Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

ptmam

O Bernardo neste tópico já jogou em todas as posições do 8 para cima!

tnlemos

Citação de: Manel dos Anzois em 22 de Julho de 2014, 01:59
Há aqui pessoal, que acha que o Bernardo Silva não se evidenciou "porque teve azar com o treinador" ou porque "o modelo táctico não é adaptado as suas caracteristicas".

Como se Jorge Jesus não tivesse feito "explodir" o talento de diversos jogadores. Ou como se tivesse de desenhar um modelo táctico à imagem de cada jogador.
Sim, porque não me lembro de nenhum super, grande ou bom jogador que JJ não tivesse aproveitado no SLB e que esteja a dar cartas noutro clube... (espero não estar a esquecer-me de alguém)!

Çula

Citação de: tfouto em 22 de Julho de 2014, 00:30
Um treinador que fica sempre preso a um modelo táctico a uma mesma táctica, que não consegue adaptar-se aos jogadores que tem, e passar para outra táctica é um treinador limitado. Por competências ou teimosia.

O Jesus é talvez o unico treinador da história do futebol português que jogou nos 3 sistemas tácticos base (4-4-2, 4-3-3 e 3-5-2).

É sim um treinador quase nunca abdica da sua filosofia e isso implica a que sejam os jogadores a adaptarem-se às suas ideias de jogo.
Em algumas circunstâncias acho que podia gerir a coisa de outra forma, na maior parte das vezes acho que faz bem em adoptar essa "política".

giiin

Um treinador que fica sempre preso a um modelo táctico a uma mesma táctica, que não consegue adaptar-se aos jogadores que tem, e passar para outra táctica é um treinador limitado. Por competências ou teimosia.

Nao necessariamente. O treinador pode ter ideias bem profundas acerca de como a equipa deve jogar, pressing, sistema, filosofia de jogo, e esta nao ir de encontro aos jogadores que a equipa tem. Que fazer? A questao e que uma equipa grande como benfica tem de jogar ao ataque e para ganhar, tem de ter uma filosofia pre-determinada, e por isso, a longo prazo, os jogadores tem de ser treinados para a conseguirem implementar. E nao andar sempre a adaptar tacticas aos jogadores que se tem porque senao andavamos sempre a mudar de tactica.

Como conclusao final, considero que a abordagem de adaptar tacticas pode ser vantajosa inicilamente, mas a longo prazo e' forcoso construir uma equipa com uma ideia pensada a longo a prazo, e que va de encontro aquilo que o clube pretende, ou seja, um sistema e uma filosofia.

My 20 cents.

pexim

Citação de: giiin em 22 de Julho de 2014, 10:03

Nao necessariamente. O treinador pode ter ideias bem profundas acerca de como a equipa deve jogar, pressing, sistema, filosofia de jogo, e esta nao ir de encontro aos jogadores que a equipa tem. Que fazer? A questao e que uma equipa grande como benfica tem de jogar ao ataque e para ganhar, tem de ter uma filosofia pre-determinada, e por isso, a longo prazo, os jogadores tem de ser treinados para a conseguirem implementar. E nao andar sempre a adaptar tacticas aos jogadores que se tem porque senao andavamos sempre a mudar de tactica.

Como conclusao final, considero que a abordagem de adaptar tacticas pode ser vantajosa inicilamente, mas a longo prazo e' forcoso construir uma equipa com uma ideia pensada a longo a prazo, e que va de encontro aquilo que o clube pretende, ou seja, um sistema e uma filosofia.

My 20 cents.
Tens toda a razão do mundo. Mas então, estando o JJ a entrar na 6ª época cá e já toda a gente sabendo como ele funciona e qual é o seu sistema e a sua filosofia, porque é que o clube continua  a comprar jogadores que não têm caracteristicas para esse sistema e essa filosofia?

giiin

Citação de: pexim em 22 de Julho de 2014, 12:03
Citação de: giiin em 22 de Julho de 2014, 10:03

My 20 cents.
Tens toda a razão do mundo. Mas então, estando o JJ a entrar na 6ª época cá e já toda a gente sabendo como ele funciona e qual é o seu sistema e a sua filosofia, porque é que o clube continua  a comprar jogadores que não têm caracteristicas para esse sistema e essa filosofia?

Presumo que te refiras ao Djuricic. O Djuricic fez varias posicoes na Holanda, ate jogou do lado esquerdo com o Van Basten. Mas a questao nem e' essa, durante o jogo a equipa pode mudar varias vezes de tactica, o jogo pode pedir outras caracteristicas, e o Djuricic e' de facto um jogador versatil que pode oferecer essa flexibilidade. O facto de nao ter rendido aqui nao e' por o sistema nao ter 10 como se tem dito. Alias, o Aimar era 10 e fez varios jogos.  Quanto a mim tem muito mais a ver como  estilo de jogo mais fechado, tactico e rapido que se joga por ca, e que ele estranhou.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Manel dos Anzois em 22 de Julho de 2014, 01:59
Há aqui pessoal, que acha que o Bernardo Silva não se evidenciou "porque teve azar com o treinador" ou porque "o modelo táctico não é adaptado as suas caracteristicas".

Como se Jorge Jesus não tivesse feito "explodir" o talento de diversos jogadores. Ou como se tivesse de desenhar um modelo táctico à imagem de cada jogador.

