Hélder Cristóvão (Equipa B)

Treinador, 53 anos,
Portugal
Equipa B: 5 épocas, 214 jogos, 0 golos

Theroux

Citação de: zefo em 04 de Outubro de 2015, 14:39
Citação de: Theroux em 04 de Outubro de 2015, 14:36
Podem tirar o cavalinho da chuva que o Hélder acabou de renovar.
Só tivemos dois treinadores desde que voltou a B não foi? o Norton e o Helder. O Norton não bazou antes do contrato terminar?

O Norton saiu no final da época devido aos compromissos que tinha com outro clube.

afcs

Citação de: tfouto em 04 de Outubro de 2015, 14:32
Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 14:31
Citação de: paraguaio3 em 04 de Outubro de 2015, 13:43
Citação de: afcs em 04 de Outubro de 2015, 10:44
Citação de: paraguaio3 em 03 de Outubro de 2015, 17:47
Final de jogo com toda a gente a jogar fora do lugar, que substituições patéticas... jogo ridículo!

O Nelsinho tambem jogava fora de posição... Nunca gostei muito deste treinador, mas temos visto nos ultimos 2 anos, principalmente, os jovens a aparecerem, e tem muito "dedo" dele, queirámos ou não... o Nelson era MC e agora é o que é...

Penso que para trabalhar a um nivel superior é fraco, para potencializar os jovens, esta no sitio certo... penso que o principal objectivo está a ser cumprido

Falei apenas do jogo, não do que se passou antes, nem se era bom ou mau treinador... com as substituições alterou as posições de 3 ou 4 jogadores, e estava toda a gente fora do lugar, e uma anarquia completa! Não foi arriscar para empatar, foi apenas ridículo...

Sim, tens razao. Eu é que vi tantos comentarios a criticar o Helder que associei a uma critica geral. Quanto ao jogo, nao posso falar, pois infelizmente nao tive oportunidade de ver.

Saudações

Boa. Ainda bem que comentas então. Não vês os jogos mas estas habilitado para falar.

Não sei se não me fiz entender... Eu disse que não tive oportunidade, porque tive que trabalhar, de assistir a este jogo... Não disse que nao assistia aos jogos da equipa B, que por acaso costumo acompanhar com regularidade porque gosto de ver a qualidade dos nossos jovens.

ratm1904

Fds é impressionante o complexo com os treinadores que existe neste forum, nenhum serve... seja em que modalidade for ou escalão.

Almada


O-Rível

Citação de: ratm1904 em 11 de Outubro de 2015, 13:13
Fds é impressionante o complexo com os treinadores que existe neste forum, nenhum serve... seja em que modalidade for ou escalão.

Por acaso acho que este é o pior treinador principal que temos, de todos os treinadores principais que conheço do clube. Aliás, é o único que, para mim, em termos de competência, está completamente desajustado do que deve ser a exigência do clube. É um treinador de Inatel a treinar uma equipa profissional num dos maiores clubes da Europa. Dá que pensar.

ratm1904

#1835
Citação de: O-Rível em 13 de Outubro de 2015, 13:32
Citação de: ratm1904 em 11 de Outubro de 2015, 13:13
Fds é impressionante o complexo com os treinadores que existe neste forum, nenhum serve... seja em que modalidade for ou escalão.

Por acaso acho que este é o pior treinador principal que temos, de todos os treinadores principais que conheço do clube. Aliás, é o único que, para mim, em termos de competência, está completamente desajustado do que deve ser a exigência do clube. É um treinador de Inatel a treinar uma equipa profissional num dos maiores clubes da Europa. Dá que pensar.

Se fosse assim tão incompetente os jogares que ele treina não apresentavam evoluções tão positivas. Com ele muitos jogadores conseguiram fazer uma boa transição para o futebol senior.
Felizmente temos muitos e bons exemplos de jogadores que tiveram uma boa experiencia com ele o que vem rebater algumas das criticas que aqui são feitas. É bom não esquecer que a ideia da equipa B é ajudar os jogadores a completarem o seu processo de formação.

