Época 2013/2014 - Todos os escalões

Noguita

Citação de: andre_04_SLB em 03 de Abril de 2014, 22:37
Citação de: Noguita em 03 de Abril de 2014, 17:56
Também não exageremos, quem da equipa de juniores era titular na equipa B? 1 ou 2 talvez mas a menos que arrumes com alguns dos jogadores ao qual ainda se vê algum potencial não podes ter os juniores a jogar regularmente na B. Acho que passar 1 ou 2 anos depois dos juniores na equipa B só lhes faz bem, a menos que sejam de facto muito bons e aí podem logo ser lançados.

Basta ver que as seleções nacionais de à uns anos tinham pouquíssimos dos nossos jogadores, agora chega a entrar a seleção nacional em campo com 7 ou 8 dos nossos. Isso é fantástico e é sinal que há qualidade.

A única coisa que critico realmente na formação/equipa B do Benfica são os estrangeiros, completamente desnecessários, Lolo, gianny, lindelof, urreta, etc são jogadores que nunca na vida vão ter capacidade para representar o Benfica e esses sim podiam dar lugares aos nossos portugueses.

No entanto acho bem que a equipa de juniores esteja no máximo, principalmente agora com a youth league que lhes dá já um estofo internacional. Continuo sem perceber o problema com a equipa de iniciados e gostava que me digas qual é o problema deles em concreto, porque espetar 3 cavacas ao sporting a mim dá-me esperança de uma boa geração.

Toda a tua ideia é errada. Não é questão de opinião, é erro mesmo.

O ano passado o Renato Sanches era Juvenil 1º ano, ia fazer jogos pela equipa B contra homens e no final estes queixavam-se que dava demasiada porrada. O que o Benfica faz? Continua com ele no mesmo patamar e com rendimento inferior. O Benfica matou 1 ano de evolução do jogador e vamos lá ver se não o matou enquanto possível futuro jogador do Benfica. Para ganhar rendimento e para ganhar uma equipa. Isto é formar?

Para haver formação tem de haver estímulo e o Benfica quebra esse estímulo. Nenhum atleta salvo excepções compete no patamar seguinte porque no seu já faz toda a diferença. O João Filipe é um talento mas o ano passado já competia nos Iniciados A. Este ano continua e está a brincar com aquilo. Os tolos aplaudem e acham muito bem e o que é certo é que os atletas da sua geração estão a aproximar-se dele e a diferença dele para os outros é cada vez menor.

A equipa de Juniores é em si fraca e até podem ganhar tudo este ano. É fraca. Ficam todos contentes por ganhar ao Man City e joga um jogador com 23 ou 24 anos que até marca golos e acha-se que isso é o futuro. Não! É apenas rendimento e nunca lá vão chegar.

Mas Gonçalo, até o Romário, Rochinha, Guzzo, João Nunes, Rebocho, já deviam estar na equipa B. Mas o objectivo é ser-se campeão da 2ª Liga? Isso é que é importante não é? Ou ter o Guzzo que o ano passado já fazia jogos na 2ª Liga a jogar contra o Arrentela e o Paio Pires nos Juniores. Que positivo para a evolução...

Quanto à equipa de Juniores do máximo já vi que ficas contente com o palmarés mas o mais importante (lançar jogadores para o topo) continua a não existir e a continuar assim nunca irá acontecer. Todos os jogadores de top a nível europeu jogavam escalões acima e foram lançados. No Benfica continuam a jogar contra pinos e acham que está tudo muito bem.

O Benfica investe muito mais que os outros é normal que tenha os melhores jogadores. Se oferecem ao pai de um míudo 5 mil euros e o Sporting 2 caixas de bananas vão para onde? Depois há muitos nas selecções e fica-se contente. Mentira. Isto é estragar a formação e sobretudo fazer com que os seus melhores nunca evoluam e tenham de sair como aconteceu com o Horta e outros.

Quanto à equipa de Iniciados o teu comentário é tão ridículo que ainda ponderei não aprofundar o tema mas até vou lá chegar. Deste 3-0 ao Sporting a jogar com 6 ou 7 jogadores que são Escolas ainda, têm uns 10 anos...por favor.

