Guillem Trabal (Hóquei em Patins)

Guarda-redes, 45 anos,
Espanha
Estatísticas: 5 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Liga Europeia (1), Taça Intercontinental (2), Taça Continental (2)

nigeriano

Muito obrigado pelos anos que deu ao Benfica.

A base de muitos títulos que ganhamos.

Saudade é pouco para o atleta em questão.

Montano89

Obrigado por tudo paredão! Um imortal sem sombra de duvidas!

Menino de Ouro RS


Mikaeil


TeamRocket37

#814





Sr_Benfiquista_91

Uma lenda do Hoquei que passou pelo nosso Benfica.
Um prazer e um orgulho para nós ter vestido o Manto.

Obrigado por tudo Trabal (wall) !!!

adepto645

Obrigado por tudo. Grandioso guarda-redes.

Tudo de bom.

J.P.

Grandíssimo GR. Grandíssimo jogador.

Um privilégio para nós termos tido Trabal 5 épocas connosco.

Obrigado e um até já!

TeamRocket37

#818
Um dos maiores ídolos que tinha no hóquei, é tão difícil dizer adeus :cry2:

Guillem Trabal foi um dos maiores guarda-redes da história do hóquei em patins, estará para história juntamente com Carles Trullols e Carles Folguera.

Lembro-me da sua estreia pela Espanha no Europeu 2000 na Suiça, suplente de Agramunt, para depois em 2001 assumir aos 22 anos a titularidade da selecção espanhola no Mundial em San Juan, com fantástica exibição diante de Panchito, Mariano, José Luis Paez, David Paez, Gaby Cairo, Carlitos Lopez, etc.. no mítico Aldo Cantoni para 8000 pessoas e levando a Espanha a ser campeã do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=4usdyZmc2VE

No Europeu em 2002 começa a aparecer um tal de Aitor Egurrola, mas Trabal manteve a titularidade, levando a Espanha o 2º europeu seguido.

Mundial 2003 em Oliveira, jogando em casa, Portugal viria a ser campeão do mundo, graças a Itália que conseguiu, eliminar a Espanha nas meias finais, a única derrota de Trabal nas grandes competições seniores (Europeus e Mundiais) pela Espanha. 

Europeu de 2004, nova vitória das Espanha, tricampeonato, com novamente Guillem Trabal a ser titular, e Egurrola a ser o gajo da toalha para limpar o capacete.

Mundial de 2005 em San José nos EUA, entra uma nova figura na Espanha o homem que uma década depois iria ser conhecido como o homem sem derrotas Carlos Feriche, assumiria o comando da Espanha, para tentar depois da hegemonia europeia a hegemonia mundial, (1999 Argentina 2001 Espanha 2003 Portugal). Egurrola fartou-se de ser suplente e disse adeus a Selecção aos 25 anos. Um gajo titular do Barcelona que ganhava tudo na sua equipa ser suplente de um gajo do Réus, não era para ele.
Trabal continuaria a ser o nº1 da Espanha e viria a ganhar o seu 2º campeonato do mundo.
Campeonato este que marcava o fim da carreira de Panchito Velasquez. 
A Espanha começava a ter uma geração temível que já dava cartas em 2001, e nos europeus, mas a partir de 2005 e que viria a tornar-se uma hegemonia completa.
Teixidó, Masoliver, Gil, Bagalhó, Gual, Panadero, Ordeig, Torra, Adroher.

Em 2006 começa aparecer um tal de Sergi Fernandez, Trabal continuava a ser o titularissimo da Espanha, e viria em Monza Itália levar a espanha a ser tetracampeã europeia.

Em 2007 no mundial mundial em Montreux, Portugal viria a fazer a prior prestação que me lembro um 6º lugar, ser a incrível Suiça que eliminou Portugal 3-2 (quartos) e Argentina 4-3(meias) para ir a final com Espanha, mas o que já tinha feito, era grande impossível derrotar a melhor selecção do mundo, levando uma goleada de 8-1 na final.
Trabal seria pela 3ª vez campeão do mundo, bicampeão do mundo.

Em 2008, Trabal continuaria a ser o titular sem discussão possível da baliza da Espanha, levaria a Espanha ao pentacampeonato europeu numa final muita dura com o resultado 1-0 frente de Portugal de Sénica.

