2ª Liga 3ª J: SC Beira-Mar 2 - 2 SL Benfica B, 21Ago. Qua. 17h00 *Sport TV 1*

pinheiro3

Por isto uma das coisas que mais me irrita é o " saltar etapas". Fosse o Benfica um clube bem gerido, e todos os rapazes juniores e juvenis mais talentosos e com mais capacidade de vingar estariam na equipa B, em vez de lá andarem jogadores que todos sabemos que nunca chegarão ao plantel principal. Outras dificuldades, e eles iriam evoluir mais em meio ano, que a bater em mortos até acabar a formação.

Shoky

"Hoje em dia já há quem tente replicar isso. O Dragon Force, por exemplo, já fez vários treinos que consistem em jogos de 2x2, 3x3, na rua, com o objectivo de meter a bola debaixo dos bancos (baliza). Inovador."

Um fabuloso exemplo.

Eu lembro-me que do 5º ao 9º ano...jogávamos, por iniciativa própria na escola, com uma bola de ténis e a baliza era em baixo dos bancos...que era uma pequena racha.
Eram 5 ou 6 gajos ao mesmo tempo...uma espécie de jogo com regras próprias de bota fora aos 3 sofridos.

Lá está...imaginação.

Velazquez

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Agosto de 2013, 00:14

Se eu fosse seleccionador também os escolheria.

Mas com uma discrepância tão grande a competitividade está assegurada? As experiências necessárias para crescerem vão aparecer?
Se quiserem sim

André Sousa

Citação de: pinheiro3 em 22 de Agosto de 2013, 00:15
Um exemplo do que se discutiu aqui é o Nuno Santos que veio agora para o Benfica. bastou uma época no Rio Ave, com outras exigências e maior dificuldade, para evoluir em muitos aspectos de jogo e explodir.

Há casos desses. Da mesma forma que tens o exemplo dos miúdos que vieram do Guimarães. Eu só vi jogar o Ricardo Carvalho, mas e os outros? Será que têm qualidade? Também passaram a maior parte da carreira a encontrar adversidades maiores...

andre_04_SLB

Não. Uma equipa como o Benfica, os defesas centrais passam o processo de formação a ter como objectivos e critérios de êxito a progressão com bola, o passe, a recepção... quando no contexto do futebol profissional vão ter de saber muito mais do jogo no processo defensivo e as experiências que tiveram serão sempre curtas.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Agosto de 2013, 00:25
Não. Uma equipa como o Benfica, os defesas centrais passam o processo de formação a ter como objectivos e critérios de êxito a progressão com bola, o passe, a recepção... quando no contexto do futebol profissional vão ter de saber muito mais do jogo no processo defensivo e as experiências que tiveram serão sempre curtas.

Lá está. Não se deve descurar isso. Da mesma forma que estando o foco, em 90% das vezes, nisso, acaba por encurtar a manta. Há que equilibrar a balança. E a melhor forma de o fazer, é replicando, ou tentando fazê-lo, o jogo. Com muito jogo.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 22 de Agosto de 2013, 00:27
Citação de: andre_04_SLB em 22 de Agosto de 2013, 00:25
Não. Uma equipa como o Benfica, os defesas centrais passam o processo de formação a ter como objectivos e critérios de êxito a progressão com bola, o passe, a recepção... quando no contexto do futebol profissional vão ter de saber muito mais do jogo no processo defensivo e as experiências que tiveram serão sempre curtas.

Lá está. Não se deve descurar isso. Da mesma forma que estando o foco, em 90% das vezes, nisso, acaba por encurtar a manta. Há que equilibrar a balança. E a melhor forma de o fazer, é replicando, ou tentando fazê-lo, o jogo. Com muito jogo.

Eu tive o cuidado de dizer numa mensagem anterior que não defendo a anarquia do treino porque sou muito organizado e estudo muito o que faço. E muitas das coisas que hoje critico, fiz. Mas isso é o processo de aprendizagem porque também passamos. Agora os modelos que actualmente estão definidos na maioria dos clubes é mau de mais. Sobretudo porque não há competência.

