Hélder Cristóvão (Equipa B)

Treinador, 53 anos,
Portugal
Equipa B: 5 épocas, 214 jogos, 0 golos

acemessiae

OS GAJOS PORREIROS

Houve uma época, não muto distante, que o Benfica estava povoado de gajos porreiros. Na generalidade eram antigos jogadores, que briosamente tinham defendido a nossa camisola e que, por vicissitudes próprias da vida, tinham ficado por ali, com cargos mais ou menos importantes. Havia um misto de justiça, gratidão e caridade. Famoso ficou um olheiro que, apesar das tarefas inerentes à função, tinha significativas dificuldades de visão.

Recordei esses tempos ao ver a nossa equipa B a jogar. Honestamente, aquilo não é bem uma equipa, é essencialmente um conjunto de jogadores que eventualmente treinam juntos, presumo, porque nem disso tenho a certeza, e que por coincidência ou acaso, encontram-se no mesmo campo, à mesma hora, com o mesmo equipamento.

Não se vê uma jogada de conjunto ou algum sentido coletivo, sendo até ridícula a forma como a equipa se estendem no campo. Há um buraco enorme no meio-campo e ao mesmo tempo não há jogadores na área. É incompreensível. Acresce que cada substituição é uma tragédia sem sentido.

Nenhum jogador faz um passe para o colega sem antes tentar o drible. Todos jogam como se estivessem sozinhos. O mais simples gesto técnico sai sempre mal. Não há remate que não suba, não há centro que não vá direito à linha final. Jogadores que brilham em seleções, que deram nas vistas nos juniores, que até cumpriram se chamados à equipa A, tornam-se vulgares na equipa liderada pelo Hélder Cristóvão.

O problema é que não é de agora. Estas miseráveis exibições arrastam-se desde que o nosso ex-defesa-central tomou conta da equipa. Por exemplo, o Victor Andrade, que tão bem jogou sob as ordens do Rui Vitória, na equipa B parece que desaprende.

O Hélder foi um bom jogador, deu muito ao clube, especialmente por ter sido em épocas difíceis, mas definitivamente não consegue colocar a equipa a jogar, o mínimo que seja. E sem jogarem os mínimos, os jogadores não evoluem. Tenho pena, mas é a mais pura das verdades.

JL

http://serbenfiquista.com/blog_post/os-gajos-porreiros

Ad Astra

#1816
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:31
Citação de: Ad Astra em 04 de Outubro de 2015, 10:27
A Aposta nele deve ser mesmo por causa disso, sem ambição, sem personalidade (sem contar com a gritante falta de qualidade)

Não será na capacidade "amadurecer" jovens olha que parece que tem essa qualidade

Para amadurecer jogadores não basta limitar-se a coloca-los em campo. (Claro que certos jogadores aprendem por si próprios certas manhas fruto da experiência)
Tem de saber ensinar-lhes algo.

A nível mental esta equipa é um 0, sei que são miúdos, mas não conseguem aguentar um jogo fora, e os intermináveis vermelhos não são puro acaso.
Para além das poucas rotinas que há(as que existem vêm já dos escalões de baixo), as clareiras em certas partes do campo etc etc etc

zefo

Citação de: Ad Astra em 04 de Outubro de 2015, 11:10
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:31
Citação de: Ad Astra em 04 de Outubro de 2015, 10:27
A Aposta nele deve ser mesmo por causa disso, sem ambição, sem personalidade (sem contar com a gritante falta de qualidade)

Não será na capacidade "amadurecer" jovens olha que parece que tem essa qualidade

Para amadurecer jogadores não basta limitar-se a coloca-los em campo. (Claro que certos jogadores aprendem por si próprios certas manhas fruto da experiência)
Tem de saber ensinar-lhes algo.

