Lima

Avançado, 41 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

J_PN

Citação de: BenficaSetsFire em 27 de Dezembro de 2014, 11:55
Citação de: Jaime_PN em 27 de Dezembro de 2014, 04:16
Citação de: poliban em 27 de Dezembro de 2014, 00:04
Mas só uma achega, o Lima foi contratado não por ser um matador, mesmo assim fez 30 golos na 1 época de Benfica.

Nem Cardozo fez isso pelo Benfica.

Respeitinho por este jogador.

E tem um rácio golos/jogos quase idêntico ao do Cardozo. Um pouco inferior, mas ainda assim anda lá perto o que é de louvar porque o Lima pisa terrenos que o Cardozo não pisava.

Eu gosto do Lima, a sério que gosto, foi um jogador importante nas duas últimas épocas. Mas essas comparações são desnecessárias e já agora, desonestas. O Cardozo manteve o registo por 7 épocas. Sete. Não é desfazer o Lima, é só dizer que lhe falta muito para ser um goleador como o Cardozo era.

Claro, mas o Lima só está cá vai para 3 anos. Só se pode avaliar os 3 anos em que cá esteve. E tem um registo fantástico. É o 2º melhor avançado do século e importantíssimo nas conquistas recentes. Quem lê este tópico pensa que se fala de um Karyaka.

BenficaSetsFire

Citação de: Strata em 27 de Dezembro de 2014, 12:49
Já que falam em comparar equipas, relembro que o Lima pelo braga disputou até ao fim o título de melhor marcador com o Cardozo, estando estw numa equipa bem superior, valendo-lhe o facto de ter marcado mais penalties para ter superado o Lima. Há muita gente aqui que depois do que disseram do Lima  ainda hoje não metetem o orgulho de lado, custando-lhes engolir o rendimento que teve.no Benfica. O que dá pena...

Não sei se isso é para mim ou não, mas a mim não me custa engolir absolutamente nada, só o rendimento actual do Lima. Não tenho nem nunca tive necessidade de ter razão e gosto muito de estar enganado como estive neste caso. Mas nem Lima nem nenhum jogador está livre de crítica, era o que faltava. E crítica não quer dizer falta de memória, o Lima esteve bem acima do que eu alguma vez esperei no Benfica, teve duas épocas muito boas. Mas estes últimos meses têm sido penosos, no mínimo.


andereberna

#24452
116 golos em 278 jogos em toda a carreira.

56 golos em 122 jogos pelo Benfica.

Não é um mau registo, para quem apenas chegou a um grande clube aos 29 anos.
Não é, nunca foi e nunca vai ser um craque... Mas é um jogador muito competente e uma grande mais valia para o plantel. Em forma, é o melhor PL que temos (O Jonas parece-me ser um grande jogador, mas ainda precisa de tempo para justificar esse estatuto no Benfica).

Foka

Citação de: BenficaSetsFire em 27 de Dezembro de 2014, 11:44
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 17:44
Citação de: BenficaSetsFire em 26 de Dezembro de 2014, 10:02
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 00:48
Citação de: Mufete em 26 de Dezembro de 2014, 00:45
http://www.youtube.com/watch?v=CRedyHT64sI

Sou fã do Lima. Trabalhador incansável, pessoa séria e jogador à Benfica.
"Haters gonna hate".
Tivesse mais sorte na finalização e muitos andavam a dizer que era top mundial...

O que ele cria para a equipa é impressionante...

"Tivesse o Artur mais sorte nas defesas e andavam aqui a dizer que era top mundial". É mais ou menos equivalente ao que disseste.
Completamente em desacordo. O Lima mostra muito mais do que o Artur. É um jogador muito mais completo, que dá tudo o que tem e demonstra ter uma qualidade tremenda.
É um bom jogador que constantemente procura criar situações de golo para ele e para os colegas finalizarem. O ano passado por algum motivo era dos 3 avançados (Lima, Rodrigo e Cardozo) aquele que era mais indispensável...
O facto de andar a marcar poucos golos não é determinante para ser considerado mau jogador.

Tu queres entrar na onda do "se não fosse mau era bom" mas parece-me que o Lima não é mau, e penso que seja uma opinião generalizada de quem vê os jogos...