Primeiro de tudo, sim é opinião. Não sabes mais que ninguém, facto. Lá porque achas que o teu método é o de maior sucesso isso simplesmente não o faz. Dei a minha opinião sobre a formação do Benfica, se não concordas, não concordas simplesmente e podes argumentar perfeitamente sem dizer essas merdas do ridículo e do "já vi que tu". Odeio estas merdas de manias que sabem tudo, mas pronto.

Vamos lá ao que interessa, que é a minha maneira de ver a formação e a tua. Dou de barato que tens razão em alguns pontos e talvez se tivesses lido com um pouco mais de atenção o que disse verias que não é assim tão diferente. A equipa de juniores é medíocre a nível de potencial, 2 ou 3 que vejo a subirem e a dar jogadores, mas que estão tão longe disso que é impensável mete-los a jogar com a equipa A, com a B sim, talvez, mas nesta fase do campeonato acho que estão muito mais motivados a jogar e a treinar com a possibilidade de jogar a youth league do que propriamente a disputar a 2º Liga. De qualquer das formas aceitava perfeitamente que se passasse um ou outro para o plantel B, no entanto não concordo em passar a maioria até porque a maioria tem que ser dispensado no final do ano, não lhes vejo qualidade para seguirem. Só concordo que se subam jogadores de escalão se forem verdadeiros foras de série, de resto é quase só fogo de vista. P.e. o Bernardo Silva acho que devia ter passado diretamente dos juniores para a equipa A, anda à demasiado tempo neste estilo de jogo merdoso da 2ºliga.

O João Filipe se fosse para subir de escalão iria passar para Juvenil B, ora os Juvenis B jogam onde mesmo? Distritais. Concordo que para o ano passe já para os Juvenis A e continue a disputar os nacionais, agora não concordo que ande pelos Juvenis B que tem uma divisão fraquíssima para ele. Juvenis A já? Talvez tivesse capacidade já para este desafio, 2 anos em escalões de formação ainda é bastante mas se ele fosse capaz de tal não me importaria de o ver lá. Mas atenção, este miúdo é mesmo muito bom, com a maioria seria impossível fazer-se transições destas sem os enterrar.

Pelo menos viste o jogo com o Sporting? Vai lá ver a equipa e a idade deles então. A formação está praticamente igual em todos os clubes grandes de formação. Quem lançou o Porto nos últimos anos já que é tão melhor que nós? O Sporting lança mais que nós e onde é que andava o William Carvalho no seu 2º ano de junior? Juniores. Como este tens muitos. É simplesmente a questão de os jogadores conseguirem dar o salto. O Benfica dá-lhes todas as condições para treinarem perfeitamente, contra malta do nível deles e certamente de escalões acima.

Sou contra termos jogadores do tipo Yannick que estavam bem era no atletismo, na formação quer-se é malta com capacidade técnica, o caparro ganha-se mais tarde.

Cumprimentos

andre_04_SLB

Não sei mais do que ninguém mas talvez o meu comentário tenha ficado ligado com a questão com que terminaste "demos 3 batatas ao Sporting logo temos uma boa geração".

Passando esse facto e indo para o Bernardo Silva. Não lhe reconheço capacidade actual para jogar na equipa A do Benfica. Sobretudo porque nunca jogou. E quando o fizer como será? E é um caso excepcional porque foi um jogador que andou sempre na sombra e foi crescendo. Não sou defensor que o Benfica meta vários jogadores na equipa A época após época. O que quero é que o Benfica comece a fazer trabalho de formação.

Quanto à questão do João Filipe. O que importa se é distrital ou nacional? A distrital para um atleta que jogaria com jogadores 2 anos mais velhos é muito mais competitiva do que o nacional do seu escalão. Iria ter outros estímulos, outras exigências, outras obrigações. Ia evoluir. Assim continua a brincar às fintas.

Vi o jogo dos Iniciados A contra o Sporting. Conheci muitos dos míudos que jogaram antes de chegarem a Portugal. Vivenciei algumas das histórias como "nasceram" para o futebol em Portugal. A mim ninguém me vem ensinar nada nem com histórias dos testes da idade. É uma vergonha apenas e só isso: uma vergonha.

