Filip Djuricić

Médio, 32 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 2 épocas (2013-2014, 2015-2016), 24 jogos (1157 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

lonstrup

Eu acho que mantendo o Matic e o Enzo, o futebol do Benfica vai ficar parecido com o futebol típico do Manchester United nos anos de ronaldo e rooney. Neste caso com alas ou extremos com rotinas defensivas melhor treinadas.

Digo isto porque a dinâmica da equipa , dos laterais, está bastante interessante, os sectores estão muito próximos, e o Enzo e o Matic têm garantido qualidade de passe que permita fazer as rupturas.

André Sousa

Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 22:54
É certo que joga no corredor central, mas também é verdade que o seu futebol não é totalmente compatível com o equilíbrio táctico que teria que dar nessa posição onde o Enzo joga. Não vejo sinceramente como possa ser considerado por Jesus como alternativa ao Enzo, mas também não via outras coisas e elas aconteceram. Para mim o sérvio é um jogador que tem que jogar mais solto, diambulando pelo centro do terreno é certo, mas com total liberdade, sem estar preso a condicionalismos defensivos. Um pouco como o Aimar das primeiras duas épocas, com o bónus de finalizar muito melhor e ter uma condição física boa, mantendo as qualidades técnicas.

Quantas vezes foi preciso um jogador com características mais agressivas no aspecto defensivo para encostar uma equipa de meia tabela à sua baliza durante grande parte do jogo?

Aquilo que acontece é que o Djuricic não é compatível para a posição que o JJ idealiza à frente do trinco, por aquilo que, provavelmente, aconteceria contra adversários de maior qualidade.

E lá está. O Aimar das duas primeiras épocas. Onde é que ele jogava?

Far(away)

Citação de: André Sousa em 04 de Maio de 2013, 22:57
Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 22:54
É certo que joga no corredor central, mas também é verdade que o seu futebol não é totalmente compatível com o equilíbrio táctico que teria que dar nessa posição onde o Enzo joga. Não vejo sinceramente como possa ser considerado por Jesus como alternativa ao Enzo, mas também não via outras coisas e elas aconteceram. Para mim o sérvio é um jogador que tem que jogar mais solto, diambulando pelo centro do terreno é certo, mas com total liberdade, sem estar preso a condicionalismos defensivos. Um pouco como o Aimar das primeiras duas épocas, com o bónus de finalizar muito melhor e ter uma condição física boa, mantendo as qualidades técnicas.

Quantas vezes foi preciso um jogador com características mais agressivas no aspecto defensivo para encostar uma equipa de meia tabela à sua baliza durante grande parte do jogo?

Aquilo que acontece é que o Djuricic não é compatível para a posição que o JJ idealiza à frente do trinco, por aquilo que, provavelmente, aconteceria contra adversários de maior qualidade.

E lá está. O Aimar das duas primeiras épocas. Onde é que ele jogava?

Não achas porém que o que vai acontecer é a alternância mais frequente entre o habitual sistema e o 4-2-3-1, onde o Djuricic caíria que nem uma luva? Penso que será que isso que vai acontecer. Um Benfica mais versátil, mais imprevisível, com jogadores com características distintas que permitirão ao treinador jogar em função do adversário, o que não significa perder identidade. Há pessoas que podem fazer essa confusão.

The Eagle 10

Vai ser o nosso mecânico a desmontar "autocarros" para o ano

Android1974

Citação de: André Sousa em 04 de Maio de 2013, 22:57
Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 22:54
É certo que joga no corredor central, mas também é verdade que o seu futebol não é totalmente compatível com o equilíbrio táctico que teria que dar nessa posição onde o Enzo joga. Não vejo sinceramente como possa ser considerado por Jesus como alternativa ao Enzo, mas também não via outras coisas e elas aconteceram. Para mim o sérvio é um jogador que tem que jogar mais solto, diambulando pelo centro do terreno é certo, mas com total liberdade, sem estar preso a condicionalismos defensivos. Um pouco como o Aimar das primeiras duas épocas, com o bónus de finalizar muito melhor e ter uma condição física boa, mantendo as qualidades técnicas.