Eu não quero entrar em onda nenhuma. Eu li 'tivesse mais sorte na finalização', como se isso fosse uma questão e sorte e não de talento, instinto. É 'só' o fundamental em alguém que joga ali, não é um pormenor insignificante que o 'impede de ser top mundial'. Eu não disse que ele era mau, mas neste momento não está em condições de ser titular, bem longe disso.
E como justificas a falta de golos do Falcão no River? Ele não era fraquinho e oportunidades não lhe faltavam... E provou nos corruptos...
O Lima já demonstrou ser um excelente jogador e capaz de fazer vários golos numa época. Sempre  acreditei que fosse capaz de jogar como referência na frente mas talvez não consegue ter o mesmo rendimento de como avançado mais solto. Ele a apoiar o Cardozo fez muita mossa e na época passada o preterido foi o Cardozo para entrar o Rodrigo. Voltou a jogar como avançado solto, com Rodrigo totalmente diferente de Cardozo na frente, e voltou a estar muito bem.
Acredito que mais dia menos dia o golo vai voltar a aparecer regularmente e muito pouco do seu jogo vai mudar. Somente o rendimento.
E quando assim é, para mim, trata-se de uma questão de sorte. Não lhe falta empenho, oportunidades, qualidades, instinto de finalizador, etc, falta sim uma ponta de sorte. A ponta de sorte que difere uma bola no poste, ou a melhor defesa do jogo de um golo.

Em relação a ser titular, penso que o Jonas é o melhor avançado que temos. Lima deve discutir o lugar com Talisca, que provavelmente será recuado no caso do Enzo sair. O que deve facilitar a vida do Lima em continuar como titular...

arco das maldivas

#24454
O Lima é tudo menos um excelente jogador. É esforçado, isso sim, mas apenas e só esforçado.

As comparações com o Cardozo são completamente irrealistas porque o Cardozo é um avançado que leva a equipas às costas, o Lima anda às costas da equipa.

O Cardozo estava destinado a uma equipa grande, enquanto que o Lima podia perfeitamente ter jogado sempre no Belenenses ou no Braga que ninguém ía estranhar, pelo qual ninguém suspirava.

Foka

Citação de: arco das maldivas em 28 de Dezembro de 2014, 18:03
O Lima é tudo menos um excelente jogador. É esforçado, isso sim, mas apenas e só esforçado.

As comparações com o Cardozo são completamente irrealistas porque o Cardozo é um avançado que leva a equipas às costas, o Lima anda às costas da equipa.
Eu não o comparei com o Cardozo. Jogadores com características diferentes podem desempenhar a mesma função numa equipa. E com igual sucesso.
E eu percebo o que queres dizer com o Cardozo pode levar uma equipa às costas, mas há uma diferença gigante entre os dois. O Cardozo precisa que a equipa jogue para ele, enquanto que o Lima joga para a equipa. E cada vez mais no futebol moderno é preciso que todos os jogadores joguem para a equipa, é preciso que todos ataquem e que todos defendam. Cardozo deixou uma marca, mas já saiu. O melhor Benfica dos últimos anos foi o do ano passado e o Cardozo não era titular...

E sim o Lima para a realidade do Benfica é um excelente jogador.
Júlio, Luisão, Samaris, Enzo, Gaitán, Jonas, Lima e Salvio são excelentes jogadores para a realidade que temos.

arco das maldivas

#24456
Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 18:17
Citação de: arco das maldivas em 28 de Dezembro de 2014, 18:03
O Lima é tudo menos um excelente jogador. É esforçado, isso sim, mas apenas e só esforçado.

As comparações com o Cardozo são completamente irrealistas porque o Cardozo é um avançado que leva a equipas às costas, o Lima anda às costas da equipa.
Eu não o comparei com o Cardozo. Jogadores com características diferentes podem desempenhar a mesma função numa equipa. E com igual sucesso.
E eu percebo o que queres dizer com o Cardozo pode levar uma equipa às costas, mas há uma diferença gigante entre os dois. O Cardozo precisa que a equipa jogue para ele, enquanto que o Lima joga para a equipa. E cada vez mais no futebol moderno é preciso que todos os jogadores joguem para a equipa, é preciso que todos ataquem e que todos defendam. Cardozo deixou uma marca, mas já saiu. O melhor Benfica dos últimos anos foi o do ano passado e o Cardozo não era titular...

E sim o Lima para a realidade do Benfica é um excelente jogador.
Júlio, Luisão, Samaris, Enzo, Gaitán, Jonas, Lima e Salvio são excelentes jogadores para a realidade que temos.