Velazquez

Citação de: pinheiro3 em 22 de Agosto de 2013, 00:20
Por isto uma das coisas que mais me irrita é o " saltar etapas". Fosse o Benfica um clube bem gerido, e todos os rapazes juniores e juvenis mais talentosos e com mais capacidade de vingar estariam na equipa B, em vez de lá andarem jogadores que todos sabemos que nunca chegarão ao plantel principal. Outras dificuldades, e eles iriam evoluir mais em meio ano, que a bater em mortos até acabar a formação.
É isso que eu digo.é assim que se pode aumentar a competitividade e dificuldade.Por exemplo agora o Guzzo devia estar no lugar do Uros,o J.Nunes no lugar pelo menos do Rudi,o Renato Sanches nos juniores,etc

andre_04_SLB

E só para insistir no argumento dos defesas, e para o Velazquez não mandar post sem sequer o justificar, deixo aqui a lista dos defesas que foram por Portugal ao Mundial de 2010:

Bruno Alves. Formação Varzim.
Paulo Ferreira. Formação Cascais/Estoril.
Rolando. Formação Campomaiorense/Belenenses.
Duda. Formação Vit. Guimarães.
Ricardo Carvalho. Formação Amarante.
Miguel. Formação Estrela da Amadora.
Ricardo Costa. Formação Boavista.
Coentrão. Formação Rio Ave.

É que não há um!

Velazquez

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Agosto de 2013, 00:34
E só para insistir no argumento dos defesas, e para o Velazquez não mandar post sem sequer o justificar, deixo aqui a lista dos defesas que foram por Portugal ao Mundial de 2010:


Como?

Slb23

Um bocadinho de off topic mas André que achas do Ruben Alves que foi do Boavista para o Porto?

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 22 de Agosto de 2013, 00:29
Eu tive o cuidado de dizer numa mensagem anterior que não defendo a anarquia do treino porque sou muito organizado e estudo muito o que faço. E muitas das coisas que hoje critico, fiz. Mas isso é o processo de aprendizagem porque também passamos. Agora os modelos que actualmente estão definidos na maioria dos clubes é mau de mais. Sobretudo porque não há competência.

Isso é normal. Eu, há alguns anos atrás, também achava que os tipos com capacidade física que se destacavam na formação, eram realmente bons. Da mesma forma que, quando era mais novo, também achava uma seca todos aqueles exercícios de passe e recepção, sem oposição, ou aquelas finalizações de 1x0, onde tens toda a calma do mundo, mas era só isso. Não percebia que era isso que ia fazer com que evoluísse menos.

Sobre a competência... Também já pensei que não sei se são os treinadores que são competentes, se são os objectivos de cima que fazem com que sejam menos competentes. Dois exemplos. O Tralhão foi, no seu curso, o melhor. E mostrava perceber de futebol à brava. Metódico, proactivo, criativo. Aquilo que vejo nos juniores, hoje, é algo muito diferente disso. Também pode ser por ser um teórico e não conseguir operacionalizar como pensa as coisas. O Renato Paiva, ainda há dias, criticou imenso os modelos competitivos da FPF, com palavras muito bem estruturadas e uma ideia ali subentendida. O que me leva a pensar que também partilha da ideia que é a pouca competitividade que leva ao desnível do jogador português, de há uns anos para cá. Será que, por ele, não estava a jogar com uma equipa maioritariamente de iniciados no campeonato de juvenis? Ou diverte-se a bater em mortos com esta geração, que é muito boa, apenas porque sim?

André Sousa

André, curioso, também, que todos os laterais só passaram a ser laterais já no futebol sénior, dado que na formação eram extremos de origem. Dois, até, pela mão do Jesus.

pedroslb18

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.

Dizia e era contra a sua contratação.

Sempre mostrou deficiências técnicas, especialmente ao amarrar as bolas, sejam remates rasteiros, cruzados, frontais, quer fosse a melhor opção ou não quase sempre dava preferência a socar ou pior defende com as palmas para à frente e para o lado. Se fizesse isso apenas em alguma situações não era grande indicio, mas fazendo-o sempre ou sabe que não tem capacidades para mais e tenta sempre sacudir e quase nunca amarrar porque tem receio de a largar (só aqui estão falhas técnicas e psicológicas) ou então ignora as suas limitações e ao tentar agarrar larga as bolas na mesma porque simplesmente não é bom o suficiente.

No Braga não se notava o factor cruzamentos tanto pois defendiam com uma linha defensiva mais baixa que minimizava esse problema. O facto de só ganhar a titularidade depois do Felipe que estava a fazer uma época de merda, juntamente com o resto do historial dele também não indicavam boas coisas.

No Benfica as coisas começaram bem, o que lhe permitiu mitigar algumas dessas deficiências. Quando começou a correr mal notou-se uma falha ainda maior, a falta de estofo psicológico.

pedroslb18

post duplicado.