A nível mental esta equipa é um 0, sei que são miúdos, mas não conseguem aguentar um jogo fora, e os intermináveis vermelhos não são puro acaso.
Para além das poucas rotinas que há(as que existem vêm já dos escalões de baixo), as clareiras em certas partes do campo etc etc etc

Tudo que dizes pode ser correcto, mas enquanto saírem miúdos que são de valor duvido que o Helder saia

paraguaio3

Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 10:44
Citação de: paraguaio3 em 03 de Outubro de 2015, 17:47
Final de jogo com toda a gente a jogar fora do lugar, que substituições patéticas... jogo ridículo!

O Nelsinho tambem jogava fora de posição... Nunca gostei muito deste treinador, mas temos visto nos ultimos 2 anos, principalmente, os jovens a aparecerem, e tem muito "dedo" dele, queirámos ou não... o Nelson era MC e agora é o que é...

Penso que para trabalhar a um nivel superior é fraco, para potencializar os jovens, esta no sitio certo... penso que o principal objectivo está a ser cumprido

Falei apenas do jogo, não do que se passou antes, nem se era bom ou mau treinador... com as substituições alterou as posições de 3 ou 4 jogadores, e estava toda a gente fora do lugar, e uma anarquia completa! Não foi arriscar para empatar, foi apenas ridículo...

adeptoBancada

Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:32
Citação de: tfouto em 03 de Outubro de 2015, 19:16
Depois há malta que fala bem do Hélder. Aí e tal o Nelson Semedo e o Guedes.

Fdx...

Sff explica-me o objectivo da equipa é que tinha impressão que essa era a pedra basilar

Eu acho genial haver malta que acha que o Nelson Semedo é o que é hoje por causa do Hélder. Se estivesse lá eu e só andasse literalmente a coçar os tomates, o Nelson estaria onde está agora.

Fdx fui ao Seixal ontem, aquilo foi deplorável. Só jogadas individuais. Pareciam todos cepos. Mas deve fazer parte do "processo".

zefo

Citação de: tfouto em 04 de Outubro de 2015, 14:05
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:32
Citação de: tfouto em 03 de Outubro de 2015, 19:16
Depois há malta que fala bem do Hélder. Aí e tal o Nelson Semedo e o Guedes.

Fdx...

Sff explica-me o objectivo da equipa é que tinha impressão que essa era a pedra basilar

Eu acho genial haver malta que acha que o Nelson Semedo é o que é hoje por causa do Hélder. Se estivesse lá eu e só andasse literalmente a coçar os tomates, o Nelson estaria onde está agora.

Fdx fui ao Seixal ontem, aquilo foi deplorável. Só jogadas individuais. Pareciam todos cepos. Mas deve fazer parte do "processo".

Todos os miudos que estão a brilhar neste momento não tiveram nenhuma ajuda do Helder?

adeptoBancada

Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 14:23
Citação de: tfouto em 04 de Outubro de 2015, 14:05
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:32
Citação de: tfouto em 03 de Outubro de 2015, 19:16
Depois há malta que fala bem do Hélder. Aí e tal o Nelson Semedo e o Guedes.

Fdx...

Sff explica-me o objectivo da equipa é que tinha impressão que essa era a pedra basilar

Eu acho genial haver malta que acha que o Nelson Semedo é o que é hoje por causa do Hélder. Se estivesse lá eu e só andasse literalmente a coçar os tomates, o Nelson estaria onde está agora.

Fdx fui ao Seixal ontem, aquilo foi deplorável. Só jogadas individuais. Pareciam todos cepos. Mas deve fazer parte do "processo".

Todos os miudos que estão a brilhar neste momento não tiveram nenhuma ajuda do Helder?
nao. O jogarem ajuda. Mas é joguem por si.

afcs

Citação de: paraguaio3 em 04 de Outubro de 2015, 13:43
Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 10:44
Citação de: paraguaio3 em 03 de Outubro de 2015, 17:47
Final de jogo com toda a gente a jogar fora do lugar, que substituições patéticas... jogo ridículo!