Discordo. Levar a equipa às costas é marcar golos, e é aí que eu me foco.

Se formos por aí o Messi e o Ronaldo também precisam de uma equipa atrás. Ninguém joga sozinho.

Foka

Citação de: arco das maldivas em 28 de Dezembro de 2014, 18:18
Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 18:17
Citação de: arco das maldivas em 28 de Dezembro de 2014, 18:03
O Lima é tudo menos um excelente jogador. É esforçado, isso sim, mas apenas e só esforçado.

As comparações com o Cardozo são completamente irrealistas porque o Cardozo é um avançado que leva a equipas às costas, o Lima anda às costas da equipa.
Eu não o comparei com o Cardozo. Jogadores com características diferentes podem desempenhar a mesma função numa equipa. E com igual sucesso.
E eu percebo o que queres dizer com o Cardozo pode levar uma equipa às costas, mas há uma diferença gigante entre os dois. O Cardozo precisa que a equipa jogue para ele, enquanto que o Lima joga para a equipa. E cada vez mais no futebol moderno é preciso que todos os jogadores joguem para a equipa, é preciso que todos ataquem e que todos defendam. Cardozo deixou uma marca, mas já saiu. O melhor Benfica dos últimos anos foi o do ano passado e o Cardozo não era titular...

E sim o Lima para a realidade do Benfica é um excelente jogador.
Júlio, Luisão, Samaris, Enzo, Gaitán, Jonas, Lima e Salvio são excelentes jogadores para a realidade que temos.

Discordo. Jogar para a equipa é marcar golos, e não correr desalmadamente.
Discordo totalmente. Jogar para a equipa não é marcar golos ou correr desalmadamente. Jogar para a equipa é sacrificares-te, inteligentemente, de toda a forma para a tua equipa cumprir o seu objectivo, que é ganhar o jogo. Jogar para a equipa é quando é preciso fazer-se um sprint de 40/50 metros para trás para compensar a subida desalmada do Maxi após um canto, fazeres e não apontares para o que era suposto ter feito isso após sofreres o golo. Jogar para a equipa é sair da tua zona de conforto e fazer mais quando a tua equipa precisa. Jogar para a equipa é contares os golos da tua equipa e não os teus.

Leo_10

Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 18:00
Citação de: BenficaSetsFire em 27 de Dezembro de 2014, 11:44
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 17:44
Citação de: BenficaSetsFire em 26 de Dezembro de 2014, 10:02
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 00:48
Citação de: Mufete em 26 de Dezembro de 2014, 00:45
(...)
Tivesse mais sorte na finalização e muitos andavam a dizer que era top mundial...

O que ele cria para a equipa é impressionante...
(...)
Completamente em desacordo. O Lima mostra muito mais do que o Artur. É um jogador muito mais completo, que dá tudo o que tem e demonstra ter uma qualidade tremenda.
É um bom jogador que constantemente procura criar situações de golo para ele e para os colegas finalizarem. O ano passado por algum motivo era dos 3 avançados (Lima, Rodrigo e Cardozo) aquele que era mais indispensável...
O facto de andar a marcar poucos golos não é determinante para ser considerado mau jogador.

Tu queres entrar na onda do "se não fosse mau era bom" mas parece-me que o Lima não é mau, e penso que seja uma opinião generalizada de quem vê os jogos...
(...)
E como justificas a falta de golos do Falcão no River? Ele não era fraquinho e oportunidades não lhe faltavam... E provou nos corruptos...
O Lima já demonstrou ser um excelente jogador e capaz de fazer vários golos numa época. Sempre  acreditei que fosse capaz de jogar como referência na frente mas talvez não consegue ter o mesmo rendimento de como avançado mais solto. Ele a apoiar o Cardozo fez muita mossa e na época passada o preterido foi o Cardozo para entrar o Rodrigo. Voltou a jogar como avançado solto, com Rodrigo totalmente diferente de Cardozo na frente, e voltou a estar muito bem.
Acredito que mais dia menos dia o golo vai voltar a aparecer regularmente e muito pouco do seu jogo vai mudar. Somente o rendimento.
E quando assim é, para mim, trata-se de uma questão de sorte. Não lhe falta empenho, oportunidades, qualidades, instinto de finalizador, etc, falta sim uma ponta de sorte. A ponta de sorte que difere uma bola no poste, ou a melhor defesa do jogo de um golo.

