Época 2013/2014 - Todos os escalões

Theroux

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:29
Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:23
Quanto ao Rony Lopes também faltou mencionar a excelente (alguém desmente?) proposta financeira que foi colocada à família.

Também ofereceram o mesmo ao João Nunes.

Há muito mais sobre isso que eu não vou falar em espaço público.

Se ele ficou é sinal que estamos a evoluir...

andre_04_SLB

Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:30
Quanto ao Rony Lopes também faltou mencionar a excelente (alguém desmente?) proposta financeira que foi colocada à família.

Ficou porque respira Benfica por todos os poros. Porque secalhar o interesse era que não ficasse (ou impedir um jogador de jogar é mostrar interesse na sua continuidade?).

Velazquez

O City tambem quis levar o João Nunes?Este ano?

andre_04_SLB

Citação de: Velazquez em 19 de Abril de 2014, 01:34
O City tambem quis levar o João Nunes?Este ano?

Foi público o interesse de clubes ingleses o ano passado e este ano. Penso não estar a cometer nenhuma inconfidência.

Velazquez

Só me lembro do Barcelona.Escapou-me mas eu tambem não ligo muito ao que vem nos jornais

Theroux

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:32
Citação de: Theroux em 19 de Abril de 2014, 01:30

Ficou porque respira Benfica por todos os poros. Porque secalhar o interesse era que não ficasse (ou impedir um jogador de jogar é mostrar interesse na sua continuidade?).

Que respira Benfica salta à vista pelas suas declarações e pelo facto de ter renovado, quanto ao resto não entro pelo caminho das especulações.

andre_04_SLB

Uma coisa é não saberes, é normal, outra é tentares fazer dos outros parvos.

Mas siga.

André Sousa

É complicado, para não dizer impossível, atingir a perfeição na formação. É um mundo muito complexo e está longe de ser uma ciência, como tivemos hipótese de ver na Quarta. Ou cada vez que o Sílvio entra em campo pelo Benfica e o Pedro Correia distribui magia pelo Vitória. Não podemos manter tudo o que é bom jogador, com ligeiras perspectivas de singrar no futebol sénior. Na maioria das vezes, é preciso escolher entre A e B, e nem sempre se acerta.

Depois, os interesses existirão em todo o lado. Todo. Não é o Barcelona que é exceção, que para muitos é um mundo perfeito. Ainda na final da Youth League, puseram lá um lateral direito sem qualquer tipo de possibilidade de singrar no futebol sénior ao mais alto nível. Seguramente que também têm jogadores superiores, e com idade inferior. O Benfica, o Porto e o Sporting também nunca atingirão a perfeição nesse aspecto, basta ver a quantidade de jogadores colocados aqui por empresários. É impossível monitorizar tudo.

A nível do treino, será sempre complicado tecer uma opinião formada, porque são poucos os que podem testemunhar os métodos de trabalho de cada um. E esta é uma vertente fundamental na formação. Daquilo que me é dado a perceber, é aqui que coloco o Porto mais à frente. Tem uma filosofia de jogo de equipa grande. Uma filosofia que prima pela organização, pela posse de bola e pela técnica individual de cada jogador.

O resto é feito pela qualidade individual. A prospecção é fundamental, e fico satisfeito por ver que estamos a realizar um bom trabalho nessa área.

Será impossível atingir a perfeição, porque no mundo da formação isso não existe e será sempre subjetiva. Mas há coisas que deviam ser alteradas que são óbvias, e urge caminhar nesse sentido.

Theroux

Não entrar em especulações não é tentar nada, é um príncipio que tento sempre respeitar principalmente quando se trata do Benfica.

andre_04_SLB

André, concordo em quase tudo. E é por isso que continuo a dizer que na minha opinião e em termos globais, e atendendo à diferença de recursos que têm, o Porto é neste momento o que melhor trabalha.

