Memórias Europeias - 1957, a estreia.

pcssousa

Citação de: Dandy em 26 de Abril de 2013, 23:31

Uma vez que não encontro nenhum tópico sobre as finais europeias... quero apenas recordar que somos o único clube a estar presente em 5 finais da Taça dos Campeões, numa mesma década.

Por acaso, acho que é algo relevante. Um tópico acerca das nossas finais europeias e já agora, as caminhadas para as respectivas finais. Pedaços apaixonantes do nosso historial.

DanizaoSlb

Para dar força ao jogo de quinta

1980/81, foi o meu pai que conta:

O Benfica jogava na Taça das Taças (acho eu) frente ao Malmo da Suecia. O Benfica perde na Suecia por 1-0. No estádio da Luz o Benfica tinha obrigação de vencer por 2-0, 3-1...

Aos 55 minutos, Chalana sofre falta na grande area. Na marcação Nene atira: bola para o lado esquerdo, guarda-redes para o lado direito. Logo de seguida o Chalana volta a sofrer falta exactamente no mesmo.

No estadio um adepto do Benfica diz: "Penalty outra vez?". E outro ao lado diz: "Não estás a ver a repetição ao vivo e as cores, meu estupido :) ". Depois 2-0 bola para o lado direito, guarda-redes para o lado esquerdo.

Depois foi meter o autocarro e pronto lá passamos :)

Dandy

Citação de: pcssousa em 26 de Abril de 2013, 23:47

Uma vez que não encontro nenhum tópico sobre as finais europeias... quero apenas recordar que somos o único clube a estar presente em 5 finais da Taça dos Campeões, numa mesma década.

Por acaso, acho que é algo relevante. Um tópico acerca das nossas finais europeias e já agora, as caminhadas para as respectivas finais. Pedaços apaixonantes do nosso historial.

Sinceramente, acho que o único jogo sem casos é a Grandiosa vitória de 62.

Todas as restantes 6 são rocambolescas e desafortunadas (com excepção da primeira).

Postes em 61.

Inferioridade numérica em 63.

Factor casa + inferioridade numérica + frango em 65.

Factor casa + falhanço de Eusébio nos últimos minutos em 68

Penalidades em 88

Apito fantasma em 90

pcssousa

Citação de: Dandy em 27 de Abril de 2013, 00:03

Todas as restantes 6 são rocambolescas e desafortunadas (com excepção da primeira).

Postes em 61.

Penalidades em 88

Apito fantasma em 90
Há a juntar umas quantas coisas... em 63, sem o "purismo" de Riera jamais perderiamos... a ganhar uma final, a jogar com menos um (estava em campo com uma fractura e a fazer figura de corpo presente) e o treinador a mandar atacar, sofremos dois golos de contra-ataque...
A maneira vil como depois de se conhecerem os 2 finalistas (sim, foi assim), marcaram a final de 65 para San Ciro...
Em 68 Eusébio jogou limitado e a menos de 40% das suas capacidades  e levou imensa pancada do Stiles.
Em 88 a chave da finall seria Diamantino que estava a ter o seu grande ano e era o maior desequilibrador da equipa e no Sábado anterior à final é lesionado pelo Adão.

E a final da Taça UEFA? caricato... desde o árbitro da 1ª mão comprado (comprovadamente) pelos belgas, ao inacreditável falhanço do Diamantino em Bruxelas, ao golo que o Shéu sonhou (sonhoiu todos os pormenores da jogada), ao golo sofrido de cabeça pelo mais baixo em campo. A Filipovic e Alves terem ficado no bando, a Eriksson que nunca queria estáfios ter levado os jogadores para estágio...

e mesmo em 61... o sonho de Cavém com o velhote que leh disse para não fazer a barba... Domiciano nunca se perdoou por ter feito a barba em 63...

Dava para um livro, dos grandes...

Dandy

Citação de: pcssousa em 27 de Abril de 2013, 00:19

Postes em 61.