Vejo basicamente aqui as mesmas criticas que eram feitas ao Norton e o provavelmente serão as mesma que vão fazer ao "Manel" que o venha substituir.

Se quiseres ir um bocadinho mais a fundo.

Neste forum por alguns users do forum, Carlos Lisboa já tinha sido despedido faz tempo, A secção do Andebol já tinha acabado, o Leonardo Jardim é fraco no Volei já para não falar do Rui Vitória que queriam fora do clube na 1ªjornada (!!).
Enfim..Seria bom para todos que fosse respeitado o trabalho dos nossos treinadores neste caso do Helder, afinal de conta o sucesso do Bernardo, do Ivan , do Nelson Semedo , do Guedes, do Lindelof, do Rui fonte etc etc têm também muito contributo do Helder.


O-Rível

Citação de: ratm1904 em 14 de Outubro de 2015, 00:19
Citação de: O-Rível em 13 de Outubro de 2015, 13:32
Citação de: ratm1904 em 11 de Outubro de 2015, 13:13
Fds é impressionante o complexo com os treinadores que existe neste forum, nenhum serve... seja em que modalidade for ou escalão.

Por acaso acho que este é o pior treinador principal que temos, de todos os treinadores principais que conheço do clube. Aliás, é o único que, para mim, em termos de competência, está completamente desajustado do que deve ser a exigência do clube. É um treinador de Inatel a treinar uma equipa profissional num dos maiores clubes da Europa. Dá que pensar.

Se fosse assim tão incompetente os jogares que ele treina não apresentavam evoluções tão positivas. Com ele muitos jogadores conseguiram fazer uma boa transição para o futebol senior.
Felizmente temos muitos e bons exemplos de jogadores que tiveram uma boa experiencia com ele o que vem rebater algumas das criticas que aqui são feitas. É bom não esquecer que a ideia da equipa B é ajudar os jogadores a completarem o seu processo de formação.

Vejo basicamente aqui as mesmas criticas que eram feitas ao Norton e o provavelmente serão as mesma que vão fazer ao "Manel" que o venha substituir.

Se quiseres ir um bocadinho mais a fundo.

Neste forum por alguns users do forum, Carlos Lisboa já tinha sido despedido faz tempo, A secção do Andebol já tinha acabado, o Leonardo Jardim é fraco no Volei já para não falar do Rui Vitória que queriam fora do clube na 1ªjornada (!!).
Enfim..Seria bom para todos que fosse respeitado o trabalho dos nossos treinadores neste caso do Helder, afinal de conta o sucesso do Bernardo, do Ivan , do Nelson Semedo , do Guedes, do Lindelof, do Rui fonte etc etc têm também muito contributo do Helder.

A evolução é uma coisa demasiado subjectiva para medir de forma simples, porque para se ser jogador de futebol ao nível a que precisamos não implica apenas ter um rendimento superior em relação ao que acontecia nos Juniores. Os jogadores evoluem, seguramente, mas diria que isso se deve predominantemente ao facto de serem estimulados por um contexto competitivo muito mais exigente, o que implica sobretudo ter de pensar mais rápido e executar mais rápido. O problema é que vemos, semana após semana, jogadores a cometer os mesmos erros em termos de decisão e compreensão do jogo. O Vítor Andrade tem condições técnicas e físicas para ser jogador da nossa equipa A, mas o que é que evoluiu em termos de decisão? Não percebe puto do que se passa no campo, e isso reflecte o trabalho de quem? Apenas do jogador? O treinador não é uma figura decorativa, que dá motivação aos jogadores, e que lhe conta umas histórias do seu passado, isso são balelas. O treinador tem é de ser competente no treino e na gestão do grupo. O Hélder, para mim, estar ali no banco da equipa B, ou estar um boneco insuflável, é igual.