Em relação a ser titular, penso que o Jonas é o melhor avançado que temos. Lima deve discutir o lugar com Talisca, que provavelmente será recuado no caso do Enzo sair. O que deve facilitar a vida do Lima em continuar como titular...

O Lima top mundial e qualidade tremenda...

O Lima não tem nem qualidades técnicas nem compreensão do jogo com bola nem capacidades de finalização acima do razoável. Como é que poderia ser top mundial? Não há muitas mais qualidades que um avançado possa ter que lhe garantam esse estatuto. É pelo físico, bom, mas não excepcional? Pela capacidade de trabalho e regularidade (dentro da sua mediania)?

Quando se compara com um Jonas que tem qualidades técnicas e de compreensão de jogo com bola mundos acima, além de mais inteligência na finalização, é facílimo perceber o quão mediano o Lima é.

O Lima é muito mecanizado. De costas para a baliza, não reage ao que o jogo lhe oferece, por exemplo. Normalmente, antes de receber a bola, já tem presente o que quer fazer, ou seja, o ritual habitual de receber, virar e soltar para o lado contrário ao melhor pé. Tantas e tantas vezes que um pouquinho mais de inteligência nesta fase colocaria a equipa ou a ele próprio muito perto do golo e ele retira essa possibilidade com a sua mecanização? E depois a juntar a isso, a fraca qualidade de recepção, mais visível quando se aproxima da baliza e a verdadeira qualidade de um avançado realmente importa. Ainda me lembro no final da última LE, quando escolhe fazer uma recepção com o peito para fora que lhe fecha o ângulo de remate e permite a um adversário aproximar-se em menor desvantagem do estaria se o Lima tem feito uma recepção para dentro, mais difícil e com menor margem de erro, mas que bem executada aumentaria as probabilidades de golo 10x.

O Lima não resolve problemas, não desequilibra, não tem qualidades para isso. No entanto, apesar de todas as críticas que lhe faço, até lhe consigo ver utilidade, só não me venham dizer que é top de alguma coisa. Nem usem a sorte para justificar o que se justifica pela menor qualidade.

Ah, quem diz Jonas diz Cardozo. Também mundos acima do Lima, apesar de todas as limitações que o seu físico lhe cria.

Foka

Citação de: Leo_10 em 28 de Dezembro de 2014, 18:55
Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 18:00
Citação de: BenficaSetsFire em 27 de Dezembro de 2014, 11:44
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 17:44
Citação de: BenficaSetsFire em 26 de Dezembro de 2014, 10:02
Citação de: Foka em 26 de Dezembro de 2014, 00:48
Citação de: Mufete em 26 de Dezembro de 2014, 00:45
(...)
Tivesse mais sorte na finalização e muitos andavam a dizer que era top mundial...

O que ele cria para a equipa é impressionante...
(...)
Completamente em desacordo. O Lima mostra muito mais do que o Artur. É um jogador muito mais completo, que dá tudo o que tem e demonstra ter uma qualidade tremenda.
É um bom jogador que constantemente procura criar situações de golo para ele e para os colegas finalizarem. O ano passado por algum motivo era dos 3 avançados (Lima, Rodrigo e Cardozo) aquele que era mais indispensável...
O facto de andar a marcar poucos golos não é determinante para ser considerado mau jogador.

Tu queres entrar na onda do "se não fosse mau era bom" mas parece-me que o Lima não é mau, e penso que seja uma opinião generalizada de quem vê os jogos...
(...)
E como justificas a falta de golos do Falcão no River? Ele não era fraquinho e oportunidades não lhe faltavam... E provou nos corruptos...
O Lima já demonstrou ser um excelente jogador e capaz de fazer vários golos numa época. Sempre  acreditei que fosse capaz de jogar como referência na frente mas talvez não consegue ter o mesmo rendimento de como avançado mais solto. Ele a apoiar o Cardozo fez muita mossa e na época passada o preterido foi o Cardozo para entrar o Rodrigo. Voltou a jogar como avançado solto, com Rodrigo totalmente diferente de Cardozo na frente, e voltou a estar muito bem.
Acredito que mais dia menos dia o golo vai voltar a aparecer regularmente e muito pouco do seu jogo vai mudar. Somente o rendimento.
E quando assim é, para mim, trata-se de uma questão de sorte. Não lhe falta empenho, oportunidades, qualidades, instinto de finalizador, etc, falta sim uma ponta de sorte. A ponta de sorte que difere uma bola no poste, ou a melhor defesa do jogo de um golo.