Penalidades em 88

Apito fantasma em 90
Há a juntar umas quantas coisas... em 63, sem o "purismo" de Riera jamais perderiamos... a ganhar uma final, a jogar com menos um (estava em campo com uma fractura e a fazer figura de corpo presente) e o treinador a mandar atacar, sofremos dois golos de contra-ataque...
A maneira vil como depois de se conhecerem os 2 finalistas (sim, foi assim), marcaram a final de 65 para San Ciro...
Em 68 Eusébio jogou limitado e a menos de 40% das suas capacidades  e levou imensa pancada do Stiles.
Em 88 a chave da finall seria Diamantino que estava a ter o seu grande ano e era o maior desequilibrador da equipa e no Sábado anterior à final é lesionado pelo Adão.

E a final da Taça UEFA? caricato... desde o árbitro da 1ª mão comprado (comprovadamente) pelos belgas, ao inacreditável falhanço do Diamantino em Bruxelas, ao golo que o Shéu sonhou (sonhoiu todos os pormenores da jogada), ao golo sofrido de cabeça pelo mais baixo em campo. A Filipovic e Alves terem ficado no bando, a Eriksson que nunca queria estáfios ter levado os jogadores para estágio...

e mesmo em 61... o sonho de Cavém com o velhote que leh disse para não fazer a barba... Domiciano nunca se perdoou por ter feito a barba em 63...

Dava para um livro, dos grandes...

Mas já que alargaste a conversa, para a final de 83, também acrescento:

O Benfica tinha somente dois estrangeiros, Stromberg e Filipovic, de acordo com o que as determinações da UEFA impunham.

Estranhamente, as regras não eram iguais para todos... isto porque o Anderlecht, beneficiando de um qualquer regime de isenção, apresentou, contra nós, nos dois jogos, nada menos do que 6 estrangeiros:

3 dinamarqueses

1 jugoslavo

1 neerlandês

1 espanhol

De referir que ambos os golos do Anderlecht, na final, contra nós, foram marcados por não-belgas.

Dandy

De referir, como curiosidade pessoal, que este jogo, Benfica-Anderlecht, disputado a 18 de Maio de 1983... é o primeiro jogo do Benfica de que tenho memória.

Tudo o resto é posterior, em matéria de memória pessoal directa.

Dandy

E mais uma, sobre a final de 83:

Golo mal anulado ao Filipovic.

Veja-se aqui, aos 6 minutos, até dá para parar a imagem e ver como, no momento do passe, o jugoslavo está claramente atrás dos defesas do Anderlecht:

http://www.youtube.com/watch?v=0Kw_zo-Wl6Q

RedVC

Foi uma final perdida pela infelicidade, alguma inexperiência e lá está pelo recorrente privilégio que certos países do norte da Europa tem nas instâncias do futebol internacional. É algo de bizarro mas o futebol dos países latinos embora tenha tido sempre melhores resultados regra geral está sujeito ao poder dos países do norte. Alemanha, Bélgica, Holanda, Suiça sempre activas nesse campo. A França apesar de poder parcialmente ser considerado um país latino teve sempre práticas, conveniências e benefícios de país do norte.
Lembro-me pouco do jogo da primeira mão. Tenho ideia que não foi transmitido pela TV. No jogo da segunda mão Eriksson não foi arrojado e aquela decisão de deixar Alves no banco foi um erro atroz. Stromberg era um grande jogador mas tinha chegado apenas há alguns meses e objectivamente naquele momento era inferior a Alves. Notou-se também na equipa alguma "inibição de final". Note-se no entanto que o Anderlecht era naquele tempo uma grande equipa. Tinha grandes jogadores como Olsen, Lozano, Vercauteren e Vandenbergh. No entanto penso que a nossa seria superior em termos técnicos. Os belgas eram mais eficazes pelo futebol musculado e directo que jogavam. Não admira que Eriksson tenha depois procurado desenvolver um futebol mais atlético (Stromberg e Manniche na altura, Thern e Schwarz na sua segunda passagem) ao Benfica.
Foi pena que o clube depois desperdiçasse as sua energias e recursos fiannceiros no fecho do terceiro anel. Isso e a perda de influência no dirigismo desportivo foram erros que nos fizeram perder a hegemonia do futebol Português.