Quanto aos outros clubes isso não me diz nada. O Sporting compactuou e compactua com isto tal como o Benfica e outros. Os grandes são os responsáveis principais. Mas o Benfica investe muito mais logo tem outros argumentos no recrutamento que os outros não têm.

Quanto à questão de lançar: O Porto não é exemplo para ninguém nos últimos anos nesse campo mas tem desenvolvido um projecto muito interessante e vai colhendo os seus frutos. Sobretudo existem muitos jogadores nas divisões profissionais formados por eles. Muito mais que no Benfica.

E o que importa é a actualidade. O que se trabalha agora e se perspectiva agora só terá resultados dentro de no mínimo 5 anos. Com a mentalidade e forma de trabalhar do Porto, que é de real FORMAÇÃO, e não de competição estúpida como o Benfica, certamente que terão míudos prontos a jogar em breve.

Essa história de "ter de ver como os jogadores dão o salto" é para desculpar incompetência de quem os vai buscar quando eles são os melhores dos melhores e consegue pelos erros constantes do seu processo ano após ano torná-los piores jogadores e piores homens.

Se assim não fosse não se andava ano após ano a dispensar em média 10 miúdos por ano de nascimento quando na altura que os contrataram e investiram neles eram eles e mais 10.

andre_04_SLB

Já agora, o meu método não é o de maior sucesso, mas o do Benfica é que não será certamente porque não lança ninguém ano após ano.

Noguita

Tens um bom exemplo disso do desenvolvimento, CR e o outro que agora me falha o nome, ainda fizeram à pouco uma reportagem sobre ele, que na altura diziam que era melhor que o próprio CR. Fizeram toda a formação juntos, um é o melhor do mundo, o outro está na 3º divisão. Acima de tudo é preciso cabeça nestas idades.

Não digo que o Bernardo jogue na equipa A mas apenas treinar seria melhor e acho-o superior a um Djuricic, por exemplo. Podia jogar na taça, taça da liga, liga europa como o outro o faz, desenvolveria mais e ficaria muito mais dentro daquilo que o treinador quer.

O João nos Juvenis B este ano jogava com colegas apenas 1 ano mais velho que eles, concordava apenas que passasse para os Juvenis A e aí sim, competia num campeonato a sério. Distritais era para apanhar terrinha 50% dos jogos.

Existem testes de idade e "testes de idade". Os verdadeiros não há maneira de lhes fugir. Seja ele quem for. De qualquer das maneiras não era que me estava a referir, o que disse foi que os que lá estavam estão maioritariamente (se não totalmente) entre 14-15 anos, tal como os Benfica, e não escolas como disseste.

O Sporting na última década foi o clube que mais lançou, não há como contrariar, até porque era o que tinha melhores condições. Agora com o CFC quero ver o que o Benfica vai produzir. E o que os outros vão produzir, aí sim vamos poder tirar conclusões. Até agora lançamos, A. Gomes, N. Oliveira, A. Almeida, I. Cavaleiro, B. Silva, H. Costa, não sendo nenhum fora-de-série para já, o Ivan já teve na seleção A, o A. Gomes vendido por 15M. Estamos a colher alguns frutos, ao contrário do porto, que poderá também ter alguns em breve, é esperar para ver. Espero que melhoremos com a experiência acima de tudo.. Penso que estamos sem dúvida melhores que em anos passados, se estamos excelentes? Não, ainda temos muito que melhorar obviamente.

andre_04_SLB

Não percebeste grande coisa do que eu disse.

1- O Cristiano Ronaldo é o expoente máximo do que eu defendo. Sempre a jogar nos escalões acima e nunca ganhou nada na formação. Nada. E tinha na sua equipa alguns jogadores fraquinhos como Quaresma, Hugo Viana, Custódio, Beto, Luís Carlos...era porque o Benfica e o Porto tinham muito melhor que ganhavam... (ironia).

2- O João Filipe ia jogar contra jogadores 2 anos mais velhos. Um ano são os do Benfica mas na distrital de Juvenis - Honra competem jogadores Juvenis 2º ano. Logo se o João é Iniciado 2º ano, são 2 anos e não 1.

