contexto.

T1n0_SLB

Citação de: EPluribusUnum em 25 de Abril de 2014, 14:57
Por mim nem Pepe, nem Deco, nem Fernando, nem Lima.

Português sou eu, que nasci em Portugal.

Farsa de todo o tamanho isto das selecções.
Nem Nani, nem Oceano, nem Rolando, nem Bosingua, nem William Carvalho . . .

franciscoafonso

Citação de: PATRÃO em 25 de Abril de 2014, 15:10
Como se fosse possível medir quem é mais ou menos português, LOL. Qualquer cidadão estrangeiro que solicite a nacionalidade portuguesa desde que a lei o permita pode representar a seleção portuguesa. O que não faltam são casos de naturalizados nas outras seleções no mundo, quero la saber se nasceu em Guimarães ou no Rio de Janeiro.

Concordo mais ou menos com isso. Acho que toda a gente tem "direito a ser portuguesa", mas que devemos estabelecer uma ética sobre aqueles que chamamos ou não chamamos. Ou seja, Pepe e Liedson ambos têm direito a ser portugueses. Para mim, Liédson não seria gajo de ir à selecção.

O bom no futebol é que eles são figuras públicas e todas as declarações estão em arquivo. Não é nada difícil estabelecer uma diferença de discurso "por interesse". No caso do Liedson é notório, esteve anos a falar na Selecção Brasileira e depois apercebeu-se que já não conseguia. Fernando o mesmo.

EPluribusUnum

A minha posição é utópica para o século XXI, eu sei disso.

Dupla nacionalidade para mim é normal, ainda mais no futebol.

Não concordo é com ela nesse contexto.

É assim não estamos a falar de equipas nacionais pois há lá jogadores que não nasceram no país em questão.

Mas isto é estar a encher o tópico do Lima com discussões que não nos levam a lado nenhum, portanto o seu a seu dono.

Gog

A partir do momento em que tem nacionalidade portuguesq e são elegíveis o único critério que devia contar é a qualidade! Não há naturalizados de 1ª ou 2ª categoria! Fernando e  Lima, como estão as coisas feitas deviam ser convocados!!!

Dito isto para mim nenhum naturalizado punha os pés na selecção!!

Prometheus

Eu não nasci em Portugal e não sou menos português que tu.  :boxing:

AleKx

Chamem-me o que quiserem, mas...

O que interessa a selecção?

:confused:

EPluribusUnum

Citação de: Prometheus em 25 de Abril de 2014, 15:20

Eu não nasci em Portugal e não sou menos português que tu.  :boxing:

Não duvido, longe de mim querer dizer isso acerca de pessoas como tu.

| João |

Prometheus

Chega aqui rkc   :D :D

Diaboli

Citação de: EPluribusUnum em 25 de Abril de 2014, 15:18

É assim não estamos a falar de equipas nacionais pois há lá jogadores que não nasceram no país em questão.

Nao é o espaço geográfico em que se nasce que determina a nacionalidade de uma pessoa.

EPluribusUnum

Futebolisticamente não é.

Daí isto das selecções ser uma farsa.

Que é mais visível no futsal, por exemplo.

Andris

Deveria era ter jogado de início. Se era para jogarmos com 2 avançados, que fosse ele e o Rodrigo.

Obrigado pelo golo, espero que seja valioso.

Xanghai