Ramiro Lopes

Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:58
André, concordo em quase tudo. E é por isso que continuo a dizer que na minha opinião e em termos globais, e atendendo à diferença de recursos que têm, o Porto é neste momento o que melhor trabalha.
A que se deve a falta de resultados, quer colectivos quer individuais do Porto?

andre_04_SLB

Citação de: Ramiro Lopes em 19 de Abril de 2014, 02:03
Citação de: andre_04_SLB em 19 de Abril de 2014, 01:58
A que se deve a falta de resultados, quer colectivos quer individuais do Porto?

Depende do que chamas/consideras resultados.

Para mim um título na formação é o que fizeram há 2 épocas quando meteram 2 equipas no apuramento de campeão de Juvenis (em 4).

Isso é o reflexo de toda uma linha orientadora, uma ideia geral de toda a formação.

Depois estarei errado em dizer que mesmo em termos de resultados competitivos têm sido superiores ao Sporting nos últimos anos?

Depois este ano, por exemplo, os 2 melhores jogadores deles dos Juniores nem sequer vieram fazer um jogo nesse escalão. Imagina o Benfica sem o Gonçalo Guedes e o Guzzo. A diferença que seria.

E depois em termos de jogadores a chegar à 1ª Liga, 1ª equipa, vindos da formação (Juniores), continuam a ter gente.

E não me canso de dizer que o C.Ronaldo nunca foi campeão na formação.

André Sousa

O Porto não tem tido falta de títulos coletivos.

Aliás, esses até têm estado bem divididos pelos três grandes. Não são poucos os anos onde cada clube vence um escalão. Isso está relacionado com a qualidade individual das respetivas gerações.

E é aqui que discordo do André. Aquilo que vejo o Porto a fazer este ano na equipa B, vi o Benfica a fazê-lo no ano passado. Ninguém me garante que, no próximo ano, façam o mesmo seguindo um determinado pensamento.

Anyway, a nível individual, tanto o Benfica como o Porto, são clubes com dificuldade de potenciar jovens da formação. Pelo estigma que existe, do tempo de adaptação, do caparro, do ter de rodar, blablabla, e pela qualidade individual que há ao nível do plantel. O Sporting, nesse prisma, sai muito mais favorecido. Apesar de ser de aplaudir o que fizeram no ano passado com o Dier, Ilori e Bruma, por exemplo, é algo que também é utópico num clube da dimensão do Benfica e do Porto que, nos dias de hoje, são clubes julgados pelos títulos que conquistam. O Sporting não.

Still, é de salutar o que fizeram no ano passado quando lançaram vários jovens na equipa principal.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 19 de Abril de 2014, 02:10
E é aqui que discordo do André. Aquilo que vejo o Porto a fazer este ano na equipa B, vi o Benfica a fazê-lo no ano passado. Ninguém me garante que, no próximo ano, façam o mesmo seguindo um determinado pensamento.

O Benfica fez por necessidade circunstancial. Não deu continuidade a essa aposta. Mostrou que não foi algo planeado, foi apenas momentâneo. O Porto este ano abdicou do título de Juniores para potenciar os seus dois jogadores mais fortes. E isso, infelizmente, não vemos nem nunca vimos o Benfica fazer.

André Sousa

Mas eu sobre o Benfica não duvido. Já o tinham feito quando repescaram o Diego para fazer a fase final de juvenis, numa equipa onde o Rony pouco tinha jogado para jogarem os portentos do Marcelo Lopes e do Flávio Luz. Estávamos arredados do título de juniores (geração de 92, com o mágico Rodrigo Cabeça e companhia) e o Diego deixou de jogar pelos juniores para faer os seis jogos da fase final. Já falei disso aqui várias vezes, e foi uma medida que espelha o pensamento de quem tem responsabilidades na formação.

Eu tenho é algumas dúvidas que isto no Porto vá ser uma prática habitual. Sou céptico em relação a isso, porque no ano passado não o fizeram e tinham mão de obra para o fazer.