O Norton tinha como maior problema a gestão do grupo. Não é um treinador extremamente competente, mas é melhor que o Hélder na parte do treino, pelo menos julgando pela organização colectiva que as suas equipas apresentam. Onde o Norton pecava era pela gestão do grupo, sobretudo apostando nos afilhados, o que era uma coisa por demais evidente. Ter cepos no Benfica como o Luciano e o João Mário só mesmo na cabeça dele é que pode não ser escândalo. E toda a gente que queira  acaba por saber a razão pela qual ele incluiu esses matrecos na equipa B.

Acho que o tipo de críticas não é, por isso, bem o mesmo.

Quanto ao que alguns dizem... pá, não concordo com a maior parte, mas compreendo a existência de críticas. E é para isso que um fórum também vai servindo. Não é suposto haver heterogeneidade de opiniões? Desde que sejam fundamentadas, acho bem saudável que existam opiniões diversas.

ratm1904

Citação de: O-Rível em 14 de Outubro de 2015, 05:12

A evolução não tem nada de subjectividade, ou o jogador evolui ou não. Se o factor para evoluir fosse só jogar num nível mais competitivo e exigente já tinhas tido resultados mais cedo, não faltam exemplos de jogadores nossos a jogar na 1ª e 2ª Liga e terem resultados pouco satisfatórios na sua evolução.

O exemplo que deste do Victor Andrade é um exemplo para mim não é de estagnação, nem os seus erros são os mesmos. A sua evolução da primeira época para a segunda é bastante significativo a nível colectivo e individual e mesmo até mental. Está pronto? Não!. Mas que está muito melhor é uma realidade.

Quando às criticas fazes especificamente ao treinador parecem-me contraditórias. Se dizes  por um lado  que "estar ali no banco da equipa B, ou estar um boneco insuflável, é igual." Depois assumes o seu  papel na motivação, experiencia e gestão de grupo. Parecem me argumentos pouco sérios.

Se fizeres a comparação com o Norton a nível de organização de jogo, ainda não vi nada que me   leve a dar-te razão. O Norton com uma equipa mais experiente que o Helder acabou por ter um bom inicio de temporada, o resto da época não foi nada superior ao trabalho do actual treinador.
Sobre o treino de um e outro não opino. Está fora do meu conhecimento, nunca vi nenhum a treinar.

Mais uma vez repito, um treinador incompetente não obtinha o sucesso com os jogadores que o Helder tem tido

Equipa Principal:
-Lidelof / J.Teixeira / N. Santos / Guedes / Semedo / Vitor Andrade

1ªLiga:

-Fábio Cardoso / Ruben Pinto / Rui Fonte / Bruno Gaspar

Estrangeiro:

- B. Silva / Ivan Cavaleiro /H. Costa / J. Cancelo / B. Varela

Tudo jogadores que passaram na equipa B com o Helder ao leme, algum mérito o homem deve ter... São muitos e bons jogadores a passarem para um novo patamar. O mérito evidentemente também é partilhado pelo trabalho de toda a gente no CFC, ele também faz parte desse trabalho que tem permitido ao R. Vitória começar a colher alguns frutos.

O-Rível

Citação de: ratm1904 em 15 de Outubro de 2015, 00:57
Citação de: O-Rível em 14 de Outubro de 2015, 05:12

A evolução não tem nada de subjectividade, ou o jogador evolui ou não. Se o factor para evoluir fosse só jogar num nível mais competitivo e exigente já tinhas tido resultados mais cedo, não faltam exemplos de jogadores nossos a jogar na 1ª e 2ª Liga e terem resultados pouco satisfatórios na sua evolução.

O exemplo que deste do Victor Andrade é um exemplo para mim não é de estagnação, nem os seus erros são os mesmos. A sua evolução da primeira época para a segunda é bastante significativo a nível colectivo e individual e mesmo até mental. Está pronto? Não!. Mas que está muito melhor é uma realidade.

