Raphael Guzzo (Equipa B)

Médio, 29 anos,
Portugal
Equipa B: 2 épocas, 23 jogos, 3 golos

T1n0_SLB

Gestão parecida a que tiveram com o Urreta.

André Sousa

Citação de: Ludwig van em 30 de Julho de 2016, 14:24
Honestamente, o pessoal aqui no fórum reconhece demasiadas valias aos nossos jovens e ao mesmo tempo quando aparece um realmente diferenciado não os conseguem distinguir do resto do pelotão.

O Renato até podia ser um 4 na equipa B mas via-se claramente que o tecto dele era elevadíssimo, seja ele um 19 ou um 20.

O Guedes o ano passado a certa altura cai de produção e muita gente o desvaloriza mas para mim ele tem potencial para um 17 ou um 18.

Ao mesmo tempo olho para um Guzzo e não vejo potencial para um 10, olho para um João Teixeira e não vejo potencial para um 10. Como já não via Miguel Rosa mesmo no meio da apoteose que aqui existia quando ele estava na B.

É um erro que se comete bastante no mundo do Desporto e na sociedade em geral, a falta de capacidade de avaliar o potencial.

Eu acho que as pessoas conseguem, por norma, perceber que um Renato tem um potencial maior que um Teixeira ou que um Guzzo. Da mesma forma que era percetível que o Bernardo tinha um potencial absurdo.

A dificuldade que eu vejo na maioria é em ver qualidade em vários jogadores que têm um perfil não tão vistoso e por isso não se evidenciam muito do ponto de vista individual. Um Guzzo, por exemplo. Um jogador que tecnicamente é muitíssimo evoluído e que tem uma criatividade com bola como poucos. Não é criatividade no sentido de ser muito forte no 1x1, mas sim em todos os momentos de jogo. É um jogador que é fortíssimo em espaços curtos e consegue solicitar muito bem jogadores dentro do bloco. Isto, para mim, é algo que tem imensa importância, porque causa grandes estragos no adversário. Além disso, tem uma capacidade para manter a bola que é cada vez mais importante. Consegue sair de situações mais apertadas com alguma facilidade quando outros jogadores acabariam por perder a bola.

Se há coisa que tenho aprendido nos últimos anos é que o contexto tem tanta ou mais importância que a qualidade individual, principalmente quando falamos nestes casos de jogadores que têm qualidade mas não são claramente diferenciados, como um Bernardo, um Cancelo ou um Renato. Um bom exemplo é o do André Almeida ou do Jardel, e eu até defendo ambos desde que foram contratados, apesar de ter achado que o André Almeida só daria como médio defensivo e nunca como lateral. Foram jogadores, principalmente o André, que evoluíram porque receberam a confiança de um treinador, porque não podíamos ir buscar mais ninguém para os seus lugares (suplentes) e por isso foram crescendo. E eram, na altura, jogadores que nunca seriam um 10 e hoje são mais do que isso. É como o JJ diz. São jogadores do treinador.

O Teixeira, se tem sido bem gerido, principalmente após a pré-época em que deu cartas, hoje estaria num nível completamente diferente. O Guzzo, se tem continuado na equipa B após o seu primeiro ano de júnior, chegaria a meio do seu segundo ano de júnior a pedir um estímulo completamente diferente, invés de andar a disputar o campeonato nacional de juniores. O Miguel Rosa também foi um caso muito mal gerido porque sempre foi um jogador que podia fazer carreira no Benfica pela sua inteligência tática e agressividade e nunca pelo seu talento, pelo que jogar em posições declaradamente ofensivas só seriam solução num clube mais pequeno, porque nunca teria lugar aí no Benfica.

Há bocado falei da formação há uns 10 anos atrás. Ela não era muito diferente do que é hoje, no que diz respeito à qualidade dos jogadores formados no Benfica. Simplesmente houve uma equipa B que, mal ou bem, abriu um espaço competitivo fundamental para se fazer a transição para o escalão sénior e isso fez com que passássemos de seleções sub-20 e sub-21 completamente banais para seleções recheadas de bons jogadores. Abrindo mais espaço, mais jogadores se afirmarão e mostrarão qualidade, porque serão estimulados para isso.

O Benfica, e apesar de ser um visão um pouco lírica, tem capacidade para ter plantéis com muita mais gente formada no clube, acabando por exportar mais Renatos, pois não temos capacidade para manter jogadores que mostrem uma qualidade diferenciada.

Não é por sermos tricampeões e por termos acabado de vender um jogador da formação por 35 milhões para o Bayern que fazemos tudo bem, nem era quando passávamos três anos sem ganhar o título de campeão nacional que fazíamos tudo mal. É importante perceber isso.

André Sousa

Citação de: BlankFile em 30 de Julho de 2016, 15:12
Tu adoras isto, não adoras? Tens que alimentar esse ego e essa arrogância de alguma forma. Não resistes mesmo.

Não há incoerência de forma alguma. Continuo a defender a qualidade do jogador em questão e continuo a defender um empréstimo a um clube onde possa jogar com maior regularidade, simplesmente acho que tem pautado o seu caminho no futebol sénior com alguma irregularidade e não mostrou tudo aquilo que muita gente defende por aqui.

Fico-me por aqui, porque não me apetece alimentar mais o teu ego e a tua arrogância.

Claro que não há incoerência.

Por um lado, os jogadores são aquilo que mostram e não existe má gestão. Por outro, o jogador precisa de oportunidades e... coiso.

Já sei o resto da ladainha. Eu também não aprecio particularmente 95% dos teus posts em que constatas o óbvio qual jornalista do record a descrever as exibições dos jogadores e não é por isso que venho para aqui tecer considerações sobre ti. Mas podes continuar. Não me tira o sono.