Em 2009 na Taça das Nações Feriche decidiu, após 5 conquistas, dar a hipótese de levar outros atletas deixando em casa, algumas das figuras de top de fora, mas Trabal para Feriche era essencial, e foi convocado, podendo ele ganhar a sua 5ª Taça das Nações.
Mas na final apareceu 2 gajos do Benfica, que levaram Portugal finalmente a ganhar a Espanha, depois de 1998, Ricardo Barreiros com 2 golos e um gajo que os adeptos que não são do Benfica dizem que é um jogador banal, com o golo do 2-0, um tal de Valter Neves.

https://www.youtube.com/watch?v=xEbYnOwW44M

Seria a 2ª derrota de Trabal ao serviço da Espanha, mas neste caso, numa competição de 2ª linha.

Em 2009, Mundial em Vigo, Trabal continuava a dar um show na baliza da Espanha, levando a Espanha a derrotar Portugal nas meias finais e a Argentina na final, tornando a Espanha tricampeã mundial e o seu 4 título mundial.

Europeu 2010 na Alemanha, seria o último de Trabal.
Sergi Fernandez desde de 2006 assumiu a posição de nº2 da Espanha, coitado estava sempre a segurar a tolha para limpar o capacete.
Espanha e Trabal ganhava o seu hexacampeonato com um banho de hóquei na melhor geração de sempre de Espanha com um 8-2 a Portugal na final.

Mundial de 2011, novamente em San Juan e no mítico Aldo Cantoni, nada melhor para Trabal se despedir dos grandes palcos internacionais.
Argentina foi com tudo, foi buscar novamente David Paez que juntamente com Carlitos Nicolia, Pablo Alvarez, Emanuel Garcia, Reinaldo Garcia, Estaban Abalos, Lucas Ordonez e Mariano Velasquez tentava evitar o pentacampeonato da Espanha.

Espanha sofreu naquela meia final com Moçambique de Pedro Nunes aonde só ganhou no prolongamento com golo de ouro, nunca a Espanha de Carlos Feriche tinha estado tanto perto de perder, sim porque com golo de ouro, podia Moçambique ganhar de um momento para outro.

Na final contra 8000 pessoas no Aldo Cantoni, novamente Trabal a jogar naquele mítico pavilhão de hóquei, 10 anos depois com a Argentina novamente.
No hóquei naquela altura, 5 para 5 e no final ganhar a Espanha e assim foi, vitória por 5-4, Espanha tetracampeã mundial e Trabal se despedia dos palcos internacionais com o 5º título de campeonato do mundo.
Podendo finalmente o Sergi Fernandez, deixar de ser o homem da toalha para no Europeu 2012 e Mundial 2013 ser o nº1 da Espanha.

Trabal ganhou com a camisola espanhola:

5 Mundiais (2001, 2005, 2007, 2009, 2011)
6 Europeus (2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010)
4 Taça das Nações (2001, 2003, 2005, 2007)

Os únicas 2 provas que não ganhou foi o Mundial em 2003 e a Taça das Nações 2009.

Guillem Trabal durante uma década foi o titular indiscutível da Espanha, com suplentes como os 2 actuais guarda-redes do Barcelona: Aitor Egurrola e Sergi Fernandez.

Muito Obrigado por em 2013 teres aceite a proposta do Benfica e teres defendido as balizas do meu clube, continuarei a ser teu fã para sempre Trabal.

Adeus até um dia.


Tiago1982

Que orgulho ter tido este monstro das balizas no Benfica.

FOI ENORME!!

Obrigado por tudo Campeão!!

MasterT

Citação de: Messi87 em 11 de Junho de 2018, 10:05
O guarda-redes espanhol Guillem Trabal está de saída do Sport Lisboa e Benfica após cinco temporadas de águia ao peito.
Chegou dos espanhóis do Reus em 2013/14 e ajudou a enriquecer o palmarés da modalidade do Clube, nomeadamente com dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Liga Europeia, duas Taças Intercontinentais e duas Taças Continentais.

O Clube agradece o empenho e o compromisso do atleta ao longo das épocas, desejando-lhe felicidades para o seu futuro.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/06/11/hoquei-em-patins-despedida-do-guarda-redes-trabal-cinco-anos-depois
Grande craque, muito simpático, afável e com uma esposa muito gira 😋😁😘

Gaivoto


SonicYouth

Muito obrigado Guillem!!
Honra ter alguém deste calibre a vestir o manto.

As portas estarão sempre abertas.

BudSpencer

#823
Desculpem a minha ignorância em relação a esta saida........
.....ele vai embora porque já não dá mais físicamente??
Ou os entendidos acham que o PH é já superior a GT ???

Muchas GRACIAS TRABAL y felicidades por tú cumpleaños!!!!!!
SALUDOS CAMPEONISSIMO!!!!!

hugo1904

Um ídolo! Um Campeão! Um imortal!

Obrigado por tudo, Senhor "Muro" Trabal!