Quantas vezes foi preciso um jogador com características mais agressivas no aspecto defensivo para encostar uma equipa de meia tabela à sua baliza durante grande parte do jogo?

Aquilo que acontece é que o Djuricic não é compatível para a posição que o JJ idealiza à frente do trinco, por aquilo que, provavelmente, aconteceria contra adversários de maior qualidade.

E lá está. O Aimar das duas primeiras épocas. Onde é que ele jogava?
O Aimar jogava a 10 num 4-4-2 losango, que pode ser bem recuperado para compatibilizar E.Pérez e Đuričić. Parece-me óbvio que terão de haver alterações tácticas de posicionamento para possibilitar a entrada deste jogador, tal como houve aliás para compatibilizar esta época Matić e E.Pérez. Só não concordo que seja mais provável que, com o actual sistema, vá para segundo-avançado em vez de 8, era esse o meu ponto.

nfgl

A mim faz-me um bocado de confusão como é que equaciona uma determinada filosofica para a maioria dos jogos e depois se espera que a equipa cumpra em meia duzia de jogos a jogar com uma filosofia diferente.


Far(away)

Citação de: nfgl em 04 de Maio de 2013, 23:02
A mim faz-me um bocado de confusão como é que equaciona uma determinada filosofica para a maioria dos jogos e depois se espera que a equipa cumpra em meia duzia de jogos a jogar com uma filosofia diferente.



A filosofia de jogo, não significa necessariamente estar preso a um sistema táctico.

Podes alternar tacticamente, mantendo a filosofia de jogo, mantendo a matriz da equipa.

Android1974

Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 23:00
Não achas porém que o que vai acontecer é a alternância mais frequente entre o habitual sistema e o 4-2-3-1, onde o Djuricic caíria que nem uma luva? Penso que será que isso que vai acontecer. Um Benfica mais versátil, mais imprevisível, com jogadores com características distintas que permitirão ao treinador jogar em função do adversário, o que não significa perder identidade. Há pessoas que podem fazer essa confusão.
Só se for um 4-2-3-1 em que os que jogam na ala o façam mais avançados, como verdadeiros extremos. Agora, sem vender Cardozo, com Lima e Rodrigo na equipa, justifica-se essa mutação?

Far(away)

Citação de: Android1974 em 04 de Maio de 2013, 23:04
Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 23:00
Não achas porém que o que vai acontecer é a alternância mais frequente entre o habitual sistema e o 4-2-3-1, onde o Djuricic caíria que nem uma luva? Penso que será que isso que vai acontecer. Um Benfica mais versátil, mais imprevisível, com jogadores com características distintas que permitirão ao treinador jogar em função do adversário, o que não significa perder identidade. Há pessoas que podem fazer essa confusão.
Só se for um 4-2-3-1 em que os que jogam na ala o façam mais avançados, como verdadeiros extremos. Agora, sem vender Cardozo, com Lima e Rodrigo na equipa, justifica-se essa mutação?

Não diria mutação, diria e agora estou a inventar uma palavra, "camuflação"


nfgl

Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 23:04
Citação de: nfgl em 04 de Maio de 2013, 23:02
A mim faz-me um bocado de confusão como é que equaciona uma determinada filosofica para a maioria dos jogos e depois se espera que a equipa cumpra em meia duzia de jogos a jogar com uma filosofia diferente.



A filosofia de jogo, não significa necessariamente estar preso a um sistema táctico.

Mas o que foi aqui equacionado foi apresentar principios de jogos diferentes para um conjunto de jogos.
Acho que li bem.

Eu já disse aqui alguma vezes, jogar Lima ou Gaitan, o Benfica apresenta-se da mesma forma.
Jogar Ola ou Gaitan, o Benfica joga de maneira diferente.

Mas os principios são os mesmos, a filosofia é a mesma.

BTW, citei antes de modificares.