O Nelsinho tambem jogava fora de posição... Nunca gostei muito deste treinador, mas temos visto nos ultimos 2 anos, principalmente, os jovens a aparecerem, e tem muito "dedo" dele, queirámos ou não... o Nelson era MC e agora é o que é...

Penso que para trabalhar a um nivel superior é fraco, para potencializar os jovens, esta no sitio certo... penso que o principal objectivo está a ser cumprido

Falei apenas do jogo, não do que se passou antes, nem se era bom ou mau treinador... com as substituições alterou as posições de 3 ou 4 jogadores, e estava toda a gente fora do lugar, e uma anarquia completa! Não foi arriscar para empatar, foi apenas ridículo...

Sim, tens razao. Eu é que vi tantos comentarios a criticar o Helder que associei a uma critica geral. Quanto ao jogo, nao posso falar, pois infelizmente nao tive oportunidade de ver.

Saudações

adeptoBancada

Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 14:31
Citação de: paraguaio3 em 04 de Outubro de 2015, 13:43
Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 10:44
Citação de: paraguaio3 em 03 de Outubro de 2015, 17:47
Final de jogo com toda a gente a jogar fora do lugar, que substituições patéticas... jogo ridículo!

O Nelsinho tambem jogava fora de posição... Nunca gostei muito deste treinador, mas temos visto nos ultimos 2 anos, principalmente, os jovens a aparecerem, e tem muito "dedo" dele, queirámos ou não... o Nelson era MC e agora é o que é...

Penso que para trabalhar a um nivel superior é fraco, para potencializar os jovens, esta no sitio certo... penso que o principal objectivo está a ser cumprido

Falei apenas do jogo, não do que se passou antes, nem se era bom ou mau treinador... com as substituições alterou as posições de 3 ou 4 jogadores, e estava toda a gente fora do lugar, e uma anarquia completa! Não foi arriscar para empatar, foi apenas ridículo...

Sim, tens razao. Eu é que vi tantos comentarios a criticar o Helder que associei a uma critica geral. Quanto ao jogo, nao posso falar, pois infelizmente nao tive oportunidade de ver.

Saudações

Boa. Ainda bem que comentas então. Não vês os jogos mas estas habilitado para falar.

zefo

Citação de: tfouto em 04 de Outubro de 2015, 14:30
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 14:23
Citação de: tfouto em 04 de Outubro de 2015, 14:05
Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 10:32
Citação de: tfouto em 03 de Outubro de 2015, 19:16
Depois há malta que fala bem do Hélder. Aí e tal o Nelson Semedo e o Guedes.

Fdx...

Sff explica-me o objectivo da equipa é que tinha impressão que essa era a pedra basilar

Eu acho genial haver malta que acha que o Nelson Semedo é o que é hoje por causa do Hélder. Se estivesse lá eu e só andasse literalmente a coçar os tomates, o Nelson estaria onde está agora.

Fdx fui ao Seixal ontem, aquilo foi deplorável. Só jogadas individuais. Pareciam todos cepos. Mas deve fazer parte do "processo".

Todos os miudos que estão a brilhar neste momento não tiveram nenhuma ajuda do Helder?
nao. O jogarem ajuda. Mas é joguem por si.
Pessoalmente tinha a impressão que o treinador teria influencia, já que alguns agradeceram. Mas se dizes que é sorte então troque.se de treinador.
Quem seria o escolhido?


adeptoBancada

Sorte não, talento. Talento demais para se perderem. Semedo é inteligente, Bernardo também. Teixeira não. Os jogadores menos inteligentes são os que sofrem mais quando o treinador não faz o seu papel.

Quem? Bruno Lage.

Theroux

Podem tirar o cavalinho da chuva que o Hélder acabou de renovar.

zefo

Citação de: Theroux em 04 de Outubro de 2015, 14:36
Podem tirar o cavalinho da chuva que o Hélder acabou de renovar.
Só tivemos dois treinadores desde que voltou a B não foi? o Norton e o Helder. O Norton não bazou antes do contrato terminar?

zefo