Época 2013/2014 - Todos os escalões

andre_04_SLB

Citação de: CitriC em 18 de Abril de 2014, 22:09
ps: Eu não gosto de meter a carroça à frente dos bois, no entanto aproveito para te perguntar, se queres já meter a maioria 5 / 6 dos juniores (ou mais?) na B então o que farias aos miúdos que acabaram de subir esta época na B ? Está certo que há jogadores a mais, mas então ficavam os cancelos helder costa bernardo silva, varela, joão teixeira, etc etc no banco e ficavam a jogar os juniores ?

Como escreveste isto passado algum tempo assim te respondo.

O Cancelo devia ter começado a época na 1ª Liga. Ou emprestado ao estrangeiro. Simples. Um jogador que há muito tempo está acomodado e sem qualquer estímulo para evoluir. Já mostrou ser capaz neste patamar tem de dar o salto como fez o Sporting com alguns miúdos. Sim, volto a falar nos outros porque fazem MELHOR que nós.

O Bernardo Silva está a fazer a 1ª época na B mas já devia ir na 2ª. Hoje talvez já estivesse na equipa A ou seguramente estaria na 1ª Liga.

Portanto só aqui já terias duas vagas. Depois, e para ser criterioso, este ano, da equipa de Juniores, já deviam ter minutos na equipa B, os seguintes jogadores (estes obrigatoriamente):

- Nuno Santos
- João Nunes
- Gonçalo Guedes
- Raphael Guzzo

Portanto conto aqui 2 extremos ou jogadores para as três posições da frente. Nesses 3 lugares já jogaram, por exemplo, Harramiz, Sancidino, Urreta e Filip Markovic. 4 jogadores que nunca deviam ter 1 minuto que seja esta época na equipa B. Eles juntos totalizam 3312 minutos de utilização. Agora faz as contas.

João Nunes. É que já nem vou falar do Jardel e do Steven Vitória porque acho que em alguns momentos é importante. Vou falar do Rudinilson, do Marcos Valente e do Fábio Cardoso porque é superior aos 3. Juntos totalizam 3431 minutos. Agora faz as contas.

Raphael Guzzo. Um nome apenas: Carlos Martins. Já vai em 665 minutos. Faz as contas novamente.

Posto isto voltamos à questão essencial: O Benfica não tem um projecto, uma linha orientadora ou uma ideia de cima abaixo. Trabalha-se em função do que aparece de forma circunstancial, sem orientação, sem um modelo.

Logo de nada vale ter uma equipa B quando ela continua a ser errada em bastantes situações e tem como imagem de marca a contratação de um jogador com 23 anos para fazer 6 meses que totalizou 913 minutos, para impossibilitar a subida do melhor jogador da formação do clube que era importante de mais para uma equipa que andou a bater nos Massamás e Alvercas desta vida.

andre_04_SLB

Rui Malheiro (para quem não sabe é um homem do futebol, não um jornalista que manda bitaites), in Record.

Theroux

O JMD não é um "homem do futebol"? Se ele não é então o Rui Malheiro, por quem tenho todo respeito, que provavelmente nunca meteu os pés num balneário não faço ideia o que seja.

ÉPOCA   EQUIPA   
1988/89   PortugalSp. Espinho   
1987/88   PortugalBenfica   
1986/87   PortugalFarense (E) [Benfica]   
1985/86   PortugalBenfica   
1984/85   PortugalBenfica   
1983/84   PortugalBenfica   
1982/83   PortugalBenfica   
1981/82   PortugalPortimonense   
1980/81   PortugalBelenenses   
1979/80   PortugalBelenenses   
1978/79   PortugalBelenenses   
1977/78   PortugalBelenenses   
1976/77   PortugalCD Montijo

andre_04_SLB

Foi mesmo para te picares.

O Delgado é jornalista, trabalha em função de outros interesses que nem sempre o de dizer realmente o que se pensa (e muitas vezes falar do que não sabe).

O Rui Malheiro trabalha directamente com alguns dos clubes/treinadores mais importantes a nível mundial.

Só uma pequenina diferença.

Theroux

Se calhar eles até estão de acordo com o que cada um escreveu e, ainda mais chocante, até é possível ambos estarem correctos pois nenhuma organização é perfeita e a do Benfica nem sequer é a melhor de Portugal (está em 2º lugar!). Ainda.

Passando à frente, hoje fiquei a saber que o City tem um orçamento a nível da formação 6 vezes superior ao Benfica (é fazer as contas) e que a saída do Rony Lopes aconteceu numa altura em que os contratos da formação ainda não estavam "blindados" da melhor forma.

