2ª Liga 3ª J: SC Beira-Mar 2 - 2 SL Benfica B, 21Ago. Qua. 17h00 *Sport TV 1*

Shoky

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:44
Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:36
Já eu defendo que devemos atirar os rapazes às feras...que é onde se separam os bons dos maus.
Tenho muita pena que o Cancelo não tenha sido aposta logo em Celtic Park. Desconfio que nunca mais saia da equipa.
Agora anda a fazer circo na equipa B.

A experiência vai-me dizendo que para um jogador entrar na equipa A só com uma deficiência grande na equipa e uma clara necessidade de apostar no miúdo. Seja porque há 3 ou 4 lesionados. Seja porque há 3 ou 4 castigados ou porque houve vendas.

Foi assim que entrou o João Pereira, o Manuel Fernandes, o André Almeida, o André Gomes...

Todos lançados às feras.

andre_04_SLB

Só mais uma achega do que muita malta já disse, e eu fui dizendo, do escalão de Infantis. O problema é que isto acontece nos JUVENIS SUB-17!!!!!!!!!!!!!!

Convocatória de hoje da selecção:

Eis a lista de convocados:
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Ruben Dias e Yuri Ribeiro;
FC Porto: André Mesquita, Diogo Izata, Jorge Fernandes, Luís Mata e Rúben Neves;
Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva.

Jiujitsu

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:24
Shoky eu trabalhei numa situação dessas com directrizes dessas e é tão ridículo, acredita. Que sentido faz ter um miúdo desse nível, que falas, e ter de lhe ensinar os princípios todos, e só depois de ir passando etapas, é que pode fazer determinadas coisas? O futebol não é a escola primária em que se aprende as palavras antes de conjugar a frase.

Mas é o poder instalado e não vale a pena ir contra os pseudo sabedores que no fundo nunca provaram nada em contexto nenhum mas continuam a ditar leis.

Para te explicar basicamente o que pretendo dizer: o 3x3 é uma situação final já da aprendizagem do miúdo nessa idade. Antes disso passa 1 mês a aprender a recepção parte interna, depois a externa. Depois o passe curto e médio. Depois a condução parte externa, cabeça levantada. Introduz-se o drible. Começam os exercícios de relação com a bola. Começa o 1x1. Passas para o 2x1. Passas para o 3x2. Ficas 1/2 anos inteiros a passar por isto tudo.

Engraçado que os supra-sumos apareceram no tempo em que o treino era 11x11, uma bola, e joguem. Curiosidades.

Desde já obrigado pela resposta.
O que dizes aqui é muito interessante, a castração de irreverencia que os mais jovens sofrem é algo que deve ser rapidamente corrigida, até porque se diz que cada país tem a sua "escola" isto é algo que vai completamente contra a nossa génese.
O jogador português é na sua concepção mais pura um fantasista, muitas vezes inconsequente mais ainda assim um jogador de repentismos e isto tem se vindo a perder de há uns anos para cá.
Costumo dizer que os grandes clubes (não só mas principalmente) desde as escolinhas até ao ultimo ano de juvenis, pois em Júniores já começa a quem mais pode proliferar ou não, visto achar ser um ano de semi-integração não existe formação mas sim Formatação de jogadores.

E não é por acaso que os casos de sucesso que ainda vão aparecendo são os jogadores vindos da Guiné, Brumas etc que vêm do futebol "crú" do futebol de talento e que chegam a portugal já depois de vários anos a jogar literalmente descalços o que lhes dá uma grande vantagem no controlo de bola e sensibilidade com a mesma.
Esta tendência vai manter-se enquanto não se repensarem modelos.
Eu quando falo em reformulação penso bastante na extinção de Equipas de infantis A e B p.e. pois não acho benéfico nem para os próprios clubes, ainda menos para atletas e acabam por desvirtuar ligas absorvendo para si todos os jogadores que se destacam minimamente enfraquecendo directamente todos os outros adversários.

pedroslb18

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:42
Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:39
O Benfica é capaz de ter 15 ou 16 titulares de caras...craques.