Quando às criticas fazes especificamente ao treinador parecem-me contraditórias. Se dizes  por um lado  que "estar ali no banco da equipa B, ou estar um boneco insuflável, é igual." Depois assumes o seu  papel na motivação, experiencia e gestão de grupo. Parecem me argumentos pouco sérios.

Se fizeres a comparação com o Norton a nível de organização de jogo, ainda não vi nada que me   leve a dar-te razão. O Norton com uma equipa mais experiente que o Helder acabou por ter um bom inicio de temporada, o resto da época não foi nada superior ao trabalho do actual treinador.
Sobre o treino de um e outro não opino. Está fora do meu conhecimento, nunca vi nenhum a treinar.

Mais uma vez repito, um treinador incompetente não obtinha o sucesso com os jogadores que o Helder tem tido

Equipa Principal:
-Lidelof / J.Teixeira / N. Santos / Guedes / Semedo / Vitor Andrade

1ªLiga:

-Fábio Cardoso / Ruben Pinto / Rui Fonte / Bruno Gaspar

Estrangeiro:

- B. Silva / Ivan Cavaleiro /H. Costa / J. Cancelo / B. Varela

Tudo jogadores que passaram na equipa B com o Helder ao leme, algum mérito o homem deve ter... São muitos e bons jogadores a passarem para um novo patamar. O mérito evidentemente também é partilhado pelo trabalho de toda a gente no CFC, ele também faz parte desse trabalho que tem permitido ao R. Vitória começar a colher alguns frutos.

Essa visão de evolução é demasiado monolítica. Tu podes evoluir em termos físicos, em termos de mentalidade competitiva, e regredir no que diz respeito a qualidade de decisão. O rendimento desportivo não depende de uma só variável. Para além disso, partes de uma premissa falsa: é óbvio que o contexto tem uma influência muito grande no rendimento dos jogadores, e o contexto não é apenas definido pelos adversários com quem jogas como também com quem treinas. Há uma clara diferença dos dois últimos anos em termos de paradigma. Temos tido um conjunto de jogadores de grande qualidade na equipa B, que competem entre si e com os adversários - mais experientes e mais fortes do que o que encontras no Nacional de Juniores.
É óbvio que em alguns casos esse salto não chega, até porque não basta haver oposição, é preciso estar enquadrado num grupo onde seja possível crescer e ter tempo. É essa a grande mais-valia das equipas B, sobretudo quando a nossa direcção começa a promover medidas como as que se sucederam nos últimos tempos, de dar um estímulo superior aos que estejam já preparados para outros voos. Não podes comparar este período com o período dos empréstimos ao Fátima ou ao Carregado. Não faz o mínimo sentido, são outros contextos.

No entanto, estas promoções de jogadores e esta aposta declarada no CFC por si só não bastam, e esse é mais um problema do teu argumento: falas nos jogadores que passaram pelas mãos do Hélder, como se eles passarem pela equipa B fosse mérito dele. Ele não risca nada nesse aspecto, ele "treina" o que lhe dão. É por isso que ele está lá: porque não levanta ondas, e porque é um tipo porreiro.