MNascimento

Este tópico é um daqueles com cariz de "obrigatório", tanto é aquilo que se aprende com vocês.
Tenho a certeza que mais histórias/ estórias ou curiosidades existirão para serem contadas...aguardo atenciosamente  :amigo:

:flagglorioso:

Shoky

Citação de: Dandy em 27 de Abril de 2013, 05:27

Veja-se aqui, aos 6 minutos, até dá para parar a imagem e ver como, no momento do passe, o jugoslavo está claramente atrás dos defesas do Anderlecht:

Nem é preciso parar...está em jogo mais de um metro.
Que escândalo...a que minuto foi?

Dandy

Citação de: Shoky em 27 de Abril de 2013, 14:31
Citação de: Dandy em 27 de Abril de 2013, 05:27

Nem é preciso parar...está em jogo mais de um metro.
Que escândalo...a que minuto foi?

Não sei responder-te, a única coisa que sei dizer é que o Filipovic entrou ao minuto 50.

E já viste o golo que falhámos em Bruxelas?

Aos 14'25":

http://www.youtube.com/watch?v=JZQtjQjJDzc

Dandy

Postes em 61.

Penalidades em 88

Apito fantasma em 90

Esqueci-me de dizer que, em 65, para além...

... do factor casa

... da inferioridade numérica

... do frango de Costa Pereira

... tenho a referir que a inferioridade numérica foi a pior possível. Ou seja, foi por lesão do... guarda-redes.  :estrelas:

No caso, foi o Germano para a baliza.

pcssousa

Citação de: Dandy em 27 de Abril de 2013, 15:59

Postes em 61.

Penalidades em 88

Apito fantasma em 90

Esqueci-me de dizer que, em 65, para além...

... do factor casa

... da inferioridade numérica

... do frango de Costa Pereira

... tenho a referir que a inferioridade numérica foi a pior possível. Ou seja, foi por lesão do... guarda-redes.  :estrelas:

No caso, foi o Germano para a baliza.
Resta acrescentar outra coisa... é que o próprio Germano foi para a baliza porque estava em inferioridade numérica...

Essa foi uma final em que a UEFA foi muito criticada e que acabaria por levar a que o ocal da final fosse marcado com algum tempo de antecedência e não como aconteceu na altura em que já se sabiam quais os finalistas e que um deles jogaria no seu próprio estádio.
Por inacreditável que vos pareça o Benfica foi de facto superior ao adversário, mesmo jogando no campo deles, com um ambiente muitíssimo hostil, com um "frango" sofrido, jogando bastante tempo com menos um elemento e vendo a sua acção bastante dificultada pela chuva e mau estado do terreno de jogo que é algo que costuma penalizar mais quem tem mais recursos técnicos e um estilo de jogo mais ofensivo.

Depois dos dois titulos europeus, esta época com a goleada ao Real Madrid ( a maior sofrida por eles em competições da UEFA até 89/90) e da forma como jogámos a final, acabou por elevar o Benfica a um ímpar patamar de reconhecomento internacional. Foi capa de todos os jornais europeus no dia seguinte da final e sendo todos unânimes que estava ali a melhor equipa, acabou eleito pelo France Football como a melhor equipa do ano e até houve quem não tivesse medo de dizer que noutro qualquer campo e em especial se fosse na Luz, o Inter levaria 5...

A quem nunca viu esta final, aconselho. Uma das maiores injustiças de sempre em provas europeias... imprensa internacional a comparar a ida do Benfica a San Ciro com o envio dos cristãos para o Circo Romano... Vejam e aprendam, observem bem o que o Benfica já foi...