Far(away)

Citação de: nfgl em 04 de Maio de 2013, 23:06
Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 23:04
Citação de: nfgl em 04 de Maio de 2013, 23:02
A mim faz-me um bocado de confusão como é que equaciona uma determinada filosofica para a maioria dos jogos e depois se espera que a equipa cumpra em meia duzia de jogos a jogar com uma filosofia diferente.



A filosofia de jogo, não significa necessariamente estar preso a um sistema táctico.

Mas o que foi aqui equacionado foi apresentar principios de jogos diferentes para um conjunto de jogos.
Acho que li bem.

Eu já disse aqui alguma vezes, jogar Lima ou Gaitan, o Benfica apresenta-se da mesma forma.
Jogar Ola ou Gaitan, o Benfica joga de maneira diferente.

Mas os principios são os mesmos, a filosofia é a mesma.

É isso que quero dizer. Se calhar pelo caminho posso ter dito algo que te fizesse pensar o contrário.

Lima #11

Citação de: Android1974 em 04 de Maio de 2013, 23:04
Citação de: Far(away) em 04 de Maio de 2013, 23:00
Não achas porém que o que vai acontecer é a alternância mais frequente entre o habitual sistema e o 4-2-3-1, onde o Djuricic caíria que nem uma luva? Penso que será que isso que vai acontecer. Um Benfica mais versátil, mais imprevisível, com jogadores com características distintas que permitirão ao treinador jogar em função do adversário, o que não significa perder identidade. Há pessoas que podem fazer essa confusão.
Só se for um 4-2-3-1 em que os que jogam na ala o façam mais avançados, como verdadeiros extremos. Agora, sem vender Cardozo, com Lima e Rodrigo na equipa, justifica-se essa mutação?

E, olhando para as características de Salvio, Ola John, Urreta e até mesmo Gaitán, será que isso não os beneficia mais?

É que assim em termos de compensações, o duplo pivot pode desdobrar melhor, pois o tal "10" recuará para ser uma espécie de terceiro homem no meio-campo.


Lima #11

Por outro lado, com avançados como Rodrigo e Lima, que já jogaram como falsos extremos noutros clubes, pode-se esconder um segundo avançado numa das alas, tornando o 4-2-3-1 assimétrico.

nfgl

Há outra questão.
Eu penso que o mister este ano pensa tem encontrado uma solução para a questão da rotatividade do plantel, que assenta em ter 3 jogadores em forma para cada 2 posições.
Tendo em conta este meu pensamento, não sei como serão enquadradas estas 3 novas contratações, sendo que estamos a falar de 2 jogadores de ala e um organizador

A não ser que exista efectivamente uma ideia diferente para os jogadores, como a questão de fazer do Rojas um defesa direito.

Mas, mesmo tendo em conta que estamos a falar de 3 belos jogadores, duvido que sejam, inicialmente, opções de caras para o 11 inicial.

Chegar ao Benfica implica aprender e apreender um conjunto de conceitos, que demoram tempo a interiorizar.

PH25

Citação de: Android1974 em 04 de Maio de 2013, 22:39
Citação de: PH25 em 04 de Maio de 2013, 22:36
Ainda mal viram o a jogar não tirem conclusões precipitadas, por exemplo quem diria que o matic jogaria ali, o enzo e tantas outras remodelacoes que o jesus fez acho que consegue po-lo a jogar a frente dum matic em jogos com defesas de 10 e 11 jogadores, mas sim a posição dele é dez ou descaido para a esquerda tipo gaitan mas destro e o sulejmani é para a direita o que me confunde porque para la ja temos um indiscutivel salvio. Não sei, a ver vamos, tou muito curioso para o ver nas mãos do JJ e com o manto sagrado tb  :drool:
O Sulejmani é para a direita porquê? O sérvio até é esquerdino... Com Salvio e mais o Rojas?  :huh:
Mas é tipo Nolito só joga a fletir para dentro mas tb pode dar um pezinho a 10 e até segundo avançado, se o puserem na esquerda não tem bom rendimento tipo nolito, mas isso é do que fez noutros clubes nas mãos do JJ não sei  O0