Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

André Sousa

Não, André. Isto não se trata do Talisca. Isto trata-se mais até do Bernardo em si. A última vez que eu te tinha visto neste tópico, tinha sido para colocar um like qualquer numa mensagem de alguém que dizia que não estava a gostar do jogo do Bernardo, por estar a encolher-se muito em lances divididos. O rapaz ganhou o seu espaço, encheu o campo contra o Bayer, fez mais alguns jogos, todos de bom nível, embora sem ser excelente e nada. Se calhar até cá estiveste, dunno. Hoje, só vejo é likes em comentário depreciativos para com o Bernardo.

Eu também gosto de ver aqueles em que sempre acreditei a triunfarem. Da mesma forma que tu, se o Guedes no próximo ano for empandeirado para uma equipa como o Mónaco tendo apenas uma época de equipa B, e vier um Talisca desta vida que mostre algum rendimento, acharás injusto que se tira a conclusão que o tal Talisca é superior ao Guedes. Não acharás. E não acharás porque aí pensarás que não é, sequer, justo comparar os dois, quando um teve mais facilidades que o outro. Negar isso no caso em discussão, é ser desonesto.

Isto, provavelmente, por o Bernardo não ser um jogador querido da tua parte. Um dos que recolhesse maior admiração da tua parte, ou a quem reconhecesses um grande potencial no futebol sénior.

Eu também conheço o Romário desde os 13, só para falar num que esteja a um nível relativamente alto, desejo-lhe o melhor, mas não é por isso que deixo de o criticar e de achar que é um jogador com pouco potencial para explorar, ou que pelo menos ainda não o demonstrou. Há casos e casos.

Neste caso, aquilo que me parece, sinceramente, é que tu estás em negação, porque o Bernardo tem superado o que tu achavas que era possível.

Rei

Comparar o Bernardo e o Talisca é como comparar o Mcdonald's e a Pizzahut.

André Sousa

Tendo em conta que não há nada superior ao big tasty, concordo.

Rei

Citação de: André Sousa em 15 de Outubro de 2014, 02:12
Tendo em conta que não há nada superior ao big tasty, concordo.

Exato. Cada um tem a sua preferencia, maioria secalhar nem conseguiria escolher. ;D

andre_04_SLB

Não. O André Gomes superou, e muito, o que eu achava. Verdade. O Bernardo não. Isto porque acho que ninguém dava nada por ele. E passaram só a olhar quando começou a jogar de forma regular nos Juniores, porque até então, só nos Torneios da Páscoa...

O Bernardo joga muito, tem um talento fora do normal, pode vir a ter uma carreira muito boa, mas muitos ao longo do seu processo de formação e primeiros anos mostraram o mesmo ou mais e hoje não são nada. Calma. Há aqui pessoas a colocar o Bernardo acima dos interesses do Benfica. Sim, há, e tu sabes. É absolutamente ridículo.

Não acho o Bernardo o maior talento da formação nos últimos anos. Já o disse várias vezes e há muito tempo. Tu também sabes. Mas não acho normal não haver espaço no plantel para jogadores com a qualidade dele.

André Sousa

Neste caso, mudemos a questão. O Bernardo tem superado o que tu achavas possível, tendo em conta o que se achava do miúdo no ano passado. Ou mesmo no ano de juniores, onde foi o principal destaque.

O que interessa é o que dão por ele quando sai dos juniores. E aí, depois uma grande época de júnior e depois de um Europeu de sub-19 onde foi dos melhores, as expectativas elevaram-se. E muito. Aliado ao benfiquismo que sempre demonstrou, deram-lhe um estatuto muito grande. Semelhante só talvez o que aconteceu com o Carvalhas.

Que muitos tiveram um processo de formação superior, parece-me inegável, mas pelo simples facto que o Bernardo só foi opção por um ano. Um ano de júnior como ele o teve, e sem contar com rendimentos individuais como o Diego teve nos iniciados, o Dino quando cá chegou, o próprio Baraky, que como sabemos são rendimentos diferentes, nunca vi um. Nem o próprio Carvalhas. Nem Miguel Rosa, nem mesmo o Nélson Oliveira, que teve o seu melhor ano, para mim, como juvenil.

Mas lá está. Isso, para mim, é desonesto, porque sabemos perfeitamente que o Bernardo não teve minutos na maioria dos seus anos de formação, por questões rudimentares. Por isso, não me parece justo, nem lógico, comparar processos inteiros de formação, quando aquilo que interessa, é a qualidade final. Aliás, segundo sei, e de acordo com o que tu defendes/acreditas, os que têm um processo de formação mais discreto, são os que têm, no fim, mais qualidade, vide jogadores de clubes pequenos. Regra geral, claro.