Manpaz1904

andre_04_SLB

E aconteceu também por outros motivos. Isso do contrato é a "justificação pública". E já agora, porque o próprio jogador sabe que se hoje estivesse no Benfica possivelmente em vez de treinar todos os dias ao lado de jogadores como o Aguero, Yaya Touré, Nasri, David Silva, etc, ter minutos na primeira equipa, ainda estava a jogar contra o União de Leiria e o Portimonense.

andre_04_SLB

PS: Theroux falas insistentemente que o Sporting está melhor que o Benfica. Continuo sem perceber em quê, mesmo, para seres tão insistente nisso. Em algumas coisas está à frente, claramente. Mas em termos globais gostava que me explicasses porque o Sporting é, actualmente, o nº1.

zema

Citação de: Slb23 em 18 de Abril de 2014, 17:03
O Rui Malheiro diz ai verdades é um facto indesmentível, podia era ter referido também que o Barcelona leva a nível estrutural um avanço tremendo em relação ao Benfica.

Temos muito onde melhorar mas Roma não se fez num dia..
verdade onde anava a nossa formaçao ha 7 ou 8 anos????
concordo que esta muita coisa mal mas tb ha coisas boas.
se continuarmos assim e corrir-mos alguns erros (ninguem corrige tudo) podemos vir a ser uma referencia

Theroux

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:08
PS: Theroux falas insistentemente que o Sporting está melhor que o Benfica. Continuo sem perceber em quê, mesmo, para seres tão insistente nisso. Em algumas coisas está à frente, claramente. Mas em termos globais gostava que me explicasses porque o Sporting é, actualmente, o nº1.

Grande rasteira que me estás a fazer... pois sabes perfeitamente as razões pelas quais o Sporting em termos globais ainda está acima do Benfica na formação.

O Sporting claramente domina melhor o processo de formação basta olhar para, por exemplo, como chegaram o Mané o Ivan à equipa principal. O Benfica neste momento tem mais meios materiais mais ainda está atrás do Sporting aa nível da eficiência global processo. Claro que tal como o City disfarçou a sua incapacidade ao vir buscar ao Benfica um jogador por 1M€ o Benfica também pode disfarçar algumas deficiências de organização chegando primeiro aos maiores talentos que antes eram quase por "default" do Sporting.

Quanto ao Rony Lopes também faltou mencionar a excelente (alguém desmente?) proposta financeira que foi colocada à família.

andre_04_SLB

Portanto agora o mito é os anos das estruturas.

Então um clube que no 1º ano de equipa B mete Juniores a competir na 2ª Liga, e no 2º ano passa a época inteira sem dar um único minuto a quem quer que seja, é pelos anos de equipa B é isso? Então o objectivo não era melhorar ano após ano? Este ano andou-se para trás...

E o Barcelona pega em 6 Juniores e mete-os na 2ª Liga e andam lá em cima.

No Benfica o mais importante é ganhar o título de Juniores. Será difícil perceber que isso não tem nada a ver com anos de estruturas mas sim com falta de capacidade para gerir e tomar opções em função das individualidades abdicando dos resultados imediatos?

andre_04_SLB

Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:23
Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:08

Grande rasteira que me estás a fazer... pois sabes perfeitamente as razões pelas quais o Sporting em termos globais ainda está acima do Benfica na formação.

O Sporting claramente domina melhor o processo de formação basta olhar para, por exemplo, como chegaram o Mané o Ivan à equipa principal. O Benfica neste momento tem mais meios materiais mais ainda está atrás do Sporting aa nível da eficiência global processo. Claro que tal como o City disfarçou a sua incapacidade ao vir buscar ao Benfica um jogador por 1M€ o Benfica também pode disfarçar algumas deficiências de organização chegando primeiro aos maiores talentos que antes eram quase por "default" do Sporting.

E eu agora respondo-te: O Ivan no Sporting teria muito mais minutos que tem o Carlos Mané porque é melhor jogador.

Tens de perceber que eu não questiono o trabalho global da formação. O Benfica tem recursos, investe, bons profissionais, tem tudo para ser a referência. Mas nunca o será enquanto continuar a preferir ganhar campeonatos e a matar a evolução de jogadores para ganhar equipas.

O Sporting neste momento não está à frente do Benfica em rigorosamente nada. Talvez apenas no aspecto do modelo de jogador e treino que identificam e executam mas o Benfica não vai abdicar da sua teoria do jogo colectivo. Mas isto é a tal coisa que é discutível.

E depois em termos de opções estão à frente, claro, (mas isso acho que todos os clubes do Mundo estão) pelo que fizeram com Ponde ou Riquicho que o Benfica não fez com nenhum, ou com João Mário. O Benfica é que ainda não faz formação. Porque quando o fizer, é o nº1 em Portugal.

Theroux

Para mim sempre que se compara o Benfica ao Barcelona é, só por si, um elogio, pois implicitamente admite-se que a formação possa chegar ao nível de excelência da melhor academia do planeta.

andre_04_SLB

Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:23
Quanto ao Rony Lopes também faltou mencionar a excelente (alguém desmente?) proposta financeira que foi colocada à família.

Também ofereceram o mesmo ao João Nunes.

Há muito mais sobre isso que eu não vou falar em espaço público.

andre_04_SLB

Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:28
Para mim sempre que se compara o Benfica ao Barcelona é, só por si, um elogio, pois implicitamente admite-se que a formação possa chegar ao nível de excelência da melhor academia do planeta.

Compara-se para se ver a tão enorme distância que estamos deles.