Rui Lopes (Hóquei em Patins)

Schweisen Tiger

Para mim, foi o melhor jogador do Mundial 93, a par do Enrico Mariotti (craque, craque, craque!)

Schweisen Tiger

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 17:51
Que me desculpem os fãs do Gaidão, mas o Rui Lopes foi melhor que ele. E também fez parte da melhor equipa do Benfica dos últimos 30 anos.
Se não estou em erro, dessa equipa, o que entrou primeiro no Benfica foi o Rui Lopes, seguido do Luis Ferreira que entrou em 88 ou 89 e só depois vieram o Almeida e o Fortunato.
Com estes 4 jogadores de campo a titulares Portugal venceu o titulo Mundial em 1993 em Itália, o primeiro Mundial ganho fora de território nacional desde 1962 (!), 31 anos depois... e o Rui Lopes foi o melhor marcador da prova. Se não estou em erro, ganhámos à Itália nos penalties, com conversões do Rui e do Filipe Santos. Com estes 4, e depois até com o gr também, a titulares, vencemos 3 campeonatos europeus consecutivos. Depois ainda fariamos o tetra mas já sem o Rui.

Infelizmente faltou a glória europeia, mas houve uma final com o Igualada em que estivemos bem perto, bem perto... Vencemos ainda o primeiro troféu europeu do nosso historial, sendo que na altura, a Taça Cers, a exemplo do que acontecia com a Taça UEFA no futebol, era uma competição bem mais difícil pois não existindo Liga Europeia mas apenas TCCE, naturalmente a CERS teria equipas mais fortes que aquilo que tem agora.
Mesmo assim deverá ter tido trezentas e tal internacionalizações, contando com as dos escalões de formação e creio que mais de 190 nos séniores.
Foi ainda melhor marcador do campeonato por duas vezes.

Tinha um lance típico, ia para trás da baliza, de um lado para o outro e marcava goloao primeiro poste.




Ah, à atenção do Shoky: usava habitualmente o nº 7 e penso que terá entrado no Benfica em 86/87 (ainda bem jovem - em 88/89 tenho a certeza que já estava nos séniores) e saiu em 96. Penso ser isto.

Só o Filipe Santos fez golo de penalty. O Rui Lopes fez foi 1 ou 2 golos no tempo regulamentar. Ficou 3-3, com os 3 golos da Italia marcados pelo Enrico Mariotti, sendo o ultimo já dentro do ultimo minuto, depois de uma perda de bola infantil do Luis Ferreira. Os de Portugal foram, pelo menos, um do Rui Lopes (rodou por tras da baliza e meteu no buraco da agulha) e um do Paulo Almeida. Penso que o golo que falta tambem foi do Rui Lopes.

AChamaImensa


Messi87

Citação de: Schweisen Tiger em 17 de Junho de 2013, 22:45
Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 17:51
Que me desculpem os fãs do Gaidão, mas o Rui Lopes foi melhor que ele. E também fez parte da melhor equipa do Benfica dos últimos 30 anos.
Se não estou em erro, dessa equipa, o que entrou primeiro no Benfica foi o Rui Lopes, seguido do Luis Ferreira que entrou em 88 ou 89 e só depois vieram o Almeida e o Fortunato.
Com estes 4 jogadores de campo a titulares Portugal venceu o titulo Mundial em 1993 em Itália, o primeiro Mundial ganho fora de território nacional desde 1962 (!), 31 anos depois... e o Rui Lopes foi o melhor marcador da prova. Se não estou em erro, ganhámos à Itália nos penalties, com conversões do Rui e do Filipe Santos. Com estes 4, e depois até com o gr também, a titulares, vencemos 3 campeonatos europeus consecutivos. Depois ainda fariamos o tetra mas já sem o Rui.

Infelizmente faltou a glória europeia, mas houve uma final com o Igualada em que estivemos bem perto, bem perto... Vencemos ainda o primeiro troféu europeu do nosso historial, sendo que na altura, a Taça Cers, a exemplo do que acontecia com a Taça UEFA no futebol, era uma competição bem mais difícil pois não existindo Liga Europeia mas apenas TCCE, naturalmente a CERS teria equipas mais fortes que aquilo que tem agora.
Mesmo assim deverá ter tido trezentas e tal internacionalizações, contando com as dos escalões de formação e creio que mais de 190 nos séniores.
Foi ainda melhor marcador do campeonato por duas vezes.

Tinha um lance típico, ia para trás da baliza, de um lado para o outro e marcava goloao primeiro poste.




Ah, à atenção do Shoky: usava habitualmente o nº 7 e penso que terá entrado no Benfica em 86/87 (ainda bem jovem - em 88/89 tenho a certeza que já estava nos séniores) e saiu em 96. Penso ser isto.

Só o Filipe Santos fez golo de penalty. O Rui Lopes fez foi 1 ou 2 golos no tempo regulamentar. Ficou 3-3, com os 3 golos da Italia marcados pelo Enrico Mariotti, sendo o ultimo já dentro do ultimo minuto, depois de uma perda de bola infantil do Luis Ferreira. Os de Portugal foram, pelo menos, um do Rui Lopes (rodou por tras da baliza e meteu no buraco da agulha) e um do Paulo Almeida. Penso que o golo que falta tambem foi do Rui Lopes.

http://www.youtube.com/watch?v=i3j7iYDwtBI

http://www.youtube.com/watch?v=z01mNAeuY8I

http://www.youtube.com/watch?v=ka9zsFIwCt8


pcssousa

#19
Pois, eu tinha ideia que teria ficado 2-1 em penalties e que o decisivo tinha sido o do Filipe Santos. Afinal só o Santos converteu o penalty...