E sendo honestos... se te dessem a ti e a mim a preferência para ver um jogador a triunfar, da formação, daríamos respostas diferentes. E isso não tem mal nenhum, é perfeitamente natural.

Tiago_Patatas

Gostava que o Vieira esclarecesse os sócios quais as condições que estabeleceram no empréstimo para o Mónaco, ou seja, se eles têm opção de compra ou se o Bernardo já foi vendido juntamente com o Cancelo e o Cavaleiro.

Jonny-Venezuela

Citação de: Tiago_Patatas em 15 de Outubro de 2014, 04:02
Gostava que o Vieira esclarecesse os sócios quais as condições que estabeleceram no empréstimo para o Mónaco, ou seja, se eles têm opção de compra ou se o Bernardo já foi vendido juntamente com o Cancelo e o Cavaleiro.




Hölderlin

É questão para perguntares na AG....

oh wait

Star


adeptoBancada

#21310
O André Gomes está em estado de graça, mas vai acabar por descer de nível. É muito lento e permissivo para ser jogador top, apesar da boa técnica e passe que tem...

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: MTrigueiros em 15 de Outubro de 2014, 00:06
Citação de: Theroux em 15 de Outubro de 2014, 00:01
Citação de: PAslb em 14 de Outubro de 2014, 23:55
Se pagarem em média 13,3M€ por cada jogador da formação do Benfica, que apenas tenha feito um total de 100 minutos com a camisola do Clube, o Benfica continuaria a ganhar campeonatos e o problema do passivo estaria resolvido.

Surjam propostas dessas todos os anos...

Foi essa lógica que levou o Sporting a vender o Ronaldo por trocos. Alguém é capaz de defender que foi bem vendido? Penso que não.

Dito isto, só posso ser contra a venda do Cancelo e do Bernardo neste momento.

Só para fechar a minha participação neste tópico, porque acho que não vale a pena.

Naquela altura, repito, naquela altura, era uma proposta irrecusável. Em 2003, 15M€ não era a mesma coisa dos 15M€ de hoje, primeiro ponto. Segundo, ninguém diria que o Ronaldo se tornaria no que se tornou. Hoje muita gente pode dizer que sim, mas na altura ninguém sabia.

Hoje, era estúpido vender o Ronaldo por 15M€, mas ninguém sabe o dia de amanhã.

Com pérolas destas o que havemos nós de dizer?

Se ninguém sabe o dia de amanhã, até por 5 milhões era bem vendido, olha que caralho! Até por 1! Afinal, amanhã pode virar Paim e assim já se encaixou alguma coisa!... Santa paciência.

Ninguém diria que Ronaldo se tornaria no que se tornou? Só um cego não via o que dali podería sair, se atingisse metade do seu potencial seria sempre um fenómeno. E o mesmo se passa com o Bernardo, só um cego precisa de ver mais alguma coisa... Qualquer pessoa com o mínimo de visão consegue ver o nível que o Bernardo pode atingir, não é preciso que ninguém veja por nós. A qualidade está aí ao olhos de todos, é evidente, não é preciso que o Jesus lhe dê oportunidades para toda a gente ver o óbvio. Grave é a qualidade ser óbvia para todos, o potencial ser tremendo, e mesmo assim não lhe serem dadas oportunidades, isso é grave porque é gestão desportiva danosa.

Mas uma coisa é certa, com a mentalidades quadradas que andam à volta de "ninguém sabe, portanto é bem vendido" e "ninguém diria" estamos bem fodidos. Fdx, "ninguém diria"... Hoje com o Bernardo é "ninguém sabe", quando há multidões de gente a alertar para o potencial que tem. Amanhã quem diz "ninguém sabe" não terá pejo nenhum em dizer "ninguém diria" também, como acontece agora com o Ronaldo, quando não faltava gente a dizer.

Fenómeno

Citação de: tfouto em 15 de Outubro de 2014, 08:43
O André Gomes está em estado de graça, mas vai acabar por descer de nível. É muito lento e permissivo para ser jogador top, apesar da boa técnica e passe que tem...
essa lentidao foi desaperecendo com o acumular de jogos. Era isso que lhe fazia falta... Basta ver o caso do Joao Mario

Trezeguet

Ao JM fez-lhe bem aqueles meses em Setúbal.

adeptoBancada

Citação de: Fenómeno em 15 de Outubro de 2014, 08:58
Citação de: tfouto em 15 de Outubro de 2014, 08:43
O André Gomes está em estado de graça, mas vai acabar por descer de nível. É muito lento e permissivo para ser jogador top, apesar da boa técnica e passe que tem...
essa lentidao foi desaperecendo com o acumular de jogos. Era isso que lhe fazia falta... Basta ver o caso do Joao Mario

Foi desaparecendo? Pelo que tenho visto na seleção e Valencia  Não desapareceu...