Em relação a ser titular, penso que o Jonas é o melhor avançado que temos. Lima deve discutir o lugar com Talisca, que provavelmente será recuado no caso do Enzo sair. O que deve facilitar a vida do Lima em continuar como titular...

O Lima top mundial e qualidade tremenda...

O Lima não tem nem qualidades técnicas nem compreensão do jogo com bola nem capacidades de finalização acima do razoável. Como é que poderia ser top mundial? Não há muitas mais qualidades que um avançado possa ter que lhe garantam esse estatuto. É pelo físico, bom, mas não excepcional? Pela capacidade de trabalho e regularidade (dentro da sua mediania)?

Quando se compara com um Jonas que tem qualidades técnicas e de compreensão de jogo com bola mundos acima, além de mais inteligência na finalização, é facílimo perceber o quão mediano o Lima é.

O Lima é muito mecanizado. De costas para a baliza, não reage ao que o jogo lhe oferece, por exemplo. Normalmente, antes de receber a bola, já tem presente o que quer fazer, ou seja, o ritual habitual de receber, virar e soltar para o lado contrário ao melhor pé. Tantas e tantas vezes que um pouquinho mais de inteligência nesta fase colocaria a equipa ou a ele próprio muito perto do golo e ele retira essa possibilidade com a sua mecanização? E depois a juntar a isso, a fraca qualidade de recepção, mais visível quando se aproxima da baliza e a verdadeira qualidade de um avançado realmente importa. Ainda me lembro no final da última LE, quando escolhe fazer uma recepção com o peito para fora que lhe fecha o ângulo de remate e permite a um adversário aproximar-se em menor desvantagem do estaria se o Lima tem feito uma recepção para dentro, mais difícil e com menor margem de erro, mas que bem executada aumentaria as probabilidades de golo 10x.

O Lima não resolve problemas, não desequilibra, não tem qualidades para isso. No entanto, apesar de todas as críticas que lhe faço, até lhe consigo ver utilidade, só não me venham dizer que é top de alguma coisa. Nem usem a sorte para justificar o que se justifica pela menor qualidade.

Ah, quem diz Jonas diz Cardozo. Também mundos acima do Lima, apesar de todas as limitações que o seu físico lhe cria.
Eu não disse que o achava top mundial.
Top mundial no Benfica tens o Gaitán, o Enzo e talvez o Júlio César.

É um excelente jogador para a realidade que tem o Benfica. O Jonas é melhor? Sim, contudo isso não faz o Lima um jogador limitado. Teres um melhor não lhe retira as qualidades que queres fazer parecer que ele não tem. É um jogador inteligentíssimo na procura de espaços para os colegas, e o que dizes de ele procurar sempre o mesmo lado, não é de todo verdade. É normal que em transições rápidas acabe por definir a jogada mais vezes para um dos lados, contudo não é uma constante e quando estamos no processo ofensivo procura tanto um lado como o outro.

Para mim o Cardozo não era superior ao Lima. Melhor finalizador? Sem duvida! Melhor jogador? Nada disso...

André Sousa

O Gaitán, obviamente, não é top mundial.

Foka

Citação de: André Sousa em 28 de Dezembro de 2014, 19:09
O Gaitán, obviamente, não é top mundial.
Para mim é.
O melhor jogador do campeonato português!

André Sousa

E então? Temos de ter, necessariamente, jogadores de top mundial? Não é por termos tido meia dúzia deles que temos de ter todos os anos.

Top mundial é Messi, Ronaldo, Hazard, Césc, Iniesta, Modric, Bale e afins. O Gaitán, como é óbvio, está um patamar abaixo.

GTtdi_SLB

Para mim, Lima é um enormíssimo suplente.

Foka

Citação de: André Sousa em 28 de Dezembro de 2014, 19:13
E então? Temos de ter, necessariamente, jogadores de top mundial? Não é por termos tido meia dúzia deles que temos de ter todos os anos.

Top mundial é Messi, Ronaldo, Hazard, Césc, Iniesta, Modric, Bale e afins. O Gaitán, como é óbvio, está um patamar abaixo.
No meu entender o Matic era top mundial antes de ir para o Chelsea. Contudo isso torna-se unânime quando vai.
Com Gaitán será igual. Após sair e começar a ter sucesso num campeonato muito melhor é que a malta lhe dá o devido valor.