Isso é uma faca de dois legumes, da mesma forma que já fez explodir o talento de vários jogadores, também já fez alguns involuir. É fácil ficar com os louros do que corre bem e desvalorizar o potencial que os jogadores tinham antes de pegarem neles e acabarem por não lhe saber dar a dinâmica necessária para explodirem... Exemplos de jogadores totalmente desaproveitados no Benfica? Djuricic, Ola John, Nelson Oliveira, Nolito, entre outros. Dizer que não valem nada depois de não lhes darem a evolução que necessitavam em cada momento é fácil. O CR se não tivesse sido lançado no momento certo, com o acompanhamento certo hoje se calhar também seria um jogador do género, perdido por aí... E não me venham com questões psicológicas, a potencialização de um jogador passa também por aí, saber dar-lhe o acompanhamento necessário a esse nível, perceber porque não estão a render e saber mexer com a parte psicológica. Jesus faz isso?... Alguém acredita que Jesus soube ajudar Djuricic ou Ola John quando nitidamente se estavama a sentir fora do contexto?... Impossível, até porque não fala inglês.

O Bernardo não se evidenciou porque foi lançado nas circunstâncias ideias para não se conseguir evidenciar. Foi lançado com os jogos já mortos, em que os espaços já eram inexistentes, poucos minutos de cada vez de forma a que, caso o jogador queira evidenciar-se, tenha que arriscar algo que normalmente não arriscaría se não tivesse algo a provar. O jogador ou quer passar totalmente ao lado da oportunidade que lhe deram e passa a bola para o lado nas 3 vezes que tem a bola, ou quer tentar mostrar algo. Se quer mostrar algo, tem que arriscar... Mesmo se o jogo não tem qualquer dinâmica para isso. A probabilidade de falhar é alta... E se falha, não tem tempo para mais nada, da próxima vez que for tentar fazer mais alguma coisa o árbitro apita. Lançar um miudo sistematicamente nestas circunstâncias é queimar o jogador, é fazê-lo jogar sobre brasas.   

Bethinho

o "têm que nascer 10 vezes" e a resposta que o Bernardo deu depois,apoiando o comentario do Filipe Nascimento "A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes".....isto está marcado na cabeça do JJ,digam o que disserem.

John Locke

A mim parece-me que o pessoal fica desiludido com o Bernardo porque fica à espera que ele faça 2/3 golos, finte toda a equipa e dê espétaculo...

O pouco que fez no ultimo jogo, se fosse um puto brasileiro ou argentino que tivesse chegado agora, era motivo para andarmos a dizer..."Sim senhor, gostei boa condução de bola, pode melhorar muito"...

A verdade é que tem muita qualidade...ainda para ser trabalhada, pode evoluir muito, e acho seriamente que deveríamos aproveitá-la...

Agora tenham calma e não fiquem à espera que ele carregue o Mundo às costas.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: John Locke em 22 de Julho de 2014, 13:08
A mim parece-me que o pessoal fica desiludido com o Bernardo porque fica à espera que ele faça 2/3 golos, finte toda a equipa e dê espétaculo...

O pouco que fez no ultimo jogo, se fosse um puto brasileiro ou argentino que tivesse chegado agora, era motivo para andarmos a dizer..."Sim senhor, gostei boa condução de bola, pode melhorar muito"...

A verdade é que tem muita qualidade...ainda para ser trabalhada, pode evoluir muito, e acho seriamente que deveríamos aproveitá-la...

O famoso "não é nenhum Messi".

Pedro Nunes 28

Citação de: Bethinho em 22 de Julho de 2014, 12:55
o "têm que nascer 10 vezes" e a resposta que o Bernardo deu depois,apoiando o comentario do Filipe Nascimento "A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes".....isto está marcado na cabeça do JJ,digam o que disserem.
Eu no lugar já tinha id á minha vida e olha que o Bernardo até foi bem educado depois da completa falta de sensibilidade do Jorge quando proferiu essa frase absurda !

The_Riggs

Citação de: John Locke em 22 de Julho de 2014, 13:08

Acho que é mais na medida em que o Bernardo só pode ser mais do que é se fintar tudo e marcar.

Porque mostrar condução de bola não chega para um puto português da formação no Benfica ter mais oportunidades.

É pena, mas é a realidade.

Silverwolf

Qual boa condução? O Bernardo no jogo com o Estoril, estava smp meio fora e posição, numa das primeiras bolas que teve perdeu o lance no fisico e deu contra ataque... depois parecia que nunca estava no sitio certo para receber a bola, a ideia que me passou foi que não se conseguia posicionar naquele esquema... já joguei à bola e aquilo já me aconteceu, eu corria sempre para o lado contrário ao que a bola depois ia, porque não estava entrosado...

Epa não estou dizer que é culpa dele, é obviamente culpa de quem apenas mete o miúdo a jogar apenas 15m por jogo e se calhar nem fala com ele no treino (estou a supor, mas n duvidava nada que fosse assim)... epa agora dizerem depois de qs n ter tocado na bola, que deu para perceber isto e aquilo de bom... n deu :\ infelizmente...

Gostava de o ver na posição do Rodrigo, e a começar de inicio.

Amorim, Enzo, Bernardo, Salvio, Gaitan, Lima

SuperGlorioso

Se fosse um argentino ou brasuca com um nome azeiteiro era logo titular, como é tuga e veio da formação não joga.
É certo que o Bernardo não é ainda um jogador para jogar sempre pelo Benfica mas é uma grande esperança. Qualquer cego vê que o miúdo tem bom toque e muito potencial. O problema é que ao mesmo tempo que Jesus é grande treinador é também um grande teimoso e preconceituoso. Não tenho qualquer dúvida que com trabalho, paciência e com o devidamente acompanhamento o Bernardo pode ser um caso sério.

RoYal_EaGle_2004

Não sou propriamente o maior fã do Bernardo, embora lhe reconheça o imenso potencial que tem.

Como se pode avaliar um jogador que em dois jogos em apenas esteve alguns minutos em campo? Contra o Estoril entrou aos 77' e contra as Osgas aos 81', alturas em que ambos os jogos estavam completamente partidos.

Vamos aguardar por algo mais consistente e, sobretudo, prolongado.