Mas depois não os tem no sitio certo. O problema é esse.
Tem 0 na baliza.
0 nas laterais.

E pronto, está tudo fodido de raíz.
O nosso guarda redes era titular em 15 das equipas da nossa Liga e o mesmo é válido para o Maxi, Sílvio ou Melga...

A nossa liga tem 16 equipas.

Ora para o Artur ser titular nas 15 outras equipas da liga, tinha de ser superior ao Helton e ao Patricio, pelo menos. Nunca na vida o é, e tenho duvidas que outros guarda redes da liga não sejam da mesma valia. No ano passado pelo menos o Oblak realizou uma época superior, logo das 15 passas para 12 no mínimo.

Slb23

Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:47
A nossa liga tem 16 equipas.

Ora para o Artur ser titular nas 15 outras equipas da liga, tinha de ser superior ao Helton e ao Patricio, pelo menos. Nunca na vida o é, e tenho duvidas que outros guarda redes da liga não sejam da mesma valia. No ano passado pelo menos o Oblak realizou uma época superior, logo das 15 passas para 12 no mínimo.
Exceto o Helton nenhum dos outros da Liga está com a pressão e sujeito ao erro como o Artur está.

Shoky

Não brinques.
O Patricio e o Hélton estão a anos-luz de distância...
O Hélton então...é água para vinho.

Korczak

Citação de: Jiujitsu em 21 de Agosto de 2013, 23:46
Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:24
Shoky eu trabalhei numa situação dessas com directrizes dessas e é tão ridículo, acredita. Que sentido faz ter um miúdo desse nível, que falas, e ter de lhe ensinar os princípios todos, e só depois de ir passando etapas, é que pode fazer determinadas coisas? O futebol não é a escola primária em que se aprende as palavras antes de conjugar a frase.

Mas é o poder instalado e não vale a pena ir contra os pseudo sabedores que no fundo nunca provaram nada em contexto nenhum mas continuam a ditar leis.

Para te explicar basicamente o que pretendo dizer: o 3x3 é uma situação final já da aprendizagem do miúdo nessa idade. Antes disso passa 1 mês a aprender a recepção parte interna, depois a externa. Depois o passe curto e médio. Depois a condução parte externa, cabeça levantada. Introduz-se o drible. Começam os exercícios de relação com a bola. Começa o 1x1. Passas para o 2x1. Passas para o 3x2. Ficas 1/2 anos inteiros a passar por isto tudo.

Engraçado que os supra-sumos apareceram no tempo em que o treino era 11x11, uma bola, e joguem. Curiosidades.

Desde já obrigado pela resposta.
O que dizes aqui é muito interessante, a castração de irreverencia que os mais jovens sofrem é algo que deve ser rapidamente corrigida, até porque se diz que cada país tem a sua "escola" isto é algo que vai completamente contra a nossa génese.
O jogador português é na sua concepção mais pura um fantasista, muitas vezes inconsequente mais ainda assim um jogador de repentismos e isto tem se vindo a perder de há uns anos para cá.
Costumo dizer que os grandes clubes (não só mas principalmente) desde as escolinhas até ao ultimo ano de juvenis, pois em Júniores já começa a quem mais pode proliferar ou não, visto achar ser um ano de semi-integração não existe formação mas sim Formatação de jogadores.

E não é por acaso que os casos de sucesso que ainda vão aparecendo são os jogadores vindos da Guiné, Brumas etc que vêm do futebol "crú" do futebol de talento e que chegam a portugal já depois de vários anos a jogar literalmente descalços o que lhes dá uma grande vantagem no controlo de bola e sensibilidade com a mesma.
Esta tendência vai manter-se enquanto não se repensarem modelos.
Eu quando falo em reformulação penso bastante na extinção de Equipas de infantis A e B p.e. pois não acho benéfico nem para os próprios clubes, ainda menos para atletas e acabam por desvirtuar ligas absorvendo para si todos os jogadores que se destacam minimamente enfraquecendo directamente todos os outros adversários.