3- A parte escolas como é lógico era ironia mas esqueci-me de colocar explícito para perceberes. Homens contra crianças ou adoloscentes contra crianças talvez seja mais acertado da minha parte. Sendo que os mais velhos são os do Benfica.

4- André Gomes não é formação Benfica. André Almeida não é formação Benfica. Ivan chegou a ser dispensado do Benfica. Hélder Costa quem é para o futebol? Bernardo é um craque seria em qualquer lado.

5- O Porto pelo que está a fazer nos últimos anos e actualmente irá ter os seus frutos. Faz trabalho de formação. Não o que o Benfica faz.

Noguita

Vá, esquece lá isso campeão. Fica lá com as piadolas, pode ser que entretanto fiques a falar sozinho. Vim dar a minha opinião na maior das tranquilidades, até te pedi para me explicares o que achavas de errado em concreto na equipa de iniciados porque achei um pouco vago o teu comentário e mamei logo com a primeira demonstração de anormalidade. É por estas e por outras que nem gosto de comentar estes assuntos, é impossível ter uma conversa minimamente civilizada com alguém que pense de maneira diferente.

Hasta

carvalho0407

pois o porto é que trabalha bem, ja não te lembras do zeferino, tinaia, pois ja foi à bastantes anos, e agora foi buscar os 2 negroes ao sporting, e o outro ao benfica, e ainda tentou o ze gomes, mas o porto é que trabalha bem.
o horta e o frederico agora titulares do setubal, quando estavam no benfica muito mal diziam dos rapazes, agora ja são bons.
o bernardo é a 1ª epoca de senior, teve 1 percurso no benfica de pouco jogar, so no 2º ano de junior se mostrou, mas ja é melhor que o servio.
o ivan chegou a ser dispensado pelo benfica, depois foram busca-lo de novo, esta a surpreender, mas não acredito que tenha valor para titular do benfica.
o andre almeida passou pelas camadas jovens do benfica sim.
o andre gomes veio para os juniores, as camadas jovens tambem é isso, e não so quem vem desde as escolinhas.
mas pronto no benfica esta sempre tudo mau.

Angus M

Claro que o porto não é exemplo para ninguém , muito menos na formação, mas o que o André está a dizer e já foi por diversas vezes debatido por aqui, é que tanto eles como o sporting tem os seus jogadores mais promissores, num escalão acima, com intuito de tirar proveito ao máximo das suas potencialidades, dando lhe outro tipo exigências que não teriam ao competir no seu escalão, quem está no Benfica tem de uma vez por todas por na cabeça que o objectivo da formação não é ganhar títulos, mas sim formar jogadores, claro que ganhar é importante, mas não se pode avaliar a qualidade de uma formação através dos títulos.

Concordo com ele que esse tem de ser o caminho a seguir, o José Gomes, o João Filipe e Filipe Soares já deviam estar pelo menos a competir nos Juvenis B, o Guga, Renato Sanches, João Carvalho e o Diogo Gonçalves já deviam estar nos juniores, e a maior parte dos jogadores de segundo ano dos juniores durante o ano já deviam ter feito alguns jogos com a equipa B, e assim para o ano já não tinham de passar pela fase de adaptação ao escalão sénior e tinham uma mais fácil integração na equipa B

andre_04_SLB

Citação de: carvalho0407 em 04 de Abril de 2014, 08:09
pois o porto é que trabalha bem, ja não te lembras do zeferino, tinaia, pois ja foi à bastantes anos, e agora foi buscar os 2 negroes ao sporting, e o outro ao benfica, e ainda tentou o ze gomes, mas o porto é que trabalha bem.
o horta e o frederico agora titulares do setubal, quando estavam no benfica muito mal diziam dos rapazes, agora ja são bons.
o bernardo é a 1ª epoca de senior, teve 1 percurso no benfica de pouco jogar, so no 2º ano de junior se mostrou, mas ja é melhor que o servio.
o ivan chegou a ser dispensado pelo benfica, depois foram busca-lo de novo, esta a surpreender, mas não acredito que tenha valor para titular do benfica.
o andre gomes veio para os juniores, as camadas jovens tambem é isso, e não so quem vem desde as escolinhas.