Para quem não está recordado, desde 1962 até aos dias de hoje aquele foi o único Mundial ganho por Portugal fora de território Português. Fizemos na altura o bicampeonato pois 2 anos antes tinhamos ganho no Rosa Mota um Mundial muito atípico em que a Holanda eliminou a Espanha e o Brasil derrotou a Itália e a final foi Portugal-Holanda sendo que durante a prova não defrontámos nenhum dos outros 3 crónicos candidatos.

poliban


slbenfica_croft

#21
Grande Shoky. :bow2:

A abrir este tópico.

A pedido de muitas familias (eu uma carrada de vezes).

Um predestinado do hoquei até à sua lesão gravissima. Tremendo fenómeno. Espectaculo.

E era fenómeno num tempo no qual os seus contemporâneos eram de grande nível.

P.S: O Gaidão era muito talentoso, mas nem comparem com o Rui Lopes. Este ultimo era de outro nível.

slbenfica_croft

Citação de: Schweisen Tiger em 17 de Junho de 2013, 22:39
Para mim, foi o melhor jogador do Mundial 93, a par do Enrico Mariotti (craque, craque, craque!)
esse era outro. Super craque. Grande selecção italiana.

achei mesmo que não teríamos chances.

mas a maior prova de que os putos portugueses eram realmente de outro nível o facto de terem vencido, depois de levar uma goleada na primeira fase, e demonstrando uma enorme determinação e maturidade na final contra uma super italia e um belo ambiente de mundial em redor.

Bons tempos do hoquei.

slbenfica_croft

#23
E não querendo entrar em grandes comparações, mas colocando por ordem de qualidade na minha opinião:

1. Rui Lopes (antes da lesão era um fenómeno)
2. Paulo Almeida
3. Vitor Fortunato
4. Luis Ferreira.

Não é desconsideração alguma pelo Engº e ENORME CAPITÃO, que vi jogar bastante e jogava que se fartava.

Estamos a falar de enormes jogadores, todos eles. Vale o que vale

Daquela geração portuguesa faltou o Pedro Alves ter vindo para o BENFICA. Estou plenamente convicto que teríamos dominado durante mais tempo. O Pedro Alves jogou até bem tarde e sempre em grande nível. Era o único fora os do BENFICA que tinha um nível muitissimo alto.

O Tó Neves era muito bom, mas não tão bom como o Rui Lopes por exemplo. O Paulo Alves e o Filipe Santos eram bons, mas bem abaixo do Vitor Fortunato ou do Almeida.

O Guilherme Silva era muito talentoso, mas o José Carlos foi um GR sempre em evolução, tornou-se fantástico e depois de ganhar o lugar na selecção ainda parecia melhor.

slbenfica_croft

Citação de: KKK24 em 17 de Junho de 2013, 15:56
Dizem que acabou para o hoquei demasiado cedo...
é verdade.

uma lesão muito grave que o impediu de voltar a ser o que era, ou seja, um fenómeno.

Amigo das modalidades

Citação de: pcssousa em 17 de Junho de 2013, 17:51
Ah, à atenção do Shoky: usava habitualmente o nº 7 e penso que terá entrado no Benfica em 86/87 (ainda bem jovem - em 88/89 tenho a certeza que já estava nos séniores) e saiu em 96. Penso ser isto.

saiu em 96 para o Liceo e teve um breve regresso mais tarde, não consigo precisar. Devo ter essa informação algures nos meus arquivos, mas algures é mesmo uma boa expressão.

Amigo das modalidades

Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Junho de 2013, 19:03
A equipa de 91-98 foi a primeira equipa de hoquei que vi jogar e ganhamos 5 titulos e lembro-me de uma taça , em 98 ou 99 contra Barcelos, acho contra estes pois não eramos campeões, que viramos um 4-1 ou 5-1.

se é o jogo que estou a pensar, foi mais cedo que 98 ou 99. Foi o último jogo antes do Pedro Alves e o assassino do mesmo apelido terem trocado o Barcelos pelo Porto. Ganhámos 6-5, lembro-me do Jorge Godinho marcar 1 golo decisivo e de ter aberto a tromba ao assassino

Mestre30

CRAQUE CRAQUE CRAQUE CRAQUE CRAQUE!!!!!

Anti-Anti

A dupla Pedro Alves/Rui Lopes no Mundial de 93 foi das coisas mais bonitas que me lembro de ver no hoquei! Partiram aquilo tudo!

_Benfiquista_

Que craque!Que equipa que nós tínhamos nessa primeira metade dos anos 90, até 1997 mais ou menos.

Rui Lopes fez parte desse nosso "Dream Team" que deu 8 ao Barcelona em 1994-1995, salvo erro.Vi muitos jogos dele, tanto no nosso Clube, como na Selecção pela tv.E o que eu vibrava com este craque!

Depois ainda jogou aqui no Seixal FC, onde vive ainda actualmente e tinha por aqui um negócio qualquer, creio eu.

Ao nível do Panchito.