ha treinadores que pretendem mais vitorias que formar jogadores...

andre_04_SLB

Citação de: Jiujitsu em 21 de Agosto de 2013, 23:46
Desde já obrigado pela resposta.
O que dizes aqui é muito interessante, a castração de irreverencia que os mais jovens sofrem é algo que deve ser rapidamente corrigida, até porque se diz que cada país tem a sua "escola" isto é algo que vai completamente contra a nossa génese.
O jogador português é na sua concepção mais pura um fantasista, muitas vezes inconsequente mais ainda assim um jogador de repentismos e isto tem se vindo a perder de há uns anos para cá.
Costumo dizer que os grandes clubes (não só mas principalmente) desde as escolinhas até ao ultimo ano de juvenis, pois em Júniores já começa a quem mais pode proliferar ou não, visto achar ser um ano de semi-integração não existe formação mas sim Formatação de jogadores.

E não é por acaso que os casos de sucesso que ainda vão aparecendo são os jogadores vindos da Guiné, Brumas etc que vêm do futebol "crú" do futebol de talento e que chegam a portugal já depois de vários anos a jogar literalmente descalços o que lhes dá uma grande vantagem no controlo de bola e sensibilidade com a mesma.
Esta tendência vai manter-se enquanto não se repensarem modelos.
Eu quando falo em reformulação penso bastante na extinção de Equipas de infantis A e B p.e. pois não acho benéfico nem para os próprios clubes, ainda menos para atletas e acabam por desvirtuar ligas absorvendo para si todos os jogadores que se destacam minimamente enfraquecendo directamente todos os outros adversários.


Posso ser mesmo muito radical?

A não ser em casos de mudança de residência, ou situações a analisar com cuidado, um clube do escalão de Escolas/Infantis e por aí fora não poderia inscrever como transferência mais do que 2/3 jogadores. Era da forma que acabava este "vai buscar tudo o que mexe" e a guerra que existe que apenas faz com que os grandes sejam cada vez mais grandes, mas o que originará, tirando excepções, e são raras, um nível decrescente a partir daí do seu atleta.

De resto concordo em grande parte com o que referes. É verdade que já não se joga futebol na rua como se jogava, e o modelo implementado das escolas de formação é única e exclusivamente um meio financeiro como outro negócio qualquer. Mas os clubes têm responsabilidade pela forma como processam o treino, no geral. A barreira entre o formar e o formatar é muito curta.

Slb23

Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:50
Não brinques.
O Patricio e o Hélton estão a anos-luz de distância...
O Hélton então...é água para vinho.
O Hélton é superior claramente, o Patricio quando jogar numa equipa que lute por titulos logo se verá. É que o Artur no Braga também era muito bom, quando a pressão aperta é que é mais fodido...

pedroslb18

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:48
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:47
A nossa liga tem 16 equipas.

Ora para o Artur ser titular nas 15 outras equipas da liga, tinha de ser superior ao Helton e ao Patricio, pelo menos. Nunca na vida o é, e tenho duvidas que outros guarda redes da liga não sejam da mesma valia. No ano passado pelo menos o Oblak realizou uma época superior, logo das 15 passas para 12 no mínimo.
Exceto o Helton nenhum dos outros da Liga está com a pressão e sujeito ao erro como o Artur está.

Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.

JPSilva

O Patricio também teve uma altura que era frango todos os jogos.

maxi04

Sou treinador de futebol 7, e foi interessante ler algumas coisas que disseram.
O0 :confused:

Slb23

Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.

RicardoSR

Por favor, o Artur é pior que o Roberto, há no minimo 8/9 GR's melhores na nossa liga que o Artur.

O ano passado foram 8 frangos no minimo, este ano ainda agora começou e já teve culpa no penalty e em mais uns quantos da pré-época. Eu só passaria a acreditar que pudessemos ser campeões se até ao final do mês viesse outro treinador e outro GR's para titular.

JPSilva

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.

Nem é preciso ir ao Braga, basta ir até à 1ª época no Benfica ou mesmo durante a época passada.