Ainda ponderei se respondia a isto mas vou fazê-lo porque ao contrário do que disse o user acima eu gosto de debater ideias, mesmo que as pessoas não saibam grande coisa do que dizem.

Estás a falar dos jogadores que o Porto foi buscar no século XIX eu pergunto o que é que isso importa para o que se está a falar agora? Ou queres voltar aos tempos do Mawette Junior?

Depois falas do Horta. Sinceramente o que procuraste dizer?

O André Almeida passou pela formação do Benfica? Sim, possivelmente de autocarro que quando ia para casa passava junto ao Estádio da Luz.

André Gomes? Não, formação não é o que dizes. Percebo que nunca tenhas estudado aprendizagem e desenvolvimento mas não passou em nenhuma etapa de Iniciação ou Formação, chegou já em fase de especialização (17 anos), os anos fulcrais do seu desenvolvimento já tinham passado, e o Benfica encaminhou o seu percurso. Isso é tudo menos formação Benfica.

E sim o Porto trabalha melhor que o Benfica simplesmente porque forma. Não se importa nem faz os seus julgamentos em função de números. Não trabalha para títulos nem para o desenvolvimento colectivo ao contrário do que se faz aqui.

E é isto...

Puches

Boa discussão, um tanto acalorada.
Do meu ponto de vista, indiscutivelmente quem melhor tem formado nas últimas décadas é o SCP. Disso ninguém duvida.
Que o Benfica tem recuperado terreno, também ninguém duvida.
Para aferir que é melhor para a evolução de um jogador competir em escalões acima da sua idade, como faz o fcp, teremos de comparar o produto final deste com o dos outros clubes grandes, o que demora o seu tempo.
Mas há uma forma mais rápida de verificar o sucesso ou insucesso das escolas de formação dos clubes, que é a seleção nacional. Aí não conta se o jogador joga no escalão A ou B. Conta a idade e a qualidade, penso eu.

benfica96

Na minha humilde opinião, deveria ser ponderado a criação de uma equipa C com o intuito de competir no CNS, albergando assim, juniores de 2º ano e alguns de 1º ou até mesmo juvenis. Deste modo, o escalão de juniores passaria a ser composto por juniores de 1ºano mas com especial relevância para juvenis de 2ºano. Por sua vez, o escalão de juvenis iria albergar juvenis de 1º ano, e assim sucessivamente.

carvalho0407

Citação de: andre_04_SLB em 04 de Abril de 2014, 16:08

Ainda ponderei se respondia a isto mas vou fazê-lo porque ao contrário do que disse o user acima eu gosto de debater ideias, mesmo que as pessoas não saibam grande coisa do que dizem.

Estás a falar dos jogadores que o Porto foi buscar no século XIX eu pergunto o que é que isso importa para o que se está a falar agora? Ou queres voltar aos tempos do Mawette Junior?

O André Almeida passou pela formação do Benfica? Sim, possivelmente de autocarro que quando ia para casa passava junto ao Estádio da Luz.

André Gomes? Não, formação não é o que dizes. Percebo que nunca tenhas estudado aprendizagem e desenvolvimento mas não passou em nenhuma etapa de Iniciação ou Formação, chegou já em fase de especialização (17 anos), os anos fulcrais do seu desenvolvimento já tinham passado, e o Benfica encaminhou o seu percurso. Isso é tudo menos formação Benfica.

E sim o Porto trabalha melhor que o Benfica simplesmente porque forma. Não se importa nem faz os seus julgamentos em função de números. Não trabalha para títulos nem para o desenvolvimento colectivo ao contrário do que se faz aqui.

E é isto...
ja fui responsavel pelas camadas jovens de 2 clubes andre, conheço alguma coisa, e sei do que falo, o porto não é exemplo para ninguem tanto a nivel senior como jovem.
no caso do benfica defendo uma equipa c, onde jogadores menos utilizados da b, outros dos juniores e outros dos juvenis possam indo fazendo alguns jogos, não sou a favor de cada escalão subir 1 ano, pode-se perfeitamente dar outro rendimento ao jogador e ao mesmo tempo ganhar competiçoes.
formar não é so os jogadores começarem nas escolinhas, é tambem ter a capacidade de ir buscar jogadores com nivel e aperfeiçoar.
para terminar so digo isto, trabalhar com os putos não é tão facil como algumas pessoas pensam, onde é muito facil criticar os clubes, mas o resto ......