Curiosamente, ao mesmo tempo, esses jogadores que referes, nas mãos do Hélder, não evoluíram quase nada em que se diga "é trabalho do treinador". Trabalho do treinador é o que o Judas fez nos últimos anos com imensos jogadores. Pegou em talento e inseriu-os num modelo de jogo complexo (talvez demais), mas onde cada jogador sabia perfeitamente o que tinha de fazer em cada momento do jogo. Pelo contrário, em termos de compreensão do jogo, a maioria regrediu em muitos aspectos. Tens excepções, é claro, como tipos como o Bernardo, muito inteligentes, que conseguem decidir bem mesmo sem treinar com qualidade, e tens 99% dos miúdos que saem do CFC: miúdos que ainda estão a evoluir na sua capacidade de decidir rápido e bem, miúdos que precisam de referências tácticas para poderem assentar o seu jogo. O que é que se sucede? Vemos um João Teixeira que parece que piorou com o passar do tempo. Vemos um Renato Sanches, sempre com os mesmos vícios, etc, etc, etc. Resumindo, vemos um grupo de miúdos talentosos, em que a maioria é cada um a jogar por si, a apostar na condução de bola ad eternum, em situações de 1x2, 1x3, a bater contra os muros sem encontrar um espaço vazio... pá, se tu vês trabalho colectivo, tudo bem. Eu acho que esta equipa consegue ser bem pior que a de Juniores em termos de entendimento do jogo, e devia ser precisamente o contrário.

Quanto ao que eu disse - "estar ali no banco da equipa B, ou estar um boneco insuflável, é igual" - é verdade. Ele no banco, a orientar a equipa, faz pouco mais que um espantalho. Está ali, pronto. Intervenção? Zero. Motivará os jogadores com umas palavras no balneário? Talvez. Conta umas histórias do passado? Provavelmente. Em lado nenhum disse que ele geria bem o grupo ou que tinha experiência. Aliás, ele experiência tem enquanto jogador, e que eu saiba não há um transfer óbvio de competências do campo para o banco.

Posto isto, o sucesso do Hélder é uma ilusão. Nós estamos a competir na 2ª Liga com jogadores que bem orientados limpavam-na na boa. Com jogadores que - mais uma vez, bem orientados - acabavam facilmente na 1ª metade da tabela na 1ª Liga. Mas há dúvidas? Parece-me que essa lógica de "tantos jogadores bons, algum mérito ele há-de ter" pode ser vista como "tantos jogadores bons, e só jogamos isto"? Onde é que está o mérito dele em ter a quantidade de talento que tem ao seu dispor (e mesmo assim não conseguir tirar o melhor partido dela)? O Benitez tem mérito por ter ao seu dispor o Ronaldo, o Benzema, o Bale, o Modric, etc., etc.? Tem mérito quando apresentar resultados, e neste caso vejo pouquíssimos (não falo sequer de desportivos, falo de evolutivos, é isso que importa).

adeptoBancada

#1839
Lindelof, nunca jogou na equipa A. Teixeira idem. Logo não conta.

Estrangeiro, Hélder Costa e Bruno Varela nunca jogaram.

Não percebo como é que o Hélder tem algum mérito nisto, mas prontos. Jogadores da B, que no final da época estão iguais ao que eram no inicio.

Velazquez

Citação de: tfouto em 18 de Outubro de 2015, 15:06
Lindelof, nunca jogou na equipa A. Teixeira idem. Logo não conta.

Estrangeiro, Hélder Costa e Bruno Varela nunca jogaram.

Não percebo como é que o Hélder tem algum mérito nisto, mas prontos. Jogadores da B, que no final da época estão iguais ao que eram no inicio.
Estás um bocado esquecido.O Teixeira nunca jogou na equipa A?Mesmo o Lindelof

crowseye

Teixeira jogou a Liga dos Campeões salvo erro.

joker17

Excelente trabalho desenvolvido na Premier League Youth Cup

dani bergkamp

Ouvi ontem, no programa Prolongamento, o Pedro Guerra afirmar que foi o Hélder que adaptou o Nélson Semedo a lateral direito. Alguém me confirma ou desmente a veracidade desta afirmação?

crowseye

Citação de: dani bergkamp em 20 de Outubro de 2015, 12:39
Ouvi ontem, no programa Prolongamento, o Pedro Guerra afirmar que foi o Hélder que adaptou o Nélson Semedo a lateral direito. Alguém me confirma ou desmente a veracidade desta afirmação?

Um dos pasquins noticiaram que tinha sido em Fátima, quando foi emprestado, mas na verdade foi com Hélder.