André Sousa

Citação de: ala esquerda em 30 de Julho de 2016, 18:26
Emprestar ao vitoria de setubal

Já tinha pensado nisso, e até era interessante, tendo em conta o trabalho e as oportunidades que o Couceiro deu ao João Mário, mas receberam agora o Gauld, emprestado pelo Sporting.

daniel.gomes

A cada dia que passa é mais um dia em que está no sítio errado. Devia ter sido logo dos primeiros a ser emprestado. Já deveria ter ido para o Chaves, logo no início do defeso. Agora foram buscar o Battaglia se calhar já é tarde para essa opção

londonbraga

Sinceramente, acho que o Benfica nunca geriu muito bem o caso do Guzzo.

crowseye

Citação de: manuelbentismo em 30 de Julho de 2016, 19:46
nem o guzzo nem o teixeira têm capacidade para jogar no benfica e n me parece que a questão passe pela aposta ou pelo tipo de empréstimo ou uma treta qualquer dessas. o teixeira tem muita falta de q.i. (está à vista dum cego) e o guzzo é exímio na arte de não acrescentar nada ao jogo.

Ok.

Slb23

Está lesionado.

Não foi chamado pelo Benfica em Janeiro, ele quis sair do Tondela e o Tondela não se opôs pois a relação entre ele e o Petit era complicada.

Não é o jogador que poderia ser, tem culpas e o Benfica também.

Não vai ficar na B.

BlankFile

Citação de: André Sousa em 30 de Julho de 2016, 22:25
Citação de: BlankFile em 30 de Julho de 2016, 15:12
Tu adoras isto, não adoras? Tens que alimentar esse ego e essa arrogância de alguma forma. Não resistes mesmo.

Não há incoerência de forma alguma. Continuo a defender a qualidade do jogador em questão e continuo a defender um empréstimo a um clube onde possa jogar com maior regularidade, simplesmente acho que tem pautado o seu caminho no futebol sénior com alguma irregularidade e não mostrou tudo aquilo que muita gente defende por aqui.

Fico-me por aqui, porque não me apetece alimentar mais o teu ego e a tua arrogância.

Claro que não há incoerência.

Por um lado, os jogadores são aquilo que mostram e não existe má gestão. Por outro, o jogador precisa de oportunidades e... coiso.

Já sei o resto da ladainha. Eu também não aprecio particularmente 95% dos teus posts em que constatas o óbvio qual jornalista do record a descrever as exibições dos jogadores e não é por isso que venho para aqui tecer considerações sobre ti. Mas podes continuar. Não me tira o sono.

Ah, o velho e gasto argumento do "piloto automático"  ;D

Agora passou a jornalista do Record. Admito que teve a sua piada, só que não.

Que falta de visão e criatividade. Esperava mais de alguém que se julga o supra-sumo do Ser Benfiquista, mas que 95% do fórum (vou aproveitar e usar a tua estatística), não vai com a cara dele. É perfeitamente natural, já que não sabes apresentar um único argumento sem usar a tua habitual arrogância, mesquinhez e prepotência que te caracterizam tão bem. Não sou o único neste espaço que pensa o mesmo. E não surpreende que adores defender os arrogantes iguaizinhos a ti que de vez em quando caem aqui de para-quedas, mas não duram muito tempo.

Não te preocupes que não te vou colocar na ignore list, como metade do fórum já fez. Nem pensar. Isso seria dar-te a importância que não mereces.

BlankFile

Ah e escusas de gastar o teu latim numa eventual resposta, porque não te vou ligar puto.

Entendido?

E apartir de agora, acabou-se a minha paciência para contigo. Nem uma resposta sequer terás mais da minha parte. Agradeço que não me cites também.

André Sousa

Citação de: BlankFile em 31 de Julho de 2016, 02:19
Ah e escusas de gastar o teu latim numa eventual resposta, porque não te vou ligar puto.

Entendido?

E apartir de agora, acabou-se a minha paciência para contigo. Nem uma resposta sequer terás mais da minha parte. Agradeço que não me cites também.

Então mas... mas...

E agora?! :(

MTrigueiros

Citação de: Slb23 em 31 de Julho de 2016, 01:08
Está lesionado.

Não foi chamado pelo Benfica em Janeiro, ele quis sair do Tondela e o Tondela não se opôs pois a relação entre ele e o Petit era complicada.

Não é o jogador que poderia ser, tem culpas e o Benfica também.

Não vai ficar na B.

A única cena que me faz confusão é mesmo esse regresso para a equipa B.

De resto, tudo normal. Foi mais aposta no 1º ano de júnior graças ao Norton de Matos, depois deixou de ser aposta.

Se entretanto não sair para o Tugão, aí sim terá razões de queixa.

André Sousa

Como é que passar da equipa B para os juniores, do seu primeiro ano de júnior para o segundo, é normal?

MTrigueiros

O treinador mudou. O Norton gostava muito do Guzzo, já o Hélder podia não gostar. Tão simples quanto isso.

André Sousa

Citação de: MTrigueiros em 31 de Julho de 2016, 02:30
O treinador mudou. O Norton gostava muito do Guzzo, já o Hélder podia não gostar. Tão simples quanto isso.

A única coisa que vejo de simples é que as coisas não podem ser tão simples quanto isso.

Gastou-se tempo com um miúdo júnior de primeiro ano numa divisão profissional.

Começou muito mal, como seria expectável, mas acabou a um nível bastante bom, tendo em conta a idade e o seu background. No ano seguinte remete-se o mesmo jogador para os juniores? Porque o treinador mudou? Não faz qualquer sentido.

Faria sentido se os resultados fossem o principal objetivo da equipa B. Não é.