andre_04_SLB

Citação de: carvalho0407 em 04 de Abril de 2014, 20:38
Citação de: andre_04_SLB em 04 de Abril de 2014, 16:08

E é isto...
ja fui responsavel pelas camadas jovens de 2 clubes andre, conheço alguma coisa, e sei do que falo, o porto não é exemplo para ninguem tanto a nivel senior como jovem.
no caso do benfica defendo uma equipa c, onde jogadores menos utilizados da b, outros dos juniores e outros dos juvenis possam indo fazendo alguns jogos, não sou a favor de cada escalão subir 1 ano, pode-se perfeitamente dar outro rendimento ao jogador e ao mesmo tempo ganhar competiçoes.
formar não é so os jogadores começarem nas escolinhas, é tambem ter a capacidade de ir buscar jogadores com nivel e aperfeiçoar.
para terminar so digo isto, trabalhar com os putos não é tão facil como algumas pessoas pensam, onde é muito facil criticar os clubes, mas o resto ......

Foste responsável? E isso dá-te algum crédito nas coisas que (não) estás a dizer? Não estás a contra-argumentar o que digo não percebo porque motivo. Eu nem estou a dizer o que faço profissionalmente ou que tipo de formação tenho. É por isto que os fóruns da internet são engraçados. As pessoas podem discutir todo o tipo de assunto sem perceber nada do que ele significa.

Confundes recrutamento com formação. E isso confunde muita gente que anda ligada ao desporto. O Benfica não formou o André Gomes porque ele veio com 17 anos. Capitalizou aquilo que ele tinha, potenciou-o, deu-lhe hipótese, mas a formação fez o Porto e o Boavista. Isto é facto. Se foste responsável deves ter algum tipo de noções do que é DAM por exemplo, ou as fases de Iniciação, Formação e Especialização.

Quanto ao Porto claro que tem de ser exemplo a partir do momento que os melhores Juniores já competem na equipa B ao invés de virem disputar o título de campeão de Juniores, quando o Benfica faz precisamente o oposto. Isso é que não é formação.

Aloutre

André, és profissional da área, certo?

andre_04_SLB

Citação de: Puches em 04 de Abril de 2014, 19:58
Boa discussão, um tanto acalorada.
Do meu ponto de vista, indiscutivelmente quem melhor tem formado nas últimas décadas é o SCP. Disso ninguém duvida.
Que o Benfica tem recuperado terreno, também ninguém duvida.
Para aferir que é melhor para a evolução de um jogador competir em escalões acima da sua idade, como faz o fcp, teremos de comparar o produto final deste com o dos outros clubes grandes, o que demora o seu tempo.
Mas há uma forma mais rápida de verificar o sucesso ou insucesso das escolas de formação dos clubes, que é a seleção nacional. Aí não conta se o jogador joga no escalão A ou B. Conta a idade e a qualidade, penso eu.

Não concordo com algumas coisas.

Em relação ao Sporting, acho que o segredo da sua boa "formação" está na individualização e da desresponsabilização que dão em alguns casos aos miúdos. Dão-lhes liberdade e permitem-lhes o erro. Isto é tranversal. Não se modelam por resultados e títulos porque há imensos jogadores de qualidade que eles lançaram que não ganhavam muitas vezes.

O Benfica faz o oposto. Trabalha massivamente questões físicas e tácticas. Compreensão do jogo, modelos, noções, dinâmicas colectivas. A liberdade individual e a potencialização do indíviduo parece estar sempre para 2º plano.

Em relação às selecções eu não posso concordar minimamente com o que dizes. E dou-te um exemplo. Portugal foi ao Mundial sub-20 com o Aladje. E todos sabemos que há muitos "Aladjes" nas equipas mais jovens de Portugal que facilitam resultados e resolvem problemas.

A questão é que nas selecções só importa o rendimento e os melhores são chamados. O Benfica está a seguir essa política a nível de recrutamento e se investe mais e dá mais dinheiro aos pais/miúdos